Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 22:00

Juazeirense: Ávine tem nome publicado no BID e pode jogar oficialmente

por Matheus Caldas

Juazeirense: Ávine tem nome publicado no BID e pode jogar oficialmente
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Principal reforço da Juazeirense para a temporada 2017, o lateral-esquerdo Ávine teve seu nome publicado nesta quarta-feira (18) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele está apto a estrear oficialmente pelo Cancão de Fogo.

 

O ex-jogador do Bahia jogará pela Juazeirense na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. O primeiro compromisso será pela competição regional. No dia 26 de janeiro, o adversário será o River-PI, fora de casa. Já pelo certame estadual a equipe comandada pelo técnico Quintino Barbosa vai pegar o Vitória, dia 29, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Ibicaraí: Rodízio de água é instaurado para driblar crise hídrica
Foto: Divulgação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem realizando rodízio no abastecimento de água em Ibicaraí. A medida foi instaurada devido à escassez de chuvas na região e a redução do nível de água na barragem do Luxo, que acontece desde a última quarta-feira (11). A decisão foi tomada em caráter emergencial e a previsão é que tenha vigência até o término deste verão. De acordo com o diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, a ação pretende economizar água e evitar que o município passe por situação semelhante a do ano passado, onde vivenciou uma das maiores crises hídricas da história “atenderemos por setor, e só sairemos da localidade quando as residências estiverem abastecidas. Paralelo ao racionamento está sendo realizada a limpeza das margens do ribeirão do Luxo, melhorando o fluxo e a qualidade da água”, afirmou Estrela. Ainda segundo o diretor, será lançada uma campanha educativa para a população economizar água. Para o rodízio, a cidade foi dividida em quatro setores, que receberão água entre 48 e 72 horas.
Técnico do Conquista, Eduardo Bahia pretende 'fazer história' em 2017
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Campeão da Copa Governador 2016, no seu primeiro ano como treinador, Eduardo Bahia, do Vitória da Conquista, já pensa em mais um título em 2017: o Campeonato Baiano. Citando a base do ano passado como ponto forte, o comandante vê o estadual como chance de conseguir um troféu nesta temporada.
 
“Todos aqui sabem do equilíbrio do Campeonato Baiano, mas nosso objetivo é chegar à final da competição e trabalhar pelo título dela. O Vitória da Conquista merece isso pela evolução que teve nos últimos anos em todos os seus setores. Vamos batalhar para alcançar isso”, disse.
 
Bahia também analisou o trabalho feito pelo grupo e destacou que pretende marcar a história do Alviverde. “A base foi mantida e isso tem dado muita confiança à todos aqui no Vitória da Conquista. O comprometimento do grupo e a união dentro do clube podem fazer a diferença em 2017. O trabalho realizado até aqui é muito bom. A ideia aqui é fazer história nesta temporada”, projetou.
 
No Baianão, o primeiro compromisso conquistense será logo em casa. No dia 29 de janeiro, no Lomanto Júnior, o adversário será o Bahia de Feira.
Corregedoria afasta PMs envolvidos em mortes de adolescente em Conceição do Coité
Foto: Reprodução / Calila Notícias
A Corregedoria da Polícia Militar apura as circunstâncias do duplo homicídio de adolescente no distrito de Salgadália, em Conceição do Coité. Vitor Oliveira Silva, de 17 anos, e Luiz Henrique Matos, 16, foram assassinados em dezembro do ano passado (relembre aqui). A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) recebeu na última terça-feira (17), ofício da corregedoria em resposta a solicitação do secretário Geraldo Reis sobre o caso. A secretaria acompanha o caso desde 11 de dezembro de 2016, quando o secretário visitou a cidade da região do Sisal, a convite da prefeitura. Acompanhado de autoridades municipais Geraldo Reis ouviu familiares das vítimas mortas em sete de dezembro do ano passado. Segundo as famílias, o duplo homicídio foi cometido por policiais, quando os jovens se deslocavam a bordo de uma motocicleta. De acordo com a mãe de Vitor, o jovem era estudante da rede pública estadual, e voltava de uma prova no momento do crime. Além disso, o adolescente integrava a comissão da juventude do Sindicato Rural da cidade. Vitor era filho de um pedreiro e uma pedagoga, professora do município, especializada em metodologia do ensino de história. A outra vítima, Luiz Henrique, estudava e trabalhava no turno oposto em uma locadora de videogame, ele era filho Sandra Bispo, que trabalha em uma churrascaria da região. Foi informado através de ofício que os policiais militares envolvidos no crime foram afastados imediatamente após o inquérito ter sido instaurado, de Portaria nº 074-CS/2016, que visa apurar os fatos. A SJDHDS continuará acompanhando o caso e prestando os atendimentos e esclarecimentos cabíveis aos familiares.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 18:30

