Zika causa surdez em 6% dos bebês de mães infectadas, aponta estudo da Fiocruz
Foto: Reprodução / USP
Um estudo brasileiro, realizado com 70 bebês de mães que contraíram zika, apontou que quase 6% deles tiveram perda de audição por conta da infecção que as mães contraíram. O estudo busca registrar todas as possibilidades que o vírus pode causar durante a gravidez. Além da microcefalia, que é o efeito mais conhecido do vírus, outras anomalias cerebrais, problemas de visão e alteração nas juntas podem ocorrer advindos da infecção pelo vírus. A equipe, liderada pelos médicos Marli Tenório e Ernesto Marques, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco, examinou registros de 70 bebês com microcefalia contraída através da infecção durante a gravidez da mãe. O vírus da zika foi acrescentado à lista de doenças contraídas durante a gravidez que podem causar perda de audição no bebê; a rubéola e o citomegalovírus já estavam na lista. Os cientistas emitiram um alerta para que as crianças que foram expostas durante a gravidez e apresentam audição normal continuem sendo checadas regularmente por conta de uma possibilidade de perda progressiva de audição.
Apae oferece oficinas gratuitas de dança, música, teatro e artes visuais para adolescentes
Foto: Divulgação
Estão abertas até esta quarta-feira (31) as inscrições para o projeto Arte & Inclusão da Apae Salvador. Com financiamento do Fundo Municipal da Criança e Adolescentes (FMDCA), o projeto tem como proposta inclusiva a educação pela arte e tem como público alvo adolescentes com deficiência intelectual e sem deficiência com faixa etária de 15 a 17 anos. Serão oferecidas oficinas de dança, música, teatro e artes visuais, além de uma oficina de adereços voltada para mães dos jovens inscritos no projeto. No total, estão disponíveis 60 vagas. Para o coordenador do Centro de Artes da Apae Salvador, Antônio Marques, o projeto inova ao abrir espaço para as mães dos adolescentes na oficina de adereços. "A ideia é promover a integração familiar ao tempo em que a mães também desenvolve habilidades profissionais que poderão ajudar na confecção de produtos visando à geração de renda", explicou. O projeto tem duração de um ano com carga horária de 360h. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap) da Apae Salvador, na Avenida Frederico Pontes. É necessária apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3310-5415.
Unidades móveis do Hemoba recebem doadores em shoppings de Salvador
Foto: Divulgação
As duas unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estão em Salvador, até a próxima sexta-feira (2), para receber doações de sangue e cadastro da medula óssea da população. Os hemóveis estarão nas praças de serviços do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, das 8h às 17h. Apenas na sexta, o cadastro será encerrado às 12h no Salvador Norte Shopping. As ações têm como objetivo garantir e manter os estoques de sangue. No momento, a Fundação Hemoba continua precisando com urgência de doadores do tipo O negativo (O-). Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Clínica oferece exames oftalmológicos gratuitos no Salvador Shopping
Foto: Divulgação
Para celebrar a Semana da Saúde Ocular, o Instituto Olhos Freitas realiza, de 12 a 17 de setembro, exames gratuitos na Praça de Serviço G1 do Salvador Shopping. Das 9h às 22h, serão oferecidos exames de pressão ocular, autorrefração e topografia corneana. Os resultados dos exames serão entregues imediatamente aos pacientes, que também receberão orientações sobre a necessidade ou não de buscar um médico oftalmologista.
Judoca de Israel leiloa credencial dos Jogos Olímpicos para ajudar crianças com câncer
Foto: Divulgação/Rio 2016
A medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, a judoca israelense Yarden Gerbi, leiloou a sua credencial no torneio e arrecadou 52.200 dólares para ajudar no tratamento de crianças portadoras de câncer no seu país.

Yarden, que disputou a categoria até 63kg, vendeu o item no site Ebay e utilizou a quantia arrecadada para comprar equipamento médico para o hospital Sourasky, localizado na cidade de Tel-Aviv e especializado no tratamento de câncer infantil.

