Sexta, 24 de Março de 2017 - 16:00

IPTU: a sociedade espera justiça do Tribunal

por José Trindade

IPTU: a sociedade espera justiça do Tribunal
Decorridos quase três anos do ajuizamento de Ações de Inconstitucionalidade contra a cobrança do IPTU 2014, de Salvador, tendo a primeira delas, este vereador como patrono, em nome do PSL, o assunto voltou a ocupar as manchetes dos jornais. Breve, o relator da matéria, desembargador Roberto Frank irá divulgar seu voto e colocar a Adin na pauta de julgamento do Tribunal de Justiça. Esse fato suscitou diversas manifestações de juristas locais, cada um analisando um aspecto de inconstitucionalidade da lei. Não me aterei a questionamentos legais, pois essas discussões merecem ser dirimidas pelo juízo competente, não alcançando o entendimento do público em geral. Contudo, trarei dados abaixo, que comprovam o escorche praticado pelo erário municipal.

Leia mais

Terça, 21 de Março de 2017 - 16:00

Um mandato a favor das mulheres

por Marta Rodrigues

 Um mandato a favor das mulheres
Em pleno século XXI, quando presenciamos o aumento sistemático da luta em prol da equidade de gênero, contra o machismo, o feminicídio e a cultura de estupro, é de extrema importância que na vereança estejamos cada vez mais afinados com as causas feministas. E é o que tenho buscado fazer, como mulher e vereadora, na Câmara Municipal de Salvador: apresentar proposições para avançarmos cada vez mais nessas pautas. Mas para que estas proposições sejam aceitas, é preciso do Executivo Municipal maior sensibilidade e desprendimento das diferenças políticas.

Leia mais

Sexta, 17 de Março de 2017 - 16:00

A reforma da previdência, o SUS e a imunidade das filantrópicas

por Carlos Emanuel Melo

A reforma da previdência, o SUS e a imunidade das filantrópicas
Tempos de crise são tempos de mudanças. Não há dúvidas de que o Brasil precisa rever o seu sistema previdenciário, mas, diante de tema tão complexo e importante, o bom senso e equilíbrio devem prevalecer. Generalizar opiniões de forma indiscriminada, desconhecendo os detalhes não contribui para o bem comum. As recentes declarações do relator da reforma da previdência, Deputado Arthur Maia, vêm causando grande preocupação entre aqueles que trabalham e dependem do Sistema Único de Saúde. Suspender a imunidade previdenciária das instituições filantrópicas poderá causar o colapso do sistema.

Leia mais

Terça, 14 de Março de 2017 - 16:00

O Carnaval da Igualdade está chegando

por Fabya Reis

O Carnaval da Igualdade está chegando
"Pra que corda", foi apenas um dos signos desse carnaval, jingle entoado por Armandinho, que coincidiu com a decisão do governo em ampliar a participação do povo no Carnaval da Bahia. Mas vou aqui me dedicar à festa carnavalesca do povo, aquela criada nas ruas quando ainda existiam os clubes que promoviam diversos bailes privados.

Leia mais

Sexta, 10 de Março de 2017 - 16:00

Alvará online é nosso direito

por Fabrício de Castro Oliveira

Alvará online é nosso direito
Umas das coisas que melhor afere o grau de desenvolvimento de um país, sem dúvidas é a tecnologia que ele possui, a capacidade de criar e dominar técnicas científicas. No caso do Brasil, se compararmos com os países mais desenvolvidos, podemos observar que em regra somos ainda muito atrasados.

Leia mais

Terça, 07 de Março de 2017 - 17:00

Em defesa de João Santana

por Francisco Viana

Em defesa de João Santana
O que surpreende é o silêncio. Ninguém diz nada, ninguém discute a questão, é como se João Santana não tivesse sido preso, nem tivesse sido condenado à prisão. Ou mesmo, sequer existido. No entanto, ele foi o marqueteiro da presidente Dilma Rousseff e, até recentemente, um dos comunicadores mais influentes do país.

Leia mais

Sexta, 03 de Março de 2017 - 16:00

Núbia Lafayette e o Fora Temer

por Mário Lima

Núbia Lafayette e o Fora Temer
Como diria Vinícius, acabou nosso carnaval/ ninguém ouve cantar canções... Só que em pleno carnaval quase não se ouviu cantar canções, seja pela má qualidade dos troços que lá apareceram, que não merecem o título de canções, seja também pelo tanto de “fora Temer” que pipocou por todo o Reino Momesco.

Leia mais

Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 16:00

MC Beijinho, cuidado

por Welber Santos

MC Beijinho, cuidado
Inúmeras questões foram suscitadas a partir do advento de “Me libera nega”: inveja do sucesso, racismo – a partir de alguns comentários – êxito, pelo crime… O X da questão é tentar, de forma irresponsável, marketing barato e interesseiro, se apropriar de um fato banal para transformá-lo numa referência. A música em si, mistura de samba-reggae, funk e arrocha, cantada por qualquer cantor, como o próprio Beijinho, é uma canção de carnaval, ponto.

Leia mais

Sexta, 17 de Fevereiro de 2017 - 11:00

10 passos para sobrevivência das empresas do varejo

por Angelo Chaves

10 passos para sobrevivência das empresas do varejo
O momento econômico atual faz com que as empresas se reinventem, olhem para seus processos internos e para sua estrutura organizacional procurando entender como estão tributariamente, quais suas margens, exigindo que comecem a gerir a empresa por meio de um orçamento com objetivos e metas definidas diante da realidade do caixa. Ou seja, é na crise que as organizações se preocupam em identificar como preservar uma rentabilidade, sobretudo como otimizar sua operação para sobreviver ao período.

Leia mais

Sexta, 10 de Fevereiro de 2017 - 12:00

Opções para a crise

por Francisco Viana

Opções para a crise
Claro, existem, mas é preciso ousar. É só se debruçar sobre o tabuleiro que se pode constatar as várias linhas de alternativas estratégicas. Novas eleições? Um governo de coalisão nacional? Mais investimentos por parte do Estado, em infra-estrutura sobretudo? O que não podemos é ficar de braços cruzados enquanto o desânimo e a desesperança minam o que um país pode ter de mais valioso, o ânimo para agir, a esperança de que a vida pode ser construtiva e o progresso econômico e cultural possível.

Leia mais

Histórico de Conteúdo