Flu de Feira e Bahia de Feira farão amistoso neste domingo

Flu de Feira e Bahia de Feira farão amistoso neste domingo
Duelo acontecerá no Joia da Princesa | Foto: Reprodução / Youtube
Os clubes do interior seguem forte na pré-temporada, visando o Campeonato Baiano. Em Feira de Santana, os dois clubes da elite estadual se enfrentarão num amistoso neste domingo (22). Bahia de Feira e Fluminense de Feira medirão forças no Joia da Princesa, às 16h.

Para o vice-presidente de futebol do Touro, Luiz Paolilo Filho, será a oportunidade para a torcida prestigiar os novos contratados do clube. “Vai ser um amistoso muito interessante porque estamos ajustando o nosso time, o Bahia de Feira também se preparando para o Campeonato Baiano, sem falar que será a grande chance do nosso torcedor ver de perto os novos contratados, principalmente o Jorge Wagner, que a despeito de estar parado há algum tempo participou muito bem do amistoso do último domingo contra o Jacuipense [derrota por 2 a 1], inclusive marcando um gol”, disse, em entrevista ao site oficial.

No Baianão, o Flu de Feira fará sua estreia contra o Galícia, em Pituaçu, no dia 4 de fevereiro. O Tremendão, por sua vez, jogará na primeira rodada contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior.
Assaltante morre em confronto com a polícia após assalto a Coelba de Cafarnaum
Foto: Reprodução / Central Notícia
Uma dupla que assaltava um Posto Avançado da Coelba foi surpreendida pela Polícia Militar, nesta terça-feira (17), em Cafarnaum. Os assaltantes, um deles menor, entraram armados no local, que está situado no centro da cidade da região de Irecê. Na ação, que aconteceu no final da manhã desta terça-feira, os bandidos dominaram funcionários e anunciaram o assalto. Segundo o Central Notícia, a dupla conseguiu empreender fuga, e foi perseguida por uma guarnição da PM. De acordo com a polícia, os criminosos reagiram contra a ação policial. Um deles, Rafael Moreira da Gama, foi atingido por disparos e morreu no local. O outro assaltante, um menor de 16 anos, foi baleado e encaminhado para o Hospital Regional de Irecê, onde segue internado. A polícia não informou a quantia levada pelos acusados.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 17:46

