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Linha Viva: Briga por mobilidade de Salvador entre prefeitura e governo ganha novo capítulo

Por Fernando Duarte

Linha Viva: Briga por mobilidade de Salvador entre prefeitura e governo ganha novo capítulo
Foto: Divulgação

Apresentado em 2012, quando o prefeito de Salvador ainda era João Henrique, o projeto da Linha Viva foi cercado de polêmica e caiu, quase que por completo, no esquecimento dos círculos de conversas políticas da capital baiana. O polêmico projeto de rodovia urbana com praças de pedágio chegou a ser levantado pelo atual gestor da cidade, ACM Neto (DEM), porém na última semana voltou a ser adiado após o Palácio Thomé de Souza retirar de tramitação a concessão de benefícios fiscais à obra, cujos orçamentos sugerem que pode resultar em investimentos de até R$ 2 bilhões. Engana-se, no entanto, quem acredita que o projeto foi enterrado. Empresários ligados a um grupo de investimento estrangeiro analisam a hipótese de assumir a obra e estão conversando com o governo da Bahia para retomar o projeto. Até o momento, ninguém fala publicamente do tema. Entretanto, caso seja confirmada a mudança do timoneiro do projeto, haverá mais uma disputa entre a prefeitura de Salvador e o governo do estado com impactos na mobilidade urbana da capital baiana. Como a Linha Viva traria o deslocamento da comunidade de Saramandaia, o prefeito de Salvador não quis arriscar o ônus de relocar uma população inteira – principalmente às vésperas de uma campanha eleitoral, quando ACM Neto deve tentar a disputa contra o governador Rui Costa. ACM Neto até tentou retirar Saramandaia, porém os empresários interessados no projeto informaram que inviabilizava o projeto. Já Rui, cuja base eleitoral possui maior proximidade com movimentos sociais, teria menos dificuldade em realojar as famílias. O debate sobre a Linha Viva segue embrionário, mas o simples interesse já provocou novas tensões entre os grupos políticos que comandam a prefeitura e o governo. Se o grande projeto da prefeitura, o BRT, vai ligar duas pontas já conectadas pelo metrô, a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia, a tomada pelo governo do corredor com pedágios, paralelo à Avenida Paralela, promete gerar novos rounds à frente. Este texto integra o comentário desta terça-feira (8) para a RBN Digital, veiculado às 07h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.