Segunda, 13 de Novembro de 2017 - 10:00

Cibersegurança na saúde: Como boas práticas de empresas podem proteger informações

por Susan Biddle

Cibersegurança na saúde: Como boas práticas de empresas podem proteger informações
O setor de saúde tem sofrido um número crescente de ciberataques, envolvendo diferentes táticas e motivações. Na verdade, os ciberataques a profissionais de saúde aumentaram 63% em 2016. Esse maior foco dos cibercriminosos no setor da saúde não é uma surpresa. As informações de saúde e outras informações de identificação pessoal (PII) sobre os pacientes que os serviços de saúde armazenam e protegem são exatamente o tipo de dados que eles querem roubar.

Leia mais

Segunda, 06 de Novembro de 2017 - 10:00

Cinco dicas para preservar a saúde das crianças nas estações primavera e verão

por Cristiana Meirelles 

Cinco dicas para preservar a saúde das crianças nas estações primavera e verão
Todos os pais desejam que seus filhos aproveitem os meses de primavera e verão com plena saúde. Para isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar doenças infectocontagiosas que podem atrapalhar a rotina escolar e a diversão nessas estações. Por isso, listei abaixo algumas dicas que considero essenciais para essas épocas do ano.

Leia mais

Segunda, 30 de Outubro de 2017 - 10:00

Remédios para osteoporose e os riscos para saúde bucal

por Gregório Sagara

Remédios para osteoporose e os riscos para saúde bucal
A osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo – ABRASSO. As principais vítimas (uma a cada três) são as mulheres, com idade entre 60 e 70 anos. A osteoporose não é um problema para a odontologia de maneira geral, porém neste artigo abordarei especificamente os perigos que as medicações mais usadas para controle de osteoporose e osteopenia podem gerar nos tratamentos odontológicos. De forma simplificada, a osteoporose é uma doença de redução do volume, densidade e massa óssea, que nos acomete quando as células chamadas osteoclastos removem mais tecido ósseo que os osteoblastos (formadores de osso) conseguem repor, assim perde-se mais do que é formado, tornando-os mais frágeis.

Leia mais

Segunda, 23 de Outubro de 2017 - 10:00

Perda de peso e o uso de medicamentos

por Patrícia Ceolin Grassi

Perda de peso e o uso de medicamentos
Em uma revisão bibliográfica de um artigo científico**, publicado em 2016, foi avaliado a eficácia e os efeitos adversos dos cinco medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade: Orlistat, Lorcaserina, Naltrexona + Bupropiona, Pentamina + Topiramato e Liraglutida. Qual seria a eficácia e o melhor medicamento para o controle do peso corporal? Cientificamente, o "tratamento da obesidade" é considerado de sucesso quando leva a perda de, pelo menos, 10% do peso corporal. Nessa revisão, foi observado que enquanto 9% das pessoas do grupo placebo conseguiam atingir essa perda, 54% das pessoas que consumiram Pentamina + Topiramato atingiram essa meta. Já nos demais medicamentos a taxa de sucesso variou entre 20 e 34%.

Leia mais

Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 10:00

Obesidade: Educar ou chocar?

por Cid Pitombo

Obesidade: Educar ou chocar?
Há 20 anos me dedico a cuidar e entender o que acontece aos pacientes com obesidade. Operei no mundo todo, escrevi livro e artigos, fiz mestrado e doutorado e, principalmente, vivenciei e vivencio a vida deles. Aprendi muito. O Brasil é um dos países com uma das maiores epidemias de obesidade, mas será que nós e o governo sabemos realmente quais as reais consequências dessa doença?

Leia mais

Segunda, 09 de Outubro de 2017 - 10:00

Osteopatia reduz dores da Fibromialgia

por Fellipe Amatuzzi

Osteopatia reduz dores da Fibromialgia
Nas últimas semanas, acompanhamos o drama da cantora Lady Gaga que cancelou sua participação no Rock in Rio um dia após anunciar que sofre de Fibromialgia. A Síndrome da Fibromialgia (SFM) é um tipo de reumatismo de forma crônica e complexa. Não existe um exame que detecta essa doença. A síndrome afeta de 6% a 20% dos pacientes de clínicas de reumatologia e representa quase 10% das consultas de dor crônica no Brasil. A SFM atinge de 0,5% a 5% da população geral do país segundo dados do Consenso Brasileiro de fibromialgia, de 2010.

Leia mais

Segunda, 02 de Outubro de 2017 - 10:00

O que compromete a eficácia da pílula anticoncepcional?

por Gilberto Nagahama

O que compromete a eficácia da pílula anticoncepcional?
Um dos métodos mais seguros para prevenir uma gravidez indesejada, a pílula anticoncepcional passou a ser usada por milhões de mulheres no mundo todo. No Brasil, ela também é bastante popular e vem sendo cada vez mais aceita. Mas o que poucas mulheres sabem é que algumas alterações comuns do organismo e a ingestão de outras medicações podem alterar a absorção dos hormônios anticoncepcionais e comprometer a efetividade da pílula. Na lista dos remédios que exercem influência sobre a eficácia do método contraceptivo, estão alguns antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos e antirretrovirais – por isso, é tão importante buscar orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicamento.

Leia mais

Segunda, 25 de Setembro de 2017 - 10:00

Setembro Verde promove conscientização sobre câncer colorretal

por Daniela Louzado

Setembro Verde promove conscientização sobre câncer colorretal
O câncer do intestino grosso ou colorretal é um dos tipos mais comuns em todo o mundo, principalmente nos países  desenvolvidos. No Brasil, é o segundo tumor mais frequente em mulheres e o terceiro em homens. Por isso, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia instituiu a campanha Setembro Verde, com o intuito de difundir informação e promover a conscientização das pessoas sobre a doença.

Leia mais

Segunda, 11 de Setembro de 2017 - 15:30

Microfisioterapia é alternativa menos invasiva para diagnosticar doenças

por Fábio Akiyama

Microfisioterapia é alternativa menos invasiva para diagnosticar doenças
Diagnosticar uma doença com precisão, nem sempre é fácil e na maioria das vezes a medicina convencional torna o processo ainda mais invasivo. São inúmeros exames, consultas e procedimentos desgastantes e nem sempre certeiros, o que faz com que os pacientes busquem tratamentos alternativos e a microfisioterapia é um deles. A terapia em questão estimula a cura por meio do toque e pode ajudar a diminuir o problema justamente por conseguir manter o movimento e ritmo vital de todos os tecidos corporais, o que facilita no diagnóstico e na prevenção de doenças, já que o tratamento é global.

Leia mais

Segunda, 04 de Setembro de 2017 - 10:00

A responsabilidade do médico pela omissão de socorro

por Sandra Franco

A responsabilidade do médico pela omissão de socorro
Segundo o dicionário Houaiss, o termo omissão apresenta como um de seus significados não fazer algo que moral ou juridicamente se deveria fazer, resultando (ou podendo resultar) prejuízo para terceiros ou para a sociedade. No Direito, a omissão é um ilícito que traz a penalização como consequência, na esfera cível, penal e administrativa. Todos têm um dever de assistência e solidariedade para com o próximo, motivo pelo qual, ao não socorrer alguém, pratica-se o delito de omissão de socorro (Código Penal, art. 135).

Leia mais

Histórico de Conteúdo