Soldado da PM baleado em Itinga foi atingido por policiais

Soldado da PM baleado em Itinga foi atingido por policiais
Foto: Leitor BN
O soldado da Polícia Militar atingido por disparos, em Itinga, nesta quarta-feira (18), foi alvejado por outros policiais. Gilvan e um amigo que o acompanhava estavam a bordo de um carro no momento da ação (relembre aqui). Uma guarnição do Setor de Inteligência (Soint) da 81ª CIPM estava realizando uma ronda de rotina quando avistou um veículo, que inicialmente foi considerado suspeito. O carro passava pela Avenida Fortaleza, quando foi seguido por policiais sem farda, utilizando uma viatura descaracterizada. O policial atingido também não estava usando fardamento da PM, e usava o carro pessoal. Os agentes pensaram se tratar de bandidos tentando assaltar e, na perseguição, Gilvan bateu o carro e desmaiou. Nesse momento, o homem que o acompanhava e não é policial, pegou a arma e saiu do veículo disparando contra os policiais do Soint, por também pensar que se tratavam de criminosos. Os PMs reagiram aos tiros contra o homem e o veículo. Ao se aproximarem, os policiais reconheceram o colega e o encaminharam para uma unidade de saúde. O soldado foi atingido nas nádegas e encontra-se fora de perigo no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas. O amigo do policial foi atingido por um disparo e socorrido para o Hospital Menandro de Farias e não corre risco de vida. A unidade policial apura o caso para esclarecer as circunstâncias do fato.
Homem é morto na janela de casa com 11 tiros em Capim Grosso
Foto: Reprodução / Infosaj
Um homem foi morto com 11 tiros na janela da própria casa, nesta terça-feira (17), em Capim Grosso. Thomas Henrique Pereira Rios tinha 27 anos, e estaria fugindo de um atentado no momento da ação dos bandidos. Conforme informações da Polícia Civil da cidade, a residência da vítima foi invadida por dois homens armados que fugiram logo após o crime. Ainda segundo a polícia, os suspeitos já foram identificados, mas os nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações. De acordo com o Metro1, a principal hipótese aponta que o homicídio tenha sido cometido por causa de uma dívida de drogas. Familiares contaram que o rapaz era usuário de entorpecentes. O crime aconteceu no bairro Oliveira, no município da região do Piemonte da Diamantina. A companheira de Thomas relatou que assim que chegou do trabalho ele trancou a porta e foi para os fundos conversar com ela. Logo depois, o casal ouviu um barulho vindo da entrada da casa, de pessoas querendo entrar no imóvel. A vítima ainda teria tentado fugir pulando a janela, mas foi atingido nas costas e na cabeça. A esposa de Thomas já havia sido presa em Feira de Santana por tráfico de drogas, mas ele não tinha passagem pela polícia. A mulher não foi ferida durante a ação criminosa. A vítima deixa um filho.
Santa Teresinha: Governo federal reconhece situação de emergência
Foto: Reprodução / Bahia na Rede
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu nesta quarta-feira (18) a situação de emergência de uma cidade baiana afetada por desastres naturais. A medida foi divulgada através do Diário Oficial da União, e permite que Santa Teresinha tenha acesso às ações de apoio do Governo Federal. O projeto tem o objetivo de socorrer e prestar assistência à população, restabelecendo serviços essenciais e recuperando as áreas atingidas. Outras sete cidades foram contempladas com a medida, uma no Espírito Santo, duas em Minas Gerais e quatro no Rio Grande do Sul, devido às enxurradas. A iniciativa viabiliza o acesso aos kits de ajuda humanitária, e a recursos materiais e financeiros para o restabelecimento de serviços essenciais. Além disso, o governo federal reconhece também que as prefeituras têm direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas. Para ter acesso aos benefícios, os municípios precisam encaminhar a documentação comprovatória para análise de equipe técnica da Sedec, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O apoio federal complementa as ações dos estados e cidades.
Rui autoriza construção de policlínicas em Simões Filho e Alagoinhas
Foto: Carol Garcia/GOVBA
O governador Rui Costa autorizou nesta semana a construção de duas novas policlínicas: no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS); e na região de Alagoinhas. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões cada, os novos equipamentos atenderão mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios. "Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios", afirmou Rui. A unidade de Simões atenderá a 15 municípios da RMS, com exceção da capital, e será construída em um terreno na via marginal à BR-324. Já a policlínica em Alagoinhas abrangerá 18 municípios e será erguida em um terreno atrás da Câmara de Vereadores. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o número de consórcios de saúde será ampliado ainda este mês. "Esta semana, vamos autorizar o de Feira de Santana, completando cinco consórcios firmados ainda neste mês de janeiro, e vamos dar a ordem de licitação para sete equipamentos, que o governador deverá lançar também este mês. Estamos esperando apenas que o município de Salvador nos entregue os documentos solicitados para que o banco permita a licitação", disse. A manutenção dos equipamentos será compartilhada entre estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados.
Sul: Estrada que liga Itabela a Guaratinga sofre com buracos e falta de sinalização
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
Motoristas do sul baiano que trafegam pela BA-283 reclamam do estado de conservação da rodovia. A via, de 28 km que liga as cidades de Itabela e Guaratinga, apresenta buracos, faixas apagadas, falta de acostamento, placas danificadas e sinalização precária. Conforme a TV Santa Cruz, motoristas chegam a se arriscar na contramão para evitar os buracos. Alguns deles tomam os dois lados da pista. Ainda segundo a emissora, os riscos de acidente aumentam ainda quando chove, o que dificulta os motoristas de avaliarem o tamanho e a profundidade dos buracos.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 15:10

Gestão & Poder: Gestão Pública - Planejamento

por Sauro Thiele

Gestão & Poder: Gestão Pública - Planejamento
Foto: Acervo pessoal
Todo início de mandato, seja este para cargos do Poder Executivo ou do Poder Legislativo, seus distintos mandatários tratam inicialmente do planejamento.
 
