Segunda, 24 de Julho de 2017 - 10:45

De Chapa: Oposição quer renúncia de Ivã de Almeida

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Oposição quer renúncia de Ivã de Almeida
Isolado politicamente, Ivã de Almeida, presidente do Vitória, pediu 90 dias de licença após o revés por 3 a 1 na última quarta-feira (19). Com isso, Agenor Gordilho, vice do clube, assumiu o posto. Porém, a oposição exige a renúncia de Ivã para que seja convocada nova eleição para a presidência. Além disso, os oposicionistas tentam reunir 550 assinaturas para a realização de uma assembleia geral extraordinária com o objetivo de destituir a atual diretoria. O grupo acusa Ivã de Almeida de feito “gestão temerária”.

Leia mais

Sexta, 21 de Julho de 2017 - 15:11

Boletim 4x4: Trilha do Araçá é a pedida para agosto

por Alexandre Reis


Depois da Trilha do Dendê, que acontece no próximo dia 29, em Taperoá, o mês de agosto terá como destaque entre as brincadeiras mais pesadas do off road baiano a segunda edição da Trilha do Araçá, no dia 19, no município de Araças, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. O Boletim 4x4 e o site Expedição 4x4 marcaram presença no reconhecimento oficial do evento organizado pelo Baratas Off Road e que ainda está com as inscrições abertas. Clique aqui para ver fotos do reconhecimento. 
 
A Trilha do Araçá tem um percurso de aproximadamente 35km, passando por três fazendas: a de Hélio Borges, criador de um tipo de galo chamado “índio gigante”, a de Jorge Valente e, por fim, o Balneário Mata Verde, onde moradores de Araçás costumam tomar banho em épocas de sol. Os fazendeiros estão entre os apoiadores do evento, assim como a prefeita e parte do comércio local. Mas esse apoio precisa ser maior, em função da importância da trilha para a economia da cidade.
 

 
A trilha tem duas categorias: a leve, que é mais um passeio, e a pesada. As inscrições podem ser feitas no site www.baratasoffroad.com.br. O valor é de R$200 por viatura. Na pesada, muita lama e travessias por rios e poças. O trecho mais difícil está na parte final, antes de chegar ao balneário, num corredor com muita lama e água empoçada. “Para garantir a dificuldade caso não chovesse, a gente fez algumas intervenções para assegurar que não baixasse o nível da água. Mas respeitando a questão ambiental”, assegurou Silberlon Dantas, conhecido como Baratão, presidente do Baratas Off Road. 
 

 
Baratão conta com o apoio da mulher Jeane Dantas, dos filhos (e seus quadriciclos) e parentes na organização e preparação para a Trilha do Araçás. Por isso, a recepção, a contar pelo reconhecimento, é tão familiar e calorosa, com direito a um delicioso café da manhã. A inscrição dá direito ainda a kit composto por uma linda camisa e sacola, além de adesivos. 

 
As turma de Pojuca (três gaiolas do Tabocas Off Road) e do Alagoinhas Jeep Clube marcaram presença no reconhecimento. Todos ficaram encantados com o visual proporcionado pelo percurso, que é outro destaque à parte. Muito verde em declives e subidas que rendem belíssimas fotografias. Clique aqui para ver as imagens. 


Sertões da lama e do gourmet


 
Não é da boca para fora quando se ouve dizer que a Trilha do Sertão é uma das mais bem organizadas do 4x4 baiano. Além de assegurar um percurso que sempre tem novidades a cada ano, e com vários trechos repletos de todos os tipos de dificuldade, exigindo cada vez mais do jipeiro e de sua máquina, a turma do Sertões Off Road, clube organizador, bota para quebrar na recepção. Por isso, mais de 160 carros marcaram presença na trilha deste ano, a oitava, realizada no final de semana passado. Sucesso absoluto e exemplo a ser seguido. Clique aqui para ver fotos.
 
