Esporte Clube Vitória
Brasileirão: Flamengo empata com Cruzeiro, Palmeiras encosta e briga pelo título segue em aberto após 26ª rodada
Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Entrevistas
Duelo olímpico: Hebert Conceição projeta duelo contra Yamaguchi Falcão no Spaten Fight Night
Últimas notícias
Durante o duelo entre Coritiba e Botafogo-SP, válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Edson agrediu o lateral ex-Vitória, Zeca, que atualmente veste a camisa do Coxa. O atleta havia sido expulso por conta de uma cotovelada em Gustavo Coutinho, partiu para cima do lateral e deu um tapa no rosto do jogador.
A partida terminou com o placar de 2 a 0 e garantiu o Coritiba na liderança da tabela da segunda divisão do torneio nacional, com 53 pontos. Já o Botafogo de Ribeirão Preto é o 18º colocado, na zona de rebaixamento, com 29 pontos somados.
A próxima partida do Coxa será contra o Atlético-GO, na quinta-feira (9). A bola vai rolar a partir das 19h30 em jogo válido pela 31ª rodada da competição.
A Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) convocou, nesta sexta-feira (3), a torcida do Vitória para realizar já conhecido 'AeroNego' neste sábado (4), às 17h30, no Aeroporto Internacional de Salvador. A mobilização busca incentivar o elenco na véspera do duelo contra o Vasco, marcado para domingo (5), às 16h, em São Januário, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Nas redes sociais, o presidente da TUI, Gabriel Oliveira, reforçou a importância da participação dos torcedores neste momento decisivo da competição.
“Estamos chegando na reta final, e por omissão não iremos pecar. Independentemente do que aconteça, nós, torcedores, poderemos bater no peito com orgulho e dizer: fizemos a nossa parte!”, escreveu.
Atualmente na 17ª posição, com 25 pontos, o Vitória está a três do Santos, primeiro fora da zona de rebaixamento. A partida contra o Vasco é vista como confronto direto e pode definir os rumos da luta rubro-negra para escapar do Z-4.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) negou o pedido do Vitória para a alteração do horário do clássico Ba-Vi da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão desejava que a partida fosse realizada às 19h30, mas a entidade manteve a primeira definição: Jogo marcado para às 21h30, no dia 16 de outubro (quinta-feira), no Barradão.
Dono do mando de campo da partida, o Vitória fez a solicitação formal da mudança para o horário das 19h30 dando um montante de justificativas. O Rubro-Negro citou questões de mobilidade urbana, segurança e a integridade física dos envolvidos, como atletas, comissões técnicas e torcida.
Ainda visualizando a ótica dos torcedores, o clube enfatizou a importância de facilitar o retorno dos torcedores que fazem uso do transporte público, que fica mais escasso com o passar do dia, além do alto congestionamento do trânsito. No entanto, a CBF preferiu manter a programação inicial por questões de transmissão.
Elenco do Itabuna cobra salários atrasados após fim da Série B do Baianão e questiona parceria com Vitória; entenda
Por Hugo Araújo / Thiago Tolentino
Sem ter alcançado o esperado retorno à elite do futebol baiano ao ser eliminado na semifinal da Série B estadual, o Itabuna lida com uma crise financeira. Jogadores e membros da comissão técnica que participaram da campanha relataram estar sem receber o salário referente ao último mês de contrato, julho, acumulando três meses de atraso.
Em contato com o Bahia Notícias, atletas afirmam que havia um acordo envolvendo Itabuna, Vitória e Jacuipense, mas que a parceria se desfez no decorrer da competição. Apenas os dois primeiros meses teriam sido pagos. A situação levou o elenco do Dragão do Sul a realizar duas greves, comprometendo o desempenho da equipe na reta final da Série B — após liderar a fase de classificação com sete vitórias e dois empates, o Itabuna caiu para o Galícia nos pênaltis após dois empates por 0 a 0.
Procurado pela reportagem, o presidente do Vitória, Fábio Mota, negou que o Rubro-Negro tenha se comprometido a pagar salários do elenco itabunense. Ele explicou que a parceria entre os clubes terminou ao fim da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023.
"O Vitória não cedeu atletas ao Itabuna durante a Série B do Baiano. O clube fez acordo com o Jacuipense e treinava no campo da nossa Academia. Os contratos foram firmados diretamente pelo Itabuna com atletas cedidos pelo Jacuipense. Nosso papel foi apenas ceder a estrutura de treinamento e ajudar na busca por patrocínios", disse Mota.
O BN tentou contato com o diretor de futebol do Itabuna, Ricardo Xavier, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto. Ainda de acordo com os jogadores, a diretoria do Itabuna informou que os salários só serão quitados caso o clube consiga vender patrimônio, sem prazo definido para acerto.
Ao todo, entre 23 e 25 atletas defenderam o Dragão do Sul na Série B estadual, além de uma comissão técnica liderada pelo treinador Rodrigo Ribeiro, composta por mais seis profissionais.
PARCERIA ANTERIOR
Em março de 2024, Itabuna e Vitória firmaram uma parceria que possibilitou ao time disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Leão cedeu cerca de 15 jogadores das divisões de base, além de comissão técnica. A campanha terminou nas oitavas de final.
Brasileirão: Flamengo empata com Cruzeiro, Palmeiras encosta e briga pelo título segue em aberto após 26ª rodada
Por Thiago Tolentino
A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou sem definição na ponta da tabela e deixou a disputa pelo título ainda mais acirrada. No jogo mais aguardado da rodada, Flamengo e Cruzeiro ficaram no 0 a 0 no Maracanã. O resultado manteve o Rubro-Negro isolado na liderança, agora com quatro pontos de vantagem para os mineiros, mas abriu espaço para a aproximação de outro concorrente: o Palmeiras.
Jogando no Allianz Parque, o Verdão não desperdiçou a chance de encostar e goleou o Vasco por 3 a 0. Com o triunfo, os paulistas assumiram a vice-liderança e reduziram a diferença para apenas três pontos em relação ao Flamengo.
Outro que se deu bem na rodada foi o Botafogo. No confronto direto pela quarta posição, o Glorioso venceu o Bahia por 2 a 1 no Nilton Santos e chegou a 43 pontos, deixando o Mirassol — que empatou com o Bragantino — para trás. O Esquadrão segue no G-6, se mantendo no sexto lugar.
Na metade de baixo da tabela, a luta é para escapar do rebaixamento. Atlético-MG (14°), Internacional (15°) e Santos (16°) ainda respiram com alguma folga, mas seguem atentos à movimentação da zona da degola.
Quem ganhou fôlego foi o Vitória. No Barradão, o Rubro-Negro derrotou o Ceará por 1 a 0 e subiu para a 17ª posição com 25 pontos — três a menos que o Santos, primeiro fora do Z-4. O empate do Juventude com o Galo por 0 a 0 custou caro: o time caiu para a 18ª colocação, com 23 pontos. Fortaleza (19°) e Sport (20°) completam o grupo dos quatro últimos.
Confira abaixo a tabela completa da Série A após a 26ª rodada, com dados da Data Factory, parceira do Bahia Notícias:
Passado o importante resultado positivo diante do Ceará, nesta quinta-feira (2), no Barradão, pela 26ª rodada da Série A, o Vitória terá que lidar com dois desfalques por suspensão para a partida contra o Vasco, neste domingo (5), às 16h, em São Januário.
O lateral-esquerdo Ramon e o centroavante Renzo López receberam o terceiro cartão amarelo e não atuam contra o time carioca. Para o lugar de Ramon, o escolhido para ocupar a vaga deve ser Maykon Jesus. Já Renzo, que novamente saiu do banco, vem atuando como reserva de Renato Kayzer.
Abrindo a zona de rebaixamento da Série A, na 17ª colocação, com 25 pontos, o Vitória está três pontos atrás do Santos, primeiro time fora do Z4. Completam a zona da degola o Juventude, com 23, o Fortaleza, com 21 e o Sport, com 15.
Zé Marcos celebra "volta por cima" após gol contra o Ceará: "O futebol te dá oportunidades"
Por Hugo Araújo
Alvo de críticas após a derrota do Vitória diante do Grêmio, o zagueiro Zé Marcos foi o autor do gol da vitória rubro-negra contra o Ceará, nesta quinta-feira (2), no Barradão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eleito melhor em campo, o defensor celebrou a "volta por cima" e destacou as "oportunidades dadas pelo futebol".
"O futebol te dá oportunidade de você fazer o seu melhor. Eu sabia que não tinha feito um bom jogo contra o Grêmio e o que eu tinha que dar uma volta por cima rápida e foi o que aconteceu hoje. Acredito que fiz uma boa partida defensivamente e fui coroado com o gol", comentou o zagueiro.
Após interromper uma sequência de três derrotas seguidas, o Vitória agora encara o Vasco, neste domingo (5), às 16h, em São Januário. Zé Marcos projetou o duelo e mirou a primeira vitória fora de casa na competição.
"A vitória nos dar um gás para buscar a primeira vitória fora de casa. Nos dar confiança. A gente sabe que é um momento crucial da competição. Já vivi isso outras vezes. É ir lá com constância que a gente pode buscar essa primeira vitória fora de casa", disse Zé Marcos.
Com os três pontos diante do Ceará, o Vitória chegou aos 25 e ocupa a 17ª colocação da Série A. O Leão abre a zona de rebaixamento ao lado de Juventude, Fortaleza e Sport. O Santos é o primeiro time acima, com 28 pontos.
As esperanças do Vitória em permanecer na Série A foram renovadas nesta quinta-feira (2) após a equipe vencer o Ceará por 1 a 0, no Barradão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol do zagueiro Zé Marcos, o Rubro-Negro interrompeu uma sequência de três derrotas seguidas e mostrou reação para escapar do rebaixamento.
Agora, o Vitória ocupa a 17ª colocação, com 25 pontos, três a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. A importante vitória foi o primeiro resultado positivo de Jair Ventura à frente do Leão após a estreia com derrota para o Grêmio, na rodada anterior.
Em entrevista coletiva, Ventura celebrou a importante vitória, evitou fazer uma projeção de pontos, mas destacou que o Leão está "vivíssimo" na competição.
"Fico feliz pela primeira vitória desde que chegamos. Não vou fazer metas de pontos, eu não trabalho assim. A gente entendeu que esse jogo era uma final e final não se joga, se ganha. Nós ganhamos e estamos vivíssimos pela nossa permanência", disse o treinador rubro-negro.
Contra o Ceará, Jair Ventura repetiu a mesma equipe da sua estreia diante do Grêmio, mantendo o esquema com três zagueiros (Lucas Halter, Camutanga e Zé Marcos). O treinador avaliou positivamente a manutenção do esquema e explicou que a equipe "também pode ser ofensiva jogando com três zagueiros".
"Quando você entra com três zagueiros, você consegue espetar os laterais, então pode ser ofensivo jogando com três zagueiros. E também ganhamos a bola parada, que foi decisiva para nós hoje. Fizemos um gol assim. A gente ganhou estatura, então isso nos equilibrou na bola parada, e conseguimos atacar até com mais gente do que quando estamos em linha de quatro", explicou o técnico.
Faltando 12 jogos até o fim da Série A, o Vitória volta a campo neste domingo (5), às 19h, contra o Vasco, em São Januário, pela 27ª rodada da competição. Na sequência, o Rubro-Negro encara o Bahia, no Barradão, no clássico Ba-Vi marcada para o próximo dia 16.
De volta ao Barradão, Condé elogia atuação de Arcanjo: "Sabemos os milagres que ele faz"
Por Hugo Araújo
O técnico adversário do Vitória nesta quinta-feira (2) foi um velho conhecido da torcida rubro-negra. Campeão da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024 à frente do Leão, Léo Condé reencontrou o Barradão pela primeira vez desde a sua saída. Hoje no comando do Ceará, o treinador marcou época no clube baiano e foi recebido com expectativa no retorno ao estádio.
Em coletiva após o jogo, Condé ressaltou que conhece bem as características do Barradão e fez questão de elogiar Lucas Arcanjo, goleiro que foi peça-chave em suas conquistas pelo Vitória.
"A gente sabe que o Barradão tem um gramado mais pesado e o Vitória exerceu uma pressão muito forte no início. Depois conseguimos nos organizar, mas o Lucas Arcanjo mais uma vez esteve em uma noite feliz. Conhecemos bem o potencial dele e os milagres que costuma fazer", destacou Condé.
O Ceará acabou derrotado por 1 a 0, com gol do zagueiro Zé Marcos. Para Condé, sua equipe até criou boas oportunidades, mas não conseguiu transformar as chances em gol.
"O Vitória foi melhor nos 20 minutos iniciais e abriu o placar. Depois, conseguimos ter boa posse de bola no campo adversário e criamos situações, mas não fomos felizes nas finalizações", avaliou o treinador.
Léo Condé dirigiu o Vitória entre fevereiro de 2023 e maio de 2024. No período, comandou o time em 73 jogos, somando 36 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.
Desde junho de 2024, está à frente do Ceará, com quem conquistou o acesso à Série A no ano passado. Atualmente, o Vozão ocupa a 11ª posição do Brasileiro, com 31 pontos — seis a mais que o Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Nesta quinta-feira (2), o Vitória venceu o Ceará por 1 a 0 em partida válida pela 26ª rodada da Série A. No Estádio Manoel Barradas, 16.001 torcedores estiveram presentes para uma renda de R$ 335.173,00.
O público rubro-negro foi formado por 11.489 filiados ao Sou Mais Vitória, 341 ingressos corporativos e 3.982 pagantes na bilheteria, somando 15.812 de público pagante total. Além disso, houve 189 crianças (não pagantes), totalizando 16.001 pessoas presentes no estádio do Leão.
A renda de R$ 335.173,00 foi dividida em R$ 105.052,00 pagantes da bilheteria, junto a R$ 341,00 dos pagantes corporativos e R$ 229.780,00 dos sócios do Sou Mais Vitória.
Em confronto nordestino disputado no Barradão, o Vitória bateu o Ceará por 1 a 0, nesta quinta-feira (2), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória rubro-negra veio do zagueiro Zé Marcos aos 18 minutos do 1° tempo.
O duelo marcou a volta de Léo Condé, treinador das conquistas da Série B em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024, ao Barradão. Após a importante vitória, o Leão pulou para a 17ª colocação da Série A, com 25 pontos, três a menos que o Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Faltando 12 jogos até o fim do Brasileirão, o Vitória agora enfrenta o Vasco neste domingo (5), às 16h, em São Januário. Na sequência, o time do técnico Jair Ventura começa a preparação para encarar o Bahia, no clássico Ba-Vi, marcada para o próximo dia 16.
Zé Marcos comemora gol da vitória contra o Ceará | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
O JOGO
Ceará assusta com cobrança de falta
Aos 12 minutos, o Ceará finalizou pela primeira vez com Lourenço, que bateu falta forte, mas Lucas Arcanjo fez a defesa.
Deu Zé Marcos! Vitória abre o placar!
Após pressionar o Ceará, o Vitória conseguiu abrir o placar aos 18 minutos. Ronald cobrou falta com precisão e Zé Marcos empurrou de cabeça para o fundo do gol.
Ceará tenta o empate
Após o gol, o time cearense passou a dominar mais as ações e começou a rondar a área do Vitória. Aos 35', Galeando tentou de cabeça e a bola passou à esquerda do gol de Arcanjo.
2° TEMPO
Vina retorna ao Barradão
Ex-jogador do Bahia, o meia Vina entrou no intervalo da partida substituindo o volante Richardson.
Primeiras mudanças no Leão
Aos 9', Jair Ventura promoveu as entradas de Matheuzinho e Osvaldo nos lugares de Aitor e Erick, respectivamente.
Pedro Raul perde boa chance!
O Ceará levou perigo ao gol rubro-negro aos 11 minutos. Pedro Raul recebeu da direita, mas finalizou mal e a bola foi por cima do gol.
Mais mudanças no Leão
Aos 28', Renzo López e Pepê entraram nas vagas de Kayzer e Ronald.
Ceará acerta a trave!
Em busca do empate, o Ceará acertou a trave do Vitória aos 29 minutos. Lourenço ajeitou a bola e Aylon tentou de bicicleta. A bola carimbou a trave rubro-negra.
Claudinho entra na vaga de Cáceres
Na sua última substituição na partida, o técnico Jair Ventura sacou Cáceres e colocou Claudinho.
Ceará pressiona no final
Aos 46 minutos, o Ceará quase chegou ao empate após Paulo Baya jogar a bola na área e ela passar perto da trave de Arcanjo.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1x0 Ceará
Campeonato Brasileiro - 26ª rodada
Local: Barradão
Data: 2/10/2025
Horário: 19h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Cáceres, Ramon, Zé Marcos e Renzo López (Vitória); Vina (Ceará)
Gols: Zé Marcos aos 18' do 1° tempo.
Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres (Claudinho), Lucas Halter, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Baralhas e Ronald (Pepê); Aitor (Matheuzinho), Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson (Vina), Fernando Sobral e Lourenço (Lucas Mugni); Galeano (Paulo Baya), Pedro Henrique (Aylon) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Precisando reagir no Campeonato Brasileiro, o Vitória recebe o Ceará nesta quinta-feira (2), às 19h, no Barradão, pela 26ª rodada da Série A. Com 22 pontos, o Rubro-Negro ocupa a 18ª posição, enquanto o Vozão é o 11° lugar, com 31.
Abaixo, você acompanha em tempo real os lances da partida, confere as escalações e muito mais através da parceria entre o Bahia Notícias e a Data Factory.
Em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória enfrenta o Ceará, nesta quinta-feira (2), às 19h, no Barardão, e ambas as equipes já estão oficialmente escaladas.
O Leão, do técnico Jair Ventura, vai a campo com: Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Baralhas, Ronald e Aitor; Erick e Renato Kayzer.
Já o Vozão, do técnico Léo Condé, está escalado com Bruno Ferreira; Fabiano, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson, Fernando Sobral e Lourenço; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul.
O Vitória entra em campo na 18ª colocação, com 22 pontos, já o Ceará é o 11° lugar, com 31.