Nos Jogos de 2016, Yarden Gerbi foi uma das únicas duas medalhistas olímpicas de Israel na competição. Além dela, o judoca Or Sasson conquistou o bronze na categoria acima de 100kg.
Casos de caxumba aumentaram 5 vezes em Salvador com relação a 2015
Foto: Osnei Restio
Salvador registrou, entre janeiro e agosto deste ano, um aumento no número de pessoas diagnosticadas com caxumba. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o número cresceu cinco vezes. Foram identificadas 277 pessoas com a doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2015 foram 53 ocorrências. O órgão apontou ainda que, do total de casos registrado neste ano, 101 estavam relacionados a surtos: três em uma empresa de telemarketing, dois em uma escola, outros dois em uma república de estudantes, além de um caso em um hospital. Em nenhuma das ocorrências houve complicações. A prevenção da caxumba é possível com a vacina tríplice viral, que ainda protege contra sarampo e rubéola. São necessárias duas doses da substância. A SMS informou que todos os 117 postos básicos de saúde da rede municipal estão abas tecidos com a vacina.
Hospital Octávio Mangabeira recebe palestra sobre esclerose múltipla
Foto: Divulgação
Com apoio da Diretoria da Assistência Farmacêutica (DASF) e do Hospital Especializado Otávio Mangabeira (HEOM) acontece, às 14h desta terça-feira (30), uma palestra sobre Esclerose Múltipla (EM) e Esclerose Amiotrófica (ELA), no auditório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM). Além das próprias doenças, serão abordados o que as diferencia, os cuidados, tratamento e medicamentos necessários. As palestras serão conduzidas por Maria Gleide Rodrigues, Davi Nery e Patrícia Rebouças, do HEOM, e pelas graduandas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Flávia Braga e Jéssica Sousa.
Prevenção do suicídio: Iluminação do Elevador Lacerda e show do Psirico em programação
Foto: Shutterstock
A Associação Psiquiátrica da Bahia (APB) e o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) realizam, durante o mês de setembro, uma série de ações para divulgação da campanha Setembro Amarelo. Incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha busca discutir o suicídio e promover sua prevenção. "A sociedade tem que quebrar o silêncio e enfrentar o problema de frente. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento das pessoas que precisam de ajuda", afirmou a diretora da APB e coordenadora da campanha, Sandra Peu. A partir desta quinta-feira (1º), o Elevador Lacerda será iluminado de amarelo para chamar atenção para a causa. Já na sexta (2), acontece o Show Pra Vida, a partir das 20h, na Praça Tereza Batista. O evento terá participação de Psirico, Esquina de Minas e Banda Levaê. Em 6 de setembro, a sede do Sindimed, em Ondina, recebe uma coletiva com apresentação das atividades de educação para a prevenção do suicídio e discussão sobre abordagem do tema pela imprensa. No mesmo local, acontece a mesa redonda "Suicídio: como abordar e prevenir", no dia 8, com participação de representantes das entidades. A Polícia Militar também receberá orientação especial sobre o tema, em palestra no dia 9, no auditório da Seagri. Já em 14 de setembro, o Tribunal de Justiça da Bahia recebe uma palestra sobre prevenção do suicídio. Para fechar o mês, a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim será iluminada, no dia 30, com a cor da campanha.
Cientistas identificam substâncias já existentes com potencial para tratamento do Zika
Foto: PAHO/ WHO
