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Hospital Santa Izabel se destaca em avanços em áreas estratégicas da assistência

Hospital Santa Izabel se destaca em avanços em áreas estratégicas da assistência
Foto: Agência Bapress

Avanços em áreas estratégicas da assistência vem sendo registrados no Hospital Santa Izabel, em Salvador, através da implementação uma série de medidas de análise de performance e mensuração ampliada de resultados clínicos.

 

Segundo o próprio hospital, o processo ganhou novo impulso com a participação da instituição no Programa de Desfechos Clínicos, uma iniciativa conjunta da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e da Internacional Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM).

 

Treze hospitais brasileiros participam desse projeto, que monitora conjunto de padrões em Insuficiência Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral. O objetivo é promover o cuidado de saúde baseada em valor.

 

A gestão baseada em valor vem sendo apontada como tendência global e é considerada por especialistas como importante base de sustentabilidade para as instituições hospitalares. O modelo preconiza que o valor é resultado da equação que divide o resultado para o paciente (envolvendo experiência do cuidado e qualidade do serviço) dividido pelo custo envolvido no tratamento para fornecer o desfecho.

 

A experiência positiva do Hospital Santa Izabel com o programa internacional foi mencionada pela ANAHP, durante a realização da ICHOM Conference 2019, no inicio do mês de maio em Roterdã, na Holanda. Na avaliação do superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Robério Almeida, integrar esse programa vai ao encontro da missão do Santa Izabel: oferecer assistência médico-hospitalar com excelência. "É uma iniciativa que também corrobora com a cultura de inovação e qualidade, que já faz parte do dia a dia da instituição", afirmou.

 

A lógica do Programa, acrescenta Soraia Accioly, gerente de Qualidade do Hospital Santa Izabel, é que as instituições de saúde participantes entrem em benchmarking competitivo para ver quem entrega o melhor desfecho para o paciente/usuário, pelo menor custo. "Essa iniciativa traz também uma possibilidade de melhor diálogo com outros players do setor saúde, como por exemplo fontes pagadoras de saúde", afirmou a especialista de Qualidade.