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Ocupação hoteleira registra pior julho desde 2001; setor diz que falta promoção do estado

Por Estela Marques

Ocupação hoteleira registra pior julho desde 2001; setor diz que falta promoção do estado
Foto: Reprodução/ Gente e Mercado
A taxa de ocupação de hotéis em julho deste ano chegou a 54,01%, superou o índice de 2014 e é considerado o pior resultado para o mês desde 2001. Se analisados os resultados para o período nos últimos cinco anos, a ocupação declinou em aproximadamente 14%  –apesar de Salvador receber jogos da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014). A Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha) se diz preocupada com o resultado, já que empreendimentos hoteleiros precisam ter ocupação mínima de 60% para manter as contas no equilíbrio. “Salvador já foi vanguardista de turistas no país e hoje perde espaço por falta de equipamentos e promoção. Já perdemos mais de quatro mil empregos e o cenário é desanimador. A economia está em compasso de espera, os juros são estratosféricos – mais caros do mundo –, a nossa carga tributária é uma das mais caras também. Os conselhos estaduais e municipais têm que fazer sua parte”, afirmou o presidente da Febha, Silvio Pessoa, que cobra aeroporto, porto e centro de convenções de qualidade. “A Bahiatursa tem que fazer seu papel, de promocionar a cidade e o estado, não o marketing ultrapassado de somente entregar fitinha”, acrescentou. Para resolver a questão, Pessoa acredita que é necessário despertar o interesse de brasileiros e estrangeiros para vir a Salvador, “o que não vem sendo feito há muito tempo”. “Na administração passada a cidade ficou abandonada e os equipamentos públicos não foram conservados como deveriam. Hoje a cidade está sendo arrumada, mas não estamos mostrando que a cidade está ficando bonita, que temos cultura, gastronomia, arte e música. Falta estarmos na mídia, campanha de público final, temos que chamar formadores de opinião para mostrar toda nossa diversidade”, sugeriu. De acordo com a Febha, o setor representa 20% do PIB local e é considerado o maior empregador na capital baiana. Entre janeiro e maio de 2015, cerca de dez hotéis já encerraram as atividades por falta de recursos. Ainda neste ano, quatro mil postos de trabalho foram perdidos e a perspectiva da federação é que o número deve aumentar. A Secretaria de Turismo foi procurada para comentar os dados e, por meio de nota, destacou que, frente à crise econômica e ao período de baixa estação, a Bahia tem trabalhado com alternativas para promover seus destinos turísticos e atrair visitantes. Uma das ações é a participação na promoção Turismo Week, onde, de segunda (10) até domingo (16), agências de turismo vendem pacotes de viagem para o Nordeste a preços promocionais. Segundo o órgão, são 120 ofertas para mais de 10 destinos baianos; 15 dos 30 destaques da home page são de pacotes para o estado. A secretária mencionou ainda a realização do Campeonato Mundial de Wrestling (luta olímpica), cujos 960 envolvidos mobilizam hotéis na região entre Salvador e Lauro de Freitas. A Setur aproveitou para destacar que as ações de divulgação realizadas por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) foram reconhecidas pela Câmara do Comércio de Los Angeles (EUA) com o 'Award of Excellence', após realização de workshops e visitas técnicas às operadoras de turismo e autoridades norte-americanas.