Por outro lado, além do planejamento deve-se manter o foco no posicionamento da estratégia e das ações, as quais conduzirão aos resultados pretendidos tanto pelo Político/Gestor quanto pela população.
 
Evidentemente, que todo planejamento deve sofrer ajustes no decorrer do tempo e devido às alterações de cenários. Portanto, tão importante quanto tal planejamento é o monitoramento da estratégia e das ações ao longo do mandato.
 
O profissionalismo e o comprometimento da equipe escolhida pelo Político/Gestor também faz toda a diferença para o sucesso dos distintos mandatos e, principalmente, suas ações e resultados influenciam no grau de participação e confiança da população.
Policial é baleado dentro de carro em Itinga; ele está fora de perigo
Foto: Leitor BN
Um policial militar foi alvejado dentro de um carro no início da tarde desta quarta-feira (18), no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. O soldado Gilvan Almeida não estava em serviço quando foi baleado. O crime aconteceu nas proximidades da Base Comunitária, e o policial foi encaminhado para o Hospital Aeroporto, no município da Região Metropolitana de Salvador. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública ele está fora de perigo e passa por exames na unidade de saúde. O comandante da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Sérgio Dias, responsável pela Base Comunitária de Itinga, e a tenente, Naila Reis, acompanham o soldado. Também de acordo com a SSP, Gilvan ainda não foi ouvido, apesar de estar consciente, por isso, ainda não existem informações sobre a autoria e motivação do crime. A polícia permanece no local.

Cruz das Almas: Ex-prefeito culpa atual gestor por débitos com previdência
Foto: Reprodução / Youtube
O ex-prefeito Ednaldo Ribeiro (PMDB) de Cruz das Almas, no Recôncavo, respondeu à acusação do prefeito eleito da cidade, Orlandinho (PT), quanto a débitos deixados à gestão atual (ver aqui).  Ribeiro, que assumiu a prefeitura em setembro de 2015, foi acusado de causar um rombo de R$ 2,2 milhões pelo não pagamento do 13° salário e benefícios do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Em nota, Ednaldo Ribeiro contestou o prefeito e o acusou de ser responsável pelo débito com o INSS, quando foi gestor da cidade entre 2009 e 2012. Segundo o ex-prefeito, a dívida com o INSS tem origem naquele período com uma dívida aberta de R$ 11,6 milhões. Ribeiro afirma que para conseguir regularizar o município ao INSS, o governo dele efetuou o pagamento das parcelas da dívida junto à Receita Federal deixada por Orlandinho, na gestão 2009-2012. O ex-prefeito ainda justificou a crise econômica como causadora dos problemas em Cruz das Alamas. “A arrecadação de impostos e repasses federais foram retraídos por conta da crise que sucumbiu o governo Dilma no país e as consequências foram desastrosas também para os municípios”, criticou Ednaldo.  “O que fizemos foi encontrar formas de resolver os problemas causados por eles. Mais importante que tentar culpar o nosso governo nesse momento é trabalhar, porque foi para isso que Cruz das Almas optou por essa gestão. O povo da minha cidade não merece desculpas antecipadas de uma administração que já se revela ineficiente”, completou.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 13:20

