Paciente tem internação negada em UPA Marback por morar em outro bairro de Salvador
Foto: Reprodução / Google Street View

Um homem de 69 anos teve internação negada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro do Marback, em Salvador, porque morava em outra região. A denúncia foi feita pelo amigo que o acompanhava, Eris Santana. "Desde ontem estava na UPA marback. Ao jogar na regulação, a UPA disse que tinha que procurar a UPA de Brotas, porque ele mora em Nazaré. Cheguei na UPA de Brotas, só que não tem vaga", contou Santana, em entrevista ao Bahia Notícias. O paciente é hipertenso e diabético, e está com dedo do pé infeccionado com indicação de amputação. Ele chegou a ser medicado na UPA de Brotas, mas foi orientado a ir pra casa, já que não há vaga para internar, regular e se consultar com um cirurgião vacular pelo SUS. "A médica fez consulta, olhou  exames, falou com a chefe e disse que não tem vaga", acrescentou. 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 14:00

Minas Gerais decreta emergência em 94 municípios por febre amarela

por José Maria Tomazela | Estadão Conteúdo

Minas Gerais decreta emergência em 94 municípios por febre amarela
Foto: Divulgação

O governo do Estado de Minas Gerais decretou estado de emergência de saúde pública em 94 municípios em razão da febre amarela. A medida, válida por 180 dias, abrange as regiões de Belo Horizonte, Itabira, centro do Estado, e Ponte Nova, na Zona da Mata, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (20). A decisão permite que as prefeituras contratem serviços e façam compras de insumos para controle da doença sem necessidade de licitação. O decreto também determina a reabertura da sala de situação criada em janeiro do ano passado, logo após a ocorrência de mortes pela febre amarela no Vale do Rio Doce. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Estado soma 22 casos confirmados de febre amarela com 15 mortes (o 16ºóbito pela doença ainda não foi incluído em boletim oficial). Há ainda outros casos em investigação. 

 

Ilhéus: Hospital Regional Costa do Cacau realiza primeira cirurgia de marca-passo
Foto: Secom-BA

O encarregado de obras, Irlan Soares da Silva, 47 anos, é o primeiro baiano a receber um marca-passo cardíaco em um hospital da rede pública no Sul da Bahia. A cirurgia foi realizada no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, inaugurado a pouco mais de um mês. O encarregado foi transferido de São José da Vitória, com fortes dores no peito. Ficou constatado que ele sofria com uma arritmia cardíaca grave e foi conduzido para a cirurgia. “Em casos como esse, a rapidez no atendimento é fundamental e o hospital dispõe de todos os recursos técnicos e humanos para garantir que esse serviço seja prestado com a celeridade necessária a todos os usuários da rede pública”, ressalta o diretor técnico da unidade, Cláudio Moura Costa. Segundo Cláudio, como a unidade é exclusiva para casos de urgência, emergência e alta complexidade, facilita no atendimento como os do operário. No mesmo dia em que ocorreu a primeira cirurgia para a colocação do marca-passo cardíaco, o hospital também teve capacidade de realizar três neurocirurgias, sem que esses procedimentos comprometessem o cotidiano da unidade de saúde.

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 12:00

Saiba quais são as contraindicações da vacina contra a febre amarela

por Paula Felix / Estadão Conteúdo

Saiba quais são as contraindicações da vacina contra a febre amarela
Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

A eficácia da vacina contra a febre amarela é de 98%, mas é preciso sempre conversar com o médico sobre contraindicações, alerta Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Ela ressalta também que a vacina fracionada, que será amplamente usada agora, não vale para menores de 2 anos. Três pessoas morreram no Estado de São Paulo por reações à vacina. Ela é indicada para todas as pessoas com mais de 9 meses de idade que vão ou moram nas regiões de risco. Crianças com menos de 6 meses e mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses, pois transferem o vírus da vacina para o bebê pelo aleitamento. No caso dos imunodeprimidos, é importante conversar com o médico, porque há uma lista grande. Uma pessoa com o vírus HIV não obrigatoriamente é imunodeprimida - pode ter o vírus e não ser. Também não pode ser vacinado quem teve choque anafilático por causa de ovo de galinha. Pacientes com mais de 60 anos são um exemplo de grupo de precaução e não de contraindicação. A vacina da febre amarela é muito segura, mas pode causar um evento adverso, o que é muito raro. Se existe o risco de ter esse efeito e não o de contrair a doença, não deve vacinar. Outro grupo é o das gestantes. A eficácia geral é de 98%. Os 2% que não respondem, em sua maioria, são pessoas que têm doenças crônicas. Para crianças com menos de 2 anos, a eficácia fica entre 86% e 90%, e por isso a dose fracionada será dada para pessoas maiores de 2 anos. Nesse momento, o ideal é que essas crianças menores evitem lugares com circulação do vírus. Se precisar ir, deve-se conversar com o pediatra para verificar o uso de repelentes adequados. Os estudos mostraram que a dose fracionada é tão eficaz e segura quanto a dose padrão. A diferença é que, em adultos, a fracionada tem proteção por oito anos. 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 10:30