Nem os percalços atrapalharam o evento. Na trilha mais leve, que teve seus momentos de dificuldade em função das chuvas incansáveis (houve quem dissesse que ela estava, na realidade, pesada e a pesada estava pesadíssima), um carro tombou e outro começou a pegar fogo em função de um vazamento de combustível, segundo relatos de jipeiros da organização. Mas ninguém ficou ferido e a organização deu todo suporte necessário. No mais, muita gente atolada na lama que grudava nos pneus feito chiclete, principalmente no trajeto a partir do período da tarde, após um almoço deliciosamente preparado esposas do Sertões Off Road, com direito à feijoada na sombra de uma árvore. 
 
A brincadeira começou com uma recepção na sexta à noite na churrascaria Los Pampas, com direito a jantar e música ao vivo. No sábado, dia da trilha, café da manhã na Fiori Jeep de Feira de Santana. Aliás, um café muito bem preparado e reforçado, com um cardápio variado e apetitoso. Aliado à feijoada durante a trilha e o encerramento à noite numa propriedade particular na estrada para Santo Amaro, com direito a churrasco, pizza, maniçoba e outros quitutes – também incluído na inscrição – pode-se afirmar o evento certamente se tornou o mais gourmet do calendário do off road baiano. 
 

 
Os jipeiros deixaram a Fiori divididos em vários comboios, todos devidamente identificados, com viaturas numeradas, e cada grupo entrou na trilha em momentos diferentes, para evitar congestionamentos. Cada comboio tinha uma frequência de rádio própria, também identificada em adesivos colados em cada carro. Integrantes da organização abriam e fechavam os comboios, com viaturas na cabeça e no rabo da gata, respectivamente. Tudo muito bem organizado. Claro que um ou outro carro acabou por mudar de grupo ou até mesmo de tipo de trilha (da leve para a pesada ou vice-versa) por motivos diversos, mas nada que prejudicasse o transcorrer do evento, que começou na zona rural de Feira, passou por Terra Nova e terminou em Amélia Rodrigues. 
 

 
O Boletim 4x4 acompanhou a trilha do primeiro comboio pesado. Logo no primeiro obstáculo difícil, a travessia de um rio, todos optaram por abortar, pois a água estava muito “alta”. No segundo obstáculo, uma subida íngreme com muita lama, poucos carros arriscaram e a maioria também preferiu dar a volta. Depois veio uma descida numa ladeira com muita lama e a travessia de um rio. O negócio começou a complicar pela tarde, quando o comboio chegou a um grande corredor de lama e muitos atolaram. O comboio só chegou à propriedade onde se deu o encerramento por volta das 20h para participar da festa de encerramento. O último grupo, no entanto, só apareceu perto do início da madrugada de domingo.  


Off road e sustentabilidade


 
Uma turma do Bahia Expedition esteve no final de semana passado no município de Prado para fazer o reconhecimento da trilha do evento Off Road Jubarte de Sustentabilidade, que ocorrerá no dia 9 de setembro, durante o Festival das Baleias. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Redemar e do clube de off road, com o objetivo de visitar belas paisagens e charcos, dentro dos 84 quilômetros de praias.
 
Segundo a organização, o evento foi criado para unir diversão, máquinas e pessoas, em cenários paradisíacos, preservando o meio ambiente e seus recursos naturais. Vai haver, inclusive, plantio de mudas de diversas espécies. A solidariedade também estará presente: no dia 10 de setembro, alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade de prado. 

Gravação na Camalheira
 
Neste sábado, dia 22, um grupo de pelo menos 15 jipeiros vai participar da gravação de um documentário sobre o off road baiano na Camalheira, em Camaçari. A turma é puxada pelo jipeiro David Lee (Coxim), com integrantes de diversos grupos. O documentário, dirigido pelo autor desta coluna, será lançado em março de 2018. As seguintes trilhas já foram filmadas: Laranja (Alagoinhas), Caju (Cícero Dantas) e Sertão (Feira de Santana), além do reconhecimento da Trilha do Araças, em Araça. 
 
Além de mostrar os eventos tradicionais do calendário do off road baiano, o documentário vai contar a história dos clubes de 4x4, com inúmeros depoimentos e imagens antigas. Além de mostrar paisagens inesquecíveis de vários cantos da Bahia. Em breve haverá o lançamento oficial do projeto, com divulgação do nome e marcas do filme. Se ligue no Boletim 4x4 para saber de tudo. O primeiro trailler será lançado em setembro.


