Quarta, 13 de Março de 2019 - 15:10

Poluição causa mais mortes do que cigarro, aponta estudo

Poluição causa mais mortes do que cigarro, aponta estudo
Foto: Agência Ansa Brasil

A poluição provoca mais mortes do que o cigarro, de acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores da Alemanha e do Chipre. Apenas em 2015 (último ano com dados globais disponíveis), foram registradas 8,8 milhões de mortes relacionadas à poluição. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que o tabagismo mate cerca de 7 milhões de pessoas por ano.

 

Segundo o jornal O Globo, os cientistas utilizaram os dados para pedir urgência em ações globais para redução da queima de combustíveis fósseis. "Quando usamos energia limpa e renovável, não estamos apenas cumprindo o Acordo de Paris para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Também estamos reduzindo as taxas de mortalidade relacionadas à poluição do ar em até 55%", afirmou o coautor da pesquisa, Jos Lelieveld, do Instituto Max-Plank de Química em Mainz, na Alemanha.

 

Os cálculos da equipe apontam que, na Europa, a poluição do ar foi responsável por 790 mil mortes. Deste total, entre 40% e 80% foram por doenças cardiovasculares. "Como a maior parte do material particulado e outros poluentes atmosféricos na Europa vêm da queima de combustíveis fósseis, precisamos mudar para outras fontes de geração de energia com urgência", ressaltou Thomas Munzel, do Departamento de Cardiologia do Centro Médico Universitário de Mainz.

Histórico de Conteúdo