Governo da Bahia entrega UBS e Academia de Saúde em Pirajá; prefeitura fará administração
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

O Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador inauguraram, na manhã desta quarta-feira (9), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Academia da Saúde, no bairro de Pirajá. Os equipamentos foram construídos pelo estado, mas serão administrados pela gestão municipal num modelo de parceria intensificado nos últimos meses.

 

"Na semana passada, viemos a Pirajá inaugurar uma emergência pediátrica, e hoje estamos fazendo a entrega da UBS e de uma academia da saúde, equipamento que visa estimular a população a fazer exercícios físicos. Esta já é a sexta Unidade Básica que o Governo do Estado entrega somente em Salvador, onde também já inauguramos unidades do CAPS e outras academias de saúde", disse o governador Rui Costa (PT) na ocasião. O investimento total do estado nas duas estruturas foi de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

 

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

 

A UBS vai ofertar consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, além de realizar encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica. Já a Academia da Saúde conta com diversos equipamentos para exercícios ao ar livre, entre eles abdominal, barra e apoio. Ela fica ao lado da UBS, na Rua Elísio Mesquita, sem número.

 

Presente no evento, o prefeito ACM Neto (DEM) destacou a importância das unidades. "A estimativa é que, por dia, quase 500 pessoas sejam assistidas nesta unidade de saúde em Pirajá. Quero destacar, mais uma vez, a importância desta parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Já são seis unidades básicas entregues pelo governo somente este ano", enfatizou o prefeito. Os secretários de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, e do município, Leo Prates, também compareceram à inauguração.

Histórico de Conteúdo