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Dos R$ 6,5 milhões para o Réveillon 2015 da prefeitura, R$ 4 mi são de investimento privado

Por Maria Garcia

Dos R$ 6,5 milhões para o Réveillon 2015 da prefeitura, R$ 4 mi são de investimento privado
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
Dos R$ 6,5 milhões anunciados pela prefeitura de Salvador para financiar o Réveillon 2015, R$ 4 milhões virão do investimento privado. Isso é o previsto pelo secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani. Até este momento, contudo, a pasta fechou comercialmente apenas o contrato de patrocínio com uma empresa que, por motivos jurídicos, não pode ser divulgada. Os outros estão em negociação avançada. Enquanto a prefeitura aplicará R$ 2,5 milhões na estrutura do evento, serão os patrocinadores que terão que negociar o cachê dos artistas, inclusive o da virada para a cantora Ivete Sangalo. A ação da prefeitura evita críticas à gestão como a realizada no ano passado pelo cineasta Claudio Marques. Em texto publicado no dia 23 de dezembro do ano passado, no site Teatro Nu, o artista brincou em tom cítrico sobre um possível cancelamento do evento e repasse para outras políticas públicas da secretaria, levando a uma onda de imprevistos e desmentimentos. Na edição anterior, diferente dos preparativos para o Reveillon deste ano, a prefeitura captou os artistas e pagou o cachê, sendo posteriormente reembolsado pelas empresas patrocinadoras. A proposta de criar um camarote pago para o evento seria uma maneira de elevar possíveis ativos que atraiam o fechamento dos contratos, já que aumentaria a contrapartida pelo investimento privado. “É uma forma que tem para se ter um patrocínio que pague bem. Não adianta querer captar e oferecer apenas a exposição da marca”, disse também Bellintani, que acumula o cargo na empresa Turismo Salvador (Saltur). Por conta disso, será certa a exclusividade na vendas de bebida de uma ou duas marcas determinadas no circuito, procedimento adotado também no carnaval e na Fan Fest da Copa do Mundo de futebol. Já a ação da Polícia Militar de revista dos festeiros ainda não foi confirmada, mas a tendência é aprimorar e manter a mesma linha. Mais R$ 6 milhões aproximados – com R$ 3,5 milhões de aporte direto da prefeitura e R$ 2,5 milhões a partir de uma permuta de mídia dos canais da empresa Net – serão desembolsados da pasta para a promoção turística de salvador em todo o Brasil. A ideia é atrair turistas brasileiros em 2015 para a capital baiana. A Net, patrocinadora do carnaval, contou como uma incumbência por conta de uma contrapartida negociada com a prefeitura.