Fiocruz oferece doses de vacina nacional contra Covid para AstraZeneca e OMS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou uma carta para a presidência da AstraZeneca no Brasil oferecendo o uso da vacina 100% nacional, com a matéria-prima e produção integralmente feitas no laboratório de Bio-Manguinhos. As informações são da CNN Brasil.
No documento obtido pela publicação, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, informa à farmacêutica que a capacidade de produção de doses do Brasil é superior ao número das contratadas pelo Ministério da Saúde.
O contrato entre Fiocruz e Ministério da Saúde prevê a entrega de 120 milhões de doses de vacinas feitas pelo laboratório Bio-Manguinhos. No total, são 60 milhões com insumo farmacêutico ativo (IFA) nacional e outras 60 milhões com a matéria-prima já importada.
Neste mês, a Fiocruz encaminhou uma carta a Carlos Sánchez-Luis, presidente da AstraZeneca no Brasil, sugerindo que a vacina seja incorporada na distribuição para outros países ou empregada em iniciativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distribuição de doses.
Procurada pela CNN, a AstraZeneca informou que “está avaliando a proposta da Fiocruz a nível global”.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.