Jogos de vídeo game contribuem para reabilitação de pacientes nas Obras Irmã Dulce
Foto: Divulgação

Com o objetivo de tornar as atividades terapêuticas mais lúdicas e estimulantes, o Serviço de Fisioterapia das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) pasou a utilizar jogos de vídeo game com realidade virtual nas sessões. Segundo a Osid, a ferramenta permite a interação por meio de gestos e movimentos e entra como complemento no tratamento, principalmente para pacientes neurológicos com limitações funcionais.

 

Ainda conforme a Osid, no campo da reabilitação neurofuncional, a realidade virtual já é considerada uma real oportunidade de complementar a terapia convencional em pessoas que convivem com variadas limitações físicas e cognitivas. Com o entendimento de que o cenário virtual é uma maneira mais lúdica de aplicar os exercícios, a partir da tecnologia de sensor de movimento, capaz de escanear e reconhecer os gestos do indivíduo e inseri-los no contexto.

 

“É um novo método de tratamento que vai beneficiar os pacientes, principalmente aqueles com lesões neurológicas que têm algum déficit sensitivo ou perceptual que não conseguem executar movimentos de forma voluntária ou com precisão", explicou a coordenadora do Serviço de Fisioterapia das Obras Sociais, Elenir Fortes.

Histórico de Conteúdo