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Notícia

Todos os homens (e mulheres) do candidato: quem são os profissionais de uma equipe de campanha

Por Bárbara Souza

Foto: Reprodução / André Carvalho
 
Eles dão forma e conteúdo à campanha de cada candidato à Prefeitura de Salvador. São dezenas – e, em alguns casos, centenas – de profissionais que trabalham diuturnamente no planejamento e execução das campanhas eleitorais.  “Cerca de 300 pessoas trabalham na campanha em todas as áreas, incluindo comitê e núcleo de comunicação”, relatou ao Bahia Notícias o jornalista Alexandre Reis, da assessoria de imprensa do candidato ACM Neto (DEM). À frente do comitê do prefeiturável está ninguém menos que Rosário Magalhães (foto), mãe de ACM Neto. A tropa de elite do democrata reúne nomes como o do ex-governador da Bahia, Paulo Souto, que comanda o grupo do programa de governo, e do experimentado jornalista Pascoal Gomes, que coordena a comunicação. 
Foto: James Martins / Bahia Notícias

“A gente trabalha como se fosse um Big Brother gigante”, compara o publicitário Sidônio Palmeira, que responde pela coordenação geral da campanha de Nelson Pelegrino (PT), ao destacar que a equipe – “em torno de 100 pessoas”, diz o marqueteiro - trabalha “três turnos” para dar conta do recado.  O time é multidisciplinar: além de publicitários  das diversas áreas (atendimento criação, direção de arte etc), há também os profissionais de cinema (produtores, diretores, por exemplo), de computação gráfica, equipe de áudio e vídeo, a equipe de internet, que cuida do site, conteúdo jornalístico, redes sociais, entre outros profissionais. “Além disso, tem uma pessoa de pesquisa que fica com a gente direto”, ressalta. Na avaliação do maestro da campanha petista, “o fundamental é manter o clima de parceria, a compreensão de que não existe inteligência individual, existe inteligência coletiva e todos têm sua importância no processo”, disse.  
Foto: Tiago de Melo / Bahia Notícias

As diferenças entre a estrutura dos núcleos de campanha dos candidatos são diretamente proporcionais às desigualdades de verbas entre os prefeituráveis. Enquanto ACM Neto reúne em torno de si uma equipe de 300 integrantes, conta-se nos dedos o número de profissionais que integram a equipe do pleiteante do PRTB, Rogério Da Luz: são seis. À parte o fato de que o próprio Da Luz atua em "várias posições", os soldados desse mini-exército de entusiastas da proposta de governo do analista de sistema são: o tesoureiro Jorge Queiroz, o secretário do partido, Henrique Cruz, o fotógrafo Lourival Custódio Filho, a assessora de imprensa e marketing político, Cássia Reuter, que atende à mídia local e nacional e cuida da agenda do candidato, o produtor Joca e Uri Machado, “colaborador do partido” quando o assunto é marketing político. O staff de campanha do deputado federal Márcio Marinho, candidato pelo PRB à sucessão municipal, é cinco vezes maior que o de Da Luz, mas corresponde a apenas 10% da equipe de ACM Neto. 

Foto: Dilvulgação

“Somos 30 profissionais, entre jornalistas, publicitários, produtores, repórteres, cinegrafistas, analistas de redes sociais, diretores de arte, maquiadores, advogados etc”, informou ao BN o assessor de imprensa Jan Penalva, responsável pelo envio à imprensa das informações sobre a agenda do candidato e suas propostas para a cidade. Jan conta que a equipe de filmagem “vai às ruas cobrir a agenda do candidato, enquanto nas ilhas de edição os programas eleitorais estão sendo editados”. Coordenada por Walter Krauss, a equipe de TV e rádio acompanha Márcio Marinho nos eventos, caminhadas e visitas. A equipe inclui ainda “os analistas de redes sociais, os fotógrafos e os jornalistas alimentam as redes sociais, o site e a imprensa com informações em tempo real”. Ele destaca que as estratégias de comunicação da campanha são definidas em conjunto com os publicitários, pelo coordenador de marketing, Fred Maron, a quem cabe também escrever os roteiros dos programas eleitorais e dos vídeos colocados na internet. A coordenação da campanha de Márcio Marinho está a cargo do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), que é também diretor da TV Itapoan. 

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Aproximadamente 85 profissionais formam a equipe que trabalha diretamente na campanha do peemedebista Mário Kertész. O coordenador-geral da campanha é Chico Kertész, filho do prefeiturável e um dos proprietários da produtora Macaco Gordo, responsável pela campanha. Nomes e vozes conhecidas no radiojornalismo local, como Camila Cintra e Luana Montargil, são, respectivamente, assessora de Imprensa e de relações públicas. Também compõem a cúpula da campanha nomes como o de Haroldo Cardoso (diretor de criação), José Maria Cravero (coordenador de pesquisa), Ariston Quadros (diretor de arte), Arthur Muhlemberg (redator), Cláudia Chapier (coordenadora de jornalismo) e Igor Amorim (coordenador de produção). A equipe de filmagem e produção é dirigida por Luciano Luti Lima. É ele que “entrevista” Mário na hora de gravar a propaganda política. “Como Mário é um comunicador nato, não faria qualquer sentido que aparecesse lendo, artificialmente, em seu programa. Então, o formato de gravação é diferente. Mário é entrevistado pelo diretor Luti Lima. Na gravação, Mário conversa com o diretor, e fala livremente sobre o tema em pauta, de maneira franca e direta”, explica a assessoria do candidato. A propaganda de rádio segue o mesmo princípio, “mas é gravado separadamente e tem tema e vida próprios”, esclareceu ao BN a assessora Camila Cintra. A coordenação de campanha de Hamilton Assis (PSOL) não enviou as informações solicitadas.