Dica Hammer: Mastigar corretamente faz bem à saúde e melhora o rendimento do treino
Foto: Divulgação

Já parou para pensar o quanto a mastigação pode influenciar na sua saúde e até mesmo no seu rendimento no treino e no processo de emagrecimento? Pois é, a digestão começa na boca e garantir que o alimento seja bem triturado neste momento é fundamental para a digestão, afirma a nutricionista Sara Frediani, parceira da rede Hammer Fitness Club. Na boca contamos com os dentes que são responsáveis pela trituração do alimento, além disso, ainda na boca já produzimos algumas enzimas digestivas, ou seja, ao mastigar de maneira correta, o alimento já chega pré-digerido ao estômago, facilitando o processo de digestão e absorção de nutrientes. 


Segundo a nutricionista, quando não mastigamos direito o alimento, este chega em tamanhos maiores no estômago favorecendo a formação de gases e alteração da permeabilidade intestinal, ou seja, prejudicando o processo de absorção. “Ao pensar em rendimento de treino, uma digestão adequada na refeição que antecede a atividade física é fundamental para garantir uma circulação sanguínea focada nos membros utilizados neste momento, e não no estômago”, diz. 


Além de todo esse benefício, o processo de mastigação estimula a produção de substâncias cerebrais associadas com saciedade, ou seja, quanto mais nós mastigamos, mais saciedade teremos e menor será a quantidade de comida consumida. Ou seja, mastigar adequadamente lhe garante mais energia, saúde, disposição e auxilia no treino e na redução de peso. 

Histórico de Conteúdo