Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Três frigoríficos terão produtos recolhidos do mercado, determina secretaria

Por Guilherme Ferreira

Três frigoríficos terão produtos recolhidos do mercado, determina secretaria
Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou nesta quinta-feira (23) que três frigoríficos tenham os seus produtos retirados do mercado. Os estabelecimentos punidos são da Souza Ramos, na cidade de Colombo (PR), da Transmeat, em Balsa Nova (PR) e da Peccin, em Curitiba (PR), que têm até cinco dias para iniciar o recall. "Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda", relata o comunicado do Senacon divulgado nesta sexta (24). A determinação foi feita com base em informações passadas pelo Ministério da Agricultura sobre as investigações da Operação Carne Fraga, na qual a Polícia Federal revelou um esquema de fraudes na fiscalização de carnes. Entre os três frigoríficos que deverão fazer o recall, apenas o da Peccin teve as atividades suspensas pelo Ministério da Agricultura na semana passada (veja mais). A Senacon relata que documentos da pasta federal apontam que os estabelecimentos da Souza Ramos e da “não detém controle dos processos relacionados à rastreabilidade de seus produtos", enquanto no da Peccin existe  “suspeita de risco à saúde pública ou adulteração". "Temos nos manifestado, desde o primeiro momento, que o consumidor que tiver adquirido carnes produzidas ou comercializadas pelas empresas investigadas deve procurar os canais da própria empresa para obter informação clara e precisa sobre a qualidade e a segurança desses produtos e, caso não consiga atendimento adequado ou permaneça com dúvidas, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo para orientação sobre como proceder ou para realizar sua denúncia ou reclamação", reforça o comunicado do Senacon.