RAPIDINHAS
 
# O município de São José da Laje, em Alagoas, sedia neste final de semana um encontro de jipeiros. Neste sábado, dia 22, tem trilha. E no domingo, dia 23, evento indoor. A trilha, que é gratuita, tem concentração agendada para às 10h30, na porta do restaurante Predileto, na avenida principal. São 43 quilômetros de percurso muito pesado em função das chuvas que não param de cair. São esperados 160 carros. 
 

 
# Clubes de off road de Salvador preparam para este sábado (22) uma força tarefa para a recuperação da passagem da trilha do Emissário localizada logo após a travessia do rio. A concentração está agendada para às 7h do posto Eco Vida, em Abrantes. 

# No dia 12 de agosto acontece a edição de número sete da Trilha do Boi, em Camaçari. O valor da inscrição é de R$30, com direito à camisa. Boi é o famoso desbravador da Camalheira e costuma guiar os jipeiros que brincam no local. 

# A Trilha do Caju, que aconteceu no início deste mês em Cícero Dantas, foi filmada também por Rosinaldo Santos, o popular Dentão, de Sergipe. Clique aqui para conferir as belíssimas imagens.  
 
 

Leia mais

Segunda, 17 de Julho de 2017 - 10:45

De Chapa: Oposição se une contra Ivã de Almeida

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Oposição se une contra Ivã de Almeida
A oposição está unida contra Ivã de Almeida, presidente do Vitória. Na última sexta-feira (14), um grupo de aproximadamente de 50 conselheiros se reuniu em um restaurante de Salvador. O ex-presidentes Paulo Carneiro, Ademar Lemos Júnior e Alexi Portela estiveram no encontro. Além deles, Fábio Mota (conselheiro e secretário de Mobilidade Urbana de Salvador) e Antonio Carlos Menezes Rodrigues (o Cacau, conselheiro do clube) também marcaram presença no encontro. Manoel Matos (ex-vice-presidente) não estava presente, mas manifestou apoio. O grupo considera que Ivã de Almeida cometeu “gestão temerária” e pede novas eleições no clube.

Leia mais

Segunda, 10 de Julho de 2017 - 10:45

De Chapa: Alexandre Gallo quer privacidade nos treinos do Vitória

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Alexandre Gallo quer privacidade nos treinos do Vitória
O técnico Alexandre Gallo é um adepto da tática do mistério. Nesta semana, o Vitória irá realizar apenas um treino aberto à imprensa. Será na quinta-feira após o jogo contra o Vasco, justamente quando os atletas realizam atividades regenerativas e não vão a campo. O treinador quer ter mais privacidade para aperfeiçoar o esquema de jogo e tentar surpreender os adversários.

Leia mais

Quinta, 06 de Julho de 2017 - 16:54

Boletim 4x4: Trilha do Caju consolidada no calendário 4x4

por Alexandre Reis


O que começou como uma brincadeira organizada por donos de Fuscas invocados e jipeiros que se intitulam Os Doidos se consolida de vez como um dos eventos do calendário do off road baiano. Assim é a Trilha do Caju, que teve a quarta edição realizada no último final de semana, em Cícero Dantas, a pouco mais de 300 quilômetros de Salvador. O número de viaturas chegou a 65, praticamente o mesmo do ano passado. Até jipeiros de Sergipe marcaram presença no evento, organizado com muita ousadia pelo presidente do Jeep Clube Os Doidos, Alessandro Matos. Clique aqui para ver as fotos de Jefferson Peixoto para o Boletim 4x4
 
A turma entrou na trilha pouco depois das 10h de sábado (01) e só saiu no início da madrugada de domingo (02). Mas não foi só a lama provocada pelas chuvas que não param de cair em Cícero Dantas que tornaram a quarta edição da Trilha do Caju uma brincadeira repleta de resenhas. A quantidade de carros quebrados, sobretudo no corredor estreito na parte final, e algumas viaturas pouco preparadas para a trilha – algumas até com pneus lisos – também exigiram paciência dos jipeiros. 
 
