Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

'Até março devemos ter essa licitação na rua', diz Gabrielli sobre metrô da Paralela

Por Bárbara Affonso

'Até março devemos ter essa licitação na rua', diz Gabrielli sobre metrô da Paralela
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira (4), durante entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5, que a construção do segundo trecho do metrô de Salvador deve começar assim que terminarem as negociações entre governo e prefeitura sobre a integração dos modais de transporte na capital. "Até março devemos ter essa licitação na rua. Uma vez saindo a licitação, tem um período de três a quatro meses para as obras começarem", informou, ao lembrar que o processo licitatório combina a construção da nova linha, de 28 km na Avenida Paralela, e a implantação do primeiro trecho, de 6 km, com viabilidade de funcionamento para a Copa do Mundo, em 2014. Para amenizar a falta do sistema completo do metrô durante o evento, Gabrielli acredita que outras alternativas serão possíveis até 2014, como a implantação de uma passarela que ligará o Desterro ao Pelourinho, considerada "elemento chave na integração dos estacionamentos desses locais com a Arena Fonte Nova", e de linhas de ônibus exclusivas para o estádio. "O Carnaval de Salvador mobiliza mais de 1 milhão de pessoas, que se deslocam na cidade. A Copa vai mobilizar 100 mil. Em termo de volume de tráfego, o evento não vai influenciar tanto na dinâmica da cidade", opinou. Perguntado sobre a gestão das linhas de trem no subúrbio, o secretário desconversou e disse que, enquanto alguns modais precisam ser mais integrados, outros podem ser complementares. "Evidentemente, o Estado não vai querer assumir as concessões de linhas de ônibus, tipicamente municipais. Mas não dá para ter um sistema de ônibus completamente desconectado de um sistema de metrô, já que teremos bilhete unico", afirmou.