Associação de Amigos do Autista e prefeitura firmam convênio de R$ 380 mil
Foto: Betto Jr/Secom

Pelo menos 236 crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), serão beneficiados por um convênio firmado entre a entidade e a Prefeitura de Salvador no valor de R$ 380.478,70. A AMA é a única organização da sociedade civil do estado a atender exclusivamente pessoas com autismo.

 

Segundo a organização, o valor recebido será investido em manutenção e custeio de atividades especializadas para portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

O acordo foi firmado nesta quarta-feira (10), a partir da assinatura de um Termo de Fomento pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), em solenidade aconteceu na sede da AMA, em Pituaçu. A ocasião também contou com a presença do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, da presidente da AMA Rita Brasil, do vice-presidente Leonardo Martinez, além de moradores da localidade e familiares dos atendidos.

 

“Só quem conhece de perto os problemas da cidade sabe da importância da AMA pra Salvador. Só na capital baiana são mais de 45 mil pessoas com autismo. Daí o nosso dever, como poder público, de ajudar essas instituições”, destacou Bruno Reis.

 

O vice-presidente da AMA, Leornardo Martinez, frisou que é a primeira vez, em 16 anos, que a entidade consegue firmar um termo de fomento. A nova parceria, na avaliação dele, dará mais qualidade ao trabalho que é desenvolvido no local por meio da contratação de mão-de-obra. “Vamos poder contratar cerca de 18 profissionais, entre porteiros, coordenadores administrativos, auxiliares de limpeza, psicopedagogos, entre outras funções que darão mais expertise a tudo o que é desenvolvido aqui”, disse.

 

As atividades escolares são executadas por docentes capacitados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e acontecem no contraturno das aulas regulares das unidades municipais. A Prefeitura e a AMA já têm um acordo de cooperação, no qual a Secretaria Municipal de Educação (Smed) fez a cessão de 33 professores para atuarem na instituição.

Histórico de Conteúdo