Esporte Clube Bahia
Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Entrevistas
Entre Seleção, futuro e idolatria, Yanne exalta orgulho de jogar no Bahia: "Não sei explicar, só sentir"
Últimas notícias
Arbitragem da 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro é definida; confira detalhes
Por Carlos Matos
A comissão de arbitragem da CBF divulgou, na tarde desta segunda-feira (13), a audiência pública que definiu a escalação do quadro de arbitragem presente na 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A rodada, que vai ser realizada nos dias 15 e 16 de outubro, vai contar com sete partidas na quarta-feira (15) e outras três na quinta-feira (16).
Das 10 partidas, cinco destes confrontos serão disputados entre rivais estaduais. Em quatro destes jogos, a arbitragem será conduzida por um árbitro central que é integrante da mesma federação que os clubes. Em contrapartida, no clássico Ba-Vi, disputado na quinta-feira, às 21h30, Anderson Daronco, filiado a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), vai apitar o duelo que fecha a 28ª rodada da Série A.
Antes do anúncio oficial, Alício Pena Júnior, gerente geral da CEAB (Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira) reforçou que os critérios de escolha dos árbitros para a rodada 28 levando em consideração os diferentes contextos e grau de complexidade de cada partida.
“A seleção dos árbitros foi definida levando-se em consideração as fases da competição, a importância e grau de complexidade de cada partida, e a qualificação, o condicionamento físico e o desempenho técnico dos árbitros”, afirmou Alício Pena Júnior.
O gerente geral da CEAB seguiu destrinchando o regimento que foi selecionado antes de definir a escolha de cada árbitro.
“Somente serão designados para as partidas os árbitros integrantes da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF) e que estejam habilitados nas avaliações físicas e teóricas do ano em curso. Os árbitros não serão designados para as partidas da federação que pertençam contra equipes de outras federações e em partidas em que atuaram como árbitro central das equipes em que atuaram na rodada anterior, na mesma competição”, detalhou.
Confira a definição dos árbitros da 28ª rodada da Série A:
Quarta-feira (15)
Palmeiras x RB Bragantino (19h) - Raphael Claus (SP)
Botafogo x Flamengo (19h30) - Alex Stefano (RJ)
Mirassol x Internacional (20h) - Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Sport x Ceará (20h) - Sávio Sampaio (DF)
Atlético-MG x Cruzeiro (21h30) - Paulo Zanovelli (MG)
Fortaleza x Vasco (21h30) - Wilton Pereira Sampaio (GO)
Santos x Corinthians (21h30) - Flavio Souza (SP)
Quinta-feira (16)
Grêmio x São Paulo (19h) - Davi Lacerda (ES)
Fluminense x Juventude (21h30) - Jefferson Ferreira (GO)
Vitória x Bahia (21h30) - Anderson Daronco (RS)
Revelados pelo Vitória e companheiros no elenco rubro-negro entre 2019 e 2021, os goleiros Ronaldo e Lucas Arcanjo, atuais titulares de Bahia e Vitória, se reencontram nesta quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, em duelo válido pela 28ª rodada da Série A.
Será a primeira vez que os arqueiros se enfrentam em um Ba-Vi. Antes, os dois já haviam se enfrentado quatro vezes, sempre em partidas entre Atlético-GO e Vitória.
Ronaldo estreou profissionalmente em 2018 e se firmou como titular do Leão na Série B de 2020. Em 2021, deixou o clube após 91 jogos, abrindo caminho para Arcanjo assumir o gol. Após três temporadas e meia no Atlético Goianiense, Ronaldo chegou ao Bahia no meio deste ano. Inicialmente contestado, assumiu a titularidade com a saída de Marcos Felipe e a lesão de João Paulo, e já soma 28 partidas pelo Tricolor.
Já Lucas Arcanjo estreou pelo Vitória em 2019 e após herdar a vaga de Ronaldo em 2021, passou por oscilações, voltando ao banco de reservas na Série C de 2022 e consolidando-se apenas em 2023, sendo peça-chave nos títulos da Série B e do Campeonato Baiano. Até o momento, acumula 224 partidas, ocupando o posto de segundo goleiro com mais jogos da história do clube.
Bahia e Vitória estão entre clubes mais prejudicados pelas decisões do VAR no Campeonato Brasileiro
Por Redação
O mês de outubro, até então, foi recheado de polêmicas envolvendo arbitragem e VAR. De acordo com um levantamento realizado pela ESPN Brasil, Bahia e Vitória estão entre os clubes mais prejudicados pela ferramenta na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025.
