Colunistas

Marcello Fontes

26/02/2015 - 14:00

Giro: Artista plástico cearense, Helle, expõe na Galeria Luiz Fernando Landeiro

Além da mostra Acqua, o artista plástico lança livro que tem o mesmo nome da exposição

Veja mais

Marcos Preto

23/02/2015 - 10:54

RelP: Transparências usadas na festa em homenagem ao Oscar para você copiar

Inspire-se nos looks usados por nomes como Irina Shayk, Lady Gaga e Rita Ora e ouse na sua próxima aparição.

Veja mais

Paulo Roque Garcia

22/02/2015 - 09:00

Sampaulices: É skate. É mochila. É um jeito descolado de ir trabalhar ou estudar. E é uma startup baiana

Campus Party 2015. O carnaval, o Woodstock, a Disneylândia dos geeks.O maior evento do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência, entretenimento e empreendedorismo, celebrou sua 8ª edição em São Paulo.

Veja mais

Elane Varjão

12/02/2015 - 08:00

Giro: André Curvello é o festejado aniversariante do dia

O jornalista, que também é Secretário de Comunicação do Governo do Estado da Bahia, recebe homenagens na sua data natalícia nesta quinta-feira (12).

Veja mais

Literatura

Os quatro mosqueteiros eram três

Ainda não completou mês, o escritor, poeta e jornalista Ruy Espinheira inovou ao lançar o seu último livro de contos, O Sonho dos Anjos, na Ceasinha do Rio Vermelho. Foi uma festa diferente, e muito interessante, para literatos baianos, distante dos rituais de lançamento em livrarias, universidades e outros espaços acadêmicos. A partir das duas da tarde o pessoal foi chegando, todo mundo muito à vontade em manga de camisa, chinelo de dedo. Parada inicial no primeiro botequim à mão na praça de alimentação para benzer a pedra. Um destilado, ou uma bem gelada. No caso do Restaurante do Edinho ainda tem o brinde da Gabriela (uma espécie de batida que contém cravo e canela, mas é só o que se sabe porque dona Irene mantém segredo da receita há mais de quarenta anos)e só depois ia-se buscar o autógrafo do autor. Alguns faziam o contrário, dirigiam-se ao bar já com o livro nas mãos. A ordem dos fatores contudo não alterou o resultado, o fato é que o pessoal só foi embora quando o mercado fechou as portas lá pelas nove da noite. Brilhante a ideia de Ruy, tirante o calor. Mas ninguém se importou porque cerveja é justo o melhor remédio para calor. Carlos Navarro Filho

 

Caixa Preta e outros poemas

Esta semana temos uma seleção de poemas do jornalista e poeta Nilson Galvão autor de dois livros Caixa Preta (2009) e Ocidente (2013), ambos lançados pela coleção Cartas Baianas, da P55 Edições. Com o primeiro foi menção honrosa no Prêmio de Cultura e Arte do Banco Capital e há dois anos integra o Sarau Prosa e Poesia, junto com a também escritora Mariana Paiva e o músico Fábio Haendel, que se apresenta em locais públicos, a exemplo do Icba e do Palacete das Artes. Boa leitura. Carlos Navarro Filho

Veja mais

Entrevistas

Secretário de cultura, Rodrigo Velloso fala sobre homenagem a Bethânia em Santo Amaro

A tradicional festa de Nossa Senhora da Purificação, realizada há mais de 400 anos em Santo Amaro, será especial em 2015. Celebrada entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro, o evento contará com um show gratuito de Maria Bethânia, que celebra 50 anos de carreira em sua cidade natal, além de apresentações de nomes como Léo Santana, Harmonia do Samba e Tyrone Cigano. O ano marca também os 80 anos de Rodrigo Velloso, irmão de Bethânia e Caetano Veloso e atual secretário de cultura do município. Rodrigo concedeu entrevista ao Bahia Notícias e contou detalhes sobre a festa da padroeira e também de como vai comemorar suas oito décadas de vida. Também falou sobre como será a homenagem para sua irmã, além de anunciar obras de requalificação de diversos espaços culturais de Santo Amaro, entre eles a área onde acontece o Bembé do Mercado.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Quinta, 02 de Fevereiro de 2012 - 11:56

