Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 22:00

Bahia terá três representantes no Campeonato Brasileiro de Futebol Digital

por Matheus Caldas e Leandro Aragão

Bahia terá três representantes no Campeonato Brasileiro de Futebol Digital
Arte: ABFDV / Divulgação

A Bahia terá uma delegação no Campeonato Brasileiro de Futebol Digital, no Distrito Federal, em Brasília no próximo sábado (23) e domingo (24). Os jogadores Daniel, Sombra Negra e Samuel Alves vão participar da competição do jogo Pro Evolution Soccer (PES). O presidente da Associação Baiana de Futebol Digital e Virtual (ABFDV), Leo Bertora, destacou a importância de mandar três representantes do estado baiano para o torneio.

 

"Ter uma delegação baiana de futebol digital no maior campeonato do Brasil da modalidade é muito importante, porque mostra o quão organizados nós somos e o quanto podemos fazer quando a gente se esforça para fazer um trabalho bacana voltado para os jogadores", afirmou.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 21:30

Com 5 gols de Scocco, River massacra por 8 a 0 e vai à semifinal da Libertadores

por Estadão Conteúdo

Com 5 gols de Scocco, River massacra por 8 a 0 e vai à semifinal da Libertadores
Foto: Divulgação

Derrotado por 3 a 0 pelo Jorge Wilstermann no confronto de ida das quartas de final da Copa Libertadores, na Bolívia, o River Plate se garantiu em grande estilo na semifinal da competição continental, nesta quinta-feira à noite, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. De forma massacrante, o time argentino aplicou uma histórica goleada por 8 a 0, com direito a cinco bolas na rede de Ignacio Scocco, e assegurou classificação com extrema folga na próxima fase do torneio.


Com o expressivo triunfo, o River se credenciou para enfrentar na semifinal o ganhador do mata-mata entre os também argentinos Lanús e San Lorenzo, que se enfrentam também nesta quinta, a partir de 21h45. No duelo de ida, o San Lorenzo ganhou por 2 a 0.


Mesmo confiante depois de ter conquistado uma ótima vitória por três gols de diferença na partida de ida, quando também soube aproveitar as dificuldades impostas pelos 2.558 metros de altitude da cidade de Cochabamba, o Jorge Wilstermann exibiu uma atuação desastrosa desde o início da partida.


Do outro lado, o River "voava baixo" e, em apenas 19 minutos, já vencia por 3 a 0, com três gols do atacante Ignacio Scocco, que em 2013 teve uma passagem apagada com a camisa do Internacional, pelo qual balançou as redes por apenas quatro vezes em 21 partidas disputadas.


O placar de 3 a 0 ainda não era suficiente para levar o River às semifinais, mas a equipe da casa, apoiada pela sua barulhenta torcida, ampliou para 4 a 0 ainda na etapa inicial, com um gol de Enzo Pérez.


Atordoados em campo, os jogadores do time boliviano, que tem em sua zaga titular o brasileiro Alex Silva, o Pirulito, levaram o quinto gol antes do primeiro minuto do segundo tempo, mais uma vez com o inspirado Ignacio Scocco balançando as redes.


Pouco depois, aos 7, Ignacio Fernández já marcou o sexto do River, que veria a atuação de gala de Scocco ser coroada aos 12 minutos com mais um gol. Enzo Pérez ainda fez mais um aos 22 minutos para decretar o humilhante 8 a 0.


O placar poderia ter sido ainda maior, pois o River criou novas chances de gol e foi altamente dominante até o final da partida, mas a festa da sua torcida já estava mais do que garantida.


O River se tornou o terceiro time classificado às semifinais desta Libertadores. Os outros dois são o Grêmio e o Barcelona de Guayaquil, que venceram Botafogo e Santos, respectivamente, por 1 a 0, nos confrontos de volta das quartas de final, na última quarta-feira à noite.
 

 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 21:14

Fluminense perde para a LDU, mas avança na Sul-Americana e pegará o Flamengo

por Estadão Conteúdo

Fluminense perde para a LDU, mas avança na Sul-Americana e pegará o Flamengo
Foto: Nelson Pérez / Fluminense

O jovem time do Fluminense foi a Quito e voltará para casa com a vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O gol heroico de Pedro, nos minutos finais, garantiu a classificação do time carioca nesta quinta-feira apesar da derrota por 2 a 1 e de uma atuação para ser esquecida dos comandados de Abel Braga, dominados durante quase todo o jogo pelo adversário. Pouco importa, porque a vaga ficou com a equipe tricolor, que agora fará clássico como Flamengo na próxima fase.

 

De quebra, o Fluminense encerrou a freguesia recente diante da LDU. Afinal, foi o rival equatoriano que bateu o time carioca nas decisões da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana do ano seguinte, sempre com grandes atuações em Quito. Se as derrotas no Equador por 4 a 2, em 2008, e 5 a 1, em 2009, acabaram com a chance de título dos tricolores, esta, mais magra, garantiu a vaga da equipe na próxima fase.

 

Antes de pensar no Fla-Flu das quartas de final, porém, o Fluminense volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe recebe o Palmeiras, no Maracanã. Até lá, a equipe precisará resolver alguns problemas que repetiu nesta quinta, como os erros nas bolas alçadas àárea e o espaço no lado esquerdo da defesa.

 

Apesar da fraca atuação, as primeiras impressões nesta quinta foram das melhores para o Fluminense. Logo aos dois minutos, Léo cobrou lateral direto para a área, Peu se antecipou à defesa e desviou no travessão. O que ninguém esperava é que esta seria a única chance criada pela equipe ao logo do primeiro tempo.

 

Isso porque a LDU cresceu imediatamente, ganhou o campo de ataque e passou a aproveitar os espaços pelo lado do campo, principalmente nas costas de Léo. De lá, saiu o cruzamento que quase resultou no gol de Navarro, aos 18 minutos. O Fluminense tentou responder também pelo alto, aos 21, mas Nogueira errou o alvo.

 

Os cruzamentos da LDU quase sempre encontravam atacantes livres, mas a pontaria não parecia em dia. Aos 31, Narváez ergueu da direita e Betancourt apareceu livre na entrada da área para finalizar firme, com muito perigo.

 

A melhor chance da LDU no primeiro tempo, porém, viria em um contra-ataque. Aos 39, Nazareno repôs rápido a bola na direita com Julio, que passou como quis pela marcação e deixou Cevallos sozinho na área para marcar. O meia se atrapalhou, mas bateu e viu Lucas salvar o gol certo. No rebote, o equatoriano tentou de novo e, desta vez, parou em Júlio César.

 

O segundo tempo começou igual, com a LDU dominando a posse de bola e tendo dificuldades para acertar a pontaria. Mas em uma rápida escapada, foi o Fluminense que quase abriu o placar. Wellington Silva acertou longo lançamento para Scarpa, que invadiu a área e foi travado em carrinho de Chala. O brasileiro reclamou muito de pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

 

Só que de tanto falhar nos cruzamentos, o Fluminense finalmente seria castigado aos 12 minutos. Cevallos ergueu a bola da intermediária e encontrou Barcos sozinho, aproveitando a tentativa de linha de impedimento de Frazan. O argentino teve apenas o trabalho de deslocar Júlio César de cabeça.

