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Boletim 4x4: Pequena mas ousada, Tr4 rouba a cena na Trilha do Dendê

Por Alexandre Reis e Guilherme Nüske


Momentos da Trilha do Dendê de 2015: gol de placa do Free Road

A melhor trilha de lama do ano. Foi assim que muitos jipeiros definiram a edição 2015 da Trilha do Dendê, que aconteceu no último sábado (25) em Taperoá, município do Baixo Sul da Bahia com 20 mil habitantes que acolheram com o sorriso largo um bando de loucos dispostos a vencer obstáculos aparentemente (ou realmente) intransponíveis. No total, a cidade foi tomada por 74 jipes e 14 quadriciclos. Das 74 viaturas, 26 participaram da categoria com alto grau de dificuldade, chamada de Extreme, incluindo uma pequena e abusada TR4 vista inicialmente com desconfiança por uma porrada de gente de respeito, mas que se saiu melhor do que alguns grandões. 
 
Entre os desafios impostos pela Extreme, três se destacaram como os mais difíceis: a travessia do rio cheio e com correnteza e dois corredores, o dos tocos e o dos porcos, sendo que neste último ninguém passou sem a ajuda do próprio guincho (acessório obrigatório na categoria) ou de um trator estrategicamente posicionado. Além disso, vários outros obstáculos precisaram ser superados para todos os 74 jipeiros, como passagens em pontes estreitas, subidas e descidas escorregadias e com erosões e, claro, muita lama. A estratégia dos jipes menores, como o Jimny que participou na categoria normal, era sempre fugir dos facões, mesmo que para isso fosse necessário colocar o carro de lado com duas rodas laterais em pontos mais verticais da trilha.  

                                                                                                                                                           Foto: Divulgação

A TR4 de Xing fez bonito entre os grandões e quebrou paradigmas
 
No caso do rio, com passagem permitida apenas aos veículos vistoriados da categoria Extreme (assim como no caso dos dois corredores), algumas viaturas, como um Vitara e a TR4, fizeram a travessia ancorados em outras maiores. Dessa forma, quando boiavam, a cinta esticada garantia a retomada do trajeto. No corredor dos tocos, a dificuldade era a grande quantidade lama e pedaços de madeira nas laterais da trilha. Já no chiqueiro, que tinha trechos tão profundos que teve zequinha nadando de braçada (Luis, que auxiliou o piloto César Joau, o Cesinha da Land Rover Defender 90), ninguém passou sem o uso do próprio guincho ou ajuda do trator da organização. Quem conseguiu ir mais longe foi a Engesa de Eugênio Martinez, o Dino.  
 
“O fato deu ter sido o terceiro do comboio da Extreme ajudou a superar obstáculos e passar onde teve Troller e Engesa que atolaram, como na descida para o chiqueiro”, contou Alfredo Santos Júnior, mais conhecido com Xing Ling, o dono da pequena TR4 que fez bonito e quebrou paradigmas na Trilha do Dendê. A viatura de Xing estava equipada com pneus Genius sem fronteira, lift de duas polegadas com amortecedores offshox, Snorkel, guincho, proteções inferiores e parachoques de aço. “Nesse tipo de trilha, acho que o que faz a diferença no caso da TR4 é o lift, os pneus e ângulos de ataque e saída maiores graças aos parachoques de aço”.
 
                                                                                                                                                           Foto: Divulgação

Piu Piu se destacou pelo espírito esportivo e levou um dos prêmios
 
Organização nota 10 – Um dos pontos fortes do evento foi a organização, a cargo do grupo Free Road. Na Extreme, onde as viaturas estavam melhor preparadas, a trilha fluiu sem maiores problemas ou atrasos, apesar das dificuldades. Na normal, o trajeto foi vencido num tempo maior, pois haviam mais viaturas e mais gente atolada, sobretudo aqueles que estavam no final do comboio. “O comboio normal acabou pegando o terreno mais pesado, pois já haviam passado antes os quadriciclos e as viaturas da outra categoria”, disse Gerson Filho, o Piu Piu. Ele abriu mão de participar da Extreme para ajudar na organização do evento na categoria inicial, levando, inclusive, o prêmio de melhor piloto pelo talento e espírito esportivo. Também foram premiados Cawboy, como melhor piloto da Extreme, Erasmo da UTV, entre os quadriciclos e Luiz e Sccoby-Doo se destacaram entre os zequinhas. Os troféus "abacaxi" ficaram com Marmota e Pé do Cão.
 
Outro fator que ajudou foi que não houve muitas quebras durante a trilha, feito a maior parte do tempo sob sol firme, apesar de estar chovendo bastante na Costa do Dendê. O evento teve início por volta das 10h e o último carro saiu cerca de 21h. A Trilha do Dendê teve o apoio da prefeitura de Taperoá, Black Mud, Best Pneus, Cardan Bahia, Climauto, Farmácia Camaçari, Land Bahia, MR Pneus, Opalma e Vimo Conveniência.
 
Jimnys dão colorido diferente à Barra do Serinhaém

Passeio de sábado foi organizado pelo Jimny Clube e Sem Rumo 4x4

Mais de 15 viaturas marcaram presença no passeio à Barra do Serinhaém, em Ituberá, no Baixo Sul, organizado no último sábado (25) pelos grupos Jimny Clube da Bahia e Sem Rumo 4x4, chamado de Trilha Plano B, numa alusão à Trilha do Dendê realizada no mesmo dia no município próximo de Taperoá. A turma partiu na sexta-feira (24) à noite pelo ferry, chegando já no início da madrugada do sábado à praia o Guaibim, em Valença, local da dormida. Teve gente que ainda na madrugada encontrou disposição para brincar num charco depois de comer uma pizza. No Serinhaém, o percurso por dentro da mata margeando o litoral a partir da praia do Pratigi estava com corredores com alagados muito profundos, tornando a passagem arriscada principalmente para quem não tinha Snorkel. Por isso a turma preferiu ir pela praia. O almoço foi no delicioso restaurante da Cíntia. Clique aqui para ver mais fotos do passeio. 
 
