Municípios
Entrevistas
Maior efeito do governo Bolsonaro foi a volta ao mapa da fome, diz coordenador baiano de programa de cisternas
Últimas notícias
Bolsonaro e Valdemar Costa Neto deram sinal verde para Capitão Alden sair candidato em Feira de Santana
Por Carine Andrade
A costura que cacifou o nome do deputado federal Capitão Alden como eventual candidato à prefeitura de Feira de Santana, nas eleições de 2024, foi feita “por cima” e contou com o aval do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
O deputado Alden revelou, com exclusividade, ao Bahia Notícias, que o sinal verde veio após reunião com Costa Neto, em Brasília, ocasião em que ele sinalizou ao mandatário seu desejo de disputar a eleição para prefeito em alguma cidade baiana onde o partido pretende ampliar sua participação. De acordo com o parlamentar, o PL tem uma meta ambiciosa de eleger 1.500 prefeitos em todo o Brasil, incluindo a Princesa do Sertão, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Para isso, o partido montou um Diretório Municipal, que será presidido pelo empresário Raimundo Júnior e cuja sede será inaugurada nesta sexta-feira (1º), com a presença de importantes quadros da legenda.
“Após a sinalização positiva da direção nacional, eu conversei com o presidente do PL aqui na Bahia, João Roma, que também deu o aval positivo. Agora, o próximo passo é avaliar como se dará essa construção porque o presidente nacional disse que o partido só irá apoiar as candidaturas viáveis”, afirmou.
Capitão Alden foi o terceiro deputado do PL com maior votação nas eleições de 2022, com quase 9 mil votos. “Eu falei para o presidente Valdemar Costa Neto e também para o presidente Bolsonaro que, em decorrência de já ter uma base consolidada em Feira de Santana, eu vi a necessidade do partido indicar nomes para majoritária. Então, o meu objetivo é ajudar o partido a alcançar essa meta de 1.500 prefeitos eleitos”, cravou.
CENÁRIO
A notícia da articulação do deputado Alden fez “entrar água” nos planos do deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) que em entrevista ao Projeto Prisma, do Bahia Notícias, em outubro, falou sobre a possibilidade de ampliar o seu leque de apoios e marchar junto com o PL em Feira. À época, ele não descartou compor com o partido e disse que a sua candidatura era “irreversível”.
Também se soma ao rol de candidatos a prefeito os três “Zés”: José Ronaldo (União), Zé Neto (PT), e José de Arimatéia (Republicanos), que ainda não se decidiu, mas nos bastidores é sabido que não descarta lançar seu nome.
Apesar de considerar democrático o cenário competitivo na Princesa do Sertão, Capitão Alden pontuou que a pulverização de candidatos também se deve ao fato de muitas dessas candidaturas serem uma estratégia para “tentar compor com o nome mais forte para conseguir uma secretaria ou outras vantagens ou, simplesmente, para não somente ajudar o partido, mas para obter vantagens pessoais”, frisou.
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), localizado na cidade de Itabuna, no sul da Bahia,a partir do dia 1º de dezembro de 2023, vai passar a transferir apenas pacientes da sua microrregião. A instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) explica que os pacientes deverão ser atendidos pelo sistema de regulação SUS do Estado da Bahia.
A mudança no fluxo de atendimento obedece ao Plano Diretor de Regionalização de Saúde do Estado da Bahia, no qual a unidade hospitalar está inserida na microrregião de Itabuna. As cidades serão as mesmas 22 da microregião: Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.
No caso de Almadina, Buerarema, Itabuna, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória, que não possuem unidade Hospitalar, não será necessária a regulação. Os demais municípios que não compõem a microrregião de Itabuna deverão encaminhar os seus pacientes para os hospitais referenciados da sua região.
Conforme a prefeitura da cidade, essas ações são necessárias para intensificar as atribuições e abrangência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, visando melhorar os serviços prestados aos municípios da sua área de competência.
Um homem acusado de atear fogo na ex-companheira foi condenado a 25 anos de prisão por feminicídio em Canarana, município da região Centro Norte do estado. Jadilson Balduino da Silva Júnior foi responsável pela morte de Yllcare Gonçalves dos Anjos após jogar gasolina e atear fogo na vítima.
Segundo a acusação realizada pelos promotores de Justiça Romeu Gonsalves Coelho e Gustavo Pereira, ele cometeu o crime por motivo fútil e com utilização de meio cruel. A Juíza Cassia da Silva Alves, do Tribunal do Júri da comarca de Canarana, aceitou a denúncia do Ministério Público estadual (MP-BA).
O crime, que ocorreu em dezembro de 2022, foi ocasionado pelo fim do relacionamento, há aproximadamente duas semanas. Yllcare Gonçalves dos Anjos se recusava a reatar com Jadilson. Na ocasião do crime, a vítima estava no puerpério, inclusive, estava em casa com a filha de aproximadamente 45 dias no momento do crime. A menina é fruto do relacionamento do casal.