 

O gol embalou a LDU, que marcaria o segundo logo na sequência, aproveitando outro erro recorrente do adversário. Julio teve toda tranquilidade para avançar nas costas de Léo e rolar no meio da área para Cevallos, que chegou batendo firme de primeira.

 

Anderson Julio, da entrada da área, e Bolaños, em ótima defesa de Júlio César, ainda desperdiçaram boas oportunidades para a LDU. E quando o placar parecia definido, veio o castigo para os donos da casa. Aos 41 minutos, Gustavo Scarpa cobrou escanteio da direita, a defesa falhou e Pedro apareceu sozinho na área para marcar.

 

Rodrigo Pessoa desabafa sobre morte do cavalo Baloubet: 'Soube por jornalista'
Foto: Reprodução / Instagram

O cavaleiro Rodrigo Pessoa disse que só soube da morte do cavalo Baloubet Du Rouet dias após do ocorrido. O animal de 28 anos morreu no dia 7 de agosto, por causas naturais, em Portugal, onde vivia desde 2010.

 

"Não teve despedida. Há 12 anos que ele estava em um haras em Portugal, e eu soube por um jornalista que ele tinha morrido. Não tinha mais contato com o proprietário português, que não teve a decência de me telefonar e compartilhar que o cavalo tinha falecido", desabafou.

 

Rodrigo lamentou a morte do cavalo, que não competia mais desde 2006 e vivia sob os cuidados do seu proprietário, no país português. "Fico triste porque é um cavalo que fez parte da minha vida. Teve uma excelente aposentadoria debaixo de sol e teve uma bela morte. Para ele foi muito bom", afirmou Rodrigo, que atualmente se divide entre os Estados Unidos e a Europa, e assumiu recentemente o posto de técnico da equipe de hipismo da Irlanda.

 

A dupla tinha grandes chances de medelha nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, mas Baloubet refugou três vezes e eles perderam. No entanto, nos Jogos seguintes, em Atenas 2004, o conjunto conquistou a medalha de ouro e a de bronze na disputa por equipes. Além de outros três títulos mundiais, feito inédito.

 

Entre os anos de 2006 e 2010, Baloubet Du Rouet ficou instalado num centro de reprodução na Bélgica e a estimativa é que o cavalo tenha mais de 200 filhos competindo no circuito europeu. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo (ABCCH), 96 cavalos são filhos dele no Brasil.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 19:35

Vitória consegue efeito suspensivo para Yago encarar o Atlético-MG

por Glauber Guerra

Vitória consegue efeito suspensivo para Yago encarar o Atlético-MG
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O meia Yago está liberado para encarar o Atlético-MG. Na noite desta quinta-feira (21), o departamento jurídico do Vitória conseguiu efeito suspensivo da punição de dois jogos (uma já cumprida) imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD) por conta da expulsão contra o Coritiba, no mês passado. O confronto contra o Galo será no domingo (24), às 19h, no Independência, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini ocupa a penúltima posição. 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 19:30

Técnico mantém indefinição sobre batedor de pênaltis do PSG e diz que clima é bom

por Estadão Conteúdo

Técnico mantém indefinição sobre batedor de pênaltis do PSG e diz que clima é bom
Foto: Divulgação / PSG

O desentendimento público entre os atacantes Cavani e Neymar sobre quem é o responsável pelas cobranças de pênalti do Paris Saint-Germain não foi encerrado pelo técnico Unai Emery. Nesta quinta-feira (21), o treinador apontou que ambos estão aptos para baterem os pênaltis, mas tergiversou e evitou apontar quem foi definido por ele como primeiro cobrador da equipe francesa.

"Antes de falar das penalidades, devemos falar de sua importância. Muitos jogadores podem assumir essa responsabilidade. Aqui, os dois cobradores são Cavani e Neymar", disse, em entrevista coletiva. "No treino, os jogadores treinam para cobrar. Em um momento decisivo, podemos ganhar graças a isso. Temos as estatísticas de todos os jogadores. Ambos são capazes de cobrar. Quem é o número um? O importante é marcar os gols", acrescentou.

Cavani foi o cobrador de pênaltis do Paris Saint-Germain na última temporada, mas o clube fez a mais cara contratação da história do futebol na recente janela de transferências ao tirar Neymar do Barcelona por 222 milhões de euros (R$ 831 milhões, na cotação atual). O uruguaio seguiu batendo os pênaltis nos primeiros jogos do Campeonato Francês, mas em duas oportunidades o brasileiro pediu para executar a cobrança, o que foi rechaçado pelo companheiro de clube.

O segundo desentendimento se deu no último fim de semana, no triunfo do PSG por 2 a 0 sobre o Lyon, e ficou mais exposto, não só porque Cavani desperdiçou o pênalti, mas também porque a situação também se deu em uma cobrança de falta, que foi batida por Neymar após o lateral-direito Daniel Alves lhe passar a bola. Além disso, houve uma discussão depois do triunfo, algo confirmado por Emery em sua entrevista coletiva, entre os jogadores após a partida. O treinador assegurou, porém, que o clima no vestiário é harmônico. "Os jogadores são competidores que querem o melhor para a equipe e, em seguida, em um nível individual", afirmou.

Emery também negou preocupação com a existência de uma "panelinha" dos jogadores brasileiros no PSG, algo ventilado não só pelos vários jogadores nascidos no País no elenco - Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Lucas, Neymar e o naturalizado italiano Thiago Motta -, mas também pela postura do lateral ao passar a bola para Neymar cobrar uma falta, impedindo que Cavani a executasse.

"O Paris Saint-Germain está aberto a todos os jogadores, independentemente da sua nacionalidade. É futebol. A atmosfera é muito boa no vestiário. É verdade que existem personalidades e culturas. Precisamos estar atentos a isso, mas a atmosfera é boa", disse.

Assim, com o impasse mantido sobre quem é o cobrador de pênaltis, o PSG voltará a jogar no próximo sábado (23), quando vai visitar o Montpellier, pela sétima rodada do Campeonato Francês. O time venceu os seus seis primeiros jogos e lidera a competição.

 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 18:55

Vagner Mancini comanda treino fechado e faz mistério na escalação contra o Atlético-MG

por Glauber Guerra

Vagner Mancini comanda treino fechado e faz mistério na escalação contra o Atlético-MG
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória

O técnico Vagner Mancini, do Vitória, optou pelo mistério no treino desta quinta-feira (21), visando o confronto de domingo (24), diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. O comandante Rubro-negro fechou os portões à imprensa e não deu pista da escalação. 

 

O treinador tem problemas para a partida. Caíque Sá sofreu uma lesão na coxa e só deve ficar à disposição na próxima rodada. Juninho permanece fora de combate, enquanto Patric recebeu o terceiro cartão amarelo. Já Yago foi suspenso pelo STJD, mas o Vitória recorreu da decisão e tenta um efeito suspensivo para coloca-lo em campo.
Para as laterais, Mancini tem a opção de colocar Geferson e Thallyson. Outra possibilidade é improvisar algum jogador tanto na direita como na esquerda.