A concentração em frente à Igreja Matriz da cidade deu um charme ao início do evento. Um belo cenário, ainda mais quando o espaço ficou ocupado por jipes e utilitários 4x4 de todos os modelos, anos e níveis de preparação. Isso sem falar nos Fuscas, quadriciclos e numa potente UTV (Veículo Multitarefa). Foi um show particular para os habitantes de Cícero Dantas, que nesses dias andam bem agasalhados por conta do frio provocado pela temperatura mais baixa e ventos fortes. Outro momento de encantamento foi o desfile dos jipes em comboio pela cidade, uma das marcas da Trilha do Caju. A cidade parou para admirar as viaturas.
 
 
Da Bahia, destaque para os comboios que partiram de cidades como Paulo Afonso, Alagoinhas, Araças, Araci, Feira de Santana e Salvador. De Sergipe, presença de uma turma de cerca de dez pessoas de clubes como o Serjeep, Willys Clube de Sergipe e Jeep Club Boquim. De Cícero Dantas não podiam faltar os Fuscas (três no total) e a picape Ford F75, sempre presente no evento e que esse ano deu o maior trabalho quando quebrou no final da trilha, que passa pelas localidades de Baiacu, Lagoa do Nolasco, Raso dos Santos, Serra Grande e Lagoa do Capim, tudo na zona rural de Cícero Dantas, na maior parte do tempo em terras particulares. Foram 37 quilômetros de percurso, no total.
 
Em alguns momentos choveu durante a trilha, tornando o trajeto mais complicado. Logo no início, os jipeiros ficaram a manhã inteira tentando superar uma ladeira escorregadia e repleta de lama e buracos. Isso porque um dos Fuscas quebrou o eixo dianteiro na tentativa de subir e se perdeu muito tempo tentando puxá-lo, tarefa que coube a Alessandro em seu jipe Willys vermelho, com auxílio do velho empurra-empurra. Após muitas tentativas, optou-se por deixar o carro encostado na ladeira. A turma que estava no “rabo da gata” chegou a montar acampamento em baixo de uma árvore enquanto esperava.  
 
Poças de lama - Após a subida dos outros dois Fuscas (sem nenhuma ajuda, quando teve até Troller modelo novo que subiu puxado pelo jipeiro Alegria e sua Bandeirantes vermelha e amarela cheia de estilo) é que a trilha voltou a fluir novamente, com muitas outras ladeiras, corredores de lama e paisagens belíssimas da zona rural de Cícero Dantas. Jipeiros do Baratas Off Road, o clube de Araças, e do Alagoinhas Jeep Clube tiveram um papel importante de apoio na organização da trilha com a divisão natural dos comboios ao longo do percurso. Todos os carros só voltaram a se encontrar nas famosas poças de lama, já na parte final do evento. 
 

 
Nas poças, mais uma vez Alegria teve que resgatar um Troller que não superou o obstáculo. Só que, já na saída desse trecho da trilha, o mesmo Alegria quase deixa a velha mas potente Bandeirantes tombar de lado ao tentar acompanhar a UTV na subida de um morro com erosão. Foi tenso, até porque a equipe do Boletim 4x4 estava de carona na viatura no momento. Clique no vídeo abaixo feita com imagens gravadas em celular pelos jipeiros que participaram da Trilha do Caju e confira esse momento de tensão e suspense.

Na parte final, antes de uma subida de lama, é que os carros ficaram mais tempo parados do que andando em função da quebra da picape F75. Já era noite e fazia frio. Nesse trecho, totalmente cercado, era impossível ultrapassar, o que dificultava os resgates. Foi necessário chamar de volta jipes que já tinham saído da trilha para ajudar. Para piorar, vários outros carros quebraram em pontos diversos do comboio, inclusive o Willys do organizador. Mas no final, entre um resgate e outro, todos terminaram a quarta edição da Trilha do Caju, que acabou, pelo horário, não tendo o prometido forró de encerramento. 
 

 
Os Sertões fazem último reconhecimento


 
O terreno já está pronto para a edição de número oito da Trilha do Sertão, que acontece em Feira de Santana entre os dias 14 e 15 deste mês, ou seja, praticamente daqui a uma semana. O clube organizador, o Sertão Off Road, aquele mesmo que está presente nos eventos de 4x4 em toda a Bahia, já fez o último reconhecimento da trilha no final de semana passado. Com as chuvas fortes, a previsão é que os jipeiros só saiam da lama na madrugada de sábado para domingo, ao menos para aqueles que se inscreveram na categoria mais pesada. 