No ranking revelado pelo portal, o Esquadrão de Aço figurou a 16ª colocação, com nove decisões a favor e 13 contrárias, o que resultou um saldo negativo de -4. Já o Rubro-Negro baiano ficou com a 12ª posição, com quatro decisões a favor e seis contra, ou seja, saldo de -2.
Utilizado no futebol brasileiro desde 2019, o Árbitro Assistente de Vídeo foi criado para conferir lances e gerar mais justiça nas partidas.
Dentre as partidas do Tricolor, o duelo contra o Botafogo foi o que mais se destacou. Na ocasião, durante a 26ª rodada do Brasileirão, Mateo Sanabria, que já havia recebido um cartão amarelo, foi punido com um vermelho por simulação após análise do VAR.
Na 27ª rodada, o Vitória foi a São Januário enfrentar o Vasco e sofreu uma derrota por 4 a 3. Além da derrota, o clube perdeu Lucas Halter, que foi expulso após receber dois cartões duvidosos. A primeira punição aconteceu por uma reclamação na marcação de um pênalti a favor do Cruzmaltino. Já o segundo foi por um empurrão durante uma confusão antes da cobrança de uma falta, o que não costuma gerar uma punição.
Confira a seguir a lista completa:
- Inter: 15 decisões favoráveis e 6 contrárias, saldo +9
- Vasco: 10 decisões favoráveis e 3 contrárias, saldo +7
- Botafogo: 11 decisões favoráveis e 6 contrárias, saldo +5
- São Paulo: 8 decisões favoráveis e 4 contrárias, saldo +4
- Palmeiras: 7 decisões favoráveis e 3 contrárias, saldo +4
- Bragantino: 6 decisões favoráveis e 2 contrárias, saldo +4
- Mirassol: 10 decisões favoráveis e 8 contrárias, saldo +2
- Cruzeiro: 4 decisões favoráveis e 2 contrárias, saldo +2
- Fluminense: 6 decisões favoráveis e 5 contrárias, saldo +1
- Flamengo: 5 decisões favoráveis e 4 contrárias, saldo +1
- Vitória: 4 decisões favoráveis e 6 contrárias, saldo -2
- Fortaleza: 6 decisões favoráveis e 8 contrárias, saldo -2
- Santos: 5 decisões favoráveis e 8 contrárias, saldo -3
- Atlético-MG: 7 decisões favoráveis e 11 contrárias, saldo -4
- Grêmio: 8 decisões favoráveis e 12 contrárias, saldo -4
- Bahia: 9 decisões favoráveis e 13 contrárias, saldo -4
- Corinthians: 10 decisões favoráveis e 14 contrárias, saldo -4
- Ceará: 1 decisão favorável e 6 contrárias, saldo -5
- Juventude: 7 decisões favoráveis e 12 contrárias, saldo -5
- Sport: 3 decisões favoráveis e 9 contrárias, saldo -6
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (13), a arbitragem dos jogos da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Com isso, o arbitro do clássico Ba-Vi, marcado para a próxima quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, também foi definido.
Anderson Daronco, de 44 anos, será o árbitro principal da partida. Filiado à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), e com escudo FIFA, Daronco é o responsável pelo apito no último Ba-Vi de 2025.
A CBF deve divulgar, nos próximos dias, a escala completa de arbitragem. Na atual temporada, Daronco apitou 28 jogos distribuídos entre Copa do Brasil e Séries A, B, C e D.
Foto: Divulgação / CBF
Nesta quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, acontece mais um Ba-Vi sem torcedores rubro-negros e tricolores no mesmo estádio. Este será o 24° duelo seguido entre Bahia e Vitória com torcida única desde o Ba-Vi de fevereiro de 2018, marcava o retorno das duas torcidas nos estádios e acabou se tornando um dos episódios mais conturbados da história do futebol baiano.
A partida foi realizada no Barradão pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. O Vitória, mandante do jogo, abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, com o atacante Denílson. Pouco depois, aos 16 minutos da etapa final, Vina empatou para o Bahia em cobrança de pênalti.
Na comemoração, o meia dançou diante da torcida rubro-negra, provocando revolta dos jogadores adversários e dando início a uma grande confusão dentro de campo.
A briga generalizada resultou em sete expulsões — três do Vitória e quatro do Bahia (dois deles do banco de reservas). Na sequência, Uillian Correia foi expulso e os jogadores do Vitória tentaram evitar o começo na partida. Com mais uma expulsão, desta vez de Bruno Bispo, o Leão ficou sem o mínimo de jogadores para a continuação do jogo e a partida foi encerrada aos 34 minutos do 2° tempo.
