Presidente da Câmara de Camaçari se diz 'indignado' com o pedido de prisão do MP-BA
Foto: Reprodução / Youtube

O presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB) declarou estar "muito indignado" com o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) de prisão preventiva após denuncias de que ele teria desviado dinheiro da Câmara (leia aqui). "Recebi uma intimação do MP para comparecer para prestar depoimento para tratar de assunto público. Como ia comparecer ao MP em 48h sem ter ideia do que seria questionado sendo que tenho todos os compromissos pré-agendados em 15 dias?", declarou o presidente em relação a acusação de que teria se negado a prestar depoimento. Oziel é acusado juntamente com outros 16 vereadores de crimes como de associação criminosa e peculato (apropriação de recursos públicos). "Sem sermos ouvidos, sem que os vereadores e os assessores citados fossem ouvidos,  à noite eu tomo conhecimento pelas redes sociais que a minha prisão preventiva foi solicitada através do MP. Eu pergunto a você como fica agora a imagem construída ao longo de toda a minha vida?", declarou. Para ele, "nada vai poder reconstruir a imagem após uma noticia ter sido publicada sem nem uma  prova concreta apresentada de um crime que eu teria cometido", disse. Veja o vídeo completo:

Lauro de Freitas: Ministro do Meio Ambiente discute situação do Rio Joanes com a Seplan
Foto: Divulgação / Seplan

Em reunião com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas (Seplan), Mauro Cardim debateu a situação do Rio Joanes, responsável por 40% da água potável da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Cardim falou sobre a degradação da Bacia do Rio que atravessa os municípios de Candeias, São Sebastião do Passé, Dias D’Avila, Camaçari, Simões Filho e que deságua poluído na praia de Buraquinho. "Uma agenda de trabalho será iniciada no sentido de voltar a mobilizar entes públicos e privados para consolidar medidas que assegurem a revitalização do Rio Joanes", disse Cardim. Sarney Filho ofereceu apoio do ministério para colocar em ação iniciativas que ajudem a melhorar a situação do Rio Joanes que é estratégico para a RMS.

Soldado da PM é baleado no ombro durante operação em Porto Seguro
Foto: Reprodução/ Radar 64

Uma operação da Polícia Militar acabou com um soldado baleado no ombro, por volta das 3h da madrugada deste sábado (17), no bairro Sapoti, em Porto Seguro. De acordo com informações do site Radar 64, o autor do díspar que atingiu o policial conseguiu fugir.  Segundo a PM da cidade, o soldado não corre risco de morrer. Ele foi socorrido ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde deve ser submetido a uma cirurgia para remover a bala. A operação foi montada no bairro Sapoti para prender um suspeito de vários homicídios, que já acumulava quatro mandados de prisão decretados pela Justiça. As buscas por ele continuam.

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 09:20

LEM: Criança de um ano morre após se afogar em balde de água

LEM: Criança de um ano morre após se afogar em balde de água
Mãe da criança precisou sem amparada por familiares | Foto: Blog do Sigi Vilares

Uma criança de um ano e quatro meses morreu nesta sexta-feira (16), após se afogar em um balde de água na Rua Canápolis, no Loteamento Conquista, em Luís Eduardo Magalhães (LEM). De acordo com informações do Blog do Sigi Vilares, a mãe da criança, identificada como Maria Flávia de Jesus, lavava roupas enquanto o menino brincava próximo a ela, quando chegou uma vizinha e ela foi atendê-la. Neste momento, Allan Gustavo Ferreira da Silva caiu dentro do balde e se afogou. A criança ainda chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Familiares compareceram à delegacia, onde a avó de Allan foi ouvida pelo escrivão. 

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 00:00

Em ano eleitoral, 77% das cidades com apoio do governo no Carnaval são da base de Rui

por Bruno Luiz

Em ano eleitoral, 77% das cidades com apoio do governo no Carnaval são da base de Rui
Foto: Divulgação

Em ano de eleição, 17 dos 22 municípios baianos que receberam investimentos do governo do Estado para o Carnaval são da base do governador Rui Costa (PT). O levantamento foi feito pelo Bahia Notícias, com base na lista de cidades apoiadas pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). E, entre as prefeituras da base, a maior parte delas são administradas pelos dois partidos considerados mais importantes no grupo político do petista: PSD e PP. O PSD é, atualmente, considerado o “todo-poderoso” na base de Rui, com seus 83 prefeitos, sete deputados estaduais e o comando da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB). Já o PP, sigla do vice-governador João Leão, tem se tornado a dama a ser cortejada por Rui e o prefeito ACM Neto (DEM). De olho em um possível apoio dos progressistas para sua eventual campanha ao governo estadual, o democrata tem se articulado visando trazer o PP ao seu grupo político. Segundo o levantamento feito pela reportagem, seis das 17 prefeituras são do PSD: São elas: Cairu, Alcobaça, Lapão, Palmeiras, Rio de Contas e São Sebastião do Passé. Outras quatro são governadas por prefeitos do PP: Porto Seguro, Prado, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Já os outros municípios administrados por legendas da base aliada são: Belmonte, Camamu, Juazeiro, Itacaré, Maragogipe e Mucuri. Um caso específico é o de Itabuna, governada por Fernando Gomes. Sem partido, o prefeito tem flertado com a base aliada de Rui Costa e, por isso, foi considerado no levantamento como pertencente ao grupo do petista. Na oposição, receberam investimentos do governo estadual as cidades de Canavieiras, Caravelas, Correntina, Muritiba e Vera Cruz.

Governo deve investir mais de R$ 15 milhões na reestruturação da saúde em Ilhéus
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deve investir mais de R$ 15 milhões na reestruturação da saúde na cidade de Ilhéus. O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, durante um encontro com deputados, vereadores e representantes do conselho de saúde do município. Segundo o governo, o montante será destinado à reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), à contratação de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica, além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Uma boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF, fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos", afirmou Vilas-Boas. Depois da reforma, o HRLVF vai se tornar uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico.

Jaguaquara: Micro-ônibus com pacientes é assaltado na BR-116
Foto: Reprodução / Marcos Frahm

Um micro-ônibus que transportava pacientes de Jaguaquara após atendimento médico em unidades hospitalares de Salvador foi alvo de criminosos na noite desta sexta-feira (16), na BR-116, no trecho do município de Paraguaçu. De acordo com relatos dados ao blog do Marcos Frahm, o veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaquara teria parado no estacionamento de um posto de combustíveis para os passageiros comerem. Quando o micro-ônibus deixou o local em direção a BR-116, foi perseguido e interceptado por suspeitos em um carro. Os suspeitos obrigaram o motorista a trafegar por uma estrada de acesso a cidade de Castro Alves. Ainda de acordo com informações obtidas pelo Blog Marcos Frahm, os criminosos portavam armas e faziam ameaça aos passageiros, para que ninguém reagisse à ação. Após terem constatado que os ocupantes eram portadores de doenças, resolveram descer do veículo sem levar pertences das vítimas. Ninguém ficou ferido durante a ação e o meio de transporte seguiu viagem para Jaguaquara. 

Barreiras: Gestantes do Bolsa Família receberão mais de 6 mil repelentes
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, através da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) disponibilizará dois frascos de repelentes por mês para cada gestante nas unidades de saúde do município. Os produtos serão distribuídos tanto na zona urbana como na rural. Para receber os repelentes as gestantes deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua), além do Número de Identificação Social (NIS). Os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. De acordo com o quantitativo previsto pelo Ministério da Saúde, foram distribuídos na Bahia, mais de 120 mil repelentes, cuja substância ativa oferece proteção contra insetos como o Aedes Aegypti, Culex e Anopheles Aquasalis de até 10 horas. Em Barreiras, a proteção contra o mosquito Aedes Aegypti e de outros insetos é realizado também pelo Centro de Controle de Zoonoses do município, que em 2017 realizou 38 mutirões, com o objetivo de combater o mosquito que transmite além da dengue, a chikungunya  e a zica. A parte educativa é realizada com palestras e em visitas domiciliares através dos agentes de endemias, onde é feito vistorias e entregue panfletos informativos. “Esses repelentes é mais uma ação preventiva contra esse mosquito transmissor de várias doenças, as gestantes tem o direito de receber dois frascos do repelente. São mais de seis mil repelentes, o procedimento para receber esse produto é simples, basta participar do programa Bolsa Família, procurar uma unidade de saúde munida dos documentos necessários e retirar o produto”, explica Clécio Ribeiro, Coordenador da Assistência Farmacêutica. Apesar da medida preventiva, o município não faz parte dos selecionados para participarem da campanha de vacinação contra a Febre Amarela que começa nesta segunda-feira (16) (leia aqui).

LEM: Idosa recebe soco no rosto após não ter dinheiro para pagar dívida de R$ 40
Foto: Reprodução / G1

Uma idosa foi agredida com um soco no rosto após discutir com um vendedor ambulante por conta de uma dívida de R$ 40. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste da Bahia. De acordo com a nora da vítima de 66 anos, a idosa devia R$ 240 ao homem pela compra de um conjunto de cadeiras plásticas, e, ao ser cobrada, não teve o valor total da dívida e tentou negociar sem sucesso. A idosa ofereceu R$ 200 ao vendedor e pediu para que ele cobrasse os R$ 40 restantes em um outro momento, mas foi agredida pelo homem. "Ele [agressor] não veio buscar o dinheiro em dezembro e nem em janeiro, por conta do período de festa. Daí nesse mês ele começou a cobrar, só que ela [vítima] é aposentada e não tinha mais o dinheiro. Pediu os R$ 200 emprestado para dar a ele", contou a nora da vítima ao G1. A idosa foi atingida no olho esquerdo e caiu no chão. Após a agressão que aconteceu na frente da casa da vítima, o suspeito fugiu do local na motocicleta que usa para trabalhar. A família procurou a delegacia da cidade nesta sexta-feira (16) para registrar o crime e a idosa a vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

MEC aumenta prazo para municípios aderirem ao programa Mais Alfabetização
Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização. A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) até a próxima quinta-feira (22). A expectativa é atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas espalhadas pelo Brasil. O programa foi criado pelo MEC com o objetivo de apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental. Para isso, serão investidos R$ 200 milhões para o pagamento de um assistente pedagógico para auxiliar os professores em sala de aula. O repasse será feito por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e os auxiliares receberão R$ 150 por mês para cada turma em que atuarem, podendo acumular até oito turmas. Não há vínculo empregatício. Os candidatos a assistente devem, obrigatoriamente, passar por um processo de seleção elaborado pelos municípios. O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões.

Lauro de Freitas: Polícia apreende adolescente que matou mulher que transava em sua casa
Foto: Reprodução / Street View

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na madrugada desta quarta-feira (14) após assassinar Rosenildes Albuquerque Santos com pedradas na cabeça, no centro de Lauro de Freitas. O garoto relatou à polícia que ao retornar do Carnaval durante a madrugada encontrou um casal mantendo relações sexuais em sua casa. Ao presenciar o fato, o adolescente pegou a pedra que escorava a porta e golpeou a mulher na cabeça. O homem que estava com ela conseguiu fugir. Investigadores da 23ª Delegacia Territorial (DT) encontraram o corpo da vítima abandonado em via pública. O delegado Joelson Reis, que cuida do caso, informou que o adolescente confessou o crime após ser conduzido à delegacia acompanhado da mãe. O menor foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de homicídio, sendo posteriormente apresentado a promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Lauro de Freitas para adoção das medidas socioeducativas. O jovem ainda contou à polícia que ao perceber que a vítima estava morta, resolveu livrar-se do corpo, abandonando-o em via pública. A polícia apurou que um homem foi visto saindo de um imóvel com um colchão manchado de sangue e o descartou em um rio, próximo ao local. A coorporação identificou o adolescente como a pessoa que levava o objeto e o apreendeu.

Jacobina: Governo do Estado investirá R$3,2 milhões em reabertura de hospital
Foto: Reprodução / Augusto Urgente

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) apresentou uma proposta para reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, nesta quinta-feira (15). Desativada desde 2013, a unidade de saúde teve seu perfil de atendimento redesenhado por técnicos da Sesab, tomando como base as necessidades da região e discussões com gestores da região do município. Com a reativação dos serviços da unidade, a estimativa é que o Governo do Estado faça um investimento de cerca de R$3,2 milhões por ano. De acordo com, Fábio Vilas-Boas, o secretário da Saúde do Estado, há total disponibilidade para que a proposta vá a frente e que o hospital seja de fato reaberto. "O governador Rui Costa determinou que a situação da saúde de Jacobina fosse resolvida e que o hospital fosse reaberto", disse o Secretário. Os 76 leitos do Hospital Regional Vicentina Goulart servirão como retaguarda clínica, cirúrgica e pediátrica para o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e para as UPA 24 Horas de Jacobina e Capim Grosso, com acesso regulado pela Central Estadual de Regulação. O hospital será também referência para os traumas ortopédicos de média complexidade, principalmente as fraturas fechadas de pacientes que não apresentem comorbidades, que demandem procedimentos cirúrgicos programados. Além das cerca de 570 internações por mês nas áreas de clínica geral, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, o hospital será, ainda, referência para cirurgias eletivas, nas sub-especialidades de cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia e colo-proctologia. A unidade deverá oferecer também assistência ambulatorial, com realização de consultas médicas especializadas e de outros profissionais de nível superior, a usuários egressos da própria unidade após tratamento cirúrgico e para pacientes referenciados pela Secretaria Municipal de Jacobina para avaliação cirúrgica, realização de pré-operatório e agendamento do procedimento.

CUT anuncia greve geral na segunda com atos no Campo Grande e interior da Bahia
Foto: Divulgação / CUT-BA

Para protestar contra a reforma da Previdência, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) Bahia e outros movimentos sindicais organizam uma greve geral para a próxima segunda-feira (19). Desde a madrugada, serão realizados atos em diversas partes de Salvador e, ao final da manhã, uma manifestação está marcada para acontecer no Campo Grande. Além disso, protestos em municípios do interior do Estado, como Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Feira de Santana, Serrinha e Camaçari, devem ser realizados. "A greve vai acontecer de forma forte, ampla e resistente. Estaremos nas ruas lutando contra esse retrocesso do governo Temer, que ele denomina de reforma. E digo mais, por pressão do povo, esse desmonte da Previdência não vai passar", ressaltou Cedro Silva, presidente da CUT Bahia. Outros Estados do país também devem organizar seus protestos na data. No entanto, a votação pode não acontecer na próxima semana. Com a perspectiva de votar a intervenção federal no Rio de Janeiro, na segunda (19) ou na terça-feira (10), a Câmara Federal pode ficar impedida de fazer uma alteração na Constituição (saiba mais aqui).

Jequié: Cadela é agredida com facão e fica sem movimento de pata
Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Uma cadela foi agredida por um homem com um facão em Jequié, no Médio Sudoeste baiano, na porta da casa do dono. Conforme o G1, o animal dormia com um filhote, quando foi agredido. Com o impacto, a pata da cadela quase foi decepada. O filhote não ficou ferido. O fato ocorreu na sexta-feira (9), na comunidade de Nova Esperança, zona rural da cidade. Ainda segundo o site, os donos contaram que ouviram gritos do animal e saíram para ver o que acontecia. Eles levaram a cadela, que se chama Pita, a uma clínica veterinária, em Jequié. Ela passou por cirurgia e vai ficar sem os movimentos da pata ferida. A ONG Solar, que trabalha com a defesa de animais na cidade, informou que foi registrada queixa na Delegacia local. Maltratar animais é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa. 

Lafaiete Coutinho recebe unidade do Hospital da Mulher, com mamografias e preventivos
Foto: Divulgação

A unidade móvel do Hospital da Mulher chega, nos dias 20 e 21 deste mês, ao município de Lafaiete Coutinho. Serão atendidas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para a realização de exames preventivos, e mulheres de 40 a 69, para a realização de mamografia. Com capacidade de realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia, a unidade estará estacionada na Praça do Mercado. Para atendimento, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Em caso de suspeita de câncer, as pacientes serão submetidas a exames complementares e encaminhadas ao Hospital da Mulher, em Salvador, para realizarem o tratamento adequado, incluindo cirurgia, se necessário.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 14:30

Elenco da Juazeirense quer transformar tristeza em combustível, diz volante

por Leandro Aragão

Elenco da Juazeirense quer transformar tristeza em combustível, diz volante
Foto: Carlos Humberto/ Agência CH

O time da Juazeirense vai entrar em campo neste domingo (18), às 17h, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, para encarar o Jequié. A partida será a primeira após o falecimento do meia-atacante Danilinho, na última terça-feira (13), durante um treino da equipe. O volante Capone falou sobre o sentimento dos jogadores neste momento difícil.

 

"O elenco ainda está muito abatido, mas procurando entender. A gente tem conversado e procurado forças em nós mesmos. Não podemos fazer mais nada para ter a vida dele de volta. Então, o pessoal quer transformar essa tristeza que todos nós estamos sentindo em combustível para homenageá-lo", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Segundo o volante, o time vai entrar em campo para dar o máximo nas próximas partidas e dedicar cada triunfo ao colega. "É vida que segue. A única coisa que podemos fazer neste momento é dar o máximo dentro de campo, que era o que ele pedia sempre no vestiário e sair todo mundo de cabeça erguida. É isso que nós vamos fazer. Vamos dedicar cada vitória a ele", prometeu.

 

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Capone é desfalque do Cancão de Fogo para a partida. "Esse jogo estarei na arquibancada, mas vou estar com o pensamento positivo para a rapaziada fazer um belo jogo e sair com o resultado positivo", finalizou.

 

A Juazeirense lidera a tabela de classificação do Baianão com 13 pontos. Fechando o G-4, o Jequié é o quarto colocado com 10.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 14:20

Camaçari: Promotor diz que secretária usava nome de ACM Neto para cobrar propina

por Francis Juliano

Camaçari: Promotor diz que secretária usava nome de ACM Neto para cobrar propina
Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari

Depoimentos colhidos pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) apontam que a secretária de Desenvolvimento Urbano de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS),  Juliana Paes, usava o nome do prefeito de Salvador ACM Neto para exigir propina a empresários do setor imobiliário. A secretária nega as acusações (ver aqui). Ao Bahia Notícias, o promotor Everardo Yunes disse que “tem certeza” que eles usavam o nome do gestor soteropolitano, no entanto não há comprovação de que Neto recebeu alguma quantia. “Eles afirmavam que o dinheiro iria para a campanha de ACM Neto para governador, mas não apareceu nenhum indício que esse dinheiro iria para ACM Neto”, disse Yunes. Conforme o promotor, a comprovação das chantagens surgiu do depoimento de empresários ouvidos pelo MP. Yunes declara que mais de 15 empresas foram vítimas da tentativa de extorsão, mas apenas quatro delas resolveram depor. Para uma delas, a Incorplan, a extorsão seria de R$ 1 milhão; à Naturaville, R$ 250 mil e três lotes; e ao Luau de Jauá, R$ 150 mil. “O empresário que não quisesse pagar tinha o projeto indeferido. A secretária dizia que ia alterar o PDDU [Plano de Desenvolvimento Urbano] e ia colocar o projeto de quem não pagasse em área de proteção ambiental para que o empresário não construísse nada no local”, detalha. Yunes também revelou que os empresários que delataram o caso, e ele próprio, receberam "ameças de morte". O promotor ainda disse que Juliana Paes e Aridã Carneiro entraram na prefeitura indicados por ACM Neto, quando seis funcionários concursados foram afastados para entrada de servidores comissionados. O prefeito da cidade, Elinaldo Rodrigues (DEM), ainda não se pronunciou sobre esse caso.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 14:00

Rádia Cunhã capacita mulheres indígenas em rádio-web

Rádia Cunhã capacita mulheres indígenas em rádio-web
Foto: Mariana Cabral / Divulgação

 Um projeto da Rede Pelas Mulheres Indígenas realiza oficinas de formação em rádio-web nas comunidades indígenas de Pataxó Barra Velha (município de Porto Seguro) e outra em Pataxó 2 Irmãos (município de Cumuruxatiba). O curso acontecerá entre os dias 17 e 25 de fevereiro, com carga horária de 40h. A Rádia Cunhã é uma rádio-web protagonizada por mulheres de oito povos indígenas: (Pataxó Barra Velha, Pataxó Hahahae, Pataxó Cumuruxatiba, Tupinambá - todos os quatro baianos; Pankararu (Pernambuco); Kariri Xoco e Karapoto (Alagoas) e Xokó (Sergipe).

 

Durante as oficinas as mulheres indígenas debateram sobre os tipos de violência contra mulher, empoderamento feminino, sororidade, ciberativismo, produção de conteúdo, etnojornalismo, técnica em rádio e outros temas. A formação tem o intuito de alcançar mais mulheres e capacitá-las para serem autônomas no desenvolvimento de seus próprios programas de rádio para ampliar e potencializar as vozes das mulheres indígenas no combate ao preconceito, violência de gênero e sexismo.

 

Através de rodas de conversa, as mulheres puderam expor as violências que sofreram em suas comunidades e nos seus próprios lares, com os relatos de experiências elas puderam compreender como reagir em casos de violência e tiveram elementos para alertar outras mulheres sobre a importância de combater esses atos.

 

Para Potyra Tê Tupinambá, uma das idealizadoras do projeto, a rádia é feita por e pelas mulheres indígenas. “As mensagens criadas para a Rádia Cunhã servem para inspirar outras mulheres a se libertarem da violência, já que infelizmente essa é uma realidade de muitas de nós mulheres. Queremos empoderar nossas parentes para mudar suas histórias, tomarem a rédea de suas vidas, saírem da violência. A Rádia é capaz de transformar a vida das mulheres”, argumenta.

 

A Rádia Cunhã foi criada em junho de 2016, e atualmente conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do edital Setorial de Culturas Digitais 2016, do Fundo de Cultura da Bahia, para alcançar mais mulheres indígenas com formação e fortalecimento. Entre 2017 e 2018 foram realizados 12 novos programas de rádio (a maior parte está no YouTube) e já conta com quase três mil audições no Soundcloud.

Camaçari: Secretária nega acusação de propina e diz que processará empresário
Foto: Gilliard Sanso / Prefeitura de Camaçari

A secretária de Desenvolvimento Urbano de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Juliana Paes, negou, em nota, as acusações que pesam sobre ela apontadas pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Conforme a acusação, Paes, o marido dela, Aridã de Souza Carneiro, faziam parte de um esquema de propina para aprovar empreendimentos de médio e alto padrão no município (ver aqui). Em resposta, a titular da Sedur de Camaçari disse que vai entrar com uma ação de calúnia e difamação contra a empresa Incorplan e o representante da companhia, João Caetano Poli, que disse haver a existência de uma “quadrilha” na Sedur. Segundo a secretária, o fato ocorreu após um projeto do interesse da Incorplan “não atender os requisitos legais para ser licenciado, de acordo com a Legislação Urbanística e Ambiental vigente, em especial o atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU)”. Paes diz ainda que o MP a denunciou com base apenas “no depoimento de Poli”. A titular da pasta ainda declarou que João Poli obteve no final de 2016, no “apagar das luzes” da gestão passada, uma Consulta Prévia e uma AOP – Análise de Orientação Prévia que indicavam a “viabilidade” para implantação de empreendimento de quase um milhão de metros quadrados em área denominada Fazenda Repouso, (na localidade de Areias, distrito de Abrantes) e passou a pressionar a Sedur nos últimos meses, visando conseguir o deferimento da licença ambiental do projeto”. Ainda na nota, a secretária diz que “as análises dos técnicos e do setor jurídico da Prefeitura concluíram pela inviabilidade do loteamento, enquanto a Legislação Municipal não mudar os parâmetros do “zoneamento incidente” que regula o planejamento urbano, ambiental e o uso e ocupação do solo. Como não aceitou o resultado do requerimento, o empresário passou a acusar os servidores da secretaria sem apresentar uma única prova. “O que ele ‘denuncia’ beira o delírio”.

TSE definirá se Câmara de Municipal de Presidente Dutra pode ter mais vereadores
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definirá se a Câmara de Vereadores de Presidente Dutra pode aumentar o número de cadeiras no legislativo municipal. A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) moveu um recurso especial no TSE contra a alteração da Câmara, por ter elevado o número de cadeiras de nove para 11 nas eleições de 2016. A criação de mais duas cadeiras, na época, foi permitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Segundo a PRE, as novas cadeiras são irregulares. De acordo com o recurso, ajuizado em 29 de janeiro pelo procurador Regional Eleitoral Cláudio Gusmão, a Câmara Municipal não respeitou os prazos legais para a definição do número de vereadores a serem eleitos. Ele lembra que uma resolução do TSE determina que o número só possa ser aumentado de acordo com a população do município. De 15 mil a 30 mil habitantes, a quantidade de cadeiras passa de nove para 11. A resolução ainda estabelece que o número de vereadores teria que ter sido validada até o final do período das convenções partidárias, 5 de agosto de 2016. Segundo Gusmão, apesar de a lei municipal ter sido publicada em 2015, o índice populacional de mais de 15 mil habitantes, que atestaria a ampliação na Câmara, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas em 30 de agosto de 2016 – data que ultrapassa inclusive o prazo das convenções partidárias. Além disso, o requerimento encaminhado a Justiça foi feito pela Câmara em 2 de outubro de 2016, quando as eleições já haviam terminado. De acordo com o procurador, a modificação, além de irregular, prejudicaria todo o processo eleitoral de 2016, que foi integralmente baseado no número de vagas então vigente, ou seja, nove cadeiras.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 12:30

Flu de Feira amortiza dívidas e mantém salários em dia com dinheiro da Copa do Brasil

por Leandro Aragão

Flu de Feira amortiza dívidas e mantém salários em dia com dinheiro da Copa do Brasil
Foto: Matheus Caldas/ Bahia Notícias

O Fluminense de Feira embolsou R$ 1,1 milhão referentes as cotas de participação nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. O Touro do Sertão foi eliminado do torneio na última quarta-feira (14), ao perder por 1 a 0 para o Náutico, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Apesar do valor milionário recebido pela CBF, o presidente do Conselho, José Francisco Pinto, conhecido como Zé Chico, disse que o clube ainda terá que buscar mais patrocinadores para a sequência da temporada de 2018.

 

"Não garante o orçamento da Série D. Nós investimos no time do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil. Com esse dinheiro que recebemos, nós amortizamos alguns déficits, mas ainda estamos buscando mais patrocínios. Esse dinheiro foi bom, porque conseguiremos manter a folha de pagamento dos jogadores em dia. Agora, vamos tentar crescer no Baiano e a nossa torcida tem comparecido ao estádio, dando um bom resultado na bilheteria. Mas para a Série D, vamos buscar mais patrocínios para fechar o orçamento", explicou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Sobre a queda diante do Náutico, Zé Chico considerou positiva a participação do Flu de Feira na Copa do Brasil. Ele ficou impressionado com o apoio dado pela torcida mesmo depois da derrota que causou a eliminação do time. "É um balanço positivo. Ganhamos uma partida, que foi contra o Santa Cruz. Infelizmente perdemos do Náutico, mas o time saiu aplaudido de pé no estádio. Geralmente a torcida vaia quando o time perde uma classificação. Jogamos bem, mas infelizmente a bola não entrou. Agora é trabalhar no Baiano e buscar a classificação para a próxima fase", disse.

 

No Campeonato Baiano, o Flu de Feira ocupa a terceira colocação com 10 pontos, dois a mais do que o Bahia, que é o quinto e está fora da zona de classificação. Neste domingo (18), o Touro do Sertão visita o Jacuipense, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. A partida é válida pela primeira rodada do Baianão, que foi adiada para que as obras na praça esportiva pudessem ser concluídas.

Manoel Vitorino: Acidente entre carreta e micro-ônibus deixa 1 morto e 32 feridos
Foto: Reprodução / Polícia Rodoviária Federal-BA

Um motorista morreu e pelo menos 32 pessoas ficaram feridas em uma batida entre uma carreta e um micro-ônibus na BR-116, trecho de Manoel Vitorino, sudoeste baiano, na manhã desta sexta-feira (16). Segundo o Blog do Marcos Frahm, todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Prado Valadares, em Jequié, por ambulâncias do Samu, da Via Bahia, concessionária da rodovia, e de prefeituras da região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o acidente ocorreu por volta das 5h40, na altura do km 719. Ainda segundo o Blog, o micro-ônibus tinha saído de São Paulo com destino a Gavião, na região sisaleira baiana. A vítima fatal, o motorista da carreta, ficou preso às ferragens e morreu no local. 

Campo Alegre de Lourdes: Justiça acata denúncias contra ex-prefeitos
Levi e Delaneide são casados / Foto: Reprodução / Blog do Geraldo José

Os ex-prefeitos de Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco, Delaneide Borges e Levi Rodrigues, que são casados, tiveram cinco denúncias acatadas pela Justiça. As acusações são de peculato, associação criminosa e fraudes em licitações. Delaneide e Levi foram denunciados no âmbito da Operação Retorno do Estado (relembre aqui), deflagrada em outubro de 2016, pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). À época, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão e de sequestro de valores. Segundo o promotor Rafael Rocha, “As denúncias apontam a existência de esquema criminoso montado na gestão da ex-prefeita Delaneide Borges, que fraudou dezenas de licitações e desviou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos municipais por meio de contratos administrativos firmados com sociedades empresárias ‘fantasmas’”. Ainda conforme o promotor, uma auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) apontou cerca de 40 irregularidades em cada uma das mais de 30 licitações descritas nas denúncias criminais. “Somente em uma das denúncias aos ex-gestores foram imputadas as práticas de 488 crimes de peculato, além dos crimes de associação criminosa e fraudes em licitações”, declarou. Também foram denunciados pelo MP-BA, o atual vice-prefeito, Agnólio Boson; a filha dos ex-prefeitos, Maria Luiza Borges, ex-secretária de gabinete; o ex-secretário de finanças e de administração, Averaldo Dias; ex-servidores do setor de pagamentos e ex-membros da comissão de licitação do Município; além dos sócios-proprietários das empresas Loventos (Agenor Dias), Tecnologia, Odecam e Nossa Senhora. Ao acatar as denúncias, o juiz Dario Gurgel de Castro determinou as citações dos acusados e decretou medidas cautelares penais como o comparecimento mensal em juízo para informar e justificar as suas atividades; proibição dos acusados de manterem qualquer contato entre si e com as testemunhas, seja por meio telefônico, e-mail, mensagem de texto ou outro meio; proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial; e recolhimento domiciliar no período noturno, podendo sair de casa a partir das 6h e retornar até as 19h, de segunda a sexta-feira, devendo permanecer recolhidos em suas respectivas residências nos finais de semana e feriados.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 11:38

Rui Costa diz que torce por empate no Ba-Vi e pelo fortalecimento do futebol baiano

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Rui Costa diz que torce por empate no Ba-Vi e pelo fortalecimento do futebol baiano
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Durante a inauguração da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) disse que vai torcer por um empate no clássico Ba-Vi deste domingo (18), pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Vitória e Bahia se enfrentam no estádio do Barradão e a bola vai rolar a partir das 16h. A via, de quatro quilômetro de extensão, liga a Avenida Paralela e o estádio do Leão. "O resultado ideal é o empate no domingo para comemorar a inauguração dessa via para todo mundo sair feliz", afirmou Rui Costa, que torce pelo placar de 2 a 2. "Para ter gol para todo lado para comemorar", completou. Rui Costa também comentou o fato do primeiro clássico Ba-Vi do ano ter a presença das duas torcidas. Além de pedir que os torcedores dos dois clubes, compareçam ao Barradão preparados para receber gozações, em caso de derrota. "É mais bonito, mais emocionante, mais vibrante ver uma torcida vibrar, fica mais colorido. A gente tem superar esse estigma de que as pessoas não podem conviver juntas. Isso é um absurdo! Torcedores do Bahia e do Vitória podem e devem estar juntos. Aliás, podem até ser casais. Um torcer para o Bahia e outro torcer pelo Vitória. Eu insisto nessa tese que as pessoas venham para aqui com o espírito da paz, com o espírito esportivo, com o espírito de tolerar gozação. Evidente que quem torce para um time tem que estar preparado para receber gozação se o seu time perder, mas isso não pode descambar para ações de violência. Independente do resultado, seja um Ba-Vi da paz e da alegria", disse ele pedindo ainda que as torcidas organizadas compareçam ao Barrradão com o espírito da paz. Apesar de ser torcedor do Bahia, o governador torce pelo fortalecimento do futebol baiano no geral, não apenas através da dupla Ba-Vi. Ele também espera que clubes do interior como o Vitória da Conquista, que vem se destacando nos campeonatos Baianos ao longo dos anos, cresça na modalidade. Ele ainda citou o Jequié, que subiu para a divisão de elite do estadual, e a Juazeirense que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado. "O futebol baiano só será forte quando nós tivermos dois, três, quatro times fortes. Nenhum lugar do mundo existe um time forte sozinho. No mínimo tem duas atrações. Na Espanha tem Barcelona e Real Madrid que se rivalizam. Essa disputa é que faz o futebol forte. Se um dos times estiver muito fraco, o futebol baiano será fraco. O Vitória da Conquista já fez jornadas bonitas, o Jequié entrou para a primeira divisão, tomara que venha para ficar. É importante que esses polos regionais passem a ter times fortes. Que o comércio comece a apoiar. A Juazeirense está aí com um desempenho extraordinário. É um exemplo de que tem espaço para outros times baianos terem projeção e se destacarem", falou.

Campanha de vacinação contra febre amarela é iniciada nesta segunda em 8 municípios da BA
Foto: Getty Images

A campanha de vacinação contra febre amarela será iniciada na próxima segunda-feira (19) em oito municípios baianos: Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a meta é imunizar, até 9 de março, 95% da população dos municípios. A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais. Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a febre amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença. Durante a campanha, a dose padrão será disponibilizada apenas para crianças de 9 meses a menores de dois anos de idade, gestantes com indicação escrita do médico, viajante internacional que necessite a emissão do certificado internacional de vacinação e profilaxia e para pessoas que apresentarem condições clínicas especiais avaliadas pelo serviço de saúde. O Dia D de vacinação acontece no próximo dia 24.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 10:40

Camaçari: Secretária é denunciada por cobrar propina para liberar empreendimentos

por Francis Juliano

Camaçari: Secretária é denunciada por cobrar propina para liberar empreendimentos
Foto: Reprodução / Camaçari Alerta

A secretária de Desenvolvimento Urbano de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Juliana Franca Paes, é acusada de chefiar um esquema que exigia propina de empresas para aprovação de empreendimentos imobiliários de médio e alto luxo no município. A acusação é do Ministério Público do Estado (MP). Segundo o promotor Everardo Yunes, que pediu a prisão preventiva de Paes, a secretária e o marido dela, Aridã de Souza Carneiro, e outras seis pessoas [incluindo quatro servidores] participavam do esquema. Eles vão responder uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa. Entre os atos irregulares cometidos pela secretária e o marido, acrescenta o MP, consta o uso em proveito deles de uma caminhonete da prefeitura local recebida como “doação em contrapartida de um licenciamento de um empreendimento”. O promotor também diz que “um relatório técnico da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública comprovou que o veículo ficava à disposição do marido da secretária municipal, que o utilizava em atividades pessoais. Por conta disso, o MP denunciou Juliana e Aridã pelo crime de peculato, praticado de junho de 2017 a fevereiro deste ano. O promotor também pediu que a Justiça afaste, liminarmente, todos os servidores públicos acionados de suas funções e que todos sejam condenados às sanções previstas no art. 12, incisos I, II e III, da Lei nº 8.429/92 [Lei de Improbidade Administrativa].

Conquista: Adolescente morre e outro fica ferido após tiroteio em praça
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um adolescente morreu vítima de um tiroteio em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na noite desta quinta-feira (15). Segundo o Blog do Anderson, um outro adolescente ficou ferido e foi levado pelo Samu a unidade de saúde. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. O fato ocorreu na Praça do Acarajé, por volta das 21h. Ainda segundo o site, guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registraram a ocorrência. Não há informações sobre a causa dos tiros nem dos atiradores. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa local deve apurar o caso.

FBF anuncia alteração no horário do duelo entre Juazeirense e Jequié
Foto: Carlos Humberto/ Agência CH

O duelo entre Juazeirense e Jequié sofreu nova alteração (leia mais). A mudança agora é no horário que passou a ser 17h. A partida acontecerá neste domingo (18), no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) fez a mudança no horário a pedido da TV Rede Bahia para adequar à sua grade de programação. A emissora é detentora dos direitos de transmissão da competição estadual. A Juazeirense lidera o Baianão com 13 pontos, três a mais do que o Jequié que é o quarto colocado.

Itabuna: Mulher que teve corpo queimado com água quente relata que pensou que ia morrer
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

A mulher que teve o corpo queimado pelo companheiro em Itabuna (ver aqui), no sul baiano, conta que se não fosse uma vizinha poderia estar morta. À TV Santa Cruz, a vítima, Rosimeire Castro da Silva, disse que sofreu um chute no nariz e em outras partes do corpo, socos, foi queimada com água quente e ainda teve a cabeça atingida várias vezes por uma panela. Na última terça-feira (13), dia do fato, o companheiro, Marcos Antônio de Assis, de 43 anos, chegou em casa bêbado. Ainda segundo relato dela, que trabalha agente comunitária, ela chegou a terminar o relacionamento há 15 dias, quando foi agredida com um tapa no rosto. Depois, reatou, dizendo que daria uma segunda chance, acreditando que ele fosse mudar. A vítima disse ainda que vive com medo e teme que o acusado volte a ficar em liberdade. Marcos Antônio foi preso em flagrante, horas depois do crime, e está proibido de se comunicar e aproximar da vítima, de familiares dela e de testemunhas do crime. Ele, que é pedreiro, disse à polícia que se defendeu durante uma briga por ciúmes. O homem já tem passagem por porte ilegal de armas.

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 08:00

Edson Duarte pode assumir Ministério do Meio Ambiente

Edson Duarte pode assumir Ministério do Meio Ambiente
Foto: Blog do Geraldo José

O ex-deputado federal Edson Duarte (PV-BA) pode assumir o Ministério do Meio Ambiente , por indicação do atual ministro, José Sarney Filho, de acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo. No momento, Duarte é secretário de articulação institucional da pasta. A ideia é que ele se torne o titular do MMA em abril, quando Sarney Filho sairá para se candidatar a uma vaga no Senado. O juazeirense já havia ocupado o cargo interinamente em outubro de 2016. Apesar de a indicação ser bem aceita entre os ruralistas, o setor do agronegócio, no entanto, quer o chefe da Embrapa, Maurício Lopes.  

Histórico de Conteúdo