Duas substâncias já existentes podem deter a replicação do vírus Zika no corpo, assim como os danos causados no cérebro do feto. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores das universidades da Flórida, Johns Hopkins e dos Institutos Nacionais para a Saúde dos Estados Unidos. Durante o estudo, foram revisados cerca de 6 mil remédios e compostos. Segundo o site Terra, o doutor Hongjun Song, da Johns Hopkins, afirmou em comunicado que "desenvolver um novo remédio leva anos, inclusive décadas", e que, no atual "tipo de emergência, não dispomos desse tempo". Dessa forma, os cientistas se debruçaram sobre a possibilidade de identificar compostos que "potencialmente poderiam ser utilizados no tratamento da zika". Ainda de acordo com Song, um dos compostos evita que o vírus se replique e o outro impede que mate as células cerebrais do feto. Para o professor Hengli Tang, da Universidade da Flórida, foi dado "o primeiro passo para se chegar a um método terapêutico que pode conter a transmissão desta doença". Um dos medicamentos que os especialistas consideraram promissores é o Emircasan, que ainda está em fase de testes e é indicado para redução de danos causados no fígado pela hepatite C. O fármaco mostrou efeitos neuroprotetores. Já a niclosamida é utilizada para tratar infecções por parasitas como a tênia, em humanos e animais, e funcionou como agente antiviral. Os cientistas ressaltaram que ainda são necessários estudos complementares antes da aplicação das substâncias.
Consumo de óleo de peixe previne prejuízos de dieta rica em gordura, indica estudo
Foto: Getty Images
A suplementação com óleo de peixe – rico em ácidos graxos da família ômega 3 – pode ajudar a prevenir problemas de saúde induzidos por uma dieta rica em gordura, entre eles diabetes e dislipidemia. Experimentos com camundongos foram desenvolvidos por uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os animais foram suplementados com óleo de peixe ao longo de 12 semanas. A partir da quarta, passaram a receber uma dieta considerada hiperlipídica: com 59% de gordura, contra 9% da dieta ingerida pelo grupo-controle. No final das 12 semanas, o peso dos camundongos que receberam a dieta hiperlipídica e não foram suplementados havia aumentado em média 12 vezes. Além disso, segundo a Agência Fapesp, os animais apresentavam intolerância à glicose, resistência à insulina, aumento nas taxas de glicemia e insulinemia de jejum e aumento nos níveis de colesterol total e de LDL. Os roedores obesos estavam comendo mais do que os outros animais e gastando um percentual menor da energia ingerida. Já no grupo que recebeu o óleo de peixe antes e durante o período de dieta hiperlipídica, o peso aumentou em média oito vezes – 30% menos – e não foram observadas alterações no metabolismo de glicose ou dislipidemia. Os resultados mostram que o alto consumo de gordura afeta esses dois depósitos corporais de maneira diferente – embora nos dois casos tenha sido observada a hipertrofia da célula adiposa, aumento no volume destas células e a perda de suas funções originais. "A suplementação com óleo de peixe, em conjunto com outras estratégias, pode ser uma boa medida de saúde pública para prevenir resistência à insulina e diabetes do tipo 2. Mas, claro, antes de um amplo uso em humanos seriam necessários outros estudos. É preciso estabelecer, por exemplo, a dose e a periodicidade mais adequadas, bem como o momento de se introduzir a suplementação", afirmou Maria Isabel Cardoso Alonso-Vale, professora do Departamento de Ciências Biológicas da Unifesp, orientadora do projeto.
Terça, 30 de Agosto de 2016 - 07:10

