Segunda, 31 de Julho de 2017 - 10:30

Atividade física bem planejada é fundamental para quem sofre de disfunção da tireoide

por Renato Figueiredo

Atividade física bem planejada é fundamental para quem sofre de disfunção da tireoide
A obesidade tem sido foco de muitos estudos, devido ao grande risco que pessoas obesas têm de desenvolver doenças coronarianas e outras. Nunca se imaginou que a população pudesse chegar a um nível tão elevado de sobrepeso, devido a hábitos de vida sedentários e má alimentação. No entanto, não podemos desconsiderar que fatores endócrinos exercem uma influência muito grande no aumento de peso. Por exemplo, pessoas que sofrem de hipotireoidismo - disfunção da tireoide que causa uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) - tendem a ter um metabolismo mais lento, facilitando assim o acúmulo de gordura.

Leia mais

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 10:30

O papel das empresas na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores

por Élcio Pires Júnior

O papel das empresas na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores
Muitas empresas consideram a qualidade de vida como um diferencial competitivo, afinal funcionários com bem-estar e saúde são mais produtivos e motivados. E essas companhias modernas não só incentivam hábitos saudáveis como os promovem por meio de diferentes formas e ações.

Leia mais

Segunda, 17 de Julho de 2017 - 10:30

Exercícios físicos, as dores e o frio

por Fábio Akiyama

Exercícios físicos, as dores e o frio
Juntamente com o inverno, vem o ventinho frio, chuva fina e aquela preguiça. A partir daí, forma-se um cenário perfeito para se entregar às cobertas a cada momento livre. Mesmo que isso seja uma delícia, pode pôr em risco o seu organismo. Por isso, o ideal é se movimentar sempre, inclusive nesses meses. Os exercícios devem ser mantido em todas as estação do ano. A atividade física é importantíssima para diversos sistemas do nosso corpo e uma manutenção sadia é vital, principalmente durante a época de baixas temperaturas, em que aumentam a rigidez muscular favorecendo assim com que as dores se acentuem.

Leia mais

Segunda, 10 de Julho de 2017 - 10:30

Século XXI: A geração que viverá mais de 100 anos

por Cadri Massuda

Século XXI: A geração que viverá mais de 100 anos
Na área da saúde, o século XX foi a era do tratamento de doenças e cuidado ao doente. Tivemos a descoberta de medicamentos e a evolução de tratamentos para doenças crônicas, fazendo com que os pacientes pudessem viver mais. Grande parte do aumento da longevidade deve-se à melhoria da assistência médica nos últimos 100 anos.

Leia mais

Segunda, 03 de Julho de 2017 - 10:30

Frutas: Tome cuidado!

por Gregório Sagara

Frutas: Tome cuidado!
Convido o leitor a fazer um experimento, passe a língua na superfície dos dentes naturais e perceba a textura lisa que eles possuem. Repita após ter comido uma fruta ou tomado um copo de suco de limão ou laranja. Conseguiu perceber a diferença? Antes liso e depois “áspero”? Muitos de nós temos o hábito diário de consumir alimentos ácidos e em grande quantidade. Refrigerantes durante as refeições, café em reuniões ou intervalos, o tempero da salada com vinagre e limão e até as inocentes frutas.

Leia mais

Segunda, 26 de Junho de 2017 - 10:30

Tornar-se vegetariano não é tão simples

por Flavia Salvitti

Tornar-se vegetariano não é tão simples
A busca por hábitos mais saudáveis tem aumentado no mundo todo e, nesse cenário, as discussões sobre vegetarianismo também se tornam mais comuns. No Brasil, mais de 15 milhões já se declaram adeptos à alimentação livre de proteína animal, segundo dados do Ibope. Já em Portugal, acaba de entrar em vigor uma lei que determina a inclusão de pelo menos um prato vegetariano no cardápio das cantinas públicas.

Leia mais

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:30

Avanço no tratamento para Hepatite C esbarra em burocracia

por Carlos Norberto Varaldo

Avanço no tratamento para Hepatite C esbarra em burocracia
Desde a chegada do novo tratamento para Hepatite C (HCV) pelo Ministério da Saúde em 2015 foram atendidos 45 mil pacientes até setembro de 2016. Esse dado representa a quantidade de pessoas que podem ter alcançado o controle da doença, uma vez que nas fases de pesquisa clínica o percentual de cura com os remédios foi superior a 90%.

Leia mais

Segunda, 15 de Maio de 2017 - 14:00

Crise na saúde: parceria entre operadoras de planos privados e SUS seria solução

por Cadri Massuda

Crise na saúde: parceria entre operadoras de planos privados e SUS seria solução
A crise econômica tem feito os brasileiros cortarem custos em todas as áreas. Os planos de saúde, apontados como o terceiro item na lista dos desejos dos brasileiros, é um dos setores mais afetados. Nos últimos 18 meses, 2,1 milhões de associados deixaram de contar com a assistência de saúde privada e passaram a depender da rede pública.

Leia mais

Segunda, 01 de Maio de 2017 - 14:00

A importância do odontopediatra na vida de uma criança

por Sandra Kalil

A importância do odontopediatra na vida de uma criança
A Odontopediatria vem ganhando cada vez mais importância num cenário em que, aos 12 anos, mais da metade dos brasileiros tem uma ou mais lesões de cárie. Ao longo do tempo, inclusive, houve toda uma transformação do papel do odontopediatra. Muito mais do que um cirurgião-dentista “com jeito para lidar com crianças”, trata-se de um profissional que tem sob sua responsabilidade, em grande parte, todo o desenvolver de um comportamento que poderá resultar em um adulto com dentes saudáveis.

Leia mais

Inibindo a proliferação de vírus e bactérias através de higienização de condomínios
O outono já chegou e as temperaturas já começam a cair e o clima fica mais seco, o que propicia a incidência de doenças, como gripes e alergias comuns nas estações frias. A transmissão de vírus normalmente acontece através de tosse ou espirros das pessoas infectadas ou ao passar as mães em superfícies que estejam contaminadas e em seguida tocar os olhos, o nariz ou a boca.

Leia mais

Histórico de Conteúdo