Nova variante coronavírus é encontrada por cientistas na Amazônia

Uma nova variante do coronavírus foi encontrada no Amazonas, segundo resultados de uma pesquisa divulgados Fiocruz Amazônia nesta segunda-feira (11). A instituição não informou se esta é uma linhagem inédita ou alguma outra já encontrada fora do país.
No domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro. Não há detalhes sobre as cidades por onde eles passaram.
Segundo cientistas que participaram da pesquisa feita pela Fiocruz, ainda é cedo para ter certeza, mas as mutações achadas podem significar que essa nova linhagem tem maior poder de transmissão, visto que duas importantes mutações foram descritas simultaneamente na proteína Spike —que faz a ligação do vírus às células e esta é relacionada a capacidade de transmissão do SARS-CoV-2 (como é conhecido o novo coronavírus).
Os dados apontam que a linhagem B.1.1.28, que está presente em todo o país e que é a mais frequente no Amazonas, sofreu uma série de mudanças.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Rodrigo Felipe
Março Azul alerta a população sobre a prevenção do câncer colorretal
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2021, no Brasil, haja 41 mil novos casos de Câncer Colorretal. Também conhecido como Câncer de Intestino ou Câncer de Cólon e Reto, a demora no tratamento quando se fala nessa doença pode ser fatal. Por isso, com a intenção de conscientizar a população acerca da importância da prevenção do câncer colorretal foi criada a campanha Março Azul. O mês de março foi escolhido porque o dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.