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Anatel desenvolve aplicativo para consumidor enviar reclamações sobre operadoras


O aplicativo 'Anatel Consumidor' foi lançado nesta sexta-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que os consumidores possam registrar e consultar reclamações sobre operadoras de internet, telefonia e TV por assinatura. O software é compatível a tablets e smartphones com o sistema operacional Android, iOS ou Windows Phone, gratuitamente. O acesso ao sistema se dá mediante cadastro de pessoa física e as reclamações pelo aplicativo devem conter o número de protocolo do atendimento da operadora. De acordo com o presidente da agência reguladora, João Batista Rezende, a intenção é facilitar a comunicação com o usuário e agilizar a solução dos problemas das operadoras, já que o volume de reclamações aumenta a taxas maiores do que o crescimento do mercado. Em 2014, foram registradas 2,8 milhões de reclamações contra as prestadoras. "É mais um instrumento simplificado para que o usuário consiga ter acesso a direitos dele e consiga protocolar uma solicitação que ele não conseguiu resolver com a operadora", explicou, conforme publicado pelo G1. Quando o registro da reclamação é finalizado, a queixa é enviada automaticamente às empresas automaticamente às empresas, que têm prazo de cinco dias úteis para responder. Se o problema não for resolvido, a informação passa a fazer parte do índice de desempenho das operadoras, cujo ranking está disponível no site da Anatel. Além de otimizar o atendimento ao cliente, a Anatel espera reduzir os gastos com o serviço de call center da agência. Atualmente, cerca de 700 funcionários exercem a atividade, o que gera uma despesa mensal de até R$ 3 milhões. Entretanto, o presidente não estimou em quanto deverá ficar a economia.