Esportes
E.C. Bahia
Com gol de Rhaizza, Bahia vence o Vitória em jogo de ida da final do Campeonato Baiano Feminino
E.C. Vitória
Cruzeiro x Vitória: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir
Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Entrevistas
Entre Seleção, futuro e idolatria, Yanne exalta orgulho de jogar no Bahia: "Não sei explicar, só sentir"
Últimas notícias
O Paysandu está matematicamente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A queda foi confirmada na noite da última sexta-feira (31), após a derrota de virada para o Atlético-GO por 2 a 1, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 35ª rodada da Série B.
O Papão até saiu na frente no fim do primeiro tempo, com gol de Maurício Garcez aos 47 minutos, mas viu o Dragão reagir na etapa final. Lelê empatou e Robert Santos virou o placar, garantindo a vitória dos goianos.
Com o resultado, o time paraense permanece na última colocação da tabela, somando apenas 27 pontos. A campanha é marcada por cinco vitórias, 12 empates e 18 derrotas em 35 partidas, números que selaram o retorno do Paysandu à terceira divisão.
“Empurra com emoção, vai terminar o Explode Coração”. O programa que representa a voz do torcedor baiano na televisão do estado vai chegar ao fim. Após 26 anos de múltiplas anedotas realizadas na abertura do quadro que acontece no programa "No Campo do 4", da TV Aratu, Ely Almeida anunciou o encerramento do produto que tinha foco na interação com os fãs dos principais clubes baianos: Bahia e Vitória.
Em entrevista para o Bahia Notícias, Ely relatou que, aos 77 anos, o intuito de ter paralisado a produção de mais episódios foi aproveitar a aposentadoria e descansar.
“O Explode Coração está terminando. Muito obrigado a todos, às crianças, aos telespectadores, às torcidas de todos os times e clubes da Bahia. Agradecer aos torcedores de todos os times da Bahia. Eu vou me despedir e parar o programa para descansar e fazer alguma coisa para o canal Explode Coração, no YouTube, mas se não der, eu paro de vez”, finalizou o profissional.
..jpg)
Foto: Reprodução / Instagram
O COMEÇO
O quadro idealizado por um dos repórteres mais carismáticos da televisão baiana, Ely Almeida, foi apresentado para Eliseu Godoy, como uma proposta para ser transmitida durante o programa No Campo do 4, conduzido na época pelo ex-dirigente esportivo e ex-futebolista brasileiro. Para chegar ao nome escolhido, o jornalista se inspirou no narrador Miguel Messias, que utilizava o bordão “bate coração” nos momentos de gol durante as partidas em que comentava.
Com o sucesso instantâneo e a popularidade conquistada por Ely, o quadro ganhou espaço e seguiu sendo realizado por 25 anos na TV Aratu. No dia 10 de abril de 2024, o projeto do repórter foi homenageado nas redes sociais do canal televisivo com trechos retirados dos encontros do jornalista com os torcedores de Ba-Vi.
Ao Bahia Notícias, Almeida revelou desafios que teve que enfrentar durante as conexões que fazia com os fãs de futebol na Arena Fonte Nova e no Barradão.
“Eu fui quatro vezes para o hospital desmaiado com oxigênio no nariz. Desmaiado, de burro na cabeça. Quando o time ganha é uma empolgação, quando perde é outra. Ser um repórter de rua e estar na Ladeira da Fonte das Pedras quando termina o jogo, no meio daquela multidão, quantas pessoas tem ali para falar e brincar e bater. Teve momentos que eu caía, virava um efeito dominó. Caía em cima de mim 7, 8, 9 pessoas, ficava aquela pilha de pessoas em cima de mim. O cinegrafista dando risada, filmando aquela montanha e depois os caras me ajudavam a levantar”, completou o apresentador.

Foto: Reprodução / Instagram
Ely, além de ser conhecido com o idealizador do famoso quadro entre os fãs de futebol, também era reconhecido por suas vestimentas. Durante as visitas às praças esportivas, Almeida utilizava uma cueca de couro e um capacete da Harley Davidson com parafusos em cima. O repórter explicou que os adereços são para evitar as agressões que sofria no começo da realização dos episódios do quadro, época em que o profissional relatou ter sido difícil.
“As pessoas ficavam atentadas. Quando eu ia para casa, subia a escada, andando de perna aberta, de tanta dedada que eu tomava. Eu tomava banho e minha mulher tinha que passar pomada em mim. Eu deitado todo machucado. Depois de um tempo decidi mandar fazer a cueca de couro para me proteger e ganhei o capacete de um fã que viu que muitas pessoas batiam em minha cabeça”, relatou.
