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BRT vai resolver problema da macrodrenagem em Salvador, garante secretário de Mobilidade

Por Estela Marques / Ailma Teixeira

BRT vai resolver problema da macrodrenagem em Salvador, garante secretário de Mobilidade
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias

Classificada como a maior obra da prefeitura de Salvador, o processo de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) deve resolver três problemas da capital baiana. Como explica o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, além de permitir que as pessoas viajem da Estação da Lapa até o Iguatemi sem nenhuma sinaleira, a obra vai sanar, de maneira definitiva, a questão dos alagamentos, permitindo mais fluidez no tráfego. "Com três pilares e três vetores, resolve a macrodrenagem, resolve a mobilidade e agrega valor ao transporte público, dando mais qualidade e também a questão da qualidade de vida das pessoas que moram em Salvador", ressalta o secretário. Mota lembra que a operação do BRT foi licitada em 2014, junto com a licitação do transporte público de ônibus. Assim, o novo modelo deve entrar em operação, assim que a obra estiver concluída, daqui a 28 meses. "O BRT vai transportar 31 mil pessoas por hora, no horário de pico. A capacidade é essa. Evidente que o BRT não tem só faixas exclusivas. Por exemplo, a extensão que vai até o Posto dos Namorados, na Pituba, é uma faixa segregada, que vai permitir o BRT e o ônibus", detalha. O secretário destaca ainda a vantagem do sistema em relação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que depende diretamente de outro sistema para funcionar. O primeiro trecho das obras, que vai da Lapa até o Iguatemi, deve começar ainda no segundo semestre deste ano.