 

Segundo a assessoria de imprensa, Mancini comandou um coletivo tático e realizou testes na equipe.

 

O Vitória volta aos trabalhos na tarde desta sexta (22). Mais uma vez o treino será fechado.

'Calem a boca', esbraveja Daniel Alves sobre seu nome em polêmica briga no PSG
Daniel Alves (M) | Foto: C. Gavelle

O lateral-direito Daniel Alves pediu, através da sua conta no Twitter, nesta quinta-feira (21), que parassem de falar o seu nome no polêmico desentendimento entre Neymar e Cavani sobre as cobranças de bola parada no último domingo (17), no jogo do Paris Saint-Germain contra o Lyon. Eles respondeu ao uruguaio Diego Forlán, que atua no Mumbai City, da Índia.

 

"Não sei qual partida vocês viram, mas, para sua informação, não tirei a bola de nenhum companheiro. Pelo contrário, eles que tiraram de mim - respondeu em primeiro lugar", escreveu o baiano.

 

Forlán disse, em entrevista à rádio espanhola COPE, que não via sentido Daniel Alves ter tirado a bola de Cavani e entregado a Neymar, numa cobrança de falta durante a partida. O lance foi o primeiro desentendimento entre os dois atacantes do clube francês. Daniel Alves ainda afirmou na rede social que ele foi o autor do último gol de falta do PSG. O lateral marcou o tento no dia 29 de julho, na vitória por 2 a 1 contra o Monaco, pela Supercopa da França. Inclusive esta foi a única vez que o baiano balançou as redes pela equipe francesa. "Também para seus dados, o último gol de falta do PSG fui eu que fiz. Sendo assim, calem a boca e parem de fazer polêmica com o meu nome", esbravejou.

 

O PSG é o líder do Campeonato Francês com 100% de aproveitamento. O clube venceu as seis partidas que disputou e soma 18 pontos. O próximo compromisso será fora de casa, contra o Montpellier, neste sábado (23), às 12h no horário de Brasilía.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 17:30

Presidente do Jequié visita mandatário do Vitória para viabilizar parceria

por Leandro Aragão

Presidente do Jequié visita mandatário do Vitória para viabilizar parceria
Foto: Divulgação / ADJ

O presidente da Associação Desportiva Jequié (ADJ) e deputado estadual, Leur Lomanto Jr. (PMDB), fez uma visita na Toca do Leão, sede do Vitória, em Salvador, na última terça-feira (19). O cartola esteve acompanhado do vice-presidente do clube, Camilo Barbosa, e do diretor de futebol, Lennon Fredson, e se encontrou com o mandatário rubro-negro, Agenor Gordilho, e com os diretores de futebol, Cleber Giglio e Marcos Chiarastelli. Em entrevista ao Bahia Notícias, Leur contou que a possibilidade de uma parceria esteve em pauta na conversa.

 

"Fizemos uma visita no sentido de viabilizar uma parceria para empréstimos de jogadores e também de desenvolvimento das divisões de base. Fomos para mostrar a importância do papel dos grandes clubes como Bahia  e Vitória no sentido de ajudar a fortalecer os clubes do interior", contou.

 

Após conquistar o acesso neste ano, o Jequié vai disputar a Série A do Campeonato Baiano em 2018. Leur disse que o clube já começou a se reestruturar para a disputa da próxima temporada. "Estamos estudando, trabalhando, contactando profissionais. Depois, vamos começar o trabalho de captação de recursos junto a empresas privadas e também vamos conversar com a prefeitura de Jequié. Queremos montar um time competitivo para disputar a próxima temporada", afirmou.

 

Leur Lomanto Jr. foi eleito presidente do Jequié na chapa, junto com o vice-presidente Camilo Barbosa. Ele venceu o pleito realizado no dia 25 de agosto deste ano.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 17:30

Com dores, Cláudio Winck é vetado e não viaja com o Inter para Caruaru

por Estadão Conteúdo

Com dores, Cláudio Winck é vetado e não viaja com o Inter para Caruaru
Foto: Divulgação / Internacional

O lateral-direito Cláudio Winck foi vetado pelo departamento médico do Internacional nesta quinta-feira (21) e nem viajou com a delegação do clube gaúcho para o jogo contra o Náutico, em Caruaru, no sábado (23), pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Winck havia voltado aos treinos na terça-feira, após ser poupado na segunda em razão de uma pancada sofrida na vitória sobre o Figueirense, no sábado. Ele treinara normalmente. Mas, na quarta, apontou dores na coxa esquerda e virou dúvida para o duelo do fim de semana.

Nesta quinta, avaliado pelos médicos do clube, o lateral foi vetado da partida, segundo informou o clube ao fim do treino. Será a segunda baixa para o técnico Guto Ferreira escalar a equipe. O meia argentino D'Alessandro já era desfalque certo porque levou o terceiro cartão amarelo no sábado passado.

Sem o argentino, o treinador vem fazendo testes no meio-campo do Inter desde a terça. Camilo e Felipe Gutiérrez brigam pela posição. E o segundo vem levando vantagem na disputa. Nesta quinta, ele voltou a ser escalado entre os titulares.

Em outro teste, o treinador colocou Nico López no lugar de Sasha ao longo da atividade realizada na manhã desta quinta. Desta forma, o provável time do Inter que enfrentará o Náutico terá Danilo Fernandes; Alemão, Ernando, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Felipe Gutiérrez (Camilo), William Pottker e Eduardo Sasha (Nico López); Leandro Damião.

Ainda nesta quinta, a delegação do Inter viajará para Caruaru (PE). Assim, o último treino, nesta sexta-feira (22), será realizado em solo pernambucano.

 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 17:15

Preto testa Edigar Junio no lugar de Rodrigão durante treino do Bahia

por Ulisses Gama

 Preto testa Edigar Junio no lugar de Rodrigão durante treino do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia deve ter uma mudança no ataque para o jogo contra o Grêmio. No treino da tarde desta quinta-feira (21), no Fazendão, o técnico Preto Casagrande testou Edigar Junio na posição de Rodrigão.

 

Inicialmente, o foco do treinamento foi para o setor defensivo. Na atividade, o comandante tricolor escalou Eduardo,
Tiago, Lucas Fonseca, Juninho Capixaba, Edson e Juninho para simular jogadas.

 

Na sequência, a atividade tática foi implantada com Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba. Edson, Juninho e Vinícius; Zé Rafael, Mendoza e Rodrigão (Edigar Junio).

 

Durante a atividade, a equipe deu atenção para as jogadas de escanteio, que acabaram fazendo o Esquadrão perder para o Cruzeiro no último domingo. Antes das cobranças, Preto conversava para acertar o posicionamento dos defensores.

 

Em processo de recuperação, o volante Renê Júnior tratou o hematoma na coxa no departamento médico. Já o zagueiro Jackson e o lateral-esquerdo Armero deram continuidade ao trabalho de transição física na academia.