O Vitória foi declarado derrotado por W.O. Ao todo, o árbitro distribuiu 17 cartões, sendo oito amarelos e nove vermelhos.
Horas antes do clássico conturbado, a Polícia Militar registrou um confronto entre torcedores de Bahia e Vitória na Baixa dos Sapateiros, região central de Salvador, distante do Barradão. Em função desses episódios de violência, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) reforçou a recomendação de torcida única, medida que desde então passou a ser aplicada em todos os Ba-Vis, impedindo que rubro-negros e tricolores compartilhem o estádio.
RETROSPECTO DO BA-VI COM TORCIDA ÚNICA
Desde fevereiro de 2018, 23 Ba-Vis aconteceram já com a definição de torcida única. No total, o Bahia venceu nove, o Vitória ganhou quatro e houve 10 empates.
O Bahia iniciou, na manhã desta segunda-feira (8), a semana decisiva de preparação para o clássico Ba-Vi, o último da temporada.
As atividades começaram na academia e seguiram para o campo 2 do CT Evaristo de Macedo, com três etapas de treinamentos com bola. No primeiro exercício, os jogadores foram divididos em dois times para um jogo de passes em campo reduzido. Em seguida, a comissão técnica ampliou o espaço e promoveu um trabalho técnico e tático com enfrentamento entre duas equipes, enquanto parte do grupo aguardava sobre a linha. O terceiro e último treino do dia foi voltado à parte tática, em campo aberto.
No encerramento, o auxiliar Nelson Simões comandou um treino específico com os zagueiros, enquanto Leandro Dell trabalhou com os meio-campistas em outra parte do gramado.
As novidades ficaram por conta do atacante Ruan Pablo e do volante Erick, que treinaram normalmente com o grupo. O goleiro João Paulo foi a campo para realizar atividades específicas da posição.
O zagueiro Ramos Mingo fez transição física e técnica no campo 1, enquanto Caio Alexandre, Luciano Juba e Erick Pulga permaneceram entre a fisioterapia e a academia.
Deu Leão no Ba-Vi das quadras. Após 19 anos, Bahia e Vitória voltaram a se enfrentar no basquete, neste domingo (12), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, pela 2ª rodada do Campeonato Baiano e o Rubro-Negro bateu o Esquadrão por 69 a 60.
O Bahia foi para o intervalo vencendo por 36 a 30, mas na 2ª etapa o Vitória reagiu e conseguiu a virada. A partida, que contou com cerca de 200 pessoas no Ginásio de Cajazeiras, teve como um dos destaques do lado rubro-negro o armador Vitinho, com 16 pontos, já do lado tricolor, Emerson Bahia anotou 11 pontos.
Em conversa com o Bahia Notícias, Vitinho celebrou o retorno do clássico ao basquete.
"É uma felicidade muito grande, após tanto tempo, ter a honra de participar. Não há sensação melhor do que jogar de casa cheia e vamos por mais. Espero que nas fases finais Bahia e Vitória voltem a se encontrar", disse o rubro-negro.
Público presente no Ginásio de Cajazeiras para Bahia x Vitória pelo Campeonato Baiano de Basquete | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Bahiana de Basketball (FBB) e da TV ALBA, o Campeonato Baiano de Basquete conta com dois grupos com quatro times cada.
Bahia e Vitória integram o Grupo A da competição ao lado de Salvador Basket e NBJ. Já o Grupo B é formado por CEPE, ABS Simões Filho, Dolphins Basquete e UFBA. Nas quartas de final, o primeiro melhor colocado enfrenta o oitavo e assim por diante.
A Casa de Apostas Arena Fonte Nova concluiu, na noite de sexta-feira (10), o plantio do novo gramado do estádio. A substituição da grama teve início na última segunda-feira (6) e chegou à fase final de ajustes.
De acordo com a Greenleaf, empresa responsável pela operação, o campo estará em plenas condições para o próximo compromisso do Bahia como mandante, no dia 19 de outubro (domingo), às 20h30, contra o Grêmio, pela 29ª rodada do Brasileirão.
Antes disso, o Tricolor entra em campo fora de casa, diante do Vitória, no Barradão, na próxima quinta-feira (16), às 21h30, em jogo válido pela 28ª rodada da Série A, na retomada do calendário após a data Fifa.
