Prefeitura de Salvador quer iniciar vacinação 48 horas após chegada das primeiras doses
por Jade Coelho / Bruno Luiz

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), pretende iniciar a vacinação contra a Covid-19 na cidade 48 horas após a chegada das primeiras doses."O plano prevê o início da vacinação 72 após a chegada, mas estou dando a missão a Leo Prates [secretário de Saúde] de começar com 48 horas, porque estamos muito bem organizados", explicou Bruno na manhã desta terça-feira, durante apresentação do plano municipal de imunização.
Segundo o prefeito, a capital baiana terá capacidade de vacinar 100 mil pessoas por dia. Isso significa que, em seis dias, seriam imunizadas todas as 570 mil pessoas do grupo prioritário estabelecido no documento. Bruno estimou ainda que, se todas as vacinas estivessem disponíveis em 30 dias, a estrutura montada pela prefeitura permitiria imunizar, neste período, toda a população soteropolitana. A gestão tem em estoque 1 milhão de seringas e agulhas para a campanha e está comprando mais 450 mil.
No plano, a prefeitura incluiu como opções para aplicação na população seis opções diferentes de vacina. São elas: Coronavac (produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan); a vacina feita pela Universidade de Oxford, na Inglatera, e a farmacêutica AstraZeneca; a da Pfizer; da Janssen; da Moderna; e a Sputnik V, do governo russo.
Vacinas incluídas no plano municipal de vacinação (clique na imagem para ampliar) | Foto: Divulgação/ PMS
Nesta terça, a prefeitura também divulgou que a vacinação para grupos prioritários será dividida em quatro fases (clique aqui e veja como os grupos serão divididos).
PRIORIDADE
Bruno revelou que se reuniu com deputados federais do DEM, partido ao qual é filiado, para pedir que os parlamentares intervenham junto ao governo federal para que Salvador seja prioridade no envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde.
"Esperamos que nossa organização, com o plano de imunização que apresentamos agora, aliado à infraestrutura que viabilizamos, será diferencial para que possamos receber vacinas. Queremos iniciar o quanto antes processo de distribuição, salvador está preparada para receber vacinas e iniciar processo de imunização", afirmou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Gilmara Rodrigues
Janeiro Branco: pandemia endossa a necessidade dos cuidados com a saúde mental
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como neste momento. Sob a sombra da pandemia do novo coronavírus e seus efeitos catastróficos, o ano de 2021 está começando de maneira difícil para muitos. Isso somado à pressão na vida profissional, problemas de saúde, relações familiares complicadas e mudanças de vida. A lista pode ir longe e é por conta desses fatores que os casos relacionados às doenças mentais e psicológicas têm ficado cada vez mais frequentes.