Levantamento identifica redução nos serviços de radioterapia na pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, que já dura quase nove meses, 60% dos serviços de radioterapia do país tiveram queda no atendimento, mostra levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR) trazido em reportagem da Agência Brasil.
Nas cinco regiões do país as informações coletadas apontam que 61% desse serviço teve mais de 20% de redução do movimento, sendo que 15% viram o número cair em mais da metade. Dos 256 serviços de Radioterapia existentes no país apenas 126 responderam o questionário. Não houve respostas de serviços do estado de Rondônia.
De acordo com a reportagem, as causas apontadas pelos serviços de radioterapia para a redução do volume de pacientes atendidos foram multifatoriais e, em alguns casos, mais de uma foi relatada.
Os três principais fatores citados foram o não encaminhamento dos pacientes por seus médicos para a radioterapia; medo do paciente e familiares em realizar a radioterapia; e a redução do diagnóstico de novos casos de câncer.
“A demanda reprimida pode gerar filas para tratamento e aumento dos casos mais avançados de câncer”, avaliou a SBR.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Rodrigo Felipe
Março Azul alerta a população sobre a prevenção do câncer colorretal
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2021, no Brasil, haja 41 mil novos casos de Câncer Colorretal. Também conhecido como Câncer de Intestino ou Câncer de Cólon e Reto, a demora no tratamento quando se fala nessa doença pode ser fatal. Por isso, com a intenção de conscientizar a população acerca da importância da prevenção do câncer colorretal foi criada a campanha Março Azul. O mês de março foi escolhido porque o dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.