Sobape abre inscrições para curso voltado a pediatras

Sobape abre inscrições para curso voltado a pediatras
Foto: Reprodução / Clínica CMP

Estão abertas no site da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) as inscrições para o curso de atualização  e preparação para o Título de Especialista em Pediatria (TEP). Destinadas a médicos pediatras, as aulas terão duração de quatro meses e serão iniciadas no dia 22 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede da Sobape, na Avenida Professor Magalhães Neto. Segundo a coordenadora científica da Sobape, a pediatra Helita Azevedo, “o programa dará ênfase aos diagnósticos diferenciais, assim como conduta e tratamento”. A coordenadora diz ainda que foram revisadas as provas do TEP dos últimos cinco anos e, nos últimos 30 minutos de cada aula, serão comentados os quesitos das provas anteriores pertinentes a cada tema. O programa do curso está em conformidade com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Rui Costa assina consórcios de saúde e autoriza ampliação de escolas em Itabuna
Foto: Manu Dias/ Gov-BA

O governador Rui Costa assinou os protocolos de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus, na tarde desta sexta-feira (19), durante uma viagem ao sul da Bahia. “Eu acabei de olhar dois terrenos para construir a policlínica aqui em Itabuna. Nós queremos iniciar o mais rápido possível a construção”, afirmou. Rui também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades estaduais de ensino, que vão compor o Campus Integrado de Educação Básica. ”É o ensino em tempo integral, garantindo a educação completa dos nossos jovens”, acrescentou. Na ocasião, o governador ainda entregou três tratores para associações de agricultores familiares de Nova Canaã, Itacaré e Medeiros Neto e uma ambulância para o município de Gongogi.

Novo exame de sangue é capaz de detectar oito tipos de câncer
Foto: Reprodução / iBahia

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, desenvolveram um simples exame de sangue capaz de identificar os níveis de proteínas de oito tipos de câncer e a presença de mutações genéticas indicativas de tumores no DNA. O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira (19) da revista Science. Inicialmente, os cientistas exploraram centenas de genes e 40 proteínas marcadoras até chegarem a segmentos de 16 genes e oito proteínas. Os primeiros resultados são animadores. No grupo de controle com 812 pessoas sadias, o teste apontou apenas sete falsos positivos. De acordo com O Globo, o exame também foi testado em 1.005 pacientes com câncer não metastático, entre os estágios I e III, de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, cólon, pulmão ou mama. Em média, a sensibilidade foi de 70% variando entre o câncer de ovário, com 98% de detecção, e o câncer de mama, com 33%. Para cinco tipos que não possuem testes de detecção, ovário, fígado, estômago, esôfago e pâncreas, a sensibilidade variou entre 69% e 98%. Para determinar os biomarcadores a serem detectados, a equipe de pesquisadores coletou dados de mais de três décadas de pesquisas genéticas sobre o câncer mantidos tanto na Johns Hopkins, como em outros centros de pesquisas. Batizado como CancerSEEK, o novo procedimento tem potencial para entrar na lista de exames de rotina, mas, para isso, o custo deve ser menor do que testes existentes para tipos específicos de câncer, como a colonoscopia. A previsão é que ele custe menos de US$ 500.

Médico pede que paciente diminua o uso do celular: ‘está adoecendo os jovens’
Foto: Reprodução / IG

O médico Francisco de Castro precisou recomendar por escrito na última terça-feira (16) que uma paciente reduzisse o uso do celular. A garota de apenas 10 anos, moradora de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, desenvolveu uma anemia por não estar se alimentando direito pelo uso excessivo do smartphone. “Isso está adoecendo os jovens, prejudicando nossa sociedade. A mãe chegou ao consultório se lamentando que a menina não comia direito, não dormia, porque ficava o tempo todo no celular, então precisei pela primeira vez fazer isso por escrito”, disse o médico. De acordo com o G1, a mãe da garota, a autônoma Fernanda Silveira, contou que a filha começou a sentir fraqueza, enjoo e tonturas há cerca de duas semanas. Após alguns exames, veio o diagnóstico de anemia. Apenas dois dias depois da receita, o resultado já se mostrou positivo. “Ela já está comendo melhor e passaram a tontura e a fraqueza”, declarou Fernanda. Ela publicou a receita no Facebook, que já teve mais de 150 compartilhamentos e quase 50 comentários.