 

O grupo volta ao batente nesta sexta-feira (22), às 15h, na Arena Fonte Nova.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 16:45

Ramon quer marcação forte contra o Atlético-MG

por Glauber Guerra

Ramon quer  marcação forte contra o Atlético-MG
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O Vitória enfrenta o Atlético-MG, neste domingo (24), às 19h, no Independência, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Ramon, que tem atuado como volante, espera um duelo complicado e pede uma marcação muito boa diante do Galo. Na sequência, o time Rubro-negro terá outro jogo fora de casa. Será contra o Botafogo, no dia 1º de outubro. Porém, o defensor quer foco jogo a jogo.

 

“Jogos fora têm o mesmo valor dos jogos em casa. Não é porque temos uma boa campanha fora que vamos achar que já estão ganhos. Vão ser jogos difíceis. A gente tem que pensar primeiro no Atlético-MG, porque vai ser um jogo complicado. Temos que fazer o que estamos fazendo fora de casa, ter uma marcação muito boa, e quando tiver a bola, saber jogar, para que tudo dê certo. Vamos em busca dos três pontos”, afirmou Ramon.

 

Como visitante, o Vitória tem a quarta melhor campanha. Fora 11 jogos disputados, cinco triunfos, quatro empates e três derrotas. Um aproveitamento de 51,52%.

 

Com apenas 26 pontos, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini ocupa a penúltima posição no certame nacional.
 

Atividade física promove socialização e bem estar às pessoas portadoras de deficiência
Foto: Divulgação / Hammer

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência é celebrado nesta quinta-feira, dia 21 de setembro. Criada em julho de 2005, através da Lei Federal n° 11.133, a data tem por objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, bem como motivá-las a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde possam viver de forma igualitária e sem preconceitos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 6,2% de pessoas com algum tipo de deficiência.


Neste sentido, a prática regular de atividade física atua como uma importante aliada para a socialização e inclusão dos portadores de deficiência, é o que afirma o fisioterapeuta esportivo, Arivan Gomes, parceiro da rede Hammer Fitness Club. Além disso, devido ao preconceito que normalmente sofrem existe uma grande prevalência de deficientes físicos sedentários, já que eles mesmos tendem a se recluir, evitando a exposição e a prática de atividade. “Por isso, é muito importante que tenhamos profissionais capacitados para atender às necessidades destes indivíduos, para que as adaptações de treinos façam com que eles se sintam incluídos no processo”, diz.


Já na parte física o fisioterapeuta ressalta a importância do exercício físico para o fortalecimento das extremidades. “Um paraplégico que não tem movimentos nos membros inferiores, por exemplo, certamente precisa fortalecer bastante os membros superiores, para compensar e ele ter a possibilidade de poder usar os braços para sustentar o próprio peso, fazer movimentos funcionais, transferências da cama pro chão e/ou para o banheiro”, exemplifica Gomes. Ainda segundo ele, o fortalecimento das outras extremidades e dos outros seguimentos é muito importante nesse quesito, mas, também, para que tenham um alto nível de qualidade de vida, bem estar, condicionamento cardiovascular e todos os outros benefícios que as pessoas não deficientes têm.


Com poliomielite desde os nove meses de vida, a arquiteta Ranice Almeida, 50 anos, aluna da Hammer Fitness Club, frequenta a academia entre 3 a 4 vezes na semana. Confirmando os benefícios citados pelo fisioterapeuta, Ranice afirma que prática regular de atividade contribui tanto para o fortalecimento da musculatura, ajudando a suportar o peso e a condição física de ter uma perna menor que a outra, quanto para a melhoria do condicionamento físico, aumento da disposição e ânimo para as atividades.


De acordo com o educador físico Pablo Gavazza, coordenador técnico da rede Hammer Fitness Club, a prescrição de treino para indivíduos com deficiência deve ser feita de forma personalizada, respeitando a sua condição física e/ou mental, além das suas limitações. “É importante, ainda, considerar a aptidão e preferência do aluno, para que a atividade seja, também, prazerosa”, ressalta. Consideradas estas premissas, podem ser realizados exercícios de musculação, caminhadas, atividades aeróbicas, yoga, pilates, natação e outras atividades na água, como aquabike e hidroginástica, dança, entre outros. “Vale salientar que assim como qualquer outra pessoa, é muito importante que toda e qualquer atividade física seja acompanhada por um profissional de educação física para evitar lesões e outros problemas relacionados à prática errônea de algum exercício”, ressalta Gavazza. 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 15:55

NBB 2017/2018: Vitória estreia fora de casa contra a Liga Sorocabana

por Glauber Guerra

NBB 2017/2018: Vitória estreia fora de casa contra a Liga Sorocabana
Foto: Jéssica Santana/ Divulgação/ Vitória

A tabela de jogos da primeira fase do Novo Basquete Brasil 2017/2018 (NBB) foi divulgada nesta quinta-feira (21). O Vitória, que terminou em terceiro lugar na última temporada, vai estrear fora de casa contra a Liga Sorocabana, no dia 7 de novembro, uma terça-feira, às 20h, em Sorocaba (SP). A segunda e a terceira partidas também serão longe de Salvador. O time Rubro-negro vai pegar o Pinheiros e o Mogi, 9 e 11 do mesmo mês, respectivamente. O primeiro compromisso na capital baiana vai acontecer somente no dia 29 de novembro, às 19h30. O Leão manda os jogos no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

 

Antes do NBB, o Vitória irá disputar a Liga Sul-Americana. Salvador será sede do Grupo C, que além do Leão, conta com Estudiantes de Concordia (Argentina), Malvín (Uruguai) e Guaros de Lara (Venezuela). As partidas acontecerão entre os dias 17 e 19 de outubro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

 

Confira os cinco primeiros jogos do Vitória no NBB:

07/11/2017 20:00    Liga Sorocabana X Vitória            
09/11/2017 19:30    Pinheiros X Vitória            
11/11/2017 14:00    Mogi  X Vitória  
29/11/2017 19:30    Vitória  X  Botafogo
07/12/2017 19:30    Vitória  X   Vasco da Gama    

Duelo decisivo entre Guanambi e São Desidério terá transmissão da TVE neste domingo
Arte: Divulgação / TVE

O duelo decisivo entre as seleções de Guanambi e São Desidério, neste domingo (24), às 15h, pela segunda fase do Campeonato Intermunicipal, terá transmissão ao vivo da  TVE. Na primeira partida, São Desidério fez prevalecer o mando de campo e venceu o adversário por 2 a 1, no último domingo (17).

 

O torcedor poderá acompanhar a partida pela televisão no canal 10.1 e também pela internet, através das páginas oficiais da emissora no facebook (clique aqui), no Youtube (clique aqui) e no portal (clique aqui).

 

Em desvantagem no confronto, a seleção de Guanambi precisa vencer por, no mínimo, 1 a 0 para se classificar. Já São Desidério, joga por um empate, mas também pode perder por até um gol de diferença, desde que o placar seja a partir de 3 a 2. Caso, o 2 a 1 se repita, mas a favor de Guanambi, a disputa será decidida nos pênaltis.