DICAS DO FANTA

A água – travessias, problemas e soluções
Antes de colocar o seu veículo para passar pela água, confira as Dicas do Fanta
 
Guilherme Nüske, mais conhecido como Fanta no mundo 4x4, é respeitado e admirado por todos os grupos não apenas pelo imenso conhecimento que possui de mecânica e técnicas para a prática do off road, mas principalmente por se mostrar sempre disposto a ajudar e tirar dúvidas de todos de forma didática, clara e objetiva. Por isso, para o Boletim 4x4, foi uma honra quando Fanta aceitou colaborar com a coluna frequentemente, abordando temas do interesse de todos os adeptos do hobby. Na sua primeira participação, ele trata de um tema importantíssimo: a travessia da viatura por trechos com água. Aliás, dicas importantes para evitar e enfrentar problemas como o dessa TR4 prata da foto acima. Clique aqui para ler as Dicas do Fanta
 
COMPETIÇÃO

Abertas inscrições para o primeiro Rally do Sisal
 
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Para quem gosta de uma competição off road, estão abertas as inscrições para o primeiro Rally do Sisal, que vai acontecer na tarde do dia 6 de setembro em Valente, no sertão da Bahia. Para participar, basta ter um veículo traçado, capacete e os equipamentos básicos de segurança do veículo em dia. O evento, promovido pelo Rally Bahia, será realizado no novo SR2 Park, uma propriedade de 250 mil metros quadrados com quatro pistas cuja inauguração oficial está agendada para às 9h do dia 6 de setembro. As inscrições custam R$150 e podem ser feitas clicando aqui. Logo depois o Rally do Sisal, será realizada no mesmo local a sétima etapa da Copa Nordeste de Rally 4x4. 
 
Sertões 2015 não terá presença de equipes baianas
 
Helena Soares é a musa do rally e vai competir na equipe de Vinicius Castro
 
Começa para valer no próximo dia 2 a edição 2015 do Rally dos Sertões. Por falta de patrocínio, dessa vez o evento não terá a participação de equipes baianas. Apenas o cearence radicado na terrinha Vinicíus Castro estará presente como navegador do piloto norte-americano Gunter Hinkelmann, da equipe Experts 4x4, que vai pilotar unma L200 RS Proton. A primeira etapa da competição será num trecho de 357 quilômetros entre Goiânia (GO) e Rio Verde (GO). A última etapa vai acontecer no dia 8 de agosto entre Umuarama (PR) e Foz do Iguaçu (PR), num trajeto de 340 quilômetros. Um dos destaques da edição 2015 é a presença de Helena Soares, empresária e pilota que irá competir pela mesma equipe de Vinicíus Castro, a Experts 4x4. Clique aqui para acessar a página oficial da competição

METENDO BRONCA

* Street Som Centro Automotivo: esse é o nome da loja onde esse que escreve a coluna deixou o carro para fazer um serviço de reparo nos motores dos vidros e retrovisores elétricos. O resultado? Além de não resolver o problema, o referido estabelecimento tratou de danificar ainda mais os dois motores, inclusive com o uso indevido de cola Super Bonder. O pior de tudo é que fizeram este proprietário levar o veículo duas vezes ao local. No primeiro dia sequer tocaram na viatura. Isso sem falar no péssimo atendimento. A Street Som Automotivo fica subindo a Ladeira da Água Bruca, em Água de Meninos.

 * Tem proprietário de Troller 3.0 modelo 2010 pedindo à antiga Conticar, atual Trilha, autorizada da marca em Salvador, para repor os prejuízos causados em função da roda ter se soltado na estrada com o veículo em movimento. O fato aconteceu na noite da última sexta-feira (24), em Itaparica. O Troller tinha passado por revisão completa no mesmo dia na concessionária. A sorte é que a viatura esstava a apenas 40 quilômetros por hora quando o fato aconteceu. 

RAPIDINHAS

* A chuva não para de cair pelos lado do Baixo Sul, onde aconteceu a Trilha do Dendê (Taperoá), e Costa do Cacau. Bom para quem gosta de uma lama. Para chegar a Península de Maraú, paraíso da Costa do Cacau pertinho de Itacaré, a estrada, que já era ruim, esburacada, se transformou numa verdadeira trilha, com difícil acesso para ônibus, caminhões e carros 4x2. As fotos abaixo foram enviadas à coluna por Marcelo Novaes, mais conhecido como Fenômeno, que mora em Maraú e faz sempre as honras da casa quando um grupo de trilheiros aparece por lá com sua TR4 preta. Fenômeno, futuro prefeito de Maraú, faz parte do Bahia Expedition e do TR4 Brasil - Bahia. 

* Tem um cidadão dono de uma Dakar que foi expulso do grupo Frenéticos Off Road porque tinha como maior diversão ofender outros membros. Dizia que os demais componentes eram filhinhos de papai que não pagavam a manutenção das próprias viaturas, por isso colocavam os carros na lama sem pena. Além disso, outra passa-tempo predileto dele era a ostentação: adorava se gabar que tinha comprado uma Dakar por R$180 mil e feito um seguro de R$13 mil. Ele estava na lista de um passeio a Baixios que, na dúvida, já foi cancelado.  

* Acontece na próxima sexta-feira, dia 31, a reunião que deve definir o comando do Bahia Expedition após a saída de Marcelo Barros, o Cude. Na pauta também estão assuntos como adesão de novos membros e exclusão dos inativos, confecção de adesivos e camisas UV.