Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Planos de saúde e bancos lideram ranking de reclamações dos consumidores ao Idec

Planos de saúde e bancos lideram ranking de reclamações dos consumidores ao Idec
O ranking de atendimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) de 2012 mais uma vez ressalta os principais vilões dos consumidores. Segundo dados convergentes com os dos Procons de todo país apontam os planos de assistência médica na liderança do ranking de reclamações dos consumidores. Instituições financeiras e serviços de telecomunicações também estão entre os que mais geram problemas aos consumidores. O Idec ainda contabiliza os planos de saúde como os de maiores queixas, já que maioria dos planos comercializados é coletivo e, por isso, nem todos Procons os consideram. Há mais de uma década os planos de assistência médica lideram o relatório de atendimentos do Idec. Segundo o Instituto, as principais queixas dos consumidores ao Idec são: negativa de cobertura; reajuste por faixa etária e anual; e descredenciamento de prestadores de serviço. Campeão de reclamação no Procon-SP, o setor financeiro (banco, cartão de crédito, crédito e consórcio) é o segundo colocado no ranking. Assim como aponta o Banco Central, cobrança indevida de tarifas e de serviços não contratados está entre os motivos mais reclamados. Outras queixas dos consumidores são endividamento, taxa de juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro de maus pagadores. A telefonia é outro setor que o Idec registra em seu ranking. Em consonância com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na telefonia móvel as queixas mais recorrentes dizem respeito à falta de sinal e à queda nas chamadas. Na telefonia fixa as reclamações mais recorrentes são cobrança de minutos excedentes ao plano e cobrança por serviço não solicitado. Na TV por assinatura, falta de sinal; na banda larga, velocidade de navegação.