Quarta, 29 de Novembro de 2017 - 08:15

Eleições do Bahia: Entenda como é o processo de formação do Conselho Deliberativo

por Ulisses Gama

Eleições do Bahia: Entenda como é o processo de formação do Conselho Deliberativo
Foto: Bahia Notícias

Além da escolha do novo presidente, o Esporte Clube Bahia terá outra decisão muito importante no dia 9 de dezembro, na Arena Fonte Nova: a escolha dos 100 membros que formam o novo Conselho Deliberativo, que tem a função de fiscalizar o clube, além de discutir e votar determinadas resoluções. 

 

No Tricolor, a escolha dos conselheiros acontece de forma proporcional aos votos dos sócios. Se, por exemplo, uma chapa tiver 14% da preferência, ela terá direito a aplicar 14 membros dentro do colegiado. Na última eleição, em 2014, a divisão se deu assim:

 

Revolução Tricolor: 29% (29 conselheiros)
Integridade Tricolor: 28% (28 conselheiros)
A Voz do Campeão: 20% (20 conselheiros)
Simplesmente Bahia: 14% (14 conselheiros)
Nova Ordem Tricolor: 6% (6 conselheiros)
Virada Tricolor : 3% (3 conselheiros). 

 

Após o processo de votação, os conselheiros tomam posse e escolhem a mesa diretora, com presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente e um secretário. Escolhido em dezembro de 2014, o atual regente, Henrique De La Torre, explicou o método ao Bahia Notícias.

 

"Sendo bem didático, a escolha do presidente é feita da seguinte forma: na primeira reunião do novo Conselho, onde todos os 100 conselheiros tomam posse, é criada uma mesa transitória que vai comandar a escolha da nova mesa diretora", explicou.

 

"Conforme a maioria, fica definida a nova mesa diretora. Assim foi feito em 23 de dezembro de 2014, quando fui eleito, e assim será após as eleições do dia 9 de dezembro", completou.

 

Com 900 nomes inscritos, nove chapas concorrem na próxima votação. Confira os nomes e os seus respectivos números:

 

100% Bahêa
Número: 100

 

Bahia Clube do Povo
Número: 333

 

Independente Tricolor
Número: 159

 

Mais um, Baêa! (MUB!)
Número: 110

 

Nova Ordem Tricolor
Número: 331

 

Revolução Tricolor
Número: 131

 

Simplesmente Bahia
Número: 310


Somos a Voz do Campeão, Somos + Bahia

Número: 133

 

Sou Bahia
Número: 231

 

Informações e curiosidades:

 

- De acordo com o estatuto do clube, a posse dos conselheiros e a escolha do novo presidente do Conselho deve ocorrer em até dez dias após a eleição.

 

- É permitida apenas uma reeleição para o conselheiro.

 

- O estatuto prevê que, após 3 faltas consecutivas ou 5 alternadas de um conselheiro a uma reunião, deverá ser instaurado o devido processo legal e o plenário decide por uma punição.

 

- O atual Conselho Deliberativo, que teve 50 reuniões no triênio, foi importante para o novo estatuto do clube, aprovado por 510 de 530 sócios (relembre aqui), registrado em cartório nesta semana e que começa a valer em 2018.

Histórico de Conteúdo