 

Confira as outras partidas da 2ª fase. Todos os jogos serão distputados no domingo (24), às 15h:

 

Caldeirão Grande x Britinga, no placar agregado está 1 a 0 Biritinga
Ipiaú x Valença, no placar agregado está 1 a 0 Valença
Ubaitaba x Nazaré, no placar agregado está 1 a 0 Ubaitaba
Uruçuca x Itarantim, no placar agregado está 3 a 0 Itarantim
Itapetinga x Itabuna, no placar agregado está 2 a 1 Itabuna
Itapé x Ibicaraí, no placar agregado está 3 a 1 Ibicaraí
Paratinga x Brumado, no placar agregado está 1 a 0 Brumado
Vitória da Conquista x Barreiras, no placar agregado está 2 a 1 Vitória da Conquista
Porto Seguro x Itamaraju, no placar agregado está 0 a 0
Eunápolis x São José da Vitória, no placar agregado está 0 a 0
Camamu x Ibirapitanga, no placar agregado está 1 a 0 Camamu
Saubara x Santo Antônio de Jesus, no placar agregado está 2 a 1 Saubara
Serrinha x Juazeiro, no placar agregado está 5 a 1 Serrinha
Senhor do Bonfim x Euclides da Cunha, no placar agregado está 4 a 1 Euclides da Cunha
Itaberaba x Conceição do Coité, no placar agregado está 1 a 0 Conceição do Coité
Valente x João Dourado, no placar agregado está 4 a 3 João Dourado
Riachão do Jacuípe x Ipirá, no placar agregado está 1 a 0 Riachão do Jacuípe
Santo Amaro x Camaçari, no placar agregado está 2 a 1 Santo Amaro
Alagoinhas x Feira de Santana, no placar agregado está 4 a 0 Feira de Santana
Catu x Terra Nova, no placar agregado está 0 a 0
Madre de Deus x Cruz das Almas, no placar agregado está 1 a 0 Madre de Deus
Cachoeira x São Félix, no placar agregado está 1 a 0 Cachoeira
Itabela x Arataca, no placar agregado está 2 a 0 Itabela

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 15:15

Capixaba aponta valor do apoio da torcida e pede paciência contra o Grêmio

por Ulisses Gama

Capixaba aponta valor do apoio da torcida e pede paciência contra o Grêmio
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

O Bahia terá dois jogos seguidos dentro de casa neste Campeonato Brasileiro para se afastar da zona de rebaixamento. O primeiro deles será no próximo domingo (24), contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova. Ciente da importância do resultado, o lateral-esquerdo Juninho pediu apoio e paciência do torcedor tricolor.

 

"A importância do torcedor é muito grande, eles são nosso 12º jogador. É muito importante ter eles no nosso lado. Convoco a torcida para nos apoiar. Peço que tenham um pouco mais de calma, que vamos conseguir fazer o resultado novamente", disse.

 

Apesar do pedido, os adeptos não andam nada satisfeitos. O Esquadrão de Aço ocupa o 16º lugar, com 27 pontos conquistados, e não vence há três rodadas. Em sua primeira Série A como profissional, Juninho sabe que tem que lidar com a pressão.

 

"Todo jogador tem que saber lidar com os momentos de vitória e derrota. A gente sabe que o momento não é legal, mas temos que ter calma para saber passar desse momento", indicou Juninho, que comentou o seu processo de adaptação na equipe principal.

 

"É meu primeiro campeonato na Série A, é importante ganhar confiança e aos poucos eu vou me adaptando", pontuou.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 14:30

Wozniacki vence de virada na estreia em Tóquio e encara Cibulkova

por Estadão Conteúdo

Wozniacki vence de virada na estreia em Tóquio e encara Cibulkova
Foto: Reprodução / Twitter WTA

A dinamarquesa Caroline Wozniacki precisou de uma virada para começar com vitória a defesa do seu título do Torneio de Tóquio. Nesta quinta-feira (21), a número 6 do mundo avançou no evento japonês ao superar a norte-americana Shelby Rogers, a 59ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/4, em 2 horas e 1 minuto.

Esse foi o terceiro duelo entre elas, sendo o segundo vencido por Wozniacki. Para isso, a dinamarquesa converteu cinco de 13 break points e perdeu o seu saque em três oportunidades, o que acabou sendo suficiente para assegurar a sua passagem às quartas de final do Torneio de Tóquio.

Na próxima fase, Wozniacki terá pela frente a eslovaca Dominika Cibulkova, número 9 do mundo, que nesta quinta venceu fácil, por duplo 6/2, a checa Katerina Siniakova, 50ª colocada no ranking. A dinamarquesa está em vantagem no confronto direto com Cibulkova, com nove triunfos e quatro derrotas.

Também nesta quinta-feira, a britânica Johanna Konta, número 7 do mundo, deixou a competição japonesa ao perder para a checa Barbora Strycova, 25ª colocada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/5). Essa foi a primeira vitória de Strycova em sete jogos com Top 10 em 2017. Sua rival em busca de uma vaga nas semifinais vai ser a russa Anastasia Pavlyuchenkova.

A francesa Caroline Garcia, número 20 do mundo, superou a japonesa Kurumi Nara (114ª) por 6/1 e 6/3. Agora ela terá pela frente a espanhola Garbiñe Muguruza, a número 1 do mundo. O outro confronto das quartas de final do Torneio de Tóquio já estava definido e será entre a checa Karoline Pliskova e a alemã Angelique Kerber.

 

Goleiro Victor, do Atlético-MG, espera um jogo extremamente difícil contra o Vitória
Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

O goleiro Victor, do Atlético-MG, espera um jogo difícil no compromisso com o Vitória, neste domingo (24), às 19h, no estádio Independência, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta acredita que a situação é delicada e a característica dos times armados pelo técnico Vagner Mancini fará com que o time baiano busque o ataque.

 

"Não podemos pensar em nada além de um jogo extremamente difícil, até porque o Vitória precisa pontuar para sair de uma condição adversa na tabela. Nós também temos pretensões de buscar algo maior e temos que pensar em vencer. Futebol eles têm demonstrado. Temos que ser um pouco mais eficientes. Não acredito que o Vitória venha jogar se defendendo, até porque não é uma característica dos times do Mancini, que jogam para o ataque. Tem tudo para ser um bom jogo. E nós temos, também, que buscar atacar de forma organizada", disse.

 

Para Victor, o Galo precisa pensar jogo a jogo para buscar a ascensão na tabela e brigar na zona que dá vaga na Libertadores do ano que vem. "Nós temos que pensar rodada a rodada. A gente sabe que um número próximo de 60 pontos nos garantiria no G-6 ou no G-4. Temos que pensar jogo a jogo, ponto a ponto, para fazer a maior pontuação possível. O Campeonato é muito equilibrado. Temos que procurar pontuar, ter uma constância maior, para depois sim pensar no G-6", afirmou.

