Terça, 01 de Janeiro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: A carreira ideal a seguir no universo de tecnologia

por Fabrício Pereira de Oliveira

Carreiras FTC: A carreira ideal a seguir no universo de tecnologia
Foto: Divulgação

Constantemente sou abordado por pessoas, ainda em dúvida sobre o futuro, indagando sobre a melhor área de atuação com a tecnologia no mercado de trabalho. Responder a isso é quase que entregar o bilhete da sorte. A carreira em tecnologia tem mudado velozmente e as possibilidades são inúmeras. Posso elencar algumas áreas que merecem atenção, mas antes de tudo é importante estar conectado com aquelas relacionadas à inovação.


A inteligência artificial e seus algoritmos têm ganhado cada vez mais destaque. Digo isso pelas infinitas possibilidades que ela nos traz e pela experiência humanizada gerada nas aplicações. Um exemplo é o avanço digital no mercado jurídico, possível graças à tecnologia de Online Dispute Resolution (ODR) ou Resolução On-line de Conflitos. Isso mesmo, a tecnologia já oferece suporte para soluções imediatas e consensuais sobre vários tipos de problemas, sem a necessidade de processo judicial ou administrativo. Uma forma inovadora de resolver problemas que surgem online.


O cientista de dados também está em destaque devido, principalmente, à Big Data. É uma das atividades que mais cresce no mercado atual. A demanda por profissionais com habilidades nessa área está alta e a justificativa para isso é bastante simples, qualquer empresa que tenha a internet como parte do seu modelo de negócios precisa de alguém realizando esse trabalho. Nesse cenário, profissionais nessa área podem chegar a receber R$ 22 mil, dependendo do nível de especialização. Interessante, não é?


Outra área que também tem crescido muito é a de Internet das Coisas (IoT), já que a expectativa é haver mais de 26 bilhões de dispositivos conectados até 2020, podendo chegar a até 50 bilhões. Aqui, as possibilidades de atuação são quase que infinitas. Em hospitais e clínicas pacientes podem utilizar sensores conectados em seus corpos para coletar informações em tempo real de suas condições físicas, batimentos cardíacos ou pressão sanguínea, por exemplo. Na agropecuária é possível ter sensores conectados aos animais para ajudar no controle do gado, sabendo sua localização ou até mesmo o controle de vacinas. Em fábricas ou lojas é possível medir, em tempo real, a produtividade ou gerenciar estoques de mercadorias. E não para por aí, as aplicações são muitas.


Os avanços da tecnologia estão trazendo grandes inovações e inúmeras oportunidades. Porém, é necessário ter foco e saber que, no universo da tecnologia, tudo muda muito rápido. Então, procure estar sempre atualizado e atento às tendências e movimentos do mercado de trabalho de TI. Além disso, garanta características como criatividade, inteligência social e proatividade. Com isso, você terá chances significativas de crescer e alcançar o sucesso na carreira.

 

* Fabrício Pereira de Oliveira é coordenador do Curso de Sistemas da Informação da FTC (Campus Feira de Santana)

 

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo