Criatividade
Não quero entrar em um “cavalo de batalha” com a Rede Bahia e nem posso. Entendo os motivos de, em cima da hora, a transmissão de Auto Esporte x Bahia não ter ocorrido. Entretanto, faltou ao veículo o que tanto cobramos dos clubes: planejamento. A CBF disponibilizou a data e o horário pensando na afiliada baiana da Globo desde o dia 13 de dezembro. Ou seja, quase três meses antes do duelo, o que daria tempo de sobra para buscar produtoras locais ou próximas com o “padrão global”. Deixou para os acréscimos do segundo tempo e se viu em uma enxurrada de críticas. Nada mais natural à pedra virar vidraça de vez em quando. Espero apenas que não comam mosca novamente. Acaba levando culpa quem não tem.
Como eu sempre procuro ver o lado bom das coisas, esse mal achou um bem dos mais divertidos. Claro que a proporção para os milhões de telespectadores é mínima, porém a criatividade do protesto foi sensacional! O resenheiro Marcos Carneiro, figura conhecida dos tricolores pelo blog BBMP e pela participação marcante no filme Bahia Minha Vida, não pestanejou e se picou para João Pessoa em cima do laço. O jogo quarta e o namorado de Bolota da Bahia decidiu que iria para a Paraíba na segunda. Armengou uma transmissão via twitcan pelo celular ou tablet, sei lá, e fez muita gente cair na risada em frente ao computador.
Como na própria descrição do blog eles já avisam que o conteúdo é “inapropriado para vices, pudicas e menores de idade”, foi bom ter tirado as crianças da sala. Com o jeito esculhambado, sobraram provocações a TV Bahia e aos meus amigos Darino Sena e Thiago Mastroianni, coitados, que não têm culpa nenhuma do fato, mas se lascaram do mesmo jeito. Marcos e outros tricolores, não economizaram no vocabulário baianês de estádio. Quem vai sabe como é! Talvez não tenha sido um fato inédito, mas, foi tão bom, que parecia coisa de Albert Einstein! Caminho aberto para novas transmissões. Futebol, resenha e provocação não podem andar separados nunca! Abracem essa oportunidade, “rebanho de xibungo”!
Sobre o jogo, como passei a maior parte do tempo rindo e a imagem era uma carniça, não deu para acompanhar muita coisa, apesar de a galera dizer que o time estava meia boca. O bom é que, mesmo um nível abaixo na atuação técnica e coletiva – contra o Fluminense de Feira também foi assim – o Bahia está sendo eficiente para fazer o resultado. São muitos desfalques, gramados ruins e jogos em sequência. A queda da produção é natural. Por isso o 3x0 sobre o Auto Esporte foi de extrema importância. Com a eliminação da partida de volta na Copa do Brasil, Paulo Roberto Falcão terá pela primeira vez uma semana livre para descansar, recuperar, trabalhar e preparar o elenco para o Campeonato Baiano. Fica melhor ainda, quando se tem o Ba-Vi, no Barradão, como o próximo duelo.