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Dilma assina contrato do metrô e anuncia BRT e VLT; Era 'cabeça de jegue enterrada', diz Wagner

Por Rodrigo Aguiar/ Bárbara Affonso

Dilma assina contrato do metrô e anuncia BRT e VLT; Era 'cabeça de jegue enterrada', diz Wagner
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A presidente Dilma Rousseff aproveitou a assinatura do contrato para a construção e operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, nesta terça-feira (15), no Grand Hotel Stella Maris, para anunciar outras intervenções na mobilidade urbana na capital. A principal delas, que deve amenizar a interferência da “bancada do buzu” nas votações na Câmara Municipal, é a instalação de um corredor de Bus Rapid Transit (BRT) da Lapa até o Iguatemi. De acordo com o prefeito ACM Neto, a licitação para as obras será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), com investimento de R$ 600 milhões – valor a ser contraído por meio de empréstimo, que também precisa ser autorizado pelos vereadores de Salvador, e parte do Orçamento da União. A intenção é começar a instalação do modal no início do ano que vem, com previsão de conclusão em dois anos e meio. Também foram anunciadas, sem cronograma de obras, intervenções como um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região do Comércio, Paripe e Calçada, além de outro corredor de BRT entre Águas Claras e Paripe. Com duração de 30 anos, o contrato assinado entre os governos federal e estadual e o consórcio CCR – único participante e vencedor da licitação para o sistema de metrô – foi de R$ 3,9 bilhões.

Do total, R$ 1,3 bilhão será de responsabilidade da União, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2); R$ 1 bilhão será aportado pelo governo da Bahia, por meio de empréstimo; e R$ 1,6 bilhão será oferecido pela concessionária do sistema. Em três anos e meio, serão construídos 33,4 km de linha metroviária, com 19 estações. O contrato envolve a Linha 1 (Estação da Lapa a Pirajá), que já começou a ser construída, e a Linha 2 (Acesso Norte ao aeroporto), com previsão de extensão do primeiro trecho até Cajazeiras e do segundo trecho até Lauro de Freitas, com investimento total de R$ 5 bilhões. Para o governador Jaques Wagner, pelo menos até o final de 2014, o metrô já deve rodar da Lapa até o Retiro. “Finalmente! Eu considerava o metrô uma cabeça de jegue enterrada, porque nunca saía”, suspirou. De acordo com o diretor da CCR, Harold Peter, em julho de 2014, o sistema deve entrar em fase de testes para, em setembro, começar a funcionar.