“O maior obstáculo será a lama. Mesmo quem se inscreveu na categoria mais leve vai ter alguma dificuldade. Mas aqueles que irão participar do trecho mais pesado é que vão virar a noite na trilha. Preparamos tudo com muito carinho, inclusive com a ajuda de tratores”, conta o presidente do Sertão Off Road, Guido Buchecha. 

Em vários pontos os jipeiros inscritos nas duas categorias irão se encontrar, pois os trajetos são próximos. Esse ano, o itinerário é totalmente novo. “Sempre a gente procura inovar trazendo novas trilhas e situações. Nunca é o mesmo percurso e os mesmos obstáculos”, diz Guido. Clique aqui para acessar o site do Sertão Off Road. 


Evento vai agitar Araças em agosto


 
Acontece no dia 19 de agosto a segunda edição da Trilha do Araça, no município de Araças, a cerca de 150km de Salvador. Neste sábado (09), inclusive, haverá mais um reconhecimento do trajeto. O evento terá início às 7h com a entrega dos kits e troca de pneus. Às 8h, café da manhã. E, às 9h, carreata pela cidade com destino ao balneário Mata Verde, passando por fazendas locais. A trilha toda possui pouco mais de 30 quilômetros de extensão, com muita lama.
 
A Trilha do Araça é organizada pelo clube de 4x4 do município, o Baratas Off Road, turma que marcou presença nas trilhas da Laranja (Alagoinhas) e do Caju (Cícero Dantas). Serão, como de costume, duas categorias: a leve, onde é possível ir com pneus comuns, segundo a organização; e a pesada, com uso obrigatório de lameiros, guincho, cinta e manilha. As inscrições custam R$200. Basta acessar www.baratasoffroad.com.br. O limite será de 100 carros. 


BASTIDORES
 
Exporural deverá ter prévia do Arena 2017
 
A Exporural, que acontece entre os dias 12 e 20 de agosto, no Parque de Exposições de Salvador, deverá ter uma prévia do Arena Off Road, como uma espécie de pré-lançamento. Esse será um dos temas colocados em pauta no Encontro Baiano de Off Road desta sexta-feira (07), a partir das 19h, no estacionamento do Casquinha de Siri, em Salvador. O time que forma a organização do Arena estará presente no “Encontrão” para tratar do assunto. Existe a possibilidade, inclusive, de se abrir uma pista de obstáculos em plena Exporural, como acontece no Arena, realizado em dezembro dentro da Fenagro. 


Grupo de WhatsApp para resgate 4x4
 
O jipeiro David Lee, o popular Coxim, criou esta semana um grupo no WhatsApp dedicado exclusivamente a encarar situações de resgate. Chamado de Resgate Off Road Bahia, o grupo já tem quase 170 membros. “O objetivo é facilitar as solicitações de resgate dos companheiros em trilhas ou situações complicadas, além de acompanhar e monitorar o processo de salvamento. É uma ideia simples e que pode ser bastante útil”, explica. A maior parte dos integrantes é de Salvador. 
 
RAPIDINHAS
 
# No dia 15 de julho acontece a segunda edição da Trilha da Chapada, organizada pelo Jeep Clube de Barra da Estiva. A inscrição custa R$50, e dá direito a camisa e recepção. A trilha, toda em Barra da Estiva, tem aproximadamente 50 quilômetros de extensão, com erosões, lama e belas paisagens, claro. Maiores informações pelo telefone/WhatsApp (77) 999646069. 
 

