Colunistas

Elane Varjão

16/09/2014 - 14:00

Giro: João Valduga é o anfitrião do Valduga Gallery Wines

O empresário recebe restaurateurs e distribuidores dos produtos do grupo nesta terça-feira (16), em Salvador

16/09/2014 - 10:00

Giro: Festa de Lívia Zollinger teve presença de renomados médicos

O cardiologista Thiers Chagas e sua esposa, a médica Cristina Chagas, participaram da festa.

Veja mais

Marcos Preto

15/09/2014 - 17:28

RelP: Moda Kitsch, que já foi considerada brega ou exagerada, conquista as crianças

Marca infantol Alphabeto lança sua coleção verão 2015 inspirando crianças a ousarem ao máximo nos looks

12/09/2014 - 16:28

RelP: Fim de semana de compras e gastronomia no SP20

Salvador Trend acontece de 11 à 13/09 com grifes genuinamente baianas

Veja mais

Mayana Winck

16/09/2014 - 20:40

Make Up & Hair: Como se maquiar segundo seu tipo de pele

31/08/2014 - 09:10

Make Up & Hair: seus cabelos e o clima

As mudanças de estações, calor, frio, vento, chuva, as colorações repetitivas, os alisamentos, a exposição ao secador, pranchinhas, blábláblá... Nossos cabelos não ficam nada satisfeitos... A mudança de clima constante e a umidade acabam deixando nossos cabelos expostos a agressões extremas, entre elas o frízz, as pontas duplas e o ressecamento excessivo.

Veja mais

Paulo Roque Garcia

07/09/2014 - 09:30

Sampaulices: Caldeirão cultural aquece corações e mentes no inverno de SP

24/08/2014 - 09:30

Sampaulices: Food trucks invadem as ruas de São Paulo. Algum chef baiano se habilita?

A nova mania gastronômica mundial, nascida nos Estados Unidos, são os food trucks. Literalmente, comida sobre rodas, feita por chefs estreantes, chefs estrelados e até mesmo rock stars. São Paulo começa a sentir sentir o gostinho da street food, o que está causando uma corrida às oficinas que fabricam os trucks, adaptados de furgões e kombis.

Veja mais

Savana Caldas

02/09/2014 - 15:31

Municipal Lounge Bar aposta na gastronomia

Vencedora na categoria “Melhor Música ao Vivo”, do prêmio Veja Comer & Beber, uma das casas de shows mais badaladas da cidade tem sua maior inspiração na culinária.

31/07/2014 - 09:02

Gourmet - Outback revela surpresa para o Dia dos Pais

O Outback Steakhouse, em parceria com a Coca-Cola, preparou uma surpresa especial para o Dia dos Pais. Em todos os restaurantes da rede no domingo, 10 de agosto, os pais que forem comemorar a data no restaurante também receberão...

Veja mais

Literatura

A lã e a linha

Autor de várias obras, o jornalista e escritor Jolivaldo Freitas nos brinda esta semana com o conto A lã e a linha. Seus livros de maior sucesso são Histórias da Bahia - Jeito Baiano, que ultrapassou a marca dos 30 mil exemplares vendidos, e Baianidade, Balangandãs & Mandingas, esgotados. Estão entre os mais procurados em literatura nacional. Neste trabalho ele fala do reencontro em um shopping de duas figuras carentes e solitárias, que não se viam há muitos anos (Carlos Navarro Filho).

 

Anedonia

A dicotomia na personalidade de um intelectual, por momentos pessoa frágil e amedrontada que encontrava no álcool o lenitivo para todas as dores, e em outros momentos pragmática, precisa, quase autoritária, é o assunto enfocado nesta semana por Cássio Freitas. Autodidata, ghostwriter, revisor de textos do Padre Luna e de contistas baianos, Freitas é também poeta e autor dos livros Décimo Nono Andar e A ignorância e a criatividade.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Entrevistas

'Na Bahia ainda faltam espaços legais', diz Russo Passapusso, que lança novo disco em São Paulo

