Prefeitura de SSA anuncia ações de prevenção dos cânceres de mama e colo do útero
Foto: Agência Brasil / Reprodução

Durante o período do Outubro Rosa, a prefeitura de Salvador, sob parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realizará ações de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero na capital baiana. 

 

Entre os dias 7 a 11 de outubro, das 9h às 17h, estará em funcionamento no Shopping Center Lapa a Sala Rosa. A iniciativa tem como objetivo proporcionar atividades educativas sobre a prevenção dos dois tipos de cânceres, sob o comando de profissionais de saúde que atuam nos postos do município. 

 

A programação especial também chegará aos bairros com o Outubro Rosa nas Comunidades. Sempre das 13h às 17h, os moradores de cinco bairros da capital serão contemplados com eventos educativos e encaminhamento de exames. As atividades serão realizadas nos dias 16 e 18 de outubro no Bairro da Paz e Mussurunga, no dia 22 em Cajazeiras, no dia 29 em Brotas e no dia 30 no bairro do Cabula. 

 

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, poderão ser realizados durante todo o mês nas unidades básicas de saúde sempre das 8h às 17h. Nos mesmos locais, foi definido também o Dia D para realização destes exames, oferecendo a população feminina a execução do procedimento conforme demanda espontânea. 

 

Já os exames de mamografia, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, já tiveram ao todo neste início do mês 58.725 ofertas, sendo que deste número, 40.096 exames foram agendados previamente. Como a procura tem sido maior que a demanda, estão sendo feitos melhorias para que seja ampliada as ações de prevenção com objetivo de promover a saúde das mulheres. 

Histórico de Conteúdo