 

O Atlético-MG é o décimo colocado com 31 pontos na tábua de classificação do campeonato. Já Leão, que briga contra o rebaixamento, ocupa a 19ª com 26.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 12:45

De olho na Liga Sul-Americana, Vitória fará amistosos contra Flamengo, Vasco e Botafogo

por Glauber Guerra

De olho na Liga Sul-Americana, Vitória fará amistosos contra Flamengo, Vasco e Botafogo
Amistosos serão no Rio de Janeiro | Foto: Jéssica Santana/ Divulgação/ Vitória

O Vitória fará quatro amistosos na semana que vem no Rio de Janeiro, de olho na Liga Sul-Americana de basquete. O Leão vai encarar o Vasco, Botafogo e o Flamengo. Contra o Rubro-negro carioca, serão dois jogos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) por Marcelo Falcão, superintendente do clube. “Faremos quatro amistosos no Rio de Janeiro. Servirá como preparação para a Liga Sul-Americana. Vamos chegar preparados na competição”, disse Falcão, em entrevista ao Bahia Notícias. O técnico Régis Marrelli, do Vitória, destacou a importância dos amistosos. “Estamos disputando o Campeonato Baiano. Está sendo bom, mas a gente sabe que o nível está um pouco abaixo. Então a gente precisa de enfrentar equipes mais qualificadas antes de começar a Liga Sul-Americana”, afirmou o treinador. O Vitória vai encarar o Flamengo nos dias 26 e 27 de setembro. No dia 28 é a vez do Vasco e 29 é contra o Botafogo. No certame continental, o Leão disputará os jogos da primeira fase em Salvador, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, entre os dias 17 e 19 de outubro.  O Rubro-negro baiano caiu no Grupo C ao lado do Estudiantes de Concordia (Argentina), Malvín (Uruguai) e Guaros de Lara (Venezuela).

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 12:30

Atlético de Madrid anuncia acerto com o Chelsea para recontratar Diego Costa

por Estadão Conteúdo

Atlético de Madrid anuncia acerto com o Chelsea para recontratar Diego Costa
Foto: Reprodução / Twitter Chelsea

Diego Costa está de volta ao Atlético de Madrid. O clube espanhol confirmou em seu site oficial, nesta quinta-feira (21), um principio de acordo com o Chelsea para recontratar o atacante brasileiro naturalizado espanhol. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados, mas a imprensa espanhola estima que ela deve chegar aos 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 225 milhões).

Em 2014, Diego Costa fez o caminho contrário e foi defender a equipe londrina em uma venda por 38 milhões de euros (R$ 141,5 milhões na cotação atual). Agora, o atacante, de 28 anos, volta ao time em que foi campeão espanhol na temporada 2013/2014 e da Copa do Rei da temporada 2012/2013.

"O Atlético de Madrid e o Chelsea chegaram a um acordo inicial para a transferência de Diego Costa. O negócio ainda depende da assinatura de contrato entre nosso clube e o atacante da seleção espanhola. O clube inglês autorizou Diego Costa a viajar a Madri nos próximos dias para se submeter a exames médicos e concretizar seu contrato com nossa entidade", diz o curto comunicado do clube espanhol, confirmando que a longa negociação está prestes a ter um final feliz para o Atlético de Madrid.

Porém, punido pela Fifa por irregularidades na contratação de jogadores menores de idade, o Atlético de Madrid só poderá contar com o seu novo reforço a partir de 1º de janeiro de 2018, quando será aberta nova janela de transferências.

Liberado pelo Chelsea para fazer exames médicos, Diego Costa vai para Madri nos próximos dias, quando será avaliado para assinar seu contrato. Além disso, ele também deve acompanhar o jogo contra o Sevilla, no Estádio Wanda Metropolitano no próximo sábado, pelo Campeonato Espanhol.

O brasileiro naturalizado espanhol está em litígio com Chelsea desde o fim da última temporada. Mesmo sendo protagonista na conquista do título inglês, Diego Costa foi informado por uma mensagem enviada através de telefone celular do técnico Antonio Conte que não fazia parte dos planos do clube. Sem atuar desde 11 de junho, quando marcou um dos gols da vitória da Espanha contra a Macedônia pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, o jogador se apresentaráà comissão técnica do técnico Diego Simeone para recuperar a forma física antes de poder ser aproveitado.

Durante sua passagem pelo Chelsea, Diego Costa ganhou o Campeonato Inglês em duas oportunidades. Ao todo foram 148 jogos, com 71 gols marcados e 31 assistência distribuídas. Agora ele está de volta ao Atlético de Madrid.

 

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 12:15

Bahia x Grêmio: ingressos para a partida estão à venda

por Ulisses Gama

Bahia x Grêmio: ingressos para a partida estão à venda
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

O torcedor do Bahia já pode garantir o seu ingresso para o jogo contra o Grêmio, no próximo domingo (24), na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube liberou as vendas das entradas para toda a torcida a partir desta quinta-feira (20), em diversos pontos de venda espalhados pela cidade, além do site oficial da Arena (clique aqui).

 

Além da vantagem de comprar um ingresso com 50% de desconto, o associado na modalidade de acesso garantido vai poder levar um acompanhante no jogo contra o clube gaúcho, desde que entre na praça esportiva com uma hora de antecedência.

 

A entrada mais barata para a partida custa R$ 20, para o setor Super Sul, enquanto o mais caro vale R$ 140, para o Lounge Premium. Crianças de até onze anos de idade não pagam.

 

Os pontos de venda são os seguintes: balcões da Ticketmix dos shoppings Salvador, da Bahia e Cajazeiras, lojas oficiais (shoppings Bela Vista, Salvador Norte e Estrada do Coco) e os guichês da Arena Fonte Nova.

 

Confira a tabela de preços:

 

Confira a programação dos locais de venda:

 

Quinta e sexta (21 e 22)
Internet – 24h
Ticketmix – Shopping da Bahia (9h-22h), Shopping Salvador (9h-22h) e Shopping Cajazeiras (9h-21h)
Loja Oficial do Bahia* – Salvador Norte (9h-22h), Bela Vista (9h-22h) e Estrada do Coco (9h-21h)
*apenas inteira de Norte/Leste, Oeste e Lounge

 

Sábado (23)
Internet – 24h
Bilheteria Norte da Arena – 10h às 16h (com guichê exclusivo para Sócio)
Ticketmix – Shopping da Bahia (9h-22h), Shopping Salvador (9h-22h) e Shopping Cajazeiras (9h-21h)
Loja Oficial do Bahia* – Salvador Norte (9h-22h), Bela Vista (9h-22h) e Estrada do Coco (9h-21h)
*apenas inteira de Norte/Leste, Oeste e Lounge

 

Domingo (24)
Internet – Até 18h30
Bilheterias da Arena – A partir das 9h

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 11:45

Luiz Flávio de Oliveira apita duelo entre Bahia e Grêmio

Luiz Flávio de Oliveira apita duelo entre Bahia e Grêmio
Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, da Fifa, para apitar a partida entre Bahia e Grêmio, no próximo domingo (24), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

O juiz será auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis, da Fifa, e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. José Claudio Rocha Filho e Adriano de Assis Miranda vão ser os árbitros adicionais. Todos são federados em São Paulo.

