Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Acidente da TAM completa cinco anos sem julgamento de denunciados

Acidente da TAM completa cinco anos sem julgamento de denunciados
PF defendeu que o fato ocorreu por erro dos pilotos
Parentes das 199 vítimas do acidente com o Airbus A320 da TAM ainda aguardam, cinco anos depois da tragédia, o julgamento dos denunciados. A Polícia Civil, Polícia Federal e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apuraram as causas do acidente, mas as conclusões foram divergentes. Enquanto a PC apontou 11 responsáveis pela tragédia, o relatório final da PF não trouxe nenhum indiciamento e defendeu que o fato ocorreu por erro dos pilotos. Quando aconteceu o acidente, chovia e o avião estava com um de seus reversos (parte de seu sistema de freio) desativado. Além disso, a pista do aeroporto havia sido reformada e liberada há 20 dias sem o grooving – ranhuras feitas para ajudar a frear as aeronaves. Enviado à 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, o documento da PF foi criticado por parentes das vítimas. Diante disso, o Ministério Público (MP) decidiu denunciar três pessoas por atentado contra a segurança de transporte aéreo: Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, à época diretor de Segurança de Voo da TAM, Alberto Fajerman, que era vice-presidente de Operações da TAM; e Denise Maria Ayres Abreu, então diretora da Anac. Segundo a Justiça Federal de São Paulo, a denúncia foi aceita e os réus foram citados e intimados a apresentar suas defesas prévias, por escrito, o que já foi feito. Os denunciados esperam decisão do juiz, que poderá absolvê-los sumariamente ou seguir com o processo e marcar audiência para ouvi-los, assim como as testemunhas. Informações do G1.