 

Foto: Reprodução / Facebook

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 19:00

Europa recomenda vacinação aos turistas que vierem para o carnaval no Brasil

por Jamil Chade, correspondente | Estadão Conteúdo

Europa recomenda vacinação aos turistas que vierem para o carnaval no Brasil
Foto: Divulgação

Às vésperas do carnaval, a Europa recomenda à sua população que seja vacinada caso queira participar da festa popular no Brasil ou que esteja a caminho de áreas de transmissão da febre amarela no País, inclusive ao Estado de São Paulo. Num alerta publicado pela Agência Europeia de Controle de Doenças, o bloco deixou claro que teme que o carnaval, período do ano com forte fluxo de turistas europeus ao Brasil, acabe gerando uma importação de casos. No comunicado, a Europa aponta que o surto no Brasil foi declarado como encerrado em setembro de 2017. Mas os números em alta das últimas semanas apontariam para a volta da circulação do vírus, em especial em São Paulo. "A identificação de casos em animais nas proximidades de regiões metropolitanas em São Paulo e Rio é preocupante, especial diante do início da temporada do mosquito", indicou. "Existe um aumento da possibilidade de transmissão urbana, o que aumenta de forma significativa o número potencial de pessoas expostas", alertou. No último fim de semana, um holandês que estava no interior de São Paulo retornou a seu país de origem contaminado pela doença, o que fez a OMS reavaliar a situação do Brasil. Agora, o alerta da Europa se refere ao carnaval, que ocorre entre 9 e 14 de fevereiro. "Durante o Carnaval, o número de viajantes da Europa ao Brasil deve aumentar. Portanto, o número de casos relacionados com viagens entre turistas não vacinados pode aumentar também nos próximos meses", alerta. Dentro da Europa, a agência estima que o risco de transmissão da febre amarela seria muito baixo. Ainda assim, as autoridades do Velho Continente pedem que os turistas que estejam viajando ao Brasil sejam vacinados, de acordo com as recomendações da OMS. Nesta semana, a agência da ONU incluiu todo o Estado de São Paulo entre os locais de risco, além do Rio de Janeiro e Bahia. Uma vez no Brasil, a Europa pede que os turistas "tomem medidas para prevenir a picada do mosquito, especialmente no início do dia e ao entardecer, quando os mosquitos são mais ativos". Isso inclui o uso de repelentes, usar camisas e calças de manga comprida e dormir em quartos com ar condicionado - ou com redes para proteger as camas. A Europa também deixa claro que turistas internacionais que estejam retornando de áreas afetadas podem ser obrigados a mostrar provas de sua vacinação. Com a doença inexistente na Europa, a agência também recomenda que médicos e profissionais do setor de saúde sejam informados de forma regular sobre as áreas com transmissão de febre amarela. Eles também devem passar a considerar a doença em seus diagnósticos. Uma especial preocupação da Europa ainda se refere a seus territórios em outros continentes, afetados pelo mosquito. Territórios europeus na Ásia, por exemplo, contam com a presença do vetor da febre amarela. Mas não com a doença. O temor é de que a importação de um caso brasileiro possa acabar gerando uma transmissão local em uma população que não está imunizada. Por isso, a agência sugere que os viajantes que chegam do Brasil devem ser avaliados sobre o status de sua vacinação. Outra recomendação é de que pessoas retornando de áreas sob risco de transmissão não realizem doações de sangue por 28 dias e que doações de certos órgãos seja reavaliada. 

Morre em Salvador 1º paciente a ter sucesso em transplante de coração na Bahia
Foto: Reprodução / Facebook

Morreu na última quinta-feira (18), em Salvador, o primeiro paciente a ser submetido com sucesso a um transplante de coração na Bahia. Anderson Adrian tinha 39 anos e foi operado em 2009, no Hospital Santa Izabel, em Salvador. De acordo com o G1, Anderson sofreu um infarto fulminante quando estava em casa. O sepultamento dele foi realizado às 13h desta sexta-feira (19), no cemitério da Ordem 3ª de São Francisco, no bairro da Baixa de Quintas.