 
# O programa Papo de Jipeiro, de Aracaju (SE), marcou presença na Fenajeep deste ano e fez uma entrevista bacana com Luiz Roberto Quadros, o Coronel, dono do inseparável Willys conhecido como Velho Billy. Ele falou um pouco da história de vida e das viagens a bordo da viatura. Para acessar a entrevista é só clicar aqui

Leia mais

Segunda, 03 de Julho de 2017 - 10:45

De Chapa: Petkovic quase leva ‘chapéu’ de atravessador colombiano

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Petkovic quase leva ‘chapéu’ de atravessador colombiano
Petkovic, gestor de futebol do Vitória, não gostou do contato que o autor desta coluna fez com Oscar Casabon, presidente do Deportivo Pasto para saber detalhes da contratação de Santiago Tréllez. Segundo o gringo, a apuração poderia ter atrapalhado a negociação. Ele alegou ter procurado primeiro o atleta antes de entrar em contato com o mandatário do clube colombiano, que ficou sabendo do interesse pela imprensa. No entanto, o problema foi outro. Pet iniciou a negociação com um “atravessador” de Medellín, que não tinha autorização do empresário de Tréllez para firmar qualquer tipo de compromisso. Quase o dirigente leva um "chapéu". Após isso, as conversas recomeçaram e o Vitória conseguiu chegar a um acordo com o staff do colombiano, que deve desembarcar nesta semana em Salvador para realizar exames médicos e assinar contrato por empréstimo.

Leia mais

Segunda, 26 de Junho de 2017 - 10:45

De Chapa: Bahia não descarta sair da Liga do Nordeste e se juntar a pernambucanos

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Bahia não descarta sair da Liga do Nordeste e se juntar a pernambucanos
O Bahia não descarta sair da Liga do Nordeste. Publicamente, o clube não comenta o assunto. A ordem é negar. Durante reunião realizada na semana passada com Sport, Santa Cruz, Náutico, Vitória e os presidentes das federações da Bahia e Pernambuco, Marcelo Sant’Ana, mandatário do Tricolor, cogitou a ideia defendida pelos três grandes clubes pernambucanos.

Leia mais

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:45

De Chapa: Esporte Interativo tem interesse nos direitos do Baianão

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Esporte Interativo tem interesse nos direitos do Baianão
O Esporte Interativo tem interesse nos direitos de transmissão do Campeonato Baiano. Apesar de não confirmar publicamente, a coluna apurou que a emissora já fez sondagens com algumas agremiações, inclusive a dupla Ba-Vi. Atualmente, a Rede Globo transmite o estadual e possui contrato até 2020.

Leia mais

Sexta, 16 de Junho de 2017 - 17:51

Boletim 4x4: Cobertura especial da Trilha da Laranja

por Alexandre Reis


O Boletim 4x4 esteve presente na edição 2017 da Trilha da Laranja, que aconteceu no último final de semana em Alagoinhas. Não teve a costumeira lama pesada que todos aguardavam ansiosos, afinal São Pedro não ajudou muito. Mas o evento foi considerado um sucesso por participantes e pela organização, a cargo dos dois clubes locais: o Alagoinhas Off Road e o Alagoinhas Jeep Clube. Clique aqui para ver fotos, vídeos e uma resenha completa sobre o evento feita pelo site Expedição 4x4. 
 
Mais de 120 viaturas estiveram presentes no evento, com jipeiros de Alagoinhas, claro, e de diversas cidades, principalmente Salvador e Feira de Santana. Em número de participantes e desempenho na brincadeira, destaque para a presença da turma do Free Road 4x4 e de outros grupos da capital, como o Clube do Tracker, Terrible e Coligação 4x4. De Feira, a turma do Sertão Off Road participou em peso da Laranja, já aquecendo os motores para a Trilha do Sertão, a ser realizada entre 14 e 16 de julho (inscrições já esgotadas). Não deixe de ler a resenha completa clicando aqui


Evento em Cícero Dantas já tem site para inscrição

 

As inscrições para a Trilha do Caju, a ser realizada em Cícero Dantas entre os dias 30 de junho e 1º de julho, já podem ser feitas pelo site www.jeepclubeosdoidos.com.br. O valor é de R$150. Organizada pelo Jipe Clube Os Doidos, o evento atrai uma turma bacana de várias cidades da Bahia, a exemplo de Paulo Afonso, Araci, Feira de Santana e Alagoinhas, e está cada vez mais conhecido também em Salvador. Até agora, cerca de 50 inscrições já foram preenchidas. 
 
O evento é uma boa pedida para quem quer começar a fazer off road com uma laminha mais pesada, pois, apesar das dificuldades, é possível completar todo o percurso pela zona rural de Cícero Dantas até o início da noite do mesmo dia (apesar de que jipeiro de verdade sabe que não tem hora para sair da trilha). 
 