Barreiras: MPF doa móveis, equipamentos e centena de livros

Barreiras: MPF doa móveis, equipamentos e centena de livros
Foto: Reprodução / MPF-BA
Móveis, equipamentos e mais de uma centena de livros serão doados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras, no extremo oeste baiano. Ao todo, são 139 itens. Os objetos estão divididos em dois lotes: o primeiro é de mobiliários e equipamentos, com 34 itens, e o segundo é de 105 livros. Órgãos e entidades interessadas deverão entregar as solicitações na sede do MPF em Barreiras, no período de 16 de janeiro a 14 de fevereiro. Os solicitantes devem usar um modelo que consta no anexo II do Aviso (ver aqui). Eles devem também indicar o número do lote de interesse, e o vencedor levará todos os bens integrantes dele. A doação será feita conforme a seguinte ordem de preferência: 1) ramos do Ministério Público da União, órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional ou para outro órgão integrante de qualquer dos demais Poderes da União; 2) órgãos e entidades dos estados, municípios ou Distrito Federal; 3) instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública do Governo Federal, e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, de acordo com a legislação vigente. Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas através do telefone (77) 3614-7400, de segunda a sexta, das 14h às 18h.
Prefeito de Riachão das Neves é indicado para presidir entidade do oeste baiano
Foto: Divulgação
O prefeito de Riachão das Neves, no extremo oeste, Miguel Crisóstomo (DEM), se tornou presidente da Umob [União dos Municípios do Oeste da Bahia]. A indicação de Crisóstomo ocorreu em consenso com as duas chapas que iriam disputar o comando da entidade. A de Miguel Crisóstomo era apoiada pelos prefeitos de Barreiras, Zito Barbosa (DEM), e de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira (PDT). A oponente tinha como candidata a prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles (PP), que indicou para vice a prefeita de Cotegipe, Márcia Sá Teles (PP). A Umob é considerada uma entidade de pressão junto a esferas estaduais e federais para buscar demandas da região oeste baiana.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 12:17

Trading: Dirigente de companhia aérea europeia critica aeroporto de Salvador

por Gabriel Carvalho | gabriel.jornalismo@gmail.com

Trading: Dirigente de companhia aérea europeia critica aeroporto de Salvador
Foto: Arquivo Pessoal
O diretor de Operações no Brasil e Expansão para a América Latina da companhia espanhola Air Europa criticou a situação do Aeroporto de Salvador em sua página no Facebook. Enrique Martin-Ambrosio falou sobre o defeito no ar-condicionado e postou uma foto da escada rolante interditada em um dos pisos do terminal. “Dos 35 graus no aeroporto de salvador sem ar condicionado e escadas rotas, o RAMON LLULL nos vá levar em hora ao frio Madrid”, disse. O aeroporto da capital baiana é alvo de críticas não somente do executivo espanhol, mas de turistas brasileiros e estrangeiros que passam pelo equipamento. Em 2015, a TAM descartou a montagem de um centro de distribuição de voos (hub) por conta dos problemas estruturais do terminal. Nesta quarta-feira (18), o prefeito ACM Neto enviou nota à imprensa dizendo que recebeu um telefonema do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Lessa, informando que irá atender ao apelo feito pelo próprio gestor municipal por melhorias no Aeroporto.
Ingressos da partida entre Vitória da Conquista e Coritiba já estão à venda
Foto: Reprodução/Youtube
Nesta quarta-feira (18), foram colocados à venda os ingressos para o confronto entre Vitória da Conquista e Coritiba, válido pela Copa do Brasil 2017.

Foram disponibilizados um primeiro lote de mil ingressos no valor de R$ 20,00, até o dia seis de fevereiro. Já no dia oito, data do confronto, serão colocados à venda os bilhetes de meia-entrada, com a inteira custando R$30,00 para arquibancada.

Os ingressos estarão à venda na Falcão Calçados da rua Lauro de Freitas; Farmácia Ultra Econômica da rua Olívia Flores; Supernatural Sport Nutrition da rua Siqueira Campos e Tommacon Material de Construções da Morada dos Pássaros.

Conquista e Coritiba se enfrentam no dia oito, às 18h15 (horário da Bahia) no Estádio Lomanto Júnior. A primeira fase será realizada em jogo único, com o time visitante jogando por um empate para seguir no torneio.
Feira: Moradores de zona rural reclamam de falta de água há 4 meses
Foto: Reprodução / TV Subaé
Moradores de uma localidade de Feira de Santana se queixam de estar há quatro meses sem água. O caso ocorre na comunidade de Pindobal, na zona rural da cidade. Segundo a TV Subaé, os moradores do lugar afirmam que mesmo com o problema continuam recebendo a fatura de cobrança. À emissora, o morador Manoel Alves disse que desde setembro do ano passado, a água da Embasa chega apenas uma vez por mês na residência dele. Para ter água nos outros dias, ele conta que cavou um poço artesiano a 500 metros do imóvel, onde consegue bombear a água até a caixa d’água do lavrador e para vizinhos. Em nota, a Embasa disse que a água fornecida em Pindobal é feita de forma alternada com outras localidades da zona rural feirense. A empresa ainda informou que o calor desta época do ano faz o consumo aumentar em torno de 30%, reduzindo a pressão da rede de abastecimento. Um equipamento para aumentar a pressão já foi instalado, acrescente a empresa, mas depende da Coelba para entrar em funcionamento. A empresa ainda declarou que pode cancelar as cobranças de consumo feitas sobre os meses em que o abastecimento não funcionou.
Santaluz: Cadeirante é morto a tiros dentro de casa; acusados fogem com TV
Foto: Reprodução / Notícias de Santaluz
Um cadeirante foi morto a tiros na zona rural de Santaluz na noite desta terça-feira (17). O crime ocorreu por volta das 18h, na localidade de Caldeirão Novo, no povoado de Serra Branca. Conforme o site Notícias de Santaluz, homens armados chegaram a bordo de um carro à casa da vítima. Depois de invadiram a residência desferiram pelo menos cinco tiros contra Renato da Conceição Santos, de 24 anos. Após os disparos, os criminosos reviraram o imóvel e fugiram levando uma televisão da casa da vítima. O cadeirante estava sozinho em casa na hora do crime. Até a manhã desta quarta-feira (18) nenhum dos suspeitos foi localizado. A motivação do crime também não foi revelada. 
Ifba antecipa divulgação de resultado do processo seletivo para cursos técnicos
Foto: Divulgação
Estão disponíveis desde segunda-feira (16) o resultado do processo seletivo para cursos técnicos integrados e subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O resultado final ainda será publicado na próxima sexta-feir (20), mas os candidatos já podem conferir o boletim de desempenho e a lista de aprovados no site da instituição (veja aqui). A interposição de recursos sobre o resultado poderá ser feita até esta quinta (19), a partir do envio de formulário específico para o e-mail selecao2017@ifba.edu.br.
MPF ajuíza ação contra ex-prefeitos de Ibititá, São Gabriel e Wagner por improbidade
Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, no centro-norte baiano, ajuizou quatro ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedidos liminares, contra Edicley Souza Barreto, Gean Ângela Rocha e Natã Garcia Hora, por omissão de informações durante as gestões encerradas em 2016 nos municípios baianos de Ibititá, São Gabriel, e Wagner, respectivamente. De acordo com o órgão, o prefeito reeleito de Ibititá, Edicley Barreto, responde a quatro ações, sendo duas ajuizadas em dezembro e duas em outubro de 2016, por não fornecer informações requisitadas pelo MPF sobre possíveis irregularidades na utilização de verbas federais provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e também em licitações, utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para execução de contratos com uma construtora. A ex-prefeita de São Gabriel, Gean Ângela Rocha, é acusada de omitir informações sobre irregularidades no pagamento dos profissionais de Educação do município, incluindo atrasos de pagamento que foram confirmados pela própria ex-gestora. Já o ex-prefeito de Wagner, Natã Garcia Hora, se tornou réu em uma ação por não fornecer informações sobre possíveis irregularidades em uma licitação realizada pela prefeitura em fevereiro de 2016. O procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, que assina as ações, pede que, em caráter liminar, os acusados sejam obrigados a fornecer as informações previamente solicitadas; que Edicley Barreto envie informações sobre contas referentes aos recursos do PDDE e das licitações; e que Natã Hora também envie informações sobre o processo licitatório em questão. O órgão reafirmou os pedidos em caráter definitivo e requereu que os três acionados sejam condenados nas penas previstas no art. 12, inciso III da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor do salário recebido; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber dele benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos.
Feira: Novo valor de tarifa de ônibus de R$ 3,32 e R$ 3,65 começa a ser cobrado
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Passa a vigorar nesta quarta-feira (18) o novo valor da passagem de ônibus coletivo (ver aqui) em Feira de Santana. A tarifa passa a ser de R$ 3,65 em dinheiro, e R$ 3,32 no cartão Via Feira. O percurso até localidades mais distantes da sede, como Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu, custa agora R$ 4,10. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), usuários que ainda contam com créditos obtidos antes do decreto do reajuste vão pagar a passagem de R$ 3,10 até o fim do prazo de 30 dias contados a partir desta quarta. Ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, disse que 140 ônibus já circulam com câmeras em pleno funcionamento, com GPS em todos eles. Ainda segundo o secretário, a frota de Feira conta com 233 ônibus.
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 08:45

Cruzeiro acerta contratação do atacante Halef Pitbull, do Vitória da Conquista

por Glauber Guerra / Ulisses Gama

Cruzeiro acerta contratação do atacante Halef Pitbull, do Vitória da Conquista
Foto: Luciana Flores / Divulgação / Vitória da Conquista
Um dos destaques do Vitória da Conquista na última edição da Copa Estado, o atacante Halef Pittbull acertou com o Cruzeiro. O atleta já iniciou os exames médicos e aguarda o resultado para assinar contrato e ser anunciado oficialmente pelo Cruzeiro. “Estou muito feliz por essa oportunidade de acertar com o Cruzeiro. É trabalhar para conseguir meu espaço. Agradeço a Deus por essa chance”, resumiu o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias. A tendência é que o clube mineiro adquira boa parte dos direitos econômicos do atacante e o Conquista ficará com um percentual para transações futuras. Halef, de 22 anos, iniciou sua carreira na seleção de Itapetinga, no Intermunicipal de 2013. Ele ainda acumula passagens pelo Sete de Setembro-MS e Atlântico-BA.
LEM: Corpos de pai e dos quatro filhos são liberados; mãe recebeu alta
Foto: Reprodução / Blog do Sigi Vilares
Vítimas de um grave acidente na madrugada desta terça-feira (17) em Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste, (ver aqui) os corpos de um pai e de seus quatro filhos foram liberados. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, os corpos foram encaminhados para Planaltina, cidade do Distrito Federal, onde as vítimas moravam. O homem dirigia um carro, modelo Corolla, que bateu de frente em uma caminhonete. Os filhos viajavam no banco de trás. A esposa e mãe das crianças ficou ferida e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. Ela foi liberada ainda nesta segunda-feira (17). Conforme o G1, pelos menos outras duas pessoas ficaram feridas no acidente, mas não há mais informações sobre o estado de saúde delas. O pai das crianças, identificado como Luciney Alves de Campos, tinha 37 anos, e as crianças, 4, 7, 9 e 11 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a suspeita é que o motorista do Corolla tenha dormido ao volante, o que teria feito o carro invadir a contramão e bater de frente na caminhonete.
Carinhanha: Quadrilha explode agência, atira contra PM e faz moradores como reféns
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Bandidos armados levaram pânico a moradores de Carinhanha, no oeste do estado, na madrugada desta quarta-feira (18). Os acusados explodiram uma agência do Banco do Brasil de Carinhanha, no oeste baiano. A ação ocorreu por volta de 1h e durou cerca de 60 minutos. Segundo informações preliminares, o grupo, com mais de dez integrantes, também atirou na sede da Polícia Militar local. Na fuga, eles ainda fizeram moradores como reféns, os liberando já na BR-030. Os acusados ainda espalharam miguelitos [objetos cortantes] como forma de impedir uma perseguição policial. Até o momento não há informações de quantia levada nem do paradeiro da quadrilha. 
 

Presidente da APLB ‘desafia’ Quitéria a listar municípios que pagam piso dos professores
Foto: José Marques / Bahia Notícias
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, rebateu a declaração da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (UPB), de que não tem conhecimento de algum município que pague salário abaixo do piso determinado na lei para professores (relembre). O dirigente sindical desafiou a ex-prefeita de Cardeal da Silva a citar “50 municípios que cumprem o piso”. De acordo com o presidente da entidade, 92% das cidades baianas não cumprem a Lei 11.738/2008, que regulamenta do piso salarial nacional para os profissionais de magistério da educação básica e suas respectivas cargas horárias, enquanto 72% não pagam o valor básico, reajustado recentemente em 7,64% (veja aqui), para R$ 2.298,80. A informação apresentada por Oliveira, entretanto, apresenta incongruência em relação a dados enviados pela própria APLB ao Bahia Notícias, que apontam que apenas 37 municípios não cumprem a lei do piso. Na avaliação de Oliveira, “falta gestão” nas prefeituras baianas, o que impede as cidades, mesmo com recursos federais disponibilizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de honrar com as disposições da lei. “A maioria dos municípios possui um número muito grande de pessoas com contrato. Então, isso daí gera um inchaço na folha e, com isso, os municípios não conseguem pagar”, criticou o presidente da APLB, ao afirmar também que a situação se agravou com a crise no ano passado e se tornou “uma miséria”. Para Oliveira, falta também fiscalização da forma como os recursos federais são empregados. “O dinheiro que o governo manda poderia ser melhor administrado, com fiscalização mais eficiente. A fiscalização não é eficiente. Os conselhos municipais do Fundeb deveriam funcionar melhor. Muitos deles possuem indicações políticas”, aconselhou.
Uefs divulga lista de aprovados no vestibular; inscrições começam dia 30
Foto: Reprodução / Tribuna da Conquista
A primeira lista com os aprovados no vestibular 2017.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi divulgada nesta terça-feira (17) pela instituição. A relação está disponível no portal da Uefs (clique aqui) e também em murais localizados no hall do Prédio da Reitoria, no campus universitário. Os candidatos aprovados terão de 30 de janeiro até 6 de fevereiro para realizar suas matrículas, nos dias e horários pré-determinados para cada curso, de acordo com o anúncio da universidade. Neste vestibular, 9.884 candidatos se inscreveram para disputar as 921 vagas, distribuídas em 29 cursos de graduação.
Terça, 17 de Janeiro de 2017 - 21:20