Duas pessoas morrem por reação à vacina da febre amarela em São Paulo
Idosa foi uma das vítimas | Foto: Reprodução / Globo News

Duas pessoas morreram em São Paulo por causa da reação à vacina da febre amarela. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara. De acordo com o G1, os médicos que atenderam as duas vítimas suspeitaram que elas já estivessem com a imunidade baixa. Uma das vítimas é a professora aposentada Mônica Welkers, de 76 anos, que morava em Ibiúna, na Grande São Paulo. A sobrinha informou que ela não recebeu nenhuma orientação no posto de que não deveria tomar a vacina. "O que aconteceu é que ela tomou a vacina, no dia seguinte já se sentiu mal com os sintomas da febre amarela, e foi até um hospital municipal da região de Ibiúna", explicou, em entrevista à Globo News. A segunda vítima é um homem, cuja identidade não foi revelada. A vacina é recomendada para pessoas de idade entre nove meses e 59 anos. Idosos acima dessa faixa etária precisam passar pelo médico para avaliar o estado do sistema imunológico e se é elevado ou não o risco de serem contaminados pela doença. 

Simões Filho: Médico encontra maconha na vagina de jovem que sentia dores na região
Foto: Reprodução / Hypescience

Uma jovem de 27 anos procurou atendimento no Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF) nesta quinta-feira (18) alegando fortes dores e mau cheiro dentro da vagina. O médico que cuidou do caso constatou que uma grande quantidade de maconha dentro do órgão da mulher foi responsável pelo quadro.  De acordo com o site Simões Filho Online, a droga foi retirada do corpo da jovem por meio de um procedimento cirúrgico que durou algumas horas. Os médicos acionaram a Polícia para os procedimentos legais e, após a alta médica, a paciente deve ser encaminhada à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

‘A febre amarela está aqui para ficar’, diz representante da OMS
Foto: Jamil Chade/Estadão

A representante da OMS, Laurence Cibrelus, fez um alerta para implementar uma estratégia ambiciosa de acabar com a epidemia de febre amarela no mundo até 2026. Angola e Brasil são exemplos para a Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o risco da febre amarela mudou e que existe hoje uma maior ameaça de surtos. De acordo com o Estadão, em sua avaliação, o risco da doença mudou diante do impacto das mudanças climáticas, dos deslocamentos populacionais e desmatamento. Para a OMS, além de imunizar a população em áreas de risco, o foco é evitar a exportação de casos para além das fronteiras conhecidas da doença. Caso contrário, a febre amarela poderia ser uma ameaça para a saúde global. “A doença não pode ser erradicada. Mas o que podemos fazer é eliminar a epidemia, com ampla imunização sustentada ao longo dos anos. Podemos, assim, garantir que o vírus pare de circular em humanos. Precisamos que os governos entendam as ameaças da febre amarela e o impacto que poderia ter. Ela está aqui para ficar”, disse. Para vacinar todas as pessoas que precisam de proteção, a OMS estima que precisa de pelo menos R$ 7,3 bilhões ao longo de dez anos para comprar as vacinas para todos que serão protegidos, além de gastos operacionais. O valor, porém, é inferior ao que o Brasil gastou para erguer os estádios na Copa do Mundo de 2014. Naquele ano, o orçamento para as arenas ficou em cerca de R$ 8,3 bilhões.

Robô sexual com pênis biônico e inteligência artificial deve ser lançado em 2018
Foto: Reprodução / Instagram

Uma empresa norte-americana está criando um robô sexual na versão masculina com um pênis biônico. A ideia do robô sexual masculino está sendo propagada por Matt McMullen, CEO da “Realbotix”. Em entrevista ao Daily Star Online, o empresário afirma que o objetivo é criar o boneco com um pênis “melhor do que um vibrador” e com previsão de lançamento ainda para 2018. Matt ainda disse que é só ligar o robô e usar o quanto quiser. Além disso, o boneco também vai ter inteligência artificial, o que permite falar e ter uma personalidade própria, da mesma forma que acontece com os robôs femininos, a principal diferença, nesse caso, é que a voz e o físico se assemelham aos de um homem. O empresário ainda afirma que o boneco é “mais do que um brinquedo sexual”, já que muitas mulheres têm interesse em comprar o produto para conversar ou interagir diariamente. A versão feminina com inteligência artificial foi nomeada como “Harmony” e custa cerca de R$ 48.500.