O último episódio da história do quadro Explode Coração foi realizado no dia 31 de março desse ano, durante a estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro, em duelo contra o Corinthians. Na ocasião, o Esquadrão empatou pelo placar de 1 a 1 com o Timão na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Uma semana após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, o Vitória encara o Cruzeiro neste sábado (1°), às 16h, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na 17ª colocação da Série A, o Leão abre a zona de rebaixamento, com 31 pontos, um a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. Já a Raposa é a 3ª colocada, com 57 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras.
O técnico Jair Ventura encara uma lista extensa de desfalques. Fora da temporada por conta de uma lesão no joelho esquerdo, o goleiro Lucas Arcanjo é uma das principais ausências, assim como o volante Baralhas, com problema na coxa, e o zagueiro Edu, que se recupera de lesão no adutor. Por suspensão ficam fora o zagueiro Lucas Halter e o volante Ronald.
De última hora, o Vitória voltou a perder o lateral-direito Raúl Cáceres, que sofreu nova lesão na coxa e desfalca a equipe mais uma vez. Com isso, Paulo Roberto deve assumir a posição, repetindo o que aconteceu no jogo contra o Corinthians.
Além disso, no Departamento Médico rubro-negro continuam o goleiro Alexandre Fintelman, os laterais Claudinho e Jamerson, o volante Rúben Ismael e o atacante Fabri.
Sem Arcanjo, Thiago Couto deve assumir a meta rubro-negra. Com as ausências de Halter e Edu, a tendência é que Neris fique com a vaga na defesa. No meio-campo, sem os volantes Baralhas e Ronald, Willian Oliveira e Dudu devem ser os escolhidos para iniciar a partida.
Como visitante contra o Cruzeiro, o Vitória lida com um incômodo retrospecto. Em 27 jogos, são apenas duas vitórias rubro-negras, com quatro empates e 21 triunfos cruzeirenses. A última vez que o Leão voltou vencedor em um jogo fora de casa contra o Cruzeiro foi em 2010, há nove partidas.
Após encarar o Cruzeiro, o Vitória volta a jogar no Barradão, contra o Internacional, na quarta-feira (5), às 19h, pela 32ª rodada da Série A.
CRUZEIRO
Terceiro colocado da Série A, com 57 pontos, o Cruzeiro vem de um empate sem gols com o Palmeiras no último domingo (25). A equipe mineira está invicta há cinco jogos, desde a derrota para o Vasco, no dia 27, pela 25ª rodada. Nesse período, porém, foram quatro empates e apenas uma vitória.
O Cruzeiro também chega desfalcado para o confronto. O zagueiro Fabrício Bruno foi expulso na partida contra o Palmeiras, enquanto Lucas Villalba cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Jonathan Jesus e Mateo Gamarra devem formar a dupla de zaga.
No ataque, Wanderson também é baixa. Como Marquinhos segue no departamento médico, Kevin Arroyo deve ser o substituto.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro x Vitória
Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Local: Mineirão
Data: 1/11/2025
Horário: 16h
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
VAR: Rodrigo D. Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Premiere
Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Mateo Gamarra e Kaiki Bruno; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Kevin Arroyo e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Vitória: Thiago Couto; Neris, Camutanga e Zé Marcos; Paulo Roberto, Willian Oliveira, Dudu e Ramon; Erick, Aitor e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
O italiano Jannik Sinner confirmou o favoritismo e garantiu vaga na semifinal do Masters 1000 de Paris nesta sexta-feira (31). Ao derrotar o norte-americano Ben Shelton por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3. O número 2 do ranking mundial agora espera o vencedor do confronto entre Daniil Medvedev, da Rússia, e Alexander Zverev, da Alemanha.
Na outra semifinal, o canadense Félix Auger-Aliassime enfrentará o russo Alexander Bublik. As duas partidas serão disputadas neste sábado (1º), enquanto a final está marcada para domingo (2).
Aos 24 anos, Sinner pode assumir a liderança do ranking da ATP caso conquiste o título em Paris, já que o espanhol Carlos Alcaraz foi eliminado ainda na primeira rodada.
“Não penso muito no ranking, isso é uma consequência do dia a dia, mas estou muito feliz por estar nesta situação que estou hoje. Está sendo maravilhoso jogar aqui, estou no meu limite e vou fazer de tudo para alcançar o meu objetivo, que é o título. Independentemente de quem vier, será uma semifinal muito dura amanhã”, declarou o tenista italiano.
VÍDEO: Estudante percorre 4 km de joelhos após classificação do Palmeiras na Libertadores
Por Redação
Movido pela fé, devoção a Nossa Senhora Aparecida e fanatismo pelo Palmeiras, o estudante Yago Batista Nogueira, de 17 anos, chamou atenção em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, nesta sexta-feira (31), ao percorrer cerca de quatro quilômetros de joelhos até a Escola Monteiro Lobato, onde estuda, pelo Alviverde ter chegado a final da Libertadores.
Católico e torcedor do Palmeiras, Yago havia prometido realizar o percurso caso o time revertesse a derrota por 3 a 0 para a LDU, no Equador, e conquistasse a vaga na final da Copa Libertadores. Na noite de quinta-feira (30), o clube paulista venceu por 4 a 0 e confirmou a classificação, levando o jovem a cumprir a promessa.
O estudante iniciou a caminhada às 4h30, usando joelheiras para suportar o esforço. Após quase cinco horas, chegou à escola por volta das 9h, sob aplausos de colegas e professores. “Não ia ajoelhar por time nenhum. Eu fiz pela fé, por Nossa Senhora”, afirmou emocionado.
Em entrevista ao g1, Yago contou que, mesmo com a proteção, os joelhos ficaram inchados e cobertos de bolhas. Apesar da dor, disse não se arrepender: “Valeu a pena. Foi um momento de fé, de emoção e de gratidão”.
No dia 29 de novembro (sábado), Flamengo e Palmeiras decidem, em Lima, no Peru, não só o título da Copa Libertadores, mas também quem vai ser o primeiro time brasileiro tetracampeão do torneio. A decisão vai ser disputada no estádio Monumental de "U", mesma sede em que o Rubro-Negro conquistou a taça contra o River Plate, em 2019.
Não é a primeira vez que Flamengo e Palmeiras fazem a final da Copa Libertadores. Em 2021, no Uruguai, foi a vez do Palestra, que venceu o Mengão por 2 a 1, na prorrogação, e conquistou o tricampeonato.
O atacante Neymar voltou a treinar com bola e foi relacionado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda para a partida entre Santos e Fortaleza, na Vila Belmiro, neste sábado (1º), às 16h, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador antecipou o retorno aos gramados após se recuperar de uma lesão no reto femoral da coxa direita.
Durante o treino desta sexta-feira (31), o camisa 10 participou das atividades com o grupo, incluindo o aquecimento e trabalhos com contato físico. Inicialmente, a previsão era de que ele só voltasse a atuar no confronto contra o Flamengo, no dia 9 de novembro.
Recuperado, Neymar treinou entre os jogadores que normalmente não são relacionados e demonstrou boas condições físicas. A expectativa é de que ele atue por alguns minutos, caso a comissão técnica considere necessário.
O Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento, soma 32 pontos, cinco a mais que o Fortaleza, que ocupa a parte inferior da tabela. A partida é considerada decisiva na luta do clube alvinegro para permanecer na Série A.
Neymar não entra em campo desde o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, em 14 de setembro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Torcedores do Vitória protestam contra falta de apoio ao futebol feminino em final do Baianão: "É muito triste"
Por Beatriz Santos
Durante o intervalo da primeira partida da final entre Vitória e Bahia, no Barradão, nesta sexta-feira (31), a presidente da torcida organizada Poderosas Leoas, Clarissa Albergaria falou sobre os problemas da falta de apoio da torcida em ocasiões do futebol feminino. Além disso, a dirigente ainda destacou as expectativas positivas para a partida.
“É um pouco frustrante porque o Vitória tem uma torcida expressiva e igual a nossa torcida não tem, mas infelizmente o futebol feminino ainda não tem a mesma visibilidade nem o mesmo valor. Somos a única torcida feminina do Esporte Clube Vitória Feminino. É nossa obrigação engajar e cobrir todas as atividades de protagonismo feminino do nosso time. Um sentimento de tristeza. Espero que nas próximas oportunidades as outras torcidas também estejam presentes”, completou.
Além disso, Clarissa também afirmou que o time do Vitória esteve melhor durante o duelo, e revelou expectativas positivas para o jogo.
“Nosso time está se posicionando melhor no jogo. Infelizmente a arbitragem da partida acho que está cega. O primeiro gol foi anulado, depois houve um pênalti e não foi marcado. Mas as expectativas ainda estão ótimas. A gente vê que as meninas estão dominando, faltam poucos ajustes, mas o Baianão é nosso”, finalizou Albergaria.
Também presente na arquibancada, o torcedor Rodrigo protestou contra a falta de público no Barradão durante o clássico Ba-Vi, válido pelo jogo de ida da final do Baianão.
"Nós torcedores do Vitória temos que dar apoio aos homens e às mulheres. Hoje as meninas estão se esforçando igualmente. Hoje, especificamente, era pra estar mais cheio. É sexta-feira, um sol maravilhoso, mesma coisa igual aos outros jogos. Temos que dar valos aos jogadores igualmente. Era pra estarem todos aqui. Elas estão dando o sangue", relatou.
A partida terminou com o placar de 1 a 0 para as Mulheres de Aço, com gol de Rhaizza, aos 3 minutos do segundo tempo. O próximo duelo será na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no sábado (8), a partir das 16h.
CBF projeta mudança de jogos de Flamengo e Palmeiras na Série A antes da final na Libertadores
Por Redação
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) planeja mudar a data das partidas de Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão que antecedem a final da Copa Libertadores, disputada entre as duas equipes. A informação foi veiculada inicialmente pela ESPN.
Segundo o portal, a CBF deve confirmar, ainda nesta sexta-feira (31), as datas das partidas de Grêmio x Palmeiras e Atlético-MG x Flamengo, ambos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
As datas dos jogos da 36º rodada da Série A ainda não foram confirmadas, mas a previsão inicial, sem considerar as alterações consequenciais do calendário dos clubes em virtude do avanço em outras competições, mostram que as partidas estão marcadas para os dias 29 e 30 de novembro.
Tudo indica que Grêmio x Palmeiras e Atlético-MG x Flamengo devem ser antecipados para o dia 25 de novembro (terça-feira).
Pelo segundo ano consecutivo a Copa Libertadores vai ser decidida entre dois clubes brasileiros. Após a confirmação de que o Palmeiras vai enfrentar o Flamengo na final do torneio, a possibilidade do Brasil voltar a ter nove times representantes na competição em 2026 aumentou consideravelmente.
Caso o Atlético Mineiro, finalista da Copa Sul-Americana, conquiste a segunda competição internacional da América do Sul, terá vaga garantida na Libertadores de 2026, o que colocaria o Brasil com nove representantes no torneio no ano que vem, algo que só aconteceu uma vez na história, em 2022.
Líderes do Brasileirão e finalistas da Copa Libertadores, Palmeiras e Flamengo fazem com que o G-6 do Campeonato Brasileiro passe a ser um G-7.
Desde 2017, o futebol brasileiro tem sete representantes garantidos na Copa Libertadores, com seis destes indo pela Série A. Os quatro primeiros ficam com a vaga direta, enquanto o quinto e o sexto disputam as fases preliminares da Libertadores. O Campeão da Copa do Brasil também conquista um lugar no torneio continental no ano seguinte.
Com gol de Rhaizza, Bahia vence o Vitória em jogo de ida da final do Campeonato Baiano Feminino
Por Beatriz Santos
Nesta sexta-feira (31), Vitória e Bahia se enfrentaram no Barradão em partida válida pelo primeiro jogo da grande final do Campeonato Baiano Feminino. O duelo terminou com o placar de 1 a 0 para as Mulheres de Aço, que vai com vantagem para o próximo confronto.
Em jogo truncado, o único gol foi marcado no segundo tempo, aos 3 minutos. A partir de uma bola roubada na entrada da área, Gica avançou e tocou para Rhaissa. A camisa 7 do Tricolor bateu na saída da goleira Kivia e abriu o placar do jogo.
Com o resultado, o Vitória vai à finalíssima em desvantagem. Para a próxima partida, em caso de empate, a taça ficará com as Mulheres de Aço. Já se as Leoas marcarem um gol, o troféu será definido nos pênaltis.
Mandante da oportunidade, o Vitória entrou em campo com: Kivia; Buga, Pipoca, Rute e Lanny; Vic, Mi e Bárbara; Roque, Sheilinha e Verena. Já a rival começou o duelo com Yanne; Mila Santos, Nalon, Tchula e Carol Martins; Suelen, Ju Oliveira e Luana; Kaiuska, Rhaizza e Cica.
A definição da grande campeã do Campeonato Baiano Feminino será definino no próximo sábado, 8 de novembro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
