Quarta, 10 de Abril de 2019 - 18:00

Ilhéus recebe campanha de cadastro de medula óssea

Ilhéus recebe campanha de cadastro de medula óssea
Foto: Divulgação

A Fundação Hemoba iniciou nesta terça-feira (9) uma campanha de grande porte para cadastro de medula óssea na cidade de Ilhéus, no sul do estado. A ação durará cinco dias, até o próximo sábado (13).

 

O Hemóvel e a estrutura de coleta itinerante instalados na Prefeitura de Ilhéus, localizado na Praça JJ Seabra estarão acolhendo os interessados em doar medula óssea das 8h às 17h.

 

De acordo com Regiana Quinto, médica hematologista responsável pelo Banco de Sangue de Itabuna, realizar cadastros de forma consciente representa a esperança para mais de 800 pacientes à espera de um doador compatível com o transplante de medula óssea.

 

Popularmente conhecida como “tutano”, a medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. Na medula são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos) que transportam o oxigênio para as células de todo o organismo, os leucócitos (glóbulos brancos) que fazem a defesa das infecções e as plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue.

 

Algumas pessoas com doenças que afetam as células do sangue como a anemia aplástica e tipos de leucemias, linfomas e mielomas, a indicação de transplante é avaliada pela equipe médica, como forma de tratamento.  No procedimento, é realizada a substituição da medula óssea doente por células normais de medula óssea com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. Para muitos casos, o transplante é uma última centelha de esperança para continuar a luta pela sobrevivência. 

Histórico de Conteúdo