CBF define data e horário de Ferroviária x Bahia pela semifinal da Copa do Brasil Feminina
Por Bia Jesus
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a data e horário da partida entre Ferroviária e Bahia, válida pela semifinal da Copa do Brasil Feminina.
O duelo será realizado no dia 4 de novembro (segunda-feira), às 19h, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). A vaga na final será decidida em jogo único — em caso de empate no tempo normal, a classificação será definida nos pênaltis.
O Bahia chegou às semifinais após eliminar o Red Bull Bragantino nos pênaltis. Antes disso, as Mulheres de Aço superaram o Grêmio, na terceira fase, e o Atlético-MG, nas oitavas de final.
O elenco do Bahia realizou, na manhã desta sexta-feira (10), o segundo treino da semana no CT Evaristo de Macedo, dando sequência à preparação para o clássico contra o Vitória, que acontece na próxima quinta-feira (16), no estádio Manoel Barradas.
No campo 2 do centro de treinamento, o técnico Rogério Ceni comandou um trabalho de força em espaço reduzido. Em seguida, o grupo participou de um treino tático de 11 contra 11, utilizando toda a extensão do gramado.
Os atacantes Erick e Ruan Pablo participaram parcialmente das atividades com o elenco, enquanto o goleiro João Paulo deu prosseguimento à transição em campo, com exercícios específicos da posição.
Já o volante Caio Alexandre realizou trabalho na academia, e os atletas Erick Pulga, Luciano Juba e Ramos Mingo permaneceram em tratamento.
O grupo tricolor volta a treinar neste sábado (11), pela manhã, no CT.
Após uma longa sequência de partidas, o Bahia enfim ganhou tempo para trabalhar e recuperar jogadores visando a reta final do Campeonato Brasileiro. O período de preparação foi destacado pelo zagueiro David Duarte em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (10), na sala de imprensa Bruno Queiroz, no CT Evaristo de Macedo.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
Para o defensor, os dias livres serão fundamentais para o grupo ajustar detalhes antes do clássico Ba-Vi, que acontece na próxima quinta-feira (16), no Barradão.
“Fico feliz de não ter ficado tanto tempo na recuperação. Fiz um tratamento intensivo, fui feliz em voltar e triunfar. Sabemos que será um jogo difícil, um clássico que mexe a Bahia, mas o time está preparado. Vamos aproveitar a semana cheia para organizar as coisas e fazer um grande jogo”, afirmou.
David também ressaltou a força do setor defensivo, que ganha o retorno de Kanu, recuperado de lesão e novamente relacionado na vitória sobre o Flamengo.
“Me sinto bem. O Bahia está bem servido na defesa, tem o Kanu que voltou, Rezende, Gabriel Xavier. Estamos tendo essa semana aberta para recuperar alguns jogadores”, destacou.
Com a possibilidade de contar com mais reforços nas rodadas finais, o zagueiro acredita que o Bahia pode mirar as primeiras posições da tabela.
“A gente sempre sonhou grande desde o início da temporada. Sabemos que nosso calendário é bem difícil. Dá para ver que o nosso time joga bem, mas joga melhor quando tem uma semana inteira. Acredito que temos chances de subir na tabela até o fim da temporada”, projetou.
O Bahia foi derrotado pelo Fortaleza, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (9), na Arena Pernambuco, em partida válida pela semifinal da Copa Maria Bonita. Com o resultado, as Mulheres de Aço se despedem da competição.
O primeiro tempo foi equilibrado, com poucas oportunidades claras de gol para ambos os lados. Nos minutos iniciais, o Tricolor teve maior domínio da posse de bola, mas o Fortaleza conseguiu equilibrar as ações e se aproximar do ataque na reta final da etapa.
A melhor chance do Bahia veio nos acréscimos do primeiro tempo: Kaiuska avançou pela direita e finalizou cruzado. A bola passou rente à trave, e a goleira Lorrana fez boa defesa com a ponta dos dedos.
Na segunda etapa, o Fortaleza abriu o placar aos 21 minutos, e o Bahia não conseguiu reverter o resultado.
As Mulheres de Aço atuaram com: Yanne; Mila Santos (Carol Martins), Nalon, Tchula e Angela; Ju Oliveira, Vilma e Kaiuska (Ary); Rhaizza, Wendy e Cassia (Dan).
O Botafogo-SP anunciou, na última quinta-feira (9), a demissão do zagueiro Edson, ex-Bahia, após o episódio de agressão ao lateral Zeca, atualmente no Coritiba ex-Vitória, durante a partida entre as equipes pela Série B do Campeonato Brasileiro, na semana passada.