Cai a mortalidade por câncer de pulmão entre os homens, diz estudo

por Clarissa Thomé | Estadão Conteúdo

Cai a mortalidade por câncer de pulmão entre os homens, diz estudo
Foto: Getty Images
Depois de décadas de crescimento da mortalidade masculina por câncer de pulmão, levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra que houve redução dessa taxa - o número de homens mortos em decorrência da doença passou de 18,5 por 100 mil habitantes para 16,3 por 100 mil, comparando-se os anos de 2005 e 2014. É a primeira vez que essa queda aparece nas pesquisas. Mas o mesmo fenômeno não se repete entre as mulheres. Nesse período, a taxa de mortalidade feminina passou de 7,7 para 8,8 em 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29), em cerimônia de comemoração dos 30 anos do Dia Nacional de Combate ao Fumo, na Casa Brasil, na zona portuária. A redução da mortalidade masculina por câncer de pulmão está ligada a diminuição no número de fumantes no Brasil. Em 1989, 34,6% da população brasileira de 18 anos ou mais fumava. Essa proporção caiu para 14,7% em 2013. Mas enquanto o tabagismo se tornou "epidemia" entre os homens nas décadas de 1940 e 1950, isso só ocorreu entre as mulheres nos anos de 1970 e 1980. Como o câncer de pulmão é doença que leva 20 anos para se desenvolver, a mortalidade feminina ainda está sob impacto do aumento do consumo do cigarro a partir dos anos de 1970. A pesquisa Câncer de Pulmão - Tendências de Mortalidade e Fatores Associados à Sobrevida do Paciente do Inca, da epidemiologista Mirian Carvalho de Souza, mostra que na década de 1980 a mortalidade masculina por câncer de pulmão era de 14,8 por 100 mil habitantes. Estabilizou entre 1995 e 2005, quando chegou a 18,5 por 100 mil. E baixou para 16,3. Já entre as mulheres, essa taxa era de 4,4 por 100 mil em 1980. Foi a 7,7 por 100 mil em 2005; atingiu 8,8 em 2015; e não dá sinais de que vá estabilizar. O trabalho estabelece ainda a estimativa de vida do paciente com câncer de pulmão atendido no Inca. A probabilidade de o paciente estar vivo após cinco de acompanhamento médico, quando eles começaram o tratamento no estágio inicial, é de 25%. Enquanto para o estágio 4, o mais grave, quando o paciente já apresenta metástase, essa chance cai para 2,5%.
SMS oferece serviços de saúde gratuitos para mulheres na Feira de São Joaquim
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), atenderá mulheres na Feira de Água de Meninos, em São Joaquim, até 19 de outubro. A meta é de 60 atendimentos de mulheres por dia, totalizando 3,5 mil pacientes até outubro. A oferta de serviços iniciou na última terça-feira (23), com o cadastramento das interessadas e finda no dia 19 de outubro. O atendimento será realizado na Unidade Móvel do Sesc, que ficará estacionada no estacionamento lateral do galpão da feira. São oferecidos serviços como agendamento e realização de preventivo, mamografia e exames para prevenção de colo do útero. Além dos exames, ações educativas serão realizadas. A faixa etária para realização da mamografia vai de 50 a 69 anos e do preventivo de 25 a 64 anos.
Segunda, 29 de Agosto de 2016 - 20:30

Anvisa proíbe produto que prometia cura da Aids

Anvisa proíbe produto que prometia cura da Aids
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a divulgação de um produto que alega ser a cura da Aids/HIV. O produto "Mutamba contra a Aids", feito a partir da planta mutamba, não tem registro na agência e, por isso, se configura como um produto clandestino, de origem e composição desconhecidas. Apesar das denúncias recebidas pelo órgão, não foram encontrados indícios da comercialização do produto, foi tomado, desta forma, uma medida preventiva com a proibição da divulgação. O produto não apresenta ensaios clínicos comprovando suas características medicinais.
Teixeira de Freitas: Governo do Estado inaugura Centro especializado em reabilitação
Foto: Reprodução / GOVBA
O Governo do Estado inaugurou um Centro Especializado de Reabilitação (CER) em Teixeira de Freitas, Extremo Sul, nesta segunda-feira (29). Com mais de 60 profissionais, distribuídos em mais de 10 especialidades, o equipamento oferecerá serviços de média e alta complexidade a moradores de 21 municípios próximos que precisem de cuidados específicos.  O aparelho conta com salas de reabilitação, consultórios, Centro Especializado Odontológico (CEO), ginásio e uma piscina para ajudar na reabilitação dos pacientes. "Estou muito orgulhoso pela inauguração desse equipamento e tenho certeza que cada morador da região que entrar aqui vai se sentir da mesma forma", afirmou o governador Rui Costa, durante a inauguração. Ainda no município, o governador visitou as obras de uma policlínica cuja estrutura física deverá ser concluída em fevereiro de 2017. De acordo com Rui, a instalação de equipamentos na unidade terá início logo após a construção da unidade. A unidade, que atenderá a outros 13 municípios do Extremo Sul, representa um investimento superior a R$ 19 milhões.
Segunda, 29 de Agosto de 2016 - 19:00

