Colunistas

Elane Varjão

21/11/2014 - 10:00

Giro: Roberth Almeida produz modelo no Sá Marina Meeting

A IIª edição do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (19).

Veja mais

Veja mais

Veja mais

Literatura

Confraria IV, Chico o Pensador no Porto do Moreira

Esta semana voltamos ao tema da confraria que reúne há mais de 40 anos figuras ímpares do jornalismo baiano, agora já não tão jovens, ao contrário a calvície atacando a uns, barriguinha definida em forma de quibe em outros, todos grisalhos, já não tão barulhentos quanto antes mas sempre falando muito. O estágio atual é a passagem pelo Porto do Moreira, o mais tradicional restaurante da zona central de Salvador, quase centenário, comandado pelos irmãos Chico e Antônio. Não demorou muito tempo por causa do horário. A casa queria fechar às dez da noite e criou-se o conflito, todos tinham alforria para chegar bem mais tarde em casa.

 

Adeus Fernando Pessoa

O escritor Paulo Martins nos mostra, em prosa e verso, uma visão muito própria da “tragédia espiritual” provocada pelo golpe militar e ditadura de 21 anos a dezenas de milhares de pessoas, aspecto nunca estudado a fundo pelos historiadores. Se isso fosse feito, entende o autor, seria registrado com a devida nitidez a condenação dessas pessoas, mesmo as poupadas da prisão, tortura e assassinatos, a penas funestas para o resto da vida. Com efeito, não foram poucos os casos de suicídio e patologias impingidas à alma desses brasileiros. O primeiro capítulo desse novo, é a leitura da semana. Carlos Navarro Filho

Veja mais

Entrevistas

Jean Wyllys estreia programa sobre cinema e quer a 'desconstrução de preconceitos'

Jean Wyllys estreia seu programa "Cinema em Outras Cores", no Canal Brasil, nesta quinta-feira (13). Com uma trajetória ligada à escrita, o baiano apresenta agora o programa de entrevistas voltado à discussão de curtas-metragens com temáticas como diversidade sexual e drogas. Diretores, atores e outros envolvidos nas produções são convidados a discutir as obras e os temas que as circundam em 13 episódios da primeira temporada. O jornalista e professor ficou conhecido nacionalmente após vencer a quinta edição do Big Brother Brasil e atualmente foi reeleito deputado federal (PSOL-RJ). Em entrevista, ele conta detalhes do programa, como concepção e escolha dos filmes, além de sua relação pessoal com cinema e sua opinião sobre a produção baiana, presente em dois curtas da atração. Na visão do deputado/comunicólogo, o programa tem a missão da "desconstrução de preconceitos". "O audiovisual tem um papel fundamental na educação do nosso povo, nas suas visões de mundo, então eu quero, com esse programa, levar pra eles outras representações dos modos de vida LGBT, sobre as drogas, que não sejam representações que “Bocão” e outros programas similares fazem, outros olhares sobre os problemas do Brasil". Leia a entrevista completa.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Diga aí

BN HQ: Artista baiano desenha biografia de Liza Minelli em HQ norte-americana

A Bahia mostrando o que tem de melhor. Parabéns ao Rafael e ao BN pelo espaço dedicado aos quadrinho, trabalhado de forma excepcional pelo Edimario!

19/11/2014 - 02:25

Lucas Pimenta

Veja mais

Domingo, 02 de Dezembro de 2012 - 09:40

Banda Tono e Lívia Mattos são confirmadas na edição de dezembro do Futurama

Banda Tono e Lívia Mattos são confirmadas na edição de dezembro do Futurama
A próxima edição do Futurama – Música e Intervenção Ambiental acontece no dia 8 de dezembro, às 20 h, na Praça das Artes, no Pelourinho. No palco, a sanfoneira baiana Lívia Mattos e a banda carioca Tono. Lívia Mattos, que faz parte da banda do cantor paraibano Chico César, apresenta seu trabalho solo, no qual combina o som da sanfona com influências regionais e cosmopolitas da música brasileira. Já a banda Tono é formada por quatro jovens e inventivos músicos, são eles: Bem Gil (guitarra), Bruno di Lullo (baixo), Rafael Rocha (voz e bateria) e Ana Cláudia Lomelino (voz e metalofone). Há quatro anos a banda se destaca pela originalidade das canções, melodias e arranjos. Nas palavras de Arto Lindsay, a banda carioca "é da nata e ao mesmo tempo é um HD externo deste Rio de Janeiro mundano".

Promovido pelo Conexão Vivo, a proposta do Futurama é incentivar, por meio de shows e outras atividades culturais, o público soteropolitano a voltar a frequentar o Centro Histórico, o mais antigo e representativo espaço urbano de Salvador. Em janeiro, acontecerá a última edição do projeto.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Aninha Franco

Aninha Franco: A Casa do Rio Vermelho, abrigo da baianidade

14/11/2014 10:29

Um amigo, recentemente, descobriu um prazer que alguns de nós desfrutamos de nascença, quando participou da festa de aniversário da esposa de um pescador na Casa de Yá. Ele assistiu à baianidade legítima. Para desfrutá-la e, mesmo, para entendê-la, é preciso dispor de sentidos sensíveis, como os mencionados por Bilac em sua relação com as estrelas. “Amai para entendê-las, pois só quem ama pode ter ouvidos capaz de ouvir e de entender estrelas”. Nem todos merecem isso.

Veja mais

Mayana Winck

Make Up & Hair: prótese capilar sem cirurgia

14/11/2014 15:15

Usado principalmente por pessoas que perderam seus fios após passarem por processos de quimioterapia, alopécia (causada por stress ou choque emocional), e até mesmo nos casos de calvíce hereditária, a prótese capilar é uma grande aliada na recuperação da auto estima durante o tratamento para recuperar a cabeleira.

Veja mais

Edimário Duplat

BN HQ: Leituras da semana - Capitão América: O Soldado Invernal

20/11/2014 21:30

Continuação direta do arco “Tempo Esgotado” (encontrada na edição #44 da mesma coleção), este encadernado da editora Salvat mostra as dúvidas que pairam sobre o Capitão América em relação a identidade do Soldado Invernal, misterioso assassino da antiga União Soviética que está a solta nos Estados Unidos e pode ser o herói Bucky, ex-parceiro do primeiro vingador na Segunda Guerra Mundial.

Veja mais