Operação policial apreende 16 celulares furtados que seriam revendidos pelas redes sociais em Jequié
Por Redação
Uma operação realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié, no norte do estado, recuperou, nesta segunda-feira (27), cerca de 16 aparelhos celulares furtados que seriam revendidos pelas redes sociais. A investigação começou após uma denúncia de furto na região, quando criminosos teriam adentrado em um galpão de uma transportadora, arrombaram o baú de um caminhão e furtaram uma caixa com os aparelhos.
A partir das ações de inteligência, a polícia identificou a venda de parte dos aparelhos em comunidades na rede social, através do Facebook. Ainda por meio das ações de inteligência, o responsável pela venda foi identificado e abordado por policiais. De acordo com o Blog do Marcos Frahm, ”no dia 23/11/2023 o investigado marcou um ponto de encontro com a compradora de um dos aparelhos, momento em que os policiais montaram uma campana, efetuaram a abordagem e conduziram o mesmo para a Unidade Policial. Ao ser interrogado, a pessoa de J. S. dos S. J. confessou que estava em posse dos 16 aparelhos celulares oriundos do crime de furto”.
O investigado confessou também a autoria delitiva do fato em questão e informou que outros aparelhos da marca Motorola foram vendidos para terceiros. Os aparelhos celulares serão devolvidos à vítima e o suspeito responderá pelo crime de Furto Qualificado.
Agentes da polícia militar prenderam, neste domingo (26), um suspeito de ameaçar pessoas com armas de fogo em Jeremoabo, região do nordeste baiano. Com o suspeito, foram apreendidas duas espingardas, maconha e munições.
Segundo os militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, as guarnições receberam informações de que um homem estaria ameaçando pessoas na rua e efetuando disparos de arma de fogo na região. Durante a ação o suspeito foi identificado, abordado e preso.
Na ação, foram encontradas duas espingardas, munições calibre 38, maconha e insumos para a confecção de munições. O detido e todo o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi formalizada.
Acusado de matar turista em Porto Seguro após encontro falso é condenado a 32 anos de prisão
Por Redação
O homem suspeito de assassinar o turista Erivaldo Alves dos Santos, de 47 anos, em dezembro de 2022, foi condenado a 32 anos e quatro meses de prisão, além de 156 dias-multa. O réu, Mateus da Silva Borges, se passou por uma mulher nas redes sociais para extorquir e atrair o turista de Campinas, em São Paulo, até Porto Seguro, no extremo sul baiano.
De acordo a sentença da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, proferida pela juíza Michelle Menezes Quadros Patrício, Mateus foi considerado culpado pelos crimes de prática de golpe no qual o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, obtenção das senhas de celular e banco, subtração do carro e celular e ocultação de cadáver.
Segundo o site Radar, parceiro do Bahia Notícias, o funcionário público paulista Erivaldo Alves dos Santos desapareceu no dia 02 de dezembro, após marcar um encontro com uma suposta mulher que se relacionava pelas redes sociais. Durante a investigação, um dos dois suspeitos detidos preventivamente, Mateus, assumiu a autoria do crime e revelou a localização do corpo.
Erivaldo foi morto com um disparo de arma de fogo na cabeça depois de ser coagido a transferir dinheiro aos sequestradores. O corpo de Erivaldo foi encontrado no dia 10 de dezembro, em um matagal na estrada entre Arraial e Trancoso. O cadáver estava em uma cova de 50 centímetros de profundidade, aberta dois dias antes do homicídio.
Marcinho diz que presidente da Via Bahia é o “homem mais mentiroso que já viu” e deve faltar a convocação
Por Beatriz Bulhões
O presidente da concessionária ViaBahia, Jose Bartolomeu, deverá se apresentar nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos Deputados, em Brasília, num intervalo de cerca de uma hora entre as reuniões. Perguntado sobre o assunto durante o podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, o deputado estadual Marcinho Oliveira (União) já dá como certa a falta do representante.
“O José Bartolomeu é o homem mais mentiroso que eu já vi. Ele foi lá na assembleia, na nossa frente e garantiu que não ia ter aumento enquanto os problemas fossem sanados. Um mês depois, ele aumentou a tarifa do pedágio. Um homem desse não tem palavra. [...] Tenho certeza que ele não tem coragem de ir pessoalmente à Câmara dos Deputados. Ele não irá, novamente, na Assembleia, para mentir”
O deputado reclamou da situação das pistas que estão sob comando da empresa, a exemplo da BR-324. "Por ser usuário frequente da ViaBahia em deslocamento para o interior, a gente sabe tudo que acontece dentro dessa concessão. A gente vê, ao trafegar, que ir para Feira de Santana é uma dificuldade muito grande. Não só por conta do tráfego, onde deveria existir uma terceira faixa, mas vemos descaso total: buracos na pista, falta de iluminação, falta de sinalização, grandes filas de pedágio..", enumera.
