Colunistas
Foto: Divulgação
Planejar a aposentadoria tornou-se essencial, principalmente, diante das mudanças implementadas pela última Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019). As regras de aposentadoria passaram a exigir mais atenção do segurado, já que diversos requisitos são progressivos e mudam ano a ano.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em um cenário em que a aplicação de medidas cautelares distintas da prisão é objeto de constante debate no sistema de justiça, especialistas apontam para o uso restrito e as contradições do instituto da fiança no estado da Bahia
Fotos: Bahia Notícias
A prisão cautelar do ex-presidente Jair Bolsonaro, após a tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica, levantou um debate acirrado no meio jurídico: quais são os fundamentos e, sobretudo, os limites ao se falar em prisões preventivas? Por isso, o último episódio do JusPod, podcast jurídico do Bahia Notícias, reuniu especialistas para tratar do assunto sob a ótica do Direito. Na bancada, comandada pela apresentadora Karina Calixto, também estiveram o defensor público Maurício Saporito, e os advogados criminalistas Gabriel Andrade e Thiago Freire - o último, como co-apresentador convidado.
Fotos: Divulgação
A judicialização previdenciária tornou-se um fenômeno marcante no Brasil. Milhões de segurados, diante de negativas indevidas, demoras excessivas ou interpretações restritivas do INSS, têm buscado no Poder Judiciário a efetivação de direitos muitas vezes já garantidos em lei. Mais do que um aumento de litígios, esse cenário revela falhas estruturais na administração pública e reforça o papel do Judiciário como instrumento de proteção social.
Foto: Divulgação
O professor desempenha um papel fundamental na transmissão do conhecimento e é, sem dúvida, uma fonte de aprendizagem indispensável ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
O desembargador Danilo Costa Luiz, titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em entrevista ao podcast JusPod, do Bahia Notícias, a Justiça Eleitoral tem enfrentado situações complexas que vão desde casos legítimos de candidatas que não conseguiram fazer campanha por motivos de saúde até fraudes intencionais.
Foto: Reprodução / Youtube / Juspod
Os Tribunais Eleitorais brasileiros já direcionam seus esforços para o grande desafio que representará nas eleições de 2026: o uso malicioso da tecnologia para disseminar desinformação e fraudar o processo eleitoral. A avaliação é do desembargador Danilo Costa Luiz, titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)
Foto: Divulgação
Podcast recebe Bianca Andrade, delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e Maiara Liberato, especialista em culturas organizacionais com mais equidade e bem-estar para mulheres e homens e especialista em Masculinidades.
Foto: Divulgação
Nos últimos anos, o número de segurados que aguardam análise de benefícios por incapacidade temporária — o antigo auxílio-doença — aumentou significativamente.
Foto: Bahia Notícias
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano defendeu, durante sua participação no podcast JusPod na última semana, a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nas análises de processos. Segundo o magistrado, a tecnologia tem sido essencial no trabalho judicante, mas o uso desenfreado e sem regras já tem trazido problemas para a Justiça.
Apoio:
Artigos
Um ano de diálogo e compromisso com os defensores públicos
Foto: Acervo pessoal
Completar um ano à frente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) é olhar para trás com a certeza de que lutamos para que tenhamos avanços em pontos cruciais para fortalecer nossa instituição e garantir melhores condições de trabalho para quem está na linha de frente do acesso à Justiça. Desde o início, assumi o compromisso de ampliar espaços de escuta e recolocar a carreira no centro dos debates sobre orçamento, autonomia e valorização.
Entrevistas
Procurador-chefe do MPT na Bahia reforça combate a fraudes trabalhistas e trabalho escravo, com foco em plataformas digitais e Carnaval
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Maurício Brito, detalhou as prioridades e os desafios da instituição para o seu segundo mandato à frente do órgão, eleito para o biênio 2025-2027.