Segunda, 26 de Junho de 2017 - 10:30

Tornar-se vegetariano não é tão simples

por Flavia Salvitti

Tornar-se vegetariano não é tão simples
A busca por hábitos mais saudáveis tem aumentado no mundo todo e, nesse cenário, as discussões sobre vegetarianismo também se tornam mais comuns. No Brasil, mais de 15 milhões já se declaram adeptos à alimentação livre de proteína animal, segundo dados do Ibope. Já em Portugal, acaba de entrar em vigor uma lei que determina a inclusão de pelo menos um prato vegetariano no cardápio das cantinas públicas.

Leia mais

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:30

Avanço no tratamento para Hepatite C esbarra em burocracia

por Carlos Norberto Varaldo

Avanço no tratamento para Hepatite C esbarra em burocracia
Desde a chegada do novo tratamento para Hepatite C (HCV) pelo Ministério da Saúde em 2015 foram atendidos 45 mil pacientes até setembro de 2016. Esse dado representa a quantidade de pessoas que podem ter alcançado o controle da doença, uma vez que nas fases de pesquisa clínica o percentual de cura com os remédios foi superior a 90%.

Leia mais

Segunda, 15 de Maio de 2017 - 14:00

Crise na saúde: parceria entre operadoras de planos privados e SUS seria solução

por Cadri Massuda

Crise na saúde: parceria entre operadoras de planos privados e SUS seria solução
A crise econômica tem feito os brasileiros cortarem custos em todas as áreas. Os planos de saúde, apontados como o terceiro item na lista dos desejos dos brasileiros, é um dos setores mais afetados. Nos últimos 18 meses, 2,1 milhões de associados deixaram de contar com a assistência de saúde privada e passaram a depender da rede pública.

Leia mais

Segunda, 01 de Maio de 2017 - 14:00

A importância do odontopediatra na vida de uma criança

por Sandra Kalil

A importância do odontopediatra na vida de uma criança
A Odontopediatria vem ganhando cada vez mais importância num cenário em que, aos 12 anos, mais da metade dos brasileiros tem uma ou mais lesões de cárie. Ao longo do tempo, inclusive, houve toda uma transformação do papel do odontopediatra. Muito mais do que um cirurgião-dentista “com jeito para lidar com crianças”, trata-se de um profissional que tem sob sua responsabilidade, em grande parte, todo o desenvolver de um comportamento que poderá resultar em um adulto com dentes saudáveis.

Leia mais

Inibindo a proliferação de vírus e bactérias através de higienização de condomínios
O outono já chegou e as temperaturas já começam a cair e o clima fica mais seco, o que propicia a incidência de doenças, como gripes e alergias comuns nas estações frias. A transmissão de vírus normalmente acontece através de tosse ou espirros das pessoas infectadas ou ao passar as mães em superfícies que estejam contaminadas e em seguida tocar os olhos, o nariz ou a boca.

Leia mais

Segunda, 17 de Abril de 2017 - 14:00

A pancreatite crônica continua sendo uma doença grave com grandes desafios

por José Celso Ardengh

A pancreatite crônica continua sendo uma doença grave com grandes desafios
O pâncreas ao ser submetido constantemente a inflamação torna-se fibrótico, o que pode levar a uma variedade grande de complicações, devido à perda de função ou ao comprometimento da anatomia vascular e/ou luminar adjacente. Normalmente quando isso ocorre, o pâncreas é acometido por uma pancreatite crônica. Ela pode ser clinicamente dividida em: a) pancreatite obstrutiva calcificante, cuja principal etiologia é o alcoolismo; b) pancreatite obstrutiva que é mais rara por obstrução do ducto pancreático principal (tumor na cabeça do pâncreas) e c) pancreatite inflamatória crônica onde existem fatores que influenciam uma agressão crônica sobre a glândula pancreática (mucoviscidose). Existem várias complicações potenciais dessa doença que exigem vigilância ativa pelos médicos dedicados a esses pacientes, incluindo a diabetes, insuficiência pancreática exócrina, doença óssea metabólica e o câncer pancreático.

Leia mais

Quinta, 06 de Abril de 2017 - 18:30

O século 21 chega à saúde

por Eliane Kihara

O século 21 chega à saúde
Poucos setores da economia mundial estão sendo tão transformados pelo avanço da tecnologia como o de saúde. E não estamos falando apenas de equipamentos de ponta para diagnóstico de doenças, novos exames preventivos ou robôs capazes de conduzir uma cirurgia. A tecnologia está mudando, de forma radical, a relação entre profissionais e pacientes e tornando estes últimos cada vez mais capazes de monitorar as próprias condições de saúde e bem-estar. Nos próximos cinco anos, milhões de pessoas, em países como os Estados Unidos, terão acesso a consultas realizadas com a ajuda da internet e farão uso de aplicativos para celular que monitorarão suas respectivas condições físicas. É o que mostra o estudo Top Health Industry Issues, realizado pela PwC.

Leia mais

Automação no laboratório de microbiologia: controle de custos e melhoria de produtividade
Diante dos desafios do mercado e de um cenário econômico inseguro, as indústrias de alimentos estão continuamente empenhadas em encontrar caminhos para reduzir seus custos operacionais, melhorar a padronização e eficiência dos seus processos, aumentar a produtividade, liberar o seu produto rapidamente ao mercado, além de garantir que os mesmos sejam entregues com a qualidade desejada por seus consumidores finais.

Leia mais

Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 14:20

A vez da Chikungunya

por Julinha Lazaretti

A vez da Chikungunya
De um lado a população, do outro, mosquitos transmissores de doenças que continuam tirando o sono! Diferente do que aconteceu em 2016, quando houve um surto de casos de Zika vírus, este ano a preocupação das autoridades de saúde é com a Chikungunya. As duas doenças, assim como a Dengue, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Leia mais

Segunda, 30 de Janeiro de 2017 - 11:08

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele

por Marcus Borba

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele
Verão é tempo de aproveitar o calor e o Sol em atividades ao ar livre, na praia, nos parques, e também de usar roupas com mangas curtas, bermudas, saias. Sentimos o calor na pele, e o uso de protetor solar é um aliado de nossa saúde, principalmente para proteger de queimaduras como do câncer de pele. O que muita gente não sabe é que a região da cabeça e pescoço é a mais exposta aos raios solares e, justamente por isso, a parte do corpo mais acometida pelo câncer de pele.

Leia mais

Histórico de Conteúdo