José Bartolomeu já foi chamado para uma audiência pública, em Brasília, em agosto, onde deveria explicar o motivo das estradas terem esses problemas de infraestrutura, que são a contrapartida da concessão. O presidente, entretanto, não foi, enviando um representante jurídico da empresa. Segundo o deputado, o funcionário apresentou números que, na mesma hora, foram desmentidos pela Agência Nacional de Trasportes Terrestres (ANTT).
"Se você hoje fizesse um levantamento pra ver o nível de insatisfação com a ViaBahia, é fora do normal. [...] Ele está querendo ‘barrigar’ e ganhar um tempo, para ganhar o que puder [financeiramente] ainda”, reclamou.
O problema, conforme o líder do União Brasil na AL-Ba, seria “a melhor banca de advogados” conseguidos pela empresa. “Ela tem ainda 11 anos [de concessão] pela frente. Mas a gente vai ter que conviver com a via bahia mais 11 anos por que? Porque tem gente que acoberta”, denunciou.
PROTESTO CANCELADO
O deputado também falou sobre o protesto que faria, junto com colegas da assembleia, contra a ViaBahia. Um dia antes, a empresa conseguiu uma liminar impedindo o ato.
Para Marcinho, é seu trabalho “fiscalizar a prestação de serviço, que comprovadamente não é feito”, pois, sem o serviço bem ofertado, pessoas podem morrer. “Nós íamos aproveitar a própria fila que ele já cria nas praças de pedágio para panfletar”, explica.
Sobre a liminar, ele também põe a culpa na concessionária. “O erro não partiu do Judiciário, o Judiciário foi levado ao erro com base no que disse a Via Bahia”, pontou. A empresa temia que o ato se transformasse em confusão e bloqueasse as vias de passagem.
Equipes da Rondesp Extremo Sul apreenderam uma submetralhadora durante uma ação na localidade de Santa Lúcia, em Eunápolis, neste domingo (26). Um dos suspeitos foi localizado e o resto do grupo fugiu.
Segundo a polícia, ação ocorreu após uma denúncia de trocas de tiros na Rua Monte Serrat. No local, os suspeitos foram identificados em um veículo branco. O capitão Evaristo Brandão Júnior, comandante da Rondesp Extremo Sul, conta que os policiais tentaram realizar a abordagem, mas os suspeitos desceram do automóvel e iniciaram um confronto.
“Nossa equipe tinha o objetivo de prender esses traficantes, mas infelizmente fomos recebidos com disparos e tivemos que revidar. Um dos homens acabou ferido, foi socorrido, mas não resistiu. Os materiais foram encaminhados à Delegacia Territorial da cidade”, detalhou o oficial.
Na incursão foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, munições, 46 porções de haxixe, 44 trouxas de maconha e nove pinos de cocaína.
O dentista Lucas Ferraz, acusado de matar o metalúrgico, Jacivaldo Pereira Gomes, de 44 anos, após uma briga de trânsito, teve sua prisão preventiva mantida após a decisão da Juíza Márcia Simões Costa em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (27), em Feira de Santana.
O assassinato do metalúrgico Jacivaldo Pereira Gomes ocorreu no dia 15 de novembro, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, onde Lucas foi acusado de atirar contra Jacivaldo após uma briga de trânsito. Com a prisão decretada, o acusado será apresentado na Delegacia de Homicídios, onde o delegado titular Gustavo Coutinho irá expedir a guia para o exame de corpo de delito, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após o exame ele será encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana.
Ao site Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o advogado de defesa, Joari Wagner, informou que deve recorrer da decisão. “Foi programado desde semana passada em conversa com a magistrada da vara do júri que foi a autoridade que decretou a prisão preventiva dele. Tão logo ele ficou sabendo e se colocou à disposição do judiciário e assim foi feito. Ele já passou pela audiência de custódia conforme a lei determina e agora conforme vamos tentar, de acordo com os atos processuais, verificar a necessidade ou não dessa prisão preventiva”, detalhou.
Até o momento, não foi agendada uma nova audiência de custódia e a prisão do suspeito continua decretada.
A prefeitura de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, anunciou que estenderá o Festival de Cultura em 2024. O evento terá mais um dia, conforme informou o prefeito Professor Emerson Eloi (PT). Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, a festa deve acontecer entre os dias 14 e 22 de janeiro do ano que vem.
O evento é encerrado com lavagem das escadarias da igreja católica e com uma procissão nas ruas da cidade, além de shows musicais em praça pública. O gestor declarou que mesmo em um momento de dificuldades financeiras entre as prefeituras, a festa está garantida.
‘’De fato, as prefeituras, de uma forma geral passaram esses meses com dificuldades e com a gente também não foi diferente. Mas quando as dificuldades chegam, a gente tem que fazer mais gestão. Nós estamos conseguindo passar essa fase difícil sem deixar de fornecer serviços. Não cortamos, não demitidos nenhum funcionário, puxamos ali, colocamos pra cá. Estamos conseguindo passar”, disse o prefeito ao blog.