 

O Bahia é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos, enquanto o Grêmio figura na 2ª posição do certame, com 43 pontos conquistados.

Técnico do Flamengo pede para atletas não perderem o foco após classificação
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O técnico Reinaldo Rueda mostrou-se satisfeito com goleada aplicada pelo Flamengo, por 4 a 0, sobre a Chapecoense, na última quarta-feira (20), no estádio da Ilha do Urubu, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. No entanto, o comandante pediu para os jogadores comemorarem por apenas 30 segundos para já voltarem às atenções para o Campeonato Brasileiro e, principalmente, para a finalíssima da Copa do Brasil.

 

"Creio que tranquilidade não existe. São 30 segundos de comemoração e já tem de assimilar que temos de pensar no próximo jogo. Temos de controlar a emoção, seguir construindo a equipe, fortalecendo, para todo o caminho que falta. Ainda falta a reta final da Copa do Brasil e do Brasileiro", afirmou.

 

Pelo Brasileirão, o Fla encara o Avaí, neste sábado (23), às 19h, na mesma Ilha do Urubu, pela 25ª rodada. O clube é o quinto colocado com 38 pontos. Já no torneio nacional, o rubro-negro enfrenta o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (27), no estádio do Mineirão. Na primeira partida, as duas equipes ficaram no empate de 1 a 1. O treinador lembrou que o objetivo da equipe é conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. As três competições que o rubro-negro ainda está vivo levam para o maior torneio de clubes da América do Sul.

 

"Óbvio que a meta é a vaga na Libertadores e tem três caminhos, mas o Flamengo felizmente está melhorando a cada dia. Saber que é um caminho muito longo a Sul-Americana. Também temos a Copa do Brasil e o Brasileirão. Todos são muito intensos e espero que a gente siga se fortalecendo", disse.

 

O Flamengo conhecerá seu adversário das quartas de final da Sul-Americana, na noite desta quinta (21), no duelo entre LDU e Fluminense, no estádio Casa Blanca, em Quito, a bola vai rolar às 19h15. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o tricolor carioca pode perder por um gol de diferença a partir de 2 a 1 ou empatar por qualquer placar para avançar de fase.

 João Burse comemora retorno ao Vitória: 'Motivo de muita alegria'
Foto: Roque Mendes / Vitória

Campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2015, João Burse está de volta ao Vitória após dois anos (saiba mais aqui). Ele assumiu o time sub-20 e não escondeu a felicidade pelo retorno à Toca do Leão. Com a chegada dele, Laelson Lopes, que era o comandante da equipe, se tornou coordenador das divisões de base.

 

“É um motivo de muita alegria estar de volta. Me sinto muito em casa aqui, conheço os atletas, pois muitos são os mesmos que trabalharam comigo no sub-17 e hoje estão no sub-20. Estou recebendo essa oportunidade de retornar, oportunidade dada pelo Carlão (Carlos Anunciação, gestor da base), agora, tendo o Laelson (Lopes) como coordenador e que vai nos ajudar aí nesse trabalho. Espero fazer o melhor e colocar o Vitória sempre lá em cima, que é onde merece estar”, comentou o treinador.

 

Burse ainda exaltou a estrutura da agremiação. “O Vitória possui, hoje, uma estrutura que não perde para nenhum clube do Brasil. Tem campos de muita qualidade e uma estrutura muito interessante que vai dar para desenvolver bem os atletas e colocar o Vitória muito competitivo”, concluiu.

 

O time sub-20 está de férias e retorna aos trabalhos no dia 1º de outubro.

Agressões a árbitros rendem punições à integrantes de Teixeira de Freitas e Vera Cruz
Leonardo Oliveira Carvalho | Foto: Reprodução / Teixeira News

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) suspendeu 10 integrantes da Seleção de Teixeira de Freitas e mais três de Vera Cruz por agressões aos árbitros de suas partidas, válidas pela 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal, realizadas no dia 3 de setembro, um domingo (relembre aqui e aqui). O árbitro Leonardo Oliveira Carvalho foi agredido na goleada sofrida pelo Teixeira de Freitas por 5 a 1 para Eunápolis, enquanto que o assoprador de apito Antônio Eloy de Brito Neto apanhou no empate de 2 a 2 entre Vera Cruz Santo Antônio. O jogador de Teixeira de Freitas, Diones Almeida Cerqueira, teve a maior pena, 360 dias e mais três jogos de suspensão. Ele chutou o árbitro Leonardo, quando o agredido já estava caído. Já o auxiliar técnico Jeferson das Neves Senturion, que deu uma voadora em Leonardo, foi punido com 280 dias de gancho. Pelo lado do Vera Cruz, a punição mais severa foi para o presidente da liga da cidade, Edvaldo Carneiro Vieira Junior, com 300 dias de suspensão por ter invadido o campo e empurrado o rosto do árbitro Antônio Eloy. As ligas desportivas das duas cidades foram absolvidas, já que os agressores e invasores foram identificados. Tanto Teixeira de Freitas quanto Vera Cruz não conseguiram avançar de fase e foram eliminadas da competição, que já está na disputa da sua segunda fase.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 09:45

Juninho destaca importância de sequência no Bahia e garante: 'Vou dar meu máximo'

por Ulisses Gama

Juninho destaca importância de sequência no Bahia e garante: 'Vou dar meu máximo'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Sem poder contar com Renê Júnior, que tem um problema na coxa, o Bahia deve ter Juninho pela segunda vez seguida na titularidade. O volante foi destaque em 2016, ajudando o Tricolor a subir para a Série A, mas não teve a mesma fase positiva neste ano. Na opinião do atleta, a falta de sequência tem atrapalhado.

 

"Ano passado eu tive uma sequência muito boa, acho que a regularidade vem com isso, sequência e ritmo. Esse ano eu não tive sequência, minha maior sequência foi de dois jogos. Como qualquer jogador, eu preciso de sequência. Depois de oito jogos sem jogar mais de 20 minutos, eu tive chance no último jogo. Joguei 90 minutos e fiquei muito feliz. Foi graças ao meu empenho no dia a dia, a minha dedicação. Se eu for escolhido para jogar domingo outra vez eu vou dar meu máximo para ajudar o Bahia", explicou.

 

Juninho não deixou de fazer elogios a Renê, que se firmou como referência na equipe neste Campeonato Brasileiro.

 

"É um dos jogadores mais regulares do Bahia no ano. Vai fazer falta para o Bahia, então a gente lamenta a saída dele. Não torço para que ninguém machuque, mas também vejo isso como uma oportunidade para mim", declarou Juninho, que está próximo de completar 100 jogos pelo clube e espera igualar a marca do volante Fahel, que marcou 25 gols enquanto esteve no Esquadrão de Aço. 

 

"É sempre bom ter bons números dentro da equipe. Vou ficar muito feliz chegando a marca de 100 jogos, não é qualquer um que consegue isso. Então se eu conseguir atingir essa meta de 25 gols que o Fahel atingiu, vou ficar muito feliz de ajudar o Bahia", indicou.

