Covid-19: Conass pede 'lockdown' em estados com 85% de ocupação de leitos

Dos 26 estados Brasileiros, mais Distrito Federal, 18 estão com mais de 80% dos leitos de UTI para a Covid-19 ocupados. Por isso, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) clama por lockdown imediato para locais com mais de 85% de ocupação e toque de recolher nacional no período de 20h às 6h. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
O levantamento, quinzenal, foi feito pelo Observatório Fiocruz Covid-19. De acordo com a pesquisadora Margareth Portela, que participa do grupo, o aumento em uma semana foi de seis estados para nível de alerta.
Além da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em situação crítica.
"Sem dúvida, este é o pior momento. Houve momentos em que tivemos até 7 estados na zona crítica", afirmou Margareth Portela.
Na carta emitida pelo Conass, gestores criticam a falta "de uma condução nacional unificada e coerente" no Brasil para a crise. A baixa demanda de vacinas também é um problema.
"Infelizmente, a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas ainda não permitem que esse quadro possa ser revertido a curto prazo. O atual cenário de crise sanitária vivida pelo País agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para a superação", escreveram.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Djalma Amorim Junior
Home office longo e falta de ergonomia são responsáveis por aumento das dores na coluna
O home office durante a pandemia do coronavírus foi fator determinante para adaptações na rotina de muita gente. Essa situação, que estava prevista para durar apenas algumas semanas, foi incorporada por muitas empresas de maneira híbrida ou integral. Entretanto são poucos os que possuem, em suas casas, uma estrutura adequada para passar horas trabalhando. Dores na coluna são, em geral, o primeiro sinal da ausência de um ambiente propício para o trabalho (mesa, cadeira, iluminação, entre outros).