Depois de 10 anos de carreira, como voz dos grupos BaianaSystem, Ministereopúblico e Bemba Trio, o cantor baiano de Feira de Santana Russo Passapusso lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Paraíso da Miragem”, pela Oloko Records. O disco teve forte influência da parceria com o músico paulista Curumin, que assina a produção junto com Zé Nigro e Lucas Martins, e apresenta um repertório intimista, com uma poética confessional, flertando entre o samba soul e o eletrônico, passando por rock e black music, tudo de forma espontânea e despretensiosa. O álbum, que nasceu e foi gravado em encontros musicais com Curumin em São Paulo, traz ainda participações de artistas como BNegão, Edgard Scandurra, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci. O show de lançamento acontece dia 11 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, mas Passapusso promete apresentar o trabalho em Salvador, onde mora e atua com seus grupos. "A gente achou essa data no Sesc Vila Mariana para fazer o show e tem a facilidade para ensaiar com os caras, em respeito ao processo musical e por causa das carências de bons espaços em Salvador, decidimos tocar em São Paulo mesmo. Na Bahia ainda faltam espaços legais, com aparato legal, falta entender que as casas de show precisam ter som. Primeiro isso, e depois pensar na cerveja, na entrada e na bilheteria". Confira a entrevista que o músico concedeu ao Bahia Notícias.

Veja mais

Quinta, 29 de Agosto de 2013 - 12:25

Estrelado por Luiza Tomé, filme jacobinense 'Terra Papayá' estreia em setembro

por Marília Moreira

Estrelado por Luiza Tomé, filme jacobinense 'Terra Papayá' estreia em setembro
O mote para história é inspirado em fatos reais e recorrentes em muitas cidades pesquenas, como Jacobina, cenário do filme "Terra Payayá". Dirigido por Mário Silva, o primeiro longa produzido no centro norte baiano resgata a história de Jacobina, retratando o rebuliço ocorrido na cidade após a proibição de comemorações tradicionais e folclóricas, pelo juiz Dr. Cornélio Marinheiro (interpretado pelo ator Ivan Aquino). No elenco, artistas consagrados como Luiza Tomé, Tânia Toko, Júlio Oliveira, Júlio Hernandes, Maurício Silveira, Fátima do Valle, Thalita Medeiros, Felipe Falanga, J. B. Oliveira, João Jacobina, Cícero Matos, Ivan Aquino, Mário Silva, Rosa Menezes e Rosiane Pinheiro -  a atriz e repórter do programa Axé (TV Aratu) viverá uma prostituta no longa. Também integram o elenco os  atores do Grupo de Teatro Dionísio Artes.
 
Responsável pelo texto e roteiro, Corino Alvarenga explora na trama a Marujada, a Filarmônica 2 de Janeiro, a Festa de São Benedito - padroeiro da cidade -, e, claro, as belezas naturais da cidade envolta por serras e quedas d'água. Em entrevista ao Bahia Notícias, a assistente de produção Rosa Maria Antunes afirmou que o filme conta uma história de amor e de crença numa vida melhor."Estamos orgulhosos de poder mostrar nossa história pela primeira vez no cinema. Além de Jacobina, já estamos fechando exibições em São Paulo e Paulo Afonso".

O filme terá uma pré-estreia no próximo dia 6 de setembro, em Jacobina, com parte do elenco e produção reunida. As sessões para o público ocorrerão a partir do sábado, dia 7.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Setembro / 2014

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Ildázio Tavares Jr.

Ildázio Tavares Jr.: O ressurgimento do gostar da Rua

09/09/2014 18:10

Na coluna desta semana, Ildázio fala sobre a relação do soteropolitano com as atividades na rua e o retorno da população local para este tradicional hábito. "Jamais por livre espontânea vontade um baiano ‘retado’ se afastaria deste fenômeno que é a rua na sua vida! Agora oito maléficos anos do ex-alcaide João Henrique, que maltratou esta cidade como nunca, sim afastaram!". Leia a íntegra do texto.

Ildázio Tavares Jr.: Um novo carnaval, uma nova proposta e uma nova cidade!

18/07/2014 17:10

Em sua nova coluna, Ildázio Tavares Jr. conta uma novidade dos bastidores da música baiana: uma proposta de novo circuito do Carnaval no Centro Administrativo da Bahia, o CAB. "Soube em uma destas tantas conversas que 16 empresários, produtoras e empresas, enfim, o trade do movimento musical que reinou por aqui, irá debandar de uma vez, mandar as favas os circuitos da Avenida e Barra e firmar um novo circuito no CAB". Segundo o colunista, a criação do que chama de 'axezódromo' será boa para a festa soteropolitana. "Sem corda, a violência vai diminuir. O flagelo do cordeiro acaba, a população vai se sentir prestigiada em ter novamente uma festa feita e pensada para ela. Turistas virão e gastarão grana". Leia o texto completo na coluna Cultura.

Veja mais