Quinta, 10 de Outubro de 2019 - 12:00

Anvisa emite alerta sobre uso de ondansetrona por gestantes

Anvisa emite alerta sobre uso de ondansetrona por gestantes
Foto: Reprodução / G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para a prescrição da substância ondansetrona para mulheres no primeiro trimestre de gravidez. A agência vem investigando se o medicamento causa malformação do bebê. Após a conclusão dos estudos, há a possibilidade de contraindicar o uso desse medicamento por mulheres grávidas.

 

O alerta da Anvisa cita um estudo que comparou 88.467 mulheres expostas à ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez com 1.727.947 mulheres não expostas à substância. O resultado foi de três casos adicionais, 14 contra 11, de defeitos de fechamento orofacial identificados para cada 10 mil nascimentos de descendentes de mulheres expostas, principalmente relacionados à ocorrência de casos de fissura palatina.

 

Reportagem da Agência Brasil destaca que o mecanismo pelo qual a ondansetrona pode interferir na gravidez é desconhecido. Dessa forma, a segurança de uso desse medicamento durante o segundo e o terceiro trimestres de gravidez também não está estabelecida.

Histórico de Conteúdo