Bom Jesus da Lapa: Grupo é preso com armas e 91 munições

Bom Jesus da Lapa: Grupo é preso com armas e 91 munições
Foto: Reprodução / Blog do Sigi Vilares
Um grupo de homens foi preso com armas e munições na madrugada desta terça-feira (17), em Bom Jesus da Lapa. Conforme informações da Polícia Militar, os cinco suspeitos foram capturados durante uma abordagem policial. Ainda segunda a PM, os criminosos foram surpreendidos por agentes da 38ª Companhia Independente da PM (CIPM), em uma ronda da cidade. De acordo com o G1, os bandidos passavam no bairro Nova Brasília em um carro, por volta de 1h, quando foram abordados pelos policiais. Quando o carro foi revistado, os agentes encontraram seis pistolas, 91 munições, seis carregadores, um balacava e um alicate de precisão. A PM informou ainda, que os suspeitos e o material foram apreendidos e encaminhados para a 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa). O grupo foi autuado por porte ilegal de arma e está a disposição da Justiça.
Nordeste: MPCs pedem auditorias no sistema penitenciário nacional
Foto: Divulgação
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) resolveu adotar duas estratégias, uma regional e outra nacional, devido aos graves fatos ocorridos do sistema prisional brasileiro. A primeira, constitui em uma ação concertada entre os membros do Ministério Público de Contas (MPC), que foi realizado primeiro na região norte, depois na centro oeste, e agora na região nordeste. Ao todo, 19 protocolos foram solicitados pelos PGCs, dessas regiões, aos Tribunais de Contras (TCs), dos respectivos estados, para que sejam realizadas auditorias operacionais e de conformidade. As ações tem o objetivo de informar os principais dados relacionados com o sistema penitenciário local, tais como estrutura e custos com material, pessoal/gestão, entre outros. No nordeste o projeto teve a adesão de oito estados, Alagoas, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia. Os estados requereram nesta terça-feira (17) aos respectivos TCE’s, a realização com urgência de auditoria operacional no sistema penitenciário. O vice-presidente do Conselho, e diretor regional do nordeste, acredita que as auditorias poderão esclarecer os fatos à sociedade e aos diversos órgãos de controle, fornecendo subsídios, para o Ministério Público Estadual e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo. A segunda estratégia constitui em o CNPGC encaminhar expediente ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). Com a finalidade de conclamar a realização de auditoria coordenada em todo o sistema, com a cooperação de todos os Tribunais de Contas do país. Através dessas estratégias o CNPGC espera que o tema seja abordado mais amplamente no Brasil, visando à melhoria do sistema, adotando sistemas que respeitem o pacto federativo constitucional. Em 12 desse mês, a Atricon comunicou ao CNPGC que se dirigiu aos Tribunais de Contas recomendando a realização imediata das referidas auditorias na área de segurança pública, com foco no sistema penitenciário, colocando-se à disposição para junto com o Instituto Rui Barbosa (IRB) prestar o auxílio necessário para viabilizar a auditoria coordenada pelo TCU.

Histórico de Conteúdo