Em nota publicada nas redes sociais, Edson afirmou que reagiu a ofensas de cunho xenofóbico proferidas por Zeca. Segundo o defensor, o adversário o teria chamado de “nordestino de m***” e “passa fome”.
“Fui alvo de ofensas graves e inaceitáveis por parte do atleta Zeca, que me chamou, dentre outros termos, de ‘nordestino de merda’ e ‘passa fome’. Provocar o adversário faz parte do jogo, mas esse tipo de fala ultrapassa qualquer limite e se torna um crime”, escreveu o zagueiro.
Natural de Touros, no Rio Grande do Norte, o ex-Bahia destacou o orgulho que sente de suas origens.
“Tenho muito orgulho do meu Nordeste e jamais permiti que alguém tente diminuir a mim, meu povo e nossa cultura”, completou.
Zeca, ex-Vitória, negou as acusações e também se manifestou publicamente. Em comunicado, o lateral repudiou qualquer forma de preconceito e disse que Edson deverá comprovar o que afirmou.
“Em nenhum momento proferi as palavras ou ofensas mencionadas. Repudio veementemente qualquer forma de discriminação. Já estou tomando as medidas cabíveis para que os fatos sejam devidamente apurados”, declarou.
O jogador ainda classificou a atitude do adversário como “lamentável e covarde” e afirmou ter preferido manter a serenidade após a agressão. Edson, de 34 anos, encerra sua passagem pelo Botafogo-SP com 27 jogos disputados, sem gols ou assistências.
*embeed 2*
Dias antes do Ba-Vi válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, a dupla se uniu em uma importante causa. Em Feira de Santana, as Embaixadas dos dois clubes participam da campanha “Clássico pela Vida”, uma iniciativa que incentiva torcedores a doarem sangue para reforçar os estoques da Fundação Hemoba.
A ação segue até o dia 31 de outubro e tem mobilizado as torcidas em um gesto de solidariedade. Para participar, basta comparecer à unidade da Hemoba localizada na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana, usando a camisa do seu time e informando o código da campanha — 0033 para torcedores do Bahia e 0051 para os do Vitória.
Em campo, o próximo Ba-Vi acontece na quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após três dias de folga por conta da Data Fifa de outubro, os jogadores do Bahia se reapresentaram nesta quinta-feira (9), no CT Evaristo de Macedo. O grupo deu início aos trabalhos de preparação para o clássico contra o Vitória, que acontece na próxima quinta-feira (16), no estádio Manoel Barradas.
Após um trabalho de ativação na academia, sob comando do preparador físico José Mário Campeiz, os atletas seguiram para o campo.
Na sequência, foi realizada uma atividade com foco em trocas de passes. Em seguida, o técnico Rogério Ceni comandou um treino de competição em metade do campo, com três equipes revezando-se nos confrontos.
No fim da sessão, os jogadores de defesa realizaram trabalhos específicos da posição com o auxiliar técnico Nelson Simões.
O goleiro João Paulo iniciou transição em campo, com atividades direcionadas à posição. Erick e Ruan Pablo também realizaram mais uma sessão de transição no campo.
Já Caio Alexandre permaneceu na academia, enquanto Erick Pulga, Luciano Juba e Ramos Mingo deram sequência ao tratamento. O elenco do Esquadrão volta a treinar nesta sexta-feira (10), pela manhã.
Após protagonizarem cinco das últimas onze edições da Copa do Nordeste, em confrontos marcantes, cheios de rivalidade e reviravoltas, Bahia e Ceará correm o risco de ficar fora da próxima edição do torneio regional.
Com as mudanças recentes nos critérios da competição impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tricolor baiano e o Alvinegro cearense têm, respectivamente, 20% e 30% de chances de participarem do Nordestão 2026. A explicação está no bom desempenho de ambos na Série A, o que os coloca na briga por vagas em competições continentais — situação que, paradoxalmente, pode afastá-los da disputa regional.
A ausência das duas equipes, caso confirmada, representaria uma ruptura simbólica com o passado recente da competição, já que Bahia e Ceará foram os protagonistas da última década do Nordestão.
Final da Copa do Nordeste 2020 | Foto: Lucas Figueiredo/CBF
MAIOR RIVALIDADE DO NORDESTÃO MODERNO?
Entre 2015 e 2025, os clubes se enfrentaram em cinco mata-matas decisivos — três finais e duas semifinais — consolidando uma das principais rivalidades interestaduais do futebol brasileiro.
