Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Com elogios de Neto a Wagner e Dilma a Rui Costa, Via Expressa é inaugurada; placa terá Feliciano

Por Rodrigo Aguiar / Evilásio Júnior

Com elogios de Neto a Wagner e Dilma a Rui Costa, Via Expressa é inaugurada; placa terá Feliciano
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (1º), em cerimônia no próprio complexo viário, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do prefeito ACM Neto, além de ministros, parlamentares e secretários estaduais e municipais. Primeiro a falar, o gestor da capital baiana voltou a elogiar o chefe do Executivo baiano. "Se essa obra está sendo entregue foi porque o governador acreditou e trabalhou por ela, foi buscar recursos, acompanhou a execução e as intervenções, como as desapropriações [foram 650 na área]. A Via Expressa muda o perfil urbano de Salvador", exaltou Neto, ao citar a necessidade de investimento na mobilidade urbana e adoção de medidas como o Decreto de Carga e Descarga, que reduz o horário de circulação de caminhões na cidade.

Na sequência, Wagner retribuiu a gentileza ao comentar que o prefeito era "um cara de sorte" por ter a "chance" de participar de diversas inaugurações de obras iniciadas anteriormente que se concretizam agora. O governador classificou a Via Expressa como "monumental", ao confrontá-la com a Avenida Paralela e reiterar que é a "maior obra viária dos últimos 30 anos" em Salvador. "Uma obra como essa não é fácil. Rasgar uma estrada no ermo é uma coisa, outra coisa é fazer uma pista com 10 faixas no meio da cidade", comparou. Já Dilma iniciou o seu discurso com a fala de que iria "quebrar o protocolo", mas repetiu um artifício utilizado em outras ocasiões: fazer referência a membros da comunidade e destacar um operário como representante dos trabalhadores da obra. Ela chamou ao palco um homem de prenome Feliciano e sugeriu, inclusive, a inclusão do seu nome na placa de inauguração.

Ela repetiu também uma brincadeira em relação ao ponto inicial do complexo viário, a Rótula do Abacaxi (ver aqui). "Pensei que tinha uma feirinha ou alguém vendendo suco de abacaxi. Depois o governador me explicou que o nome é porque o trânsito é um abacaxi. Agora há pouco o governador me disse que vai mudar para Rótula do Quiabo", completou, em referência à previsão de melhor fluidez no trânsito da região. A presidente anunciou ainda que pretende voltar à Bahia no próximo mês para "olhar" a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com o uso da máxima: "O boi engorda com o olho do dono". "Vamos ver o nosso boi nos trilhos. A Fiol está agora a pleno vapor", brincou. Sobre a sucessão de Wagner, em 2014, embora tenha evitado falar de eleições, a petista fez menção ao pré-candidato do PT e chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa, como sucessor de "Evinha" – Eva Chiavon, ex-titular da pasta – no projeto. "Foi um dos grandes responsáveis pela conclusão da obra e pela sua qualidade", destacou.

Dos postulantes da base governista, marcaram presença no palanque principal o senador Walter Pinheiro (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) e o vice-governador Otto Alencar (PSD). O secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli (PT), o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e a senadora Lídice da Mata (PSB) não compareceram ao evento.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), "em função da retirada das instalações provisórias montadas para inauguração da obra", o tráfego de veículos será liberado a partir da tarde deste sábado (2). A meta é reduzir em 3,2 quilômetros o trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador, com pelo menos seis rotas alternativas. A via passa por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte. Ao todo, são dez faixas de tráfego seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga , três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios. O investimento foi de R$ 480 milhões, por meio de parceria entre os governos federal e estadual. O complexo viário é considerado uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).