Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 14:20

A vez da Chikungunya

por Julinha Lazaretti

A vez da Chikungunya
De um lado a população, do outro, mosquitos transmissores de doenças que continuam tirando o sono! Diferente do que aconteceu em 2016, quando houve um surto de casos de Zika vírus, este ano a preocupação das autoridades de saúde é com a Chikungunya. As duas doenças, assim como a Dengue, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Leia mais

Segunda, 30 de Janeiro de 2017 - 11:08

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele

por Marcus Borba

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele
Verão é tempo de aproveitar o calor e o Sol em atividades ao ar livre, na praia, nos parques, e também de usar roupas com mangas curtas, bermudas, saias. Sentimos o calor na pele, e o uso de protetor solar é um aliado de nossa saúde, principalmente para proteger de queimaduras como do câncer de pele. O que muita gente não sabe é que a região da cabeça e pescoço é a mais exposta aos raios solares e, justamente por isso, a parte do corpo mais acometida pelo câncer de pele.

Leia mais

Quarta, 04 de Janeiro de 2017 - 09:45

Medicina Fetal, mais uma porta para a vida

por Américo Tângari Júnior

Medicina Fetal, mais uma porta para a vida
O motorista começa a sentir um desconforto no meio do trânsito, de repente o coração acelera e, além da taquicardia, sobrevém o suor e o mal-estar – uma sensação incomum para quem nunca se queixou de nada no coração. Mas é preciso agir rápido, pedir ajuda a outros motoristas em volta, ligar para algum parente ou acionar um aplicativo de emergência pelo celular. Pode ser o início da manifestação de alguma doença cardíaca, da qual nunca suspeitou. Mas agora ela se revela e a situação pode se agravar caso não seja atendido no hospital mais próximo.

Leia mais

Terça, 27 de Dezembro de 2016 - 20:00

A demonização das relações de trabalho na área médica: CLT x PJ

por Carlos Emanuel Melo

A demonização das relações de trabalho na área médica: CLT x PJ
O mundo vive uma época de extremismos. As pessoas estão se dividindo entre pólos antagônicos, mas a crise clama: é tempo de repensar muitos paradigmas. Nesse cenário, diante do desafio de levar saúde a todos os brasileiros, o SUS não pode mais procrastinar: como se dará a relação de trabalho com os médicos? A resposta não é tão simples. A amplitude e complexidade desta atividade requer um entendimento profundo e desprovido de convicções ideológicas. Trata-se muito mais de aspectos técnicos, mas certamente não haverá apenas uma forma correta.

Leia mais

Terça, 20 de Dezembro de 2016 - 13:57

Tecnologia de suporte a decisão clínica contribuindo para salvar vidas

por Peter Bonis

Tecnologia de suporte a decisão clínica contribuindo para salvar vidas
Se você perguntar para um médico qual seria hoje o seu principal desafio, certamente ele teria uma resposta pronta: fazer mais, em menos tempo, consumindo menos recursos e garantindo a eficácia e a qualidade do atendimento ao paciente, tudo isso sob constante pressão. Neste contexto, o que pode realmente ajudar os profissionais de saúde a serem mais eficientes em sua missão de salvar vidas? A tecnologia tem sido uma forte aliada, contribuindo de diferentes formas. Tanto é assim que a área de saúde é hoje uma das principais apostas da indústria de tecnologia, em nível mundial. Seja pelos benefícios que pode trazer aos pacientes ou pelos impactos no dia a dia dos médicos.

Leia mais

Terça, 13 de Dezembro de 2016 - 10:14

Comunicação da qualidade dos alimentos

por José Otavio Menten

Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos não tem mais raízes rurais. Tem muita dificuldade para entender como os alimentos são produzidos e chegam até os supermercados, feiras, restaurantes etc. Dai a necessidade das informações serem elaboradas e divulgadas de forma clara, objetiva e sempre com base técnico-científica. Se não, ao invés de ajudar, atrapalha! Um dos exemplos clássicos era a maneira que o monitoramento de resíduos de produtos fitossanitários em alimentos era entregue a população. Eram apresentados dados muito técnicos que pouco esclareciam a população.

Leia mais

Terça, 06 de Dezembro de 2016 - 10:05

A melhor medida contra o câncer

por Tereza Veloso

A melhor medida contra o câncer
Somente em 2016, mais de 61 mil brasileiros serão impactados pelo câncer de próstata e quase 58 mil brasileiras terão o de mama, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em ambos os casos, a detecção precoce pode ser fundamental para a cura. A prevenção continua sendo a melhor arma para combater diversos tipos de câncer.

Leia mais

Quarta, 30 de Novembro de 2016 - 14:01

Mitos e verdades sobre reclamações de planos de saúde

por Cadri Massuda

Mitos e verdades sobre reclamações de planos de saúde
Quando o assunto é reclamações de planos de saúde nos órgãos competentes, muitos pensam que a saúde suplementar está entre os serviços que mais geram queixas. Além de não ser verdade, é preciso analisar o tipo de queixa que o consumidor tem registrado – e principalmente se são alegações pertinentes ou não. De acordo com dados do Procon de 2013 a 2015, dos 7,2 milhões de atendimentos realizados, 95 mil são relativos aos planos e seguros de saúde. O que representa apenas 1,31% destas reclamações.

Leia mais

Terça, 29 de Novembro de 2016 - 13:50

Cuidados com as lentes de contato no verão

por Alexandre Misawa

Cuidados com as lentes de contato no verão
O verão está chegando e logo lembramos que esse período requer cuidados redobrados com a saúde, como a proteção da pele e a hidratação do organismo. No entanto, é importante ressaltar que outros órgãos também merecem atenção nessa época. É o caso dos olhos, principalmente quando se faz uso de lentes de contato.

Leia mais

Quarta, 23 de Novembro de 2016 - 13:54

Falta de registro pela ANVISA não deve comprometer questão de medicamentos

por Luciano Correia Bueno Brandão

Falta de registro pela ANVISA não deve comprometer questão de medicamentos
Pendem de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), dois recursos nos quais se discute se o Estado é obrigado a fornecer remédios de alto custo ou sem registro nas listas do SUS e da Anvisa a quem não pode pagar. A questão é de fundamental importância e de impacto direto na vida de milhares de pacientes que dependem do acesso de medicamentos através do SUS e repercute, indiretamente, também sobre o dever de os planos de saúde privados custearem medicamentos ainda sem registro na Anvisa, tema este que suscita acaloradas discussões judiciais.

Leia mais

Histórico de Conteúdo