Clínica realiza ação gratuita para conscientizar a população sobre saúde mental
Foto: Divulgação

A Clínica Fênix irá promover na próxima terça-feira (24), das 9h às 11h, no Farol da Barra, uma ação gratuita nomeada como “Janeiro Branco” que tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca dos cuidados com a saúde mental. Serão realizadas aula de dança, funcional, atividades de respiração e relaxamento, além de um bate-papo sobre autocuidado. De acordo com o psicólogo e diretor da Clínica, Joaquim Moura, “a ação, de ordem nacional, é uma forma estratégica de aproveitar o início do ano, quando as pessoas estão com um perfil mais introspectivo, para chamar a atenção para questões de ordem psicológica-existencial e dos cuidados com a saúde mental”. O especialista, que também alerta para as taxas de suicídio, depressão e ansiedade, que têm crescido no país, reforça que janeiro é um período que as pessoas estão tomando decisões e reavaliando atitudes.

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 14:10

Quem dorme mais come menos açúcar, diz pesquisa

Quem dorme mais come menos açúcar, diz pesquisa
Foto: Reprodução / Manhuaçu News

Uma pesquisa do King’s College de Londres publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirmou que dormir algumas horas a mais por noite pode ajudar você a comer menos doce. A ideia do trabalho era testar o impacto de uma hora e meia de sono extra na rotina de adultos que dormem pouco. O sono, ou a falta dele, já é considerado um fator de risco para várias doenças, incluindo problemas no coração e obesidade. De acordo com a Folha de São Paulo, os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. No primeiro, os voluntários não receberam nenhuma instrução; no segundo, tiveram uma consulta com um psicólogo e receberam orientações para dormir uma hora e meia a mais. Durante sete dias, os participantes seguiram as recomendações, preencheram diários alimentares e usaram sensores de movimento que ajudaram a identificar quando eles estavam dormindo. Cerca de 85% daqueles que receberam o aconselhamento aumentaram o tempo gasto na cama e metade aumentou a duração do sono. Quem dormiu mais consumiu, em média, 10 gramas de açúcar livre a menos por dia e também reduziu as ingestões de gordura e carboidrato em relação ao outro grupo. Segundo os pesquisadores, os resultados ainda precisam ser confirmados por outros trabalhos, de longo prazo, que possam analisar os efeitos da higiene do sono nos hábitos alimentares principalmente de populações de risco, com obesidade e doenças cardiovasculares.

Prazo de inscrições para seleção de médicos do Samu de Feira de Santana encerra nesta sexta
Foto: Reprodução / Valter Vieira

As inscrições para o processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Feira de Santana, encerram às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira (19). O procedimento deve ser feito apenas no site da prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br), com o custo de R$ 50. São 40 vagas para médicos, sendo 26 de ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e 12 para pessoas que se autodeclararem afrodescendentes. Como previsto no edital, a seleção será feita em duas etapas, com avaliação de títulos e capacitação inicial. Com carga horária de 40 horas, os salários chegam a R$ 6.986,19.

Show beneficente de Bell Marques reúne 1,5 mil pessoas pelo Hospital Aristides Maltez
Foto: Carol Garcia / GOVBA

O cantor Bell Marques se apresentou na noite desta quinta-feira (18) no show beneficente em prol do Hospital Aristides Maltez, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o cantor também celebrou os 40 anos do Bloco Camaleão. "É a primeira vez que faço um show completo no TCA, tão especial por lembrar os 40 carnavais do Camaleão. Poder ajudar uma entidade como o Aristides Maltez torna tudo mais mágico. A parceria com as Voluntárias foi essencial para este sucesso de público, gerando uma receita ainda maior para o hospital", comentou Bell. Os ingressos colocados a venda a preços entre R$ 100 e R$ 800 foram esgotados, gerando uma renda de aproximadamente R$ 500 mil. Acrescido ao montante arrecado no Forró Solidário do ano passado, o valor vai  garantir o início das obras de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica e, ainda, de 16 novos leitos, sendo 10 exclusivos para pacientes cirúrgicos no Hospital Aristides Maltez. "Esse gesto da primeira-dama Aline Peixoto e de Bell Marques foi de fundamental importância para o hospital e vai transformar o sonho antigo de ampliar os leitos de UTI em realidade, afinal trata-se da unidade que mais opera câncer no Brasil", comentou Delvone Almeida, vice-diretora do HAM. Diariamente, a unidade hospitalar recebe 3 mil pessoas e é referência no tratamento oncológico. Aline, presidente das Voluntárias Sociais, assistiu ao show acompanhada do governador Rui Costa.

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de fevereiro
Foto: Miguel Schincariol

Segundo o presidente da ABCVAC  (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição. O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional, que acabou de ser concedida. A vacina, que já teve distribuição de mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países. Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias.

