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Marca Bahia Notícias

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Prefeitura vai romper contrato com empresas de lixo; Licitação de R$ 5 bi valerá para os próximos 20 anos

Por Evilásio Júnior

Prefeitura vai romper contrato com empresas de lixo; Licitação de R$ 5 bi valerá para os próximos 20 anos
A prefeitura de Salvador já prepara uma licitação com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a exploração dos serviços de coleta de lixo da cidade nos próximos 20 anos. Atualmente, o trabalho é feito por cinco empresas – Revita, que detém 60%; Torre, Jotagê, Viva e Amaral, que partilham os 40% restantes. As empreiteiras firmaram contrato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), em 2010, ainda na gestão de Fábio Mota. O convênio, que tinha validade de um ano, renovável por mais seis, no valor de R$ 19 milhões mensais, terá que ser rompido. A nova concorrência pública, ainda sem data para ser lançada, pode render cerca de R$ 5,5 bilhões para o consórcio vencedor. “Claro que vai entrar uma gama de serviço maior, pois a cidade está precisando. É preciso ser feita [a licitação] e é lógico que estamos melhorando os serviços e a abrangência. A nossa visão é a de que a cidade sairá ganhando”, revelou o atual titular da Sesp, Marcelo Abreu. De acordo com o secretário, as equipes da pasta e da FGV já têm trabalhado no modelo de licitação, mas nada poderá ser adiantado. “Qualquer coisa que eu disser agora será prematuro e seria injusto para o certame”, esquivou-se. Ainda na época de Mota, o Município já tinha assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para a implementação do Plano Básico de Limpeza Urbana (PBLU).