Uber oferece corridas de graça para quem for doar sangue

Uber oferece corridas de graça para quem for doar sangue
Foto: Divulgação
Quem quiser doar sangue ganhou um incentivo a mais da Uber: a partir desta segunda (29) até o dia 3 de setembro, quem utilizar os serviços da empresa para realizar a doação, ganhará as viagens de ida e de volta até o Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Para participar o usuário deve abrir o aplicativo, acessar a aba de promoções no menu e inserir o promocode "DOASALVADOR" e o desconto será aplicado automaticamente. O desconto apenas será aplicado se o endereço de origem ou destino for o da instituição e se a corrida ocorrer entre 8 e 18 horas. A ação é inspirada em um protesto que ocorreu na última quarta-feira (24), onde 60 motoristas parceiros do Uber em Salvador realizaram uma passeata e doaram sangue por conta da possível proibição do serviço na capital soteropolitana. A ação acontecerá em Salvador, Recife e Natal.
Morte de criança de 2 anos após beber achocolatado é investigada
Foto: Reprodução / Sugar Bear
A morte de uma criança de dois anos, que teve parada cardiorrespiratória, supostamente causada após ingerir uma bebida achocolatada, na última quinta-feira (25), está sendo investigada pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica) de Cuiabá. A mãe relata que o filho tomou o achocolatado da marca Itambé às 9h, passando mal minutos depois, apresentado "falta de ar, corpo mole e princípio de desmaio”. A criança morreu uma hora depois, na Policlínica do Coxipó, na cidade. A mãe afirma, ainda, que ela e um tio da criança beberam um pouco do achocolatado e também passaram mal, sentindo náuseas e tontura. A empresa Itambé afirmou ao G1 que foi notificada na última sexta-feira (26) e que manteve contato com a Vigilância Sanitária. A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária já solicitou aos Escritórios Regionais de Saúde a interdição cautelar de todos os achocolatados da marca Itambezinho. A polícia apreendeu cinco caixas do achocolatado na residência da família, estando duas abertas e três fechadas. Ainda de acordo com a mãe do menino, o achocolatado foi dado a ela por um vizinho, que não foi localizado pela polícia.
Estudo aponta que selfies aumentam infestação de piolhos em escolas
Foto: Getty Images
O hábito de tirar selfies pode ser a causa do aumento no número de piolhos entre alunos do ensino médio na Holanda, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM). "Acredito que a razão é o comportamento dos estudantes do ensino médio. Há muitos abraços e, quando fazem selfies, o cabelo de um entra em contato com o dos demais e permite a transferência dos insetos", afirmou a especialista Desiree Beaujean em entrevista à rede de TV local RTL. Um relatório mostrou, segundo o G1, que 28% de alunos do primário e 19% do ensino médio no país têm piolhos. Na tentativa de solucionar o problema, o RIVM sugeriu novas campanhas de prevenção e conscientização. "Os pais precisam saber que existem piolhos nas escolas do ensino médio", ressaltou Desiree. Com a participação de 2 mil voluntários, o estudo identificou que 3/4 das infecções acontecem em meninas, que geralmente têm cabelos mais longos que os meninos. O RIVM ainda descobriu que um em cada dez adultos tem piolho.
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres de cinco municípios baianos
Foto: Divulgação
As ações do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chegam nesta segunda-feira (29) a cinco municípios baianos. As equipes estarão em Candeias até 13 de setembro; em Macajuba até 5 de setembro; em Itaetê até 3 de setembro; e em São Francisco do Conde até 8 de setembro. Já em Itapicuru, as ações serão iniciadas nesta terça (30) e seguem até 8 de setembro. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no total, 11.589 mulheres com idades entre 50 e 69 anos estão aptas a realizar o exame de mamografia, principal meio de descoberta do câncer de mama. Para atendimento, é necessário portar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pacientes com mamografias inconclusivas terão a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência. As carretas ficarão estacionadas nos seguintes locais: Candeias - Rua Desembargador Teixeira de Freitas, Almoxarifado Central, ao lado do Colégio Municipal Paulo VI; Macajuba - Praça de Eventos, na Rua J. J. Seabra; Itaetê - Travessa Maria José Silva, no CAPS 1; São Francisco do Conde - Praça Maria de Benze, em frente à rodoviária; Itapicuru - Praça da Bandeira, em frente à Unidade de Saúde da Família.
Segunda, 29 de Agosto de 2016 - 13:10