Ministério da Saúde afirma que Salvador está fora do alerta de febre amarela no Carnaval
Foto: André Borges

O Ministério da Saúde anunciou, na última quarta-feira (17), que Salvador está fora do alerta de febre amarela para o carnaval. Porém, mesmo sem registrar casos da doença na capital, a procura pela vacina nos postos aumentou em 700%. De acordo com o G1, a campanha de vacinação em Salvador e mais oito municípios baianos começa dia 19 de fevereiro. O reforço da imunização aconteceu após a morte de macacos nos primeiros 15 dias de 2018. Um homem que contraiu febre amarela no interior de São Paulo e morreu no último domingo (14), em Salvador, gerou uma corrida aos postos. Enquanto 600 pessoas se vacinaram na sexta-feira (12), 3 mil pessoas tomaram a vacina na segunda-feira (15). Na terça (16) foram contabilizadas 5 mil. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), subiu para 20 o número de macacos mortos esse ano, em Salvador, segundo balanço divulgado na quarta-feira (17). As causas da morte dos animais ainda estão sob investigação.

Salvador recebe carreta tecnológica informativa sobre Aedes aegypti neste fim de semana
Foto: Divulgação

O Caminhão do Mosquito, do Ministério da Saúde, estará estacionado no Parque da Cidade Joventino Silva entre os dias 19 e 21 de janeiro. O chamado Circuito Interativo de Combate ao Mosquito foi criado com a tecnologia de ponta por desenvolvedores de Brasília e busca explorar a interatividade e a experiência em seis passos pensados para despertar a conscientização da população. Os softwares vão orientar milhares de pessoas pelo nordeste gratuitamente. De acordo com o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros do mosquito estão em domicílios. Com números como estes, a região Nordeste foi classificada no último ano de pesquisa publicada, com quase 20% dos seus municípios em estado de risco. Mais de 43% estão em alerta, e apenas 36% em situação satisfatória. A solução para isso é a informação, segundo os desenvolvedores responsáveis pelo projeto inédito, que vai embarcar moradores das cidades incluídas no roteiro para entregar informação e saúde dentro da carreta de um caminhão.

Wenceslau Guimarães registra 'surto localizado' de malária com 8 casos e 1 óbito
Foto: Reprodução / Bio Som

Foram notificados nove casos de malária na zona rural de Wenceslau Guimarães, município do baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou que oito casos foram aferidos laboratorialmente e um rapaz de 33 anos foi a óbito com a doença nesta terça-feira (16). A Secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas, mas que ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem. Com o “surto localizado”, os moradores do município devem ficar atentos aos sintomas de mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração, característicos da doença. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Nos quadros mais graves, pessoas com a doença podem apresentar quadro grave de anemia, potencialmente fatal.

Hospital Roberto Santos está habilitado para realizar transplante hepático e renal
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, já conta com habilitação para realizar transplante hepático e renal conforme havia anunciado no dia 15 de setembro do ano passado (veja aqui). A partir de agora, além de oferecer para os pacientes dialíticos e pacientes com doenças de fígado, o HGRS oferece a possibilidade de transplante, que permite uma melhor qualidade de vida. Na instituição há, ainda, assistência ambulatorial para transplantados cardíacos. De acordo com o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, o hospital se preparou com antecedência para corresponder às expectativas. “É um momento histórico. Batalhamos por isso há muito tempo e, finalmente, conseguimos. Desde que assumimos a gestão da unidade, essa era uma das nossas primeiras metas. Quem mais ganha é a população baiana”, comemora.

Planserv nega terceirização; empresa contratada fará seleção local para 240 vagas
Foto: Sindimed

Após o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) divulgar um comunicado que atribui à terceirização do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv) a redução de empregos do plano na Bahia, a autarquia informou que não está sendo terceirizada. “Já que a contratação da Qualirede não implica na terceirização nem na privatização do órgão, que continua com gestão própria e vinculação à Secretaria da Administração do Estado (Saeb)”, afirmou o plano em nota. O Planserv afirma também que nenhum funcionário foi desligado após a assinatura do contrato com a Qualirede, que é responsável por comandar um processo de “modernização e fortalecimento” do plano.  “A empresa, por sua vez, informou à Assistência sobre a abertura de processos seletivos internos, que já estão acontecendo, voltados para contratação de mão de obra local”, afirma o órgão. De acordo com o Planserv, a Qualirede prevê a contratação de 240 pessoas. Entre os objetivos da contratação da empresa é a atualização científica e tecnológica; qualificação e especialização dos serviços; modernização e integração de processos; criação de software com desempenho adequado e ferramenta de Business Inteligence (BI), entre outros serviços. A Qualirede também desenvolverá um aplicativo móvel e implantará uma Central de Atendimento que funcionará 24 horas por dia. 

