Entrevistas

Secretário da Saúde explica estratégias para Carnaval e rebate críticas a campanha contra Aids

O Carnaval de Salvador tem início nesta quinta-feira (12) e, como em qualquer festa, há sempre a possibilidade de algum incidente para o qual seja necessário atendimento médico. O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, contou ao Bahia Notícias como a prefeitura organizará o sistema de saúde na capital baiana nos dias de festa. Além disso, o secretário também deu maiores detalhes de como serão realizados os testes gratuitos de DSTs nos circuitos, como parte da campanha #PartiuTeste, do Ministério da Saúde. Para ele, críticas que consideram a campanha homofóbica são "indevidas", já que tenta atingir um público-alvo identificado como de maior risco. Leia a entrevista completa.

Veja mais

Sexta, 28 de Março de 2014 - 18:40

Mãe luta na Justiça por liberação de remédio de maconha para filha de 5 anos

Mãe luta na Justiça por liberação de remédio de maconha para filha de 5 anos
Foto: Divulgação
A pequena Any, de 5 anos, nasceu com uma síndrome rara que provoca convulsões de duas em duas horas. Por isso, ela não consegue falar e, apesar de ter aprendido a andar, seu progresso regrediu quando as crises pioraram. Há alguns meses, sua mãe Katiele Fischer descobriu que um composto a base de maconha tinha resultados muito positivos. Em janeiro, a menina teria passado três semanas inteiras sem uma única convulsão, quando em outubro chegou a sessenta delas semanalmente. “O canabidiol devolveu a ela suas funções”, diz Katiele, que conheceu o produto em um fórum na internet.
 
O problema é que, por causa de questões burocráticas com a Anvisa e os Correios, suas encomendas foram barradas, já que no Brasil a maconha é ilegal. Quando Any voltou a ter várias convulsões já nos primeiros dias sem o remédio, sua mãe decidiu pedir na Justiça a liberação da substância. Se o pedido for aceito, a criança de Brasília será a primeira paciente a utilizar maconha medicinal no Brasil. Sua história virou um documentário. “Illegal”, de Tarço Araújo e Raphael Erichsen, foi lançado nesta quinta-feira (27). Informações da Marie Claire.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Artigos

Sri Sri Ravi Shankar
Meditação: Comida para a alma

A meditação é a viagem do movimento à calma, do som ao silêncio. A necessidade de meditar está presente em cada ser humano, porque é uma tendência natural da vida humana procurar uma alegria que não diminui, um amor que não muda, ou se transforma em emoções negativas.

Veja mais