Jogadores corintianos criticam arbitragem, mas técnico admite: 'Entramos na pilha'
Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Os jogadores do Corinthians criticaram a arbitragem do empate sem gols com o Racing, na última quarta-feira (20), no estádio El Cilindro, na Argentina, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O placar do jogo resultou na eliminação do time brasileiro no torneio. O meia Rodriguinho e o atacante Jô foram expulsos no segundo tempo. O mais exaltado foi o lateral Fagner.

 

"O juiz apitou para eles, o jogo todo ele dava falta para eles, o cara chutou a cara do Romero e não levou vermelho. Rodriguinho numa dividida foi expulso. O futebol brasileiro tem que se unir contra a Conmebol, não pode. Isso é uma vergonha! Uma vergonha. Somos pais de família levando tapa na cara", detonou.

 

O zagueiro Balbuena chamou o assoprador de apito de parcial. "Muito parcial, mas não adianta, o espetáculo não precisava disso, o Racing se classificava tranquilo sem a ajuda da arbitragem É bola para frente", disse.

 

Já o técnico Fábio Carille reconheceu que a equipe perdeu a cabeça. "Entramos um pouquinho na pilha, sim. Trabalhar no banco ali era ruim para tentar acalmar, eu não conseguia passar as informações. A gente perdeu um pouco a cabeça, sim. É um aprendizado de jogo catimbado para esse grupo. Nem no Chile (contra La U, na primeira fase) foi assim, foi um jogo tranquilo. Temos de ter a cabeça tranquila e boa para esses momentos", declarou.

 

Ele lamentou o gol de empate sofrido na primeira partida, no Itaquerão. O Timão dominou a etapa inicial e abriu o placar, mas levou empate no segundo tempo. "Num confronto de 180 minutos, tivemos a chance de matar em casa, de fazer mais ou até de vir aqui com 1 a 0, em vantagem. Eles não se preocuparam em jogar, o Cássio não fez uma defesa. Sabemos que jogar aqui é sempre pressão", analisou.

 

Já no Campeonato Brasileiro, o Corinthians vive situação bastante confortável. O time lidera a competição com 53 pontos, dez a mais do que o segundo colocado Grêmio. O próximo jogo do Timão será o clássico com o São Paulo, neste domingo (24), às 11h, pela 25ª rodada, no estádio do Morumbi.

Quinta, 21 de Setembro de 2017 - 08:45

Fernando Miguel espera que Vitória ‘se reinvente’ diante do Atlético-MG

por Glauber Guerra

Fernando Miguel espera que Vitória ‘se reinvente’ diante do Atlético-MG
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O Vitória encara o Atlético-MG neste domingo (24), às 19h, no Independência, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time Rubro-negro irá desfalcado para o duelo. O lateral-direito Caíque Sá sofreu uma lesão na coxa e acabou vetado. Outro jogador da mesma posição, Patric recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Pelo lado esquerdo, Juninho permanece de fora, após um problema no joelho. O goleiro Fernando Miguel lamentou as ausências e espera que a sua equipe possa “se reinventar” no confronto diante do Galo.

 

“A gente se reinventou algumas vezes nesse campeonato, então não será dificuldade. Claro que tem a adaptação, as combinações que a gente já tem, mas a gente tem se reinventado, e espera que nossa equipe possa se reinventar mais uma vez. A gente tem encontrado soluções para essas ausências. A gente lamenta essas ausências, mas não pode ficar só lamentando. A gente precisa fazer um bom jogo em Belo Horizonte”, disse o camisa 1, em entrevista coletiva.

 

Fernando Miguel ainda pediu concentração máxima ao time. “A gente vai jogar conforme a estratégia do Mancini. Se for mais recuada, a gente pode fazer isso. Se for para jogar mais adiantado, não tem nenhum problema. Mas antes de mais nada, muita concentração, porque os jogos têm sido decidido nos detalhes”, acrescentou.

 

Com 26 pontos, o Vitória ocupa a 19º colocação no Campeonato Brasileiro, enquanto o Atlético-MG tem 31 e aparece em 10º.
 

'O pau vai cantar', diz Levir Culpi sobre peso da eliminação santista na Libertadores
Foto: Ivan Storti / SantosFC

Após conseguir um bom resultado fora de casa, na primeira partida do confronto das quartas de final da Libertadores ao empatar em 1 a 1, o Santos foi surpreendido na última quarta-feira (20), pelo Barcelona de Guayaquil. O Peixe perdeu por 1 a 0, em pleno estádio da Vila Belmiro, em Santos, e foi eliminado do principal torneio de clubes da América do Sul. O técnico santista, Levir Culpi, falou sobre a pressão da queda na competição em ano eleitoral.

 

"Vai pesar muito (a derrota). É um ano político. Podem esperar que o pau vai cantar. Vamos tentar segurar as pontas e dar o nosso melhor. Senão, técnico vai embora", afirmou.

 

As eleições no Santos estão marcadas para dezembro deste ano e o atual presidente, Modesto Roma vai tentar a reeleição. O treinador assumiu a culpa pelo revés e falou sobre a escalação de Leandro Donizete no time titular, no lugar do lesionado Renato.

 

"A responsabilidade é minha. Totalmente. Nós perdemos dois jogadores que dão muito equilíbrio para o sistema tático (Lucas Lima e Renato). São opções que tenho que fazer e resolver. Não tenho remorso pela escalação. Tomamos gols de cruzamentos, não vejo nada muito diferente disso. A gente se sente chateado de perder na malandragem, por uma equipe que não é tão conhecida, mas que mereceu, já que jogaram bem", disse. "Agora que perdeu, a escalação tinha de ser outra. Quem jogou foi o Donizete, que é campeão da Libertadores. Tem que respeitar. Mesmo que não tenha feito uma boa apresentação. Nós tínhamos que jogar pelo 0 a 0. Na Libertadores, você tem que marcar e puxar o contra-ataque. Estávamos com um a mais, tínhamos chance antes da partida. Mas acabou a partida, aí aparece "o pessoal da escalação certa"", completou.

 

O Barcelona de Guayaquil vai encarar o Grêmio na semifinal da Libertadores. O jogo de ida está marcado para o dia 25 de outubro no Equador. No Campeonato Brasileiro, o Santos ocupa a terceira colocação com 41 pontos. A equipe volta à campo neste sábado (23), às 21h, novamente na Vila Belmiro, pela 25ª rodada, para enfrentar o Atlético-PR.

Atlético-MG x Vitória: árbitro da Fifa apita duelo no Independência 
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O goiano Wilton Pereira Sampaio, do quadro da Fifa, será o árbitro do duelo entre Atlético-MG e Vitória, domingo (24), às 19h, no Independência, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Na partida de domingo (25), Wilton Pereira será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Leone Carvalho Rocha (GO). Além da dupla, mais dois assistentes adicionais ficarão no fundo de cada meta: André Luiz de Freitas Castro (GO) e André Luiz de Freitas Castro (GO)

 

Com 26 pontos, o Vitória ocupa a penúltima posição no Campeonato Brasileiro, enquanto o Atlético-MG tem 31 e aparece em 10º.

Histórico de Conteúdo