Quinta, 18 de Janeiro de 2018 - 17:40

Youtuber vai processar médico após complicação cirúrgica em implante no bumbum

por Renata Gomes

Youtuber vai processar médico após complicação cirúrgica em implante no bumbum
Foto: Reprodução / Instagram

A youtuber e humorista Camilla Uckers, de 25 anos, revelou que vai processar o médico que realizou as cirurgias plásticas às quais foi submetida no final do ano passado. Na última semana, a cearense teve complicações no procedimento realizado na região dos glúteos, para inserção de próteses de silicone, e está com a locomoção comprometida, se movendo apenas com cadeira de rodas, após ser diagnosticada com infecção generalizada (veja aqui). Camilla contou em uma rede social que as cirurgias foram feitas de graça e que o médico pediu para ela omitir esta informação. Em troca, ela faria a divulgação do cirurgião plástico Danilo Dias. Mais tarde, a youtuber descobriu que o responsável pela sua cirurgia responde a 18 processos por erro médico, a maior parte delas pede indenização por dano material. Os processos foram abertos na comarca do Rio de Janeiro e Ceará entre os anos de 2015 e 2017. Em entrevista ao programa Fofocalizando, do SBT, o médico afirmou que não houve nenhum problema na operação, mas que a youtuber não teria respeitado os procedimentos cirúrgicos. “A cirurgia durou cerca de três horas e não houve nenhuma intercorrência”, disse. Quando questionado se 300 mililitros de prótese era muito para Camila (que na época pesava 40kg), Danilo se defendeu: “Dependendo do tamanho do quadril, decidem na hora o tamanho da prótese”. O médico ainda afirma que orientou a humorista sobre o que ela deveria fazer durante período de recuperação. “A enfermeira acompanhou e explicou a forma que Camilla deveria sentar, mas ela contestou”, declarou. Já Camilla admitiu ao colunista Leo Dias ter consumido bebida alcólica na viagem que fez ao Rio de Janeiro: “Dei só dois goles de vinho”. Por fim, Uckers declarou que vai processar o médico que, segundo ela, “teve total responsabilidade e errou durante a cirurgia”. O advogado da humorista, Davi Pinheiro, afirma que já acionou os conselhos Federal e Regional de Medicina. O defensor de Camilla também move processos nas esferas cível e criminal. De acordo com Davi, todas as teses estão sendo analisadas para serem postas para julgamento.

 

Foto: Reprodução / Instagram

Salvador apresenta redução no Índice de Infestação Predial do Aedes aegypti
Foto: Reprodução / Los Andes

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 5 de janeiro, apontou que o novo Índice de Infestação Predial (IIP) na capital baiana passou de 2,3% (novembro/2017) para 1,8% neste início de ano. Ou seja, a cada 100 imóveis visitados, menos de dois apresentaram focos no mosquito. O estudo revelou ainda uma diminuição no número de áreas com alto risco para epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito no município, passando de 22 bairros para 10 este ano. Os distritos sanitários de Itapagipe e Brotas apresentam índice de infestação igual ou menor a 1,0%, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que essas áreas não correm risco de uma epidemia da doença. Os demais distritos da capital baiana, apesar de estarem com índice em estado de alerta, apresentam resultados satisfatórios. O primeiro LIRAa desse ano identificou que os depósitos ao nível de solo, como baldes e tonéis, recipientes utilizados para o armazenamento de água, foram os principais pontos onde os criadouros foram identificados. “Observamos no estudo que os bairros com maior incidência para o vetor são aqueles que não têm o fornecimento regular de água. Quando o abastecimento é incerto, normalmente as pessoas buscam armazenar a água para o consumo e muitas vezes esquecem de tampar os recipientes para evitar a proliferação dos focos. É preciso lembrar que o combate ao Aedes depende de uma parceria do poder público e população para alcançar ainda mais a redução esperada”, pontuou a Diretora de Vigilância e Saúde, Geruza Morais. Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial para evitar uma possível epidemia durante a festa momesca. Na próxima semana, o órgão vai realizar inspeções em hotéis da capital. Além das ações de rotina realizadas pelo CCZ, os agentes de combate às endemias realização a inspeção e borrifação de inseticida no entorno das UPA’s, bem como nos bairros onde terão programação momesca e nos circuitos oficiais da folia.