Evangélicos tentam converter pagãos durante festa de Iemanjá

por James Martins / Felipe Campos

Evangélicos tentam converter pagãos durante festa de Iemanjá
Fieis da Igreja Batista Caminho das Árvores | Foto: Max Haack/ Ag. Haack / BN
Bem em frente à Paróquia de Sant’Ana, no popular Largo da Dinha, membros da Igreja Batista Caminho das Árvores também marcaram presença no Dia de Iemanjá, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio Vermelho. Munidos de uma faixa enorme com um trecho do livro de Isaías e panfletos para serem distribuídos com dizeres bíblicos, os devotos buscaram convencer os pagãos a se converterem ao cristianismo, em plena festa da Rainha do Mar. “O problema não é a religião, mas é que esse Deus que as pessoas estão cultuando não pode salvar ninguém. Só quem salva é Jesus. Se Iemanjá pudesse salvar alguém, nós não precisávamos estar aqui”, esclareceu José dos Campos, membro da igreja. Questionado sobre a eficácia da missão, ele garante que muita gente se converte. “Inclusive hoje mesmo teve o caso de  uma ‘desviada’ que estava com uma blusa curtíssima mas prometeu que vai voltar para o evangelho”, acreditou. 

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Fevereiro / 2015

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Ildázio Tavares Jr

Ildázio Tavares Jr: mais um carnaval e mudanças!

20/02/2015 09:00

Como gosto de escrever sobre o que vejo e tenho experiência, corri esse carnaval de ponta a ponta! Na pipoca do BaianaSystem e do furdunço, nos trios de Durval e Tuca, no Campo Grande, nos camarotes institucionais como o 2222 e o de Marta Goés, e nos camarotes comerciais da Skol, Salvador e Axé Mix! Enfim, o que vi segue abaixo.

Veja mais

Aninha Franco

Aninha Franco: Tudo está bem na cultura baiana? Para quem, caro Albino?

05/12/2014 16:35

As declarações de Albino Rubim defendendo o cargo elucidam sua gestão. O Centro Histórico está bem, ele assegura, a Secult está instalada lá, ele adverte, e ignora os que sobrevivem da vida turística do bairro e nele investiram que é o que importa. É preciso lembrar que Rubim dispôs da ajuda de Domingos Leonelli para destruir o negócio turístico da Bahia.

Veja mais

Edimário Duplat

BN HQ: Brasileiro Thony Silas faz Workshop de Quadrinhos e lança Sketchbook em Salvador

21/01/2015 19:30

Conhecido dos fãs de quadrinhos por seus trabalhos com personagens como Demolidor, Homem-Aranha e Batman do Futuro, o recifense Thony Silas estará em dose dupla na capital baiana no próximo sábado (24), onde ministrará um workshop de desenho para Histórias em Quadrinhos na Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB) e depois estará na RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho, onde lança o seu Sketchbook para o público baiano.

Veja mais

Mayana Winck

Make Up & Hair: tendências de cortes femininos para 2015

27/01/2015 16:44

Para quem gosta de estar sempre na moda, aí vai as dicas de cortes que estão fazendo a cabeça das mulheres neste verão. Sejam eles Repicados, ondulados, lisos, curtos ou longos, nossos cabelos falam da nossa personalidade, e eles devem se adaptar ao nosso modo de vida, trazendo praticidade e facilidade no dia a dia.

Veja mais

Madame Castro

Madame Castro em: Gastronomia, a Arte que cresce, aparece e apetece

28/11/2014 16:10

Estava recolhida esperando a tempestade esfriar, relendo os melhores e comendo dos Chefs mais talentosos, quando o telefone tocou e Aninha Franco derramou milhares de perguntas, algumas com respostas, nos meus ouvidos. Parecia possuída pela loucura da velha Guima. – Você precisa voltar a escrever sobre gastronomia!

Veja mais

Rodrigo Meneses

EmCenaAção: Leia a crítica do filme 'A Noite da Virada', de Fábio Mendonça

23/12/2014 20:33

“A Noite da Virada” acontece, como o título diz, no último dia do ano quando está para acontecer a festa de réveillon de Ana (Rabello) e Duca (Tiefenthaler) quando uma série de problemas começa a acontecer entre o casal, o casal vizinho Mário (Palmeira) e Rosa (Piovani) e o casal de amigos Alê (Martau) e Rica (Castro).

Veja mais

Claudius Portugal

Claudius Portugal: o que escrever sobre arte?

24/12/2014 00:57

Aninha Franco me liga e pede um artigo sobre as artes visuais. Escrevo sobre arte, mas de cara dizendo que não sou crítico. Nem me interessa em ser. Leio, estudo, vejo, acompanho, entrevisto, escrevo reportagens, biografias, textos para catálogo. Uma linguagem, a do escritor, falando sobre outra linguagem. Apenas isto. Enquanto sou convencido, imediatamente penso no título de última Bienal de São Paulo: Como atravessar coisas que não existem. Aceito, após verificar que as coisas existem. E como existem!

Veja mais