Para quem já tem experiência na lama, a Trilha do Caju também vale muito a pena, sobretudo porque existem alguns obstáculos optativos (você vai se quiser) bem convidativos, como as poças cheias de água e lama (três no total, sendo a última delas tida como intransponível). A dica é: se você estiver em um jipe com pneus menores procure “mergulhar” antes dos gigantes para ter chances de passar na primeira poça sem precisar ser puxado.
 
A saída para a trilha está marcada para às 8h30 do primeiro dia de julho, com concentração na Igreja Matriz. Previsão de término: 18h, com show ao vivo na Pousada Agnelo. Ano passado, os últimos carros apareceram na sede às 21h. No dia 30, a recepção vai ser no BNB Clube, a partir das 18h, com churrasco e borracheiro.

Boquim recebe jipeiros neste sábado (17)


 
A edição de número cinco da Trilha da Laranja de Boquim acontece neste sábado (17). Organizada pelo Jeep Club Boquim, será realizada na cidade que leva o mesmo nome, no interior sergipano. Serão cerca de 50 viaturas presentes, passando por regiões da terra com lama, água, ladeiras com e muita diversão. A trilha tem nível moderado, mas, a depender da chuva, pode ficar pesada. Se chover, é bagaceira pura e só termina na madrugada de domingo (18). Uma das organizadoras, a jipeira Smurfett, será um dos destaques do Boletim 4x4 dentro do Programa do Automóvel, da Rádio Metrópole, deste sábado (17), entre 7h e 10h. 
 
COMPETIÇÃO
 
Roberto Cunha vence etapa em Alagoinhas

 
 
Muito calor e muitas disputas acirradas. Esse foi um resumo do que aconteceu em Alagoinhas durante a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4, realizado no domingo passado, um dia após a Trilha da Laranja, que aconteceu no mesmo município. O piloto Roberto Cunha, da equipe Rally Bahia, acelerou forte e venceu na Categoria Protótipo, a mais difícil, mantendo a liderança da competição, além de subir ao pódio também na Categoria Extra-Livre, na qual chegou na 2ª colocação.
 
A etapa contou com o apoio dos clubes de off road da cidade, o Alagoinhas Off Road e o Alagoinhas Jeep Clube. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4 acontece nos dias 8 e 9 de julho, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco.


RAPIDINHAS
 
 

# O jipeito Capitão Rocha deixou Salvador e se mudou para Pernambuco por motivos profissionais. A última trilha antes da partida foi a da Laranja, no último final de semana, em Alagoinhas (foto acima). Capitão Rocha é figura cativa do Free Road 4x4, e promete retornar sempre que possível para participar dos eventos do clube. Vai deixar saudades! 

# Já estão encerradas as inscrições para a Trilha do Sertão, que acontece na zona rural de Feira de Santana e municípios próximos entre os dias 14 e 16 de julho. A organização é do clube Sertão Off Road. Também estão encerradas as inscrições para a Trilha do Dendê, organizada pelo grupo Free Road 4x4, de Salvador, em Taperoá, entre os dias 28 e 29 de julho. 

# Bolha, idealizador do Arena Off Road, foi a Brusque, em Santa Catarina, para acompanhar mais uma Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), que acontece até domingo (18). Ele espera trazer novidades para o Arena. 

Leia mais

Segunda, 12 de Junho de 2017 - 10:45

De Chapa: Carlos Amadeu ainda mantém contrato com o Vitória

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Carlos Amadeu ainda mantém contrato com o Vitória
O técnico Carlos Amadeu, que atualmente está no comando da Seleção Brasileira Sub-20, ainda possui vínculo com o Vitória. Quando acertou com a CBF em 2015, ele foi cedido pela diretoria do Rubro-negro para a entidade máxima do futebol nacional. Com isso, Amadeu tirou licença não remunerada e teve seu contrato suspenso temporariamente. O salário e todo o encargo tributário são de responsabilidade da CBF. Por isso, o nome do profissional consta como funcionário da agremiação em lista divulgada recentemente pela diretoria.

Leia mais

Histórico de Conteúdo