Cientista e escritor baiano lança livro baseado em estudos sobre doença de Chagas
Foto: Divulgação

O pesquisador baiano Antônio Teixeira faz o lançamento do seu novo livro: Chagas, uma ficção científica, neste sábado (20), às 16h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. A publicação relata a busca obstinada do conhecimento para controlar a doença de Chagas. A narrativa passa pelo interior de Minas Gerais se estende pelo sertão sem fim, onde a morte pela doença é muito comum, e agora se espalha pelo mundo. O estudo de Teixeira revelou que a Tripanossoma, agente da doença, pode ser transmitido sexualmente. “Entre as pessoas pode surgir abismos, apenas transponíveis pelo amor, e mesmo assim como porta de emergência”, disse. Para além da ciência, o livro pode ser lido como romance histórico que envolve pessoas com o drama de cientistas dedicados a busca do desconhecido, existente apenas na imaginação.

Sindimed critica terceirização do Planserv e alega que Bahia está perdendo empregos
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) divulgou nota em seu site criticando a terceirização do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv). Segundo a entidade, dezenas de funcionários foram demitidos e os empregos estão sendo transferidos para Santa Catarina. No texto, o vice-presidente do Sindimed e dirigente da CTB, Luiz Américo reclamou das "medidas de caráter liberal" que estariam sendo tomadas pelo governador Rui Costa. "Trata-se de mais um exemplo dos prejuízos do liberalismo, tanto aos trabalhadores quanto a sociedade como um todo. Perdem-se empregos, precarizam-se os existentes, o acesso dos servidores aos serviços de saúde é colocado em risco, tudo em nome de um suposto corte de custos", relata Américo. Na avaliação do Sindimed, com a terceirização do Planserv, o governo abre mão de experiência e conhecimento acumulados "para centralizar as operações em uma equipe alheia, indiferente a realidade local e que, provavelmente, dividirá as atenções com outras redes de saúde".

Prefeitura de Conquista garante que vai aderir a Policlínica Regional de Saúde
Foto: Reprodução / Jequié Repórter

Diante da imposição do governo estadual, a Prefeitura de Vitória da Conquista reafirma que vai integrar o consórcio da Policlínica Regional de Saúde. Eles explicam que o processo de adesão ainda não teve início porque depende da aprovação e homologação de uma lei municipal que autorize a entrada do município no consórcio. No início de dezembro, o prefeito Herzem Gusmão (PMDB) exigiu o direito de indicar o nome para coordenar a unidade (lembre aqui). Em resposta, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que a policlínica seria construída com ou sem apoio da prefeitura (veja aqui). Depois disso, Herzem disse que a equipe municipal fez uma profunda análise do projeto, avaliando o impacto do investimento para a população conquistense, e decidiu pela adesão. De acordo com a prefeitura, a aprovação pendente será dada assim que a Câmara de Vereadores retomar as atividades, o que acontece no mês de fevereiro.

Univerão: Evento reúne saúde e lazer no loteamento de Vilas do Atlântico neste sábado
Foto: Divulgação

Banhistas, visitantes e residentes do loteamento de Vilas do Atlântico poderão aproveitar um sábado (20) repleto de atividades vinculadas a Univerão 2018. A iniciativa, que é realizada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas visa desenvolver a construção do saber nas dimensões científico-populares diretamente ligadas aos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, econômicos e esportivos. Para o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Mauro Cardim, "a decisão da prefeita Moema Gramacho (PT) em realizar um evento inédito e com uma dimensão futurista foi absolutamente importante para a história do município. Mesmo antes do encerramento as respostas já são excelentes, seja sob a leitura dos resultados educacionais, pela amplitude e importância cultural, ou pela mobilização da população e dos visitantes". Com atividades das 9h às 18h, a programação do sábado começa com yoga e Treinamento Funcional, instruídos por equipes da Hammer Academia. Na sequência, às 10h, tem palestra sobre qualidade de vida com a Clínica de Assistência à Mulher (CAM); às 11h, a Hammer promove aula de aeróbica; às 12h30, tem apresentação de Tio Paulinho e Companhia; às 15h, o Teatro da Árvore; às 16h, a equipe da Hammer ministra aula de Fitdance; e às 16h30, tem "Soltura Tartarugas" com a equipe do Salva/ Tamar. O encerramento acontece às 17h, com show acústico do ex-The Voice Tiago Velame e de Rebeca Bá.

Histórico de Conteúdo