A sequência de duelos começou em 2015, com o Ceará superando o Bahia na grande final. Após aproveitar uma falha do goleiro Jean no jogo de ida, o Vozão confirmou o título em casa, vencendo por 3 a 1 no agregado, e conquistando o Nordestão pela primeira vez.
Três anos depois, em 2018, foi a vez do Bahia dar o troco. O Tricolor venceu o primeiro jogo da semifinal por 1 a 0 e segurou o empate sem gols na volta, garantindo vaga na decisão.
Bahia campeão da Copa do Nordeste 2021. | Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
O confronto voltou a acontecer em 2020, quando o Ceará aplicou uma imponente vitória por 4 a 1 no agregado, com direito a virada no primeiro jogo e domínio total no segundo — uma das atuações mais marcantes do clube na competição.
Em 2021, veio a revanche tricolor. Após perder o duelo de ida da final, o Bahia venceu o jogo de volta por 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Matheus Teixeira, que defendeu a cobrança de Jorginho antes de Conti converter o pênalti do título.
Por fim, em 2025, os dois voltaram a se encontrar, desta vez nas semifinais, reeditando mais um capítulo dessa história recente de confrontos intensos e equilibrados, e deu Bahia, que com gol do jovem Tiago, chegou à grande decisão onde confirmaria frente ao Confiança seu 5º título de Copa do Nordeste.
Confira as decisões entre Bahia x Ceará nesta década:
- 2025 — Semifinal, Bahia avançou
- 2024 — Não se enfrentaram
- 2023 — Não se enfrentaram
- 2022 — Não se enfrentaram
- 2021 — Final, Bahia campeão
- 2020 — Final, Ceará Campeão
- 2019 — Não se enfrentaram
- 2018 — Semifinal, Bahia avançou
- 2017 — Não se enfrentaram
- 2016 — Não se enfrentaram
- 2015 — Final, Ceará campeão
Caravana “A Bahia é Bahêa” movimenta o interior e reforça a força da torcida tricolor no estado
Por Bia Jesus
A torcida do Bahia deu mais uma demonstração de paixão durante a caravana “A Bahia é Bahêa”, que levou o espírito tricolor ao interior do estado. Nas últimas semanas, o tour passou por Jequié, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, com um saldo amplamente positivo.
Em cerca de dez dias, foram registradas mais de 300 novas associações, 560 atendimentos, 70 camisas entregues a sócios e mais de R$ 100 mil em produtos oficiais comercializados — números que refletem o engajamento e o amor do torcedor pelo Esquadrão.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia.
Um dos momentos mais marcantes da caravana foi a inauguração da primeira Lojinha do Bahia no interior, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. O espaço funciona dentro da Loja Roupa Nova Avenida, em um modelo inédito de Shop in Shop, com mix de produtos exclusivos voltados ao público local. A intenção é expandir o formato para outras cidades do estado.
Além dos atendimentos e ativações, os torcedores que lotaram as praças puderam aproveitar uma programação especial com shows musicais, DJs, museu itinerante, mascotes, Tricolíderes, área kids, food trucks, espaços instagramáveis e transmissões ao vivo dos jogos do Bahia em telões de LED.
O diretor de Marketing e Negócios do Bahia, Rafael Soares, celebrou os resultados da nova etapa da iniciativa, que já se consolidou como uma das principais ações de aproximação do clube com os torcedores do interior.
“A caravana ‘A Bahia é Bahêa’ consolidou o movimento de interiorização do clube e evidenciou a força da nossa torcida pelo estado. Passamos por Jequié, Santo Antônio de Jesus – onde inauguramos a primeira Lojinha do Bahia no interior – e Feira de Santana. Foram dias de grande engajamento, com shows, ativações e experiências que aproximaram ainda mais o nosso torcedor da marca. Mais de 300 novos sócios foram cadastrados, e a procura por produtos oficiais superou as expectativas, mostrando o quanto o Bahia cresce de forma sólida e conectada com seu público”, afirmou.
O projeto “A Bahia é Bahêa” reforça o compromisso do clube em valorizar a torcida em todas as regiões do estado. Em 2024, a caravana percorreu cidades como Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Lençóis, Juazeiro e Feira de Santana, reunindo milhares de torcedores. Já em 2025, o evento foi dividido em duas etapas: durante o Baianão, passou por Alagoinhas e Jacobina, e, na segunda fase, chegou a Jequié, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, ampliando ainda mais a presença do Bahia no interior.