Sexta, 21 de Julho de 2017 - 16:00

Escola do Legislativo de Salvador: democratizando a Casa do Povo

por Marta Rodrigues

Escola do Legislativo de Salvador: democratizando a Casa do Povo
Em sua 18ª legislatura, a Câmara Municipal de Salvador deu um passo significativo em direção à democracia com a criação da Escola do Legislativo de Salvador, no dia 14 de junho. Este foi um dos meus compromissos de campanha que se tornou viável após Projeto de Resolução aprovado pelos vereadores com o intermédio e o diálogo do presidente da Casa, Leo Prates (DEM).

Leia mais

Terça, 18 de Julho de 2017 - 16:00

Braço onipotente

por Valdir Gomes Barbosa

Braço onipotente
Assistindo e ouvindo comentários vindos de diversas fontes, imprensa falada, escrita e televisada, amigos, antigos colegas dos tempos acadêmicos, companheiros atuais de profissão, conhecidos e desconhecidos, mestres e estudiosos do direito, após a condenação em primeira instancia do ex-Presidente Lula, me pus a pensar sobre aspectos que envolvem a questão, porém, por uma ótica transcendente, quiçá, em meu sentir, por conta dos ensinamentos cotidianos que absorvo no dia a dia do lar vindos da parte de minha doce comparte, espírita convicta, praticante, aplicada pesquisadora da doutrina, obreira na Federação Espírita da Bahia.

Leia mais

Sexta, 14 de Julho de 2017 - 16:00

PT baiano e a Operação Lava Jato

por Paulo Azi

PT baiano e a Operação Lava Jato
As ligações entre a cúpula do PT da Bahia e os escândalos desvendados pela operação Lava Jato, que já provocou até a condenação, em primeira instância, do ex-presidente Lula, ainda prometem render muito “pano para manga”, como diz o jargão popular. Não é à toa que o governador Rui Costa se empenhou pessoalmente para impedir a instalação, pela Assembleia Legislativa, de uma CPI para investigar as relações obscuras entre o pagamento de uma dívida milionária da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) à Odebretch. Segundo as delações da Odebretch, esse pagamento, determinado no governo Jaques Wagner, foi à condição para que a empreiteira investisse na campanha eleitoral do atual governador em 2014.

Leia mais

Terça, 11 de Julho de 2017 - 16:00

O escritor e seus fantasmas

por Francisco Viana

O escritor e seus fantasmas
A entrevista foi na antiga Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho. Mia Couto estava à vontade e não seria exagero dizer que ele se sentia quase em casa. Os olhos um tanto esbugalhados, como a trair uma surpresa muito íntima, voz suave, mas firme, Mia lembra, com uma ponta de magoa, seu passado comunista. "O comunismo se autodestruiu", afirma. Além de escritores mundialmente conhecidos, o comunismos foi o elo forte a unir os dois. "Eu me dediquei à causa e em Moçambique, depois da guerra de libertação chegamos a estabelecer um regime marxista-leninista, mas não era o que eu sonhava", lembra. "Naquele tempo eu só pensava em sobreviver. Comer e sobreviver."

Leia mais

Quinta, 06 de Julho de 2017 - 17:00

O escândalo da requalificação da Barra

por Robinson Almeida

O escândalo da requalificação da Barra
A operação Lava-Jato trouxe revelações impactantes sobre a gestão ACM Neto. Depois da delação da Odebrecht, o escândalo da obra de requalificação da orla da Barra está sendo investigado pela Justiça Federal. O Ministério Público da Bahia, acatando representação de minha autoria e do deputado Afonso Florence também investiga o caso de uma eventual contrapartida do prefeito à empreiteira como retribuição pela generosa doação para sua campanha.

Leia mais

Terça, 04 de Julho de 2017 - 16:00

A Tarde, morte anunciada

por Francisco Viana

A Tarde, morte anunciada
Jornais não vivem sem independência econômica. Jornalistas não apenas divulgam fatos. Opinam, interpretam, apontam contradições dos governos e personalidades, enfim, fiscalizam o poder. São, pelo menos é assim que deveria ser, libertários, liberais e herdeiros do Iluminismo. Numa época em que todos podem ter seu próprio "jornal "- afinal, o que são as redes sociais? - esses predicados precisam ser realçados, não serem anulados. Se não se diferenciam pelos predicados essenciais, não conseguem conquistar a necessária credibilidade, perdem leitores, anunciantes e agonizam em público,- até a morte.

Leia mais

Sexta, 30 de Junho de 2017 - 16:00

O futuro da educação começa agora

por Emerson dos Santos

O futuro da educação começa agora
Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo.

Leia mais

Terça, 27 de Junho de 2017 - 17:10

A verdade sobre a integração

por Fábio Mota

A verdade sobre a integração
A integração tem como objetivo permitir ao cidadão utilizar o transporte público (ônibus e metrô) de forma confortável, segura, regular e com baixo custo. Graças à integração, o metrô tem recebido cada vez mais passageiros. Em maio deste ano, dos 95,3 mil passageiros transportados por dia, em média, pelo sistema metroviário, 50,8 mil, ou seja, mais da metade, chegaram a uma estação depois de usar o ônibus.

Leia mais

Sexta, 23 de Junho de 2017 - 16:00

Musical da esperança

por Francisco Viana

Musical da esperança
Divina e encantadora. Tudo em Laila Garin é maravilhoso. A voz, os gestos, o talento...a criatividade na interpretação. Fui ver a apresentação de Laila no musical Alegria, alegria no teatro Santander, em São Paulo. Que motivador. Um verdadeiro antídoto contra a desesperança.Ela faz um longo e movimentado passeio pela Cultura musical brasileira - de Caetano Veloso a Gilberto Gil , de Roberto Carlos a Vicente Celestino. E também pela cultura brasileira, em seu conjunto, com imagens , fotografias e filmes como Orfeu Negro ou sobre a ditadura, quando o espesso véu da censura abafou a liberdade de expressão.

Leia mais

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 09:00

O Uber não está liberado em Salvador

por Karla Borges

O Uber não está liberado em Salvador
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ BA) declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 9.066/2016, que proibia o serviço de transporte remunerado de pessoas em veículos no Município de Salvador, como o Uber. Todavia, deve-se deixar patente que essa decisão não tem o condão de permitir livremente a atividade como tem sido noticiado.

Leia mais

Histórico de Conteúdo