Jequié: Hospital Prado Valadares realiza cirurgia inédita no interior da Bahia

O Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, no sudoeste baiano, realizou um feito inédito no interior do estado na última quinta-feira (28), em uma ação 100% financiada pelo SUS. A equipe do hospital realizou uma ureterorrenolitotripsia flexível a laser - um procedimento cirúrgico que usa uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim.
Assim que são identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e os cálculos renais são pulverizados. Como se trata de procedimento endoscópico, não há incisões, evitando danos aos rins. Neste procedimento, a recuperação é bem mais rápida e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.
A cirurgia foi realizada pelos urologistas Bruno Meira e Edson D’Ávila em um paciente do sexo masculino. Segundo Meira, a técnica amplia a possibilidade de tratamento para cálculos renais no interior dos rins. “Devido à flexão do aparelho é possível explorar todos os cálculos renais e eliminá-los com energia a laser, permitindo que o paciente fique livre da dor e dos riscos e vá para casa no mesmo dia”, esclareceu o cirurgião.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.