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Marca Bahia Notícias

Notícia

Prefeitura pede que União subsidie metrô por um ano

A operacionalização do metrô de Salvador Linha 1 (Lapa – Acesso Norte), de apenas 6,5 km, torna-se uma equação complicada devido à baixa estimativa de passageiros que utilizariam o sistema: apenas 20 mil/dia por sentido. O governo do Estado, responsável por construir a Linha 2 (Acesso Norte – Lauro de Freitas), conta em licitar a gestão de todas as linhas e a obra restante para uma Parceria Público-Privada (PPP). Para tornar a disputa atraente às empresas, entretanto, o governador Jaques Wagner (PT) admite que a Linha 1 deverá começar a rodar somente em 2014, pois o trecho que já está pronto operaria em prejuízo, o que afastaria investidores. Para cumprir com a promessa feita à população de que o metrô funcionaria já no ano que vem, entretanto, a prefeitura tenta conseguir junto ao Ministério das Cidades a liberação de R$ 33 milhões, que serviria subsidiar os custos operacionais por 12 meses e manter a passagem no valor de R$ 2,50. Sem a grana, o metrô deverá transportar apenas sacos de areia, no período de testes que deve durar até março de 2012. Consultado pelo jornal A Tarde, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em transportes, Oswaldo Lima Neto, considerou “uma insensatez colocar um metrô onde não existe uma demanda para este tipo de transporte”.