Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Redesenho de linhas urbanas não deixa usuário refém de metrô: 'Ônibus estão lá'

Por Estela Marques

Redesenho de linhas urbanas não deixa usuário refém de metrô: 'Ônibus estão lá'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias

Há cerca de 40 dias a prefeitura resolveu redesenhar as linhas de ônibus que circulam na capital baiana, de modo que o usuário passasse a usar com mais frequência a integração ônibus-metrô-ônibus. O secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, garante que essa medida não torna o usuário dependente do modal construído pelo governo do estado para circular na capital. “As linhas da cidade estão mantidas. Se houver qualquer paralisação do metro, os ônibus estão lá. O sistema de reestruturação não é desenhado em função do metrô, mas levando o metrô em consideração”, explicou Mota. Segundo o secretário, a reestruturação nas 77 linhas que circulam em 32 localidades de Salvador se deu após um ano e meio de estudos feitos pela Agência Nacional de Transporte Público – não por causa do funcionamento do metrô. O relatório mostrou três problemas: reclamação de ônibus cheios no horário de pico, demora na espera pelo ônibus e demora durante a viagem. “As linhas foram instituídas na cidade por pedido político, não por viés técnico. Se criou essa cultura. Agora a gente está fazendo redesenho para diminuir o tempo de viagem, lotação nos ônibus, levando o metrô em consideração”, acrescentou Mota. Exemplo disso é que algumas regiões da cidade onde já foi implementado o redesenho, como o bairro de Valéria, têm duas opções para seguir à Lapa: ir para a Estação Metrô Pirajá ou pegar um ônibus, atravessar a BR-324 e Bonocô, mesmo caminho que o metrô faria, para chegar ao destino. “Implementamos a estação de transbordo Acesso Norte, criamos 33 linhas. Os usuários que chegam na estação hoje têm opção de seguir a viagem em qualquer uma das linhas de ônibus ou pegar a Linha 1 ou 2 do metrô. Toda nossa reestruturação dá opção”, disse Mota. Segundo o secretário, o novo formato já resultou em 50% de redução no tempo de espera do usuário dentro do bairro onde mora. Segundo planejamento da Semob, a reestruturação deve atingir em quatro fases as regiões de Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte. As duas primeiras já aconteceram. Em dezembro começa a reestruturação das linhas nas regiões do Subúrbio, Complexo de Amaralina e Orla Atlântica.