Cientistas descobrem 'gene da obesidade'

Foto: Revista Galileu/Reprodução

Passar horas na academia para emagrecer pode não servir de muita coisa se você tiver os genes errados, sugere um novo estudo. Os cientistas acreditam que cerca de nove em cada 10 pessoas obesas estão gordas por causa de seus genes. Eles dizem que o 'gene da obesidade' é tão poderoso que, quando se transforma, pode aumentar as chances da pessoa engordar duas vezes mais. Ao olhar para apenas uma família, os cientistas foram capazes de identificar o gene defeituoso - conhecido como CEP19 - que os levou a ser obesos. No entanto, os pesquisadores da Escola de Medicina de Icahn, que relaizaram o estudo, acreditam que o gene desempenha um papel vital na determinação dos níveis de apetite e de energia. Isso significa que, quando se está funcionando normalmente, o tal "gene errado" ajuda as pessoas a emagrecer. É tudo uma questão de genética e um pouquinho de sorte.