Atendimento antirrábico no Brasil aumenta 18% em cinco anos

por Fabiana Cambricoli | Estadão Conteúdo

Atendimento antirrábico no Brasil aumenta 18% em cinco anos
Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasil
Embora rara, a raiva humana ainda é motivo de preocupação para milhares de brasileiros atacados por animais domésticos ou selvagens todos os anos. O número de pessoas que procuraram serviços de saúde em busca de atendimento antirrábico cresceu 18% em cinco anos, passando de 590 mil em 2009 para 696 mil em 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico divulgado neste mês pela pasta mostra que, nos cinco anos analisados, cerca de 3 milhões de pessoas no país - uma por minuto - foram atacadas por cães, gatos e outros animais, e precisaram de algum tipo de atendimento que diminuísse o risco de contaminação pela raiva. Vários procedimentos podem ser adotados quando uma pessoa é exposta a uma mordida, arranhão ou outro tipo de contato. Em 50,4% dos casos, foi administrada a vacina antirrábica e feita a observação do animal por dez dias para a verificação de aparecimento de sintomas da doença. Em 21,7% dos atendimentos, a opção foi apenas pela observação do animal, o que ocorre quando o bicho é conhecido e tem todas as vacinas em dia. Em 15,4%, foi administrada só a vacina, uma vez que nem sempre o animal pode ser observado - principalmente em casos de animais silvestres ou desconhecidos. Em 8%, além da vacina, foi usado soro, que já confere imunidade instantânea para o vírus e costuma ser usada em casos de ferimentos mais graves provocados por animais silvestres. A região Sudeste teve o maior número de notificações do tipo, com 1,1 milhão de atendimentos, seguida pelo Nordeste, com 807 mil casos. As crianças foram as que mais buscaram atendimento antirrábico. Do total de pessoas que procuraram o serviço de saúde, um terço era menor de 14 anos. 
Segunda, 29 de Agosto de 2016 - 12:00

Jovem de 17 anos morre após receber 'chupão' no pescoço

Jovem de 17 anos morre após receber 'chupão' no pescoço
Foto: Reprodução/ R7
Um "chupão" no pescoço levou à morte de um adolescente de 17 anos, na Cidade do México. De acordo com investigações da polícia, Julio Macías Gonzales chegou em casa com sua noiva de 24 anos, identificada apenas como Íris, e, durante o jantar, começou a ter convulsões. Seus pais rapidamente chamaram uma ambulância. Após prestar os primeiros socorros na casa do jovem, os paramédicos o levaram para o hospital, segundo o site R7. No entanto, Julio não sobreviveu. Durante a necropsia, os médicos identificaram um grande "chupão" no pescoço do rapaz. A lesão deu origem a um coágulo de sangue que chegou ao cérebro e provocou a embolia. Os pais de Julio responsabilizaram Íris por sua morte. A jovem está desaparecida, e a polícia segue investigando o caso.
Banco Mundial e Fundo de Luta contra a Aids vão investir US$ 24 bi na saúde da África
Foto: JC McIlwaine/ UN
Com o objetivo de contribuir com a reestruturação dos sistemas de saúde da África, o Banco Mundial e o Fundo Mundial de Luta contra a Aids, a Tuberculose e a Malária anunciaram investimentos estimados em US$ 24 bilhões nos próximos três a cinco anos. O anúncio foi feito no sábado (27), mesmo dia em que foi realizada a Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (Ticad), em Nairóbi. Um dos objetivos da conferência é melhorar os serviços de saúde no continente, além da industrialização e estabilização. "Os países africanos podem se tornar mais competitivos no mercado mundial realizando investimentos estratégicos e, principalmente, investindo em seu recurso mais importante: sua população", afirmou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim. Segundo o portal G1, para ajudar a implementar uma cobertura de saúde universal, a instituição prometeu um pacote de investimentos de US$ 15 bilhões nos próximos cinco anos. Já o Fundo Mundial de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária se comprometeu a investir US$ 9 bilhões entre 2017 e 2019 em programas de luta contra estas doenças e na melhoria do sistema de saúde.
Odontomóvel realiza atendimentos em Salvador, Jequié e Campo Formoso
Foto: Divulgação
A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia atende a partir desta segunda-feira (29) nos municípios de Salvador, Campo Formoso e Jequié. Carretas equipadas com consultórios estarão estacionadas até o próximo sábado (3) nos seguintes locais: em Salvador, na Igreja de São Brás, no bairro da Federação; em Campo Formoso, na Praça do Comércio, no centro, Distrito Quilombola de Lage dos Negros; em Jequié, no Colégio Polivalente, na Avenida Franz Gedeon. Interessados devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade e comprovante de residência. Serão ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.
Consumo de aspirina a cada três dias reduz risco de infarto e não causa danos intestinais
Foto: Getty Images
O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é comumente usado para  prevenir infarto, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso diário da substância pode provocar complicações gastrointestinais nos pacientes. Um estudo desenvolvido por brasileiros concluiu que o uso da aspirina a cada três dias pode ser igualmente eficiente, além de evitar as complicações gastrointestinais. "De uns 35 anos para cá, verificou-se que a aspirina tem um efeito benéfico seja no tratamento do infarto seja como profilaxia do infarto. O problema de usar aspirina é que ela tem um efeito colateral importante, causando irritação no estômago. Essa irritação pode não dar sintomas e o paciente pode apresentar uma hemorragia gástrica", explicou o coordenador do estudo, Gilberto De Nucci, à Agência Brasil. O ácido acetilsalicílico evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos. Por isso é que popularmente se diz que o AAS "afina" o sangue. Por outro lado, ao mesmo tempo, a aspirina atua na mucosa gástrica, diminuindo a produção de prostaglandinas – substâncias lipídicas que protegem o estômago e o intestino. Durante o estudo de doutorado de Plinio Minghin Freitas Ferreira, na USP, sob orientação de De Nucci, 24 voluntários sadios foram divididos em dois grupos. Metade deles recebeu AAS todos os dias durante um mês. A outra metade recebeu o medicamento a cada três dias e, no intervalo dos dias, apenas placebo (substância sem efeito direto em doenças, simulando um medicamento). Neste período, os voluntários passaram por diversos exames como endoscopia, biópsia gástrica, teste de agregação plaquetária e medição do nível de prostaglandina, por exemplo. "“Quando fizemos esse estudo, verificamos que, quando tomada a aspirina de três em três dias a eficácia para prevenir a formação do trombo era a mesma. Entretanto, a produção de prostaglandina, quando se tomava [a aspirina] todo dia, havia redução de 50%. Quando tomava de três em três dias, não havia redução da produção de prostaglandina", disse o coordenador.
Cingapura confirma primeiro caso de transmissão local de vírus Zika
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O primeiro caso de transmissão local do Zika vírus foi registrado em Cingapura, de acordo com o Ministério da Saúde do país. A vítima é uma mulher malaia de 47 anos. Em nota, o ministério informou que a mulher não viajou recentemente para países afetados por epidemias de zika, então é provável que ela tenha sido infectada em Cingapura, mas já está "bem e se recuperando". Segundo o G1, testes preliminares com amostras de urina identificaram três outros casos, mas ainda são necessários outros exames para confirmação.
Trabalhadores que recebem auxílio-doença poderão retornar ao trabalho sem nova perícia
Foto: Divulgação
Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26), o perito que conceder o auxílio já deve prever o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença. Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que pode ultrapassar o prazo inicialmente previsto para o auxílio. A nova medida busca agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão. Segundo a Agência Brasil, o dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância. Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão.
Inca lança campanha inspirada nas Olimpíadas para Dia Nacional de Combate ao Fumo
Foto: Reprodução / Midia News
Com a repercussão dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) decidiu usar o esporte como temática de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira (29). A campanha tem como slogan "#MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde" e visa atingir, principalmente, o público entre 13 e 35 anos.

O Inca espera que a proposta estimule a prática de esportes e, consequentemente, a prevenção e cessação do tabagismo. A vinculação com o esporte se deve ao fato de os praticantes dessas atividades físicas geralmente evitam o tabaco, que prejudica a performance. O Instituto explica que quem fuma se cansa com mais facilidade ao praticar esporte, além de sofrer com a falta de ar, ter resistência reduzida e ainda o poder de reação mais lento.
Periperi vai ganhar unidade do Planserv a partir desta segunda
Foto: Reprodução / Portal do Servidor
Para atender os servidores públicos estaduais no SAC de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será aberto um novo posto do Planserv nesta segunda-feira (29). Na unidade, serão oferecidos serviços, como consulta à rede credenciada, impressão de cartão provisório e movimentação cadastral, a exemplo de adesão de titulares, inclusão e exclusão de dependentes e agregados.

O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 15h30. A coordenadora do Planserv, Cristina Cardoso, explica que a expansão do atendimento presencial facilita o acesso dos servidores aos serviços de assistência à saúde. "Ações como a ampliação do número de postos Planserv no SAC e a inclusão online para beneficiários que vivem em cidades onde não há postos Planserv, que passará a valer a partir do próximo dia 1º, nos ajudam a cumprir a meta de maior aproximação entre o plano e os servidores públicos do estado", defende a gestora.

Em Salvador, além do SAC Periperi, que tem funcionado provisoriamente desde o último dia 15, o atendimento presencial está disponível no SAC dos Shoppings Bela Vista, Paralela e Salvador Shopping, além das unidades do Comércio, Pernambués, Cajazeiras, Pau da Lima e Boca do Rio. Na Região Metropolitana, ele está disponível nos SACs de Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias. No interior, há unidades nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Valença.
Rui Costa inaugura Centro Especializado em Reabilitação em Teixeira de Freitas
Foto: Reprodução / Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas
Serviço de média e alta complexidade, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) será inaugurado nesta segunda-feira (29), na Avenida das Nações, na cidade Teixeira de Freitas. O evento, que vai contar com a presença do governador Rui Costa, acontece às 9h30. O CER IV integra o Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal.

Na oportunidade, o governador vai entregar 91 títulos de domínio aos agricultores do Território Extremo Sul, além de inaugurar a quadra poliesportiva coberta, com vestiário, da Escola Jesse Inácio, localizada no bairro de Redenção. Mais tarde, às 11h10, Rui vai conhecer o Centro Educacional Professor Rômulo Galvão.
Número de plásticas no Brasil cai 10%, mas país permanece em 2º lugar no ranking mundial
Foto: Reprodução / Uol
O Brasil alcançou, em 2013, o primeiro lugar do ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas, mas acabou perdendo a posição nos anos seguintes. De acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), os brasileiros realizaram 1,22 milhão de procedimentos em 2015 – quase 120 mil operações a menos que em 2014, que já havia caído em mais de 230 mil procedimentos em relação ao ano anterior. Apesar disso, o Brasil continua em segundo lugar no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos, que registraram, em 2015, 1,41 milhão de cirurgias. Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dênis Calazans, a redução na busca por procedimentos estéticos foi notado claramente pelos médicos e acredita que um dos motivos para isso é a crise econômica. “O Brasil atravessou nos últimos dois anos uma crise financeira sem precedentes com impacto em todas as áreas e serviços. A cirurgia plástica não foge a esse tipo de reação do mercado”, disse ele ao Bem Estar, da Tv Globo. A cirurgia plástica mais popular entre os brasileiro no último ano foi a lipoaspiração, seguindo a tendência dos últimos anos, e logo depois aparecem o implante de silicone nas mamas e da cirurgia da pálpebra.
Entidades do poder Judiciário realizam feijoada beneficente em prol do Martagão
Foto: Divulgação
Entidades ligadas ao Poder Judiciário realizam neste domingo (28) um evento beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira, o “Associação para o Bem”. Participam da ação a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), a Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) e a Associação dos Defensores Públicos da Bahia (Adep-Ba). O evento acontece das 13h às 19h no restaurante Pereira, na Barra, com feijoada e shows das bandas Apê02 e Harmonic´s, com atrações convidadas. O valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido à unidade médica. “Estamos buscando fazer a nossa parte, contribuindo para uma entidade que tanto bem faz à sociedade baiana”, afirmou o presidente da AMAB, juiz Freddy Pitta Lima, que apontou que a importância do Martagão para o estado, principalmente pela atuação filantrópica